MAIS DE RUBENS | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 3 de outubro de 2013 - 13:22F-1

MAIS DE RUBENS

wirelessphoneSÃO PAULO (vale tudo) – Perguntaram a Monisha Kaltenborn sobre Barrichello e ela respondeu. Como não disse nem “não”, nem “sim”, pronto. “Deve”, “pode”, “considera”, “admite”… São muitos os verbos que, no jornalismo, a gente pode usar para não afirmar nada e noticiar especulações. Faz parte do jogo.

No fim, virou manchete no Grande Prêmio, meu site. Que a Sauber considera Barrichello uma opção para 2014.

Não estou criticando meu site, meus editores, meus repórteres. Eles têm total autonomia de ação. E, de fato, numa quinta-feira pré-treino livre de um GP desinteressante, acabou sendo algo de razoável interesse para noticiar.

O que não quer dizer que eu acredito na Monisha, a chefe da Sauber. Acredito que ela disse o que está registrado, óbvio, e se disse é preciso noticiar. Mas não acredito que ela esteja dizendo a verdade. Me parece muito mais uma delicadeza da moça. Espinafrar qualquer nome de alguém em atividade pode soar indelicado, ainda mais quando se trata de alguém que recentemente estava lá, na F-1, e pode ser acusado de qualquer coisa, menos de falta de experiência.

Barrichello voltar à F-1, no entanto, não faz o menor sentido. Ou: faz tanto sentido quanto a volta de Trulli, ou de Heidfeld, Liuzzi, Glock, Buemi, Alguersuari, Senninha, Petrov, Kovalainen, Chandhok, Karthikeyan, De la Rosa e até Schumacher, para ficar nos nomes dos que disputaram, com Rubens, a temporada de 2011, sua última na categoria. Ah, tem Kobayashi, também, e D’Ambrosio.

Rubens está há dois anos fora da F-1. Em 2012, correu na Indy e foi mal. Terminou o campeonato em 12°, não obteve nenhum pódio e teve um quarto lugar como melhor resultado. Neste ano, participa da Estoque sem grande destaque. É o oitavo colocado, tem um segundo lugar e uma pole.

O que, além da experiência (tem 41 anos), credenciaria Barrichello a um lugar na F-1 novamente? Dinheiro, se tiver como juntar uns 15 milhões de obamas para ajudar a financiar a Sauber. E não acho que seja fácil levantar isso no Brasil. Faria muito mais sentido, por exemplo, imaginar Massa levantar essa grana. E é um piloto mais jovem, mais atualizado, em atividade na F-1 (e não com aquelas banheiras estoqueanas), melhor, enfim.

Essa história, no fundo, me parece mais um caso de, hum, “jornalismo colaborativo”. Do tipo em que jornalista colabora com o piloto, se é que me entendem.

De qualquer forma, já pedi aos meninos e meninas do Grande Prêmio para diminuírem o barulho com o caso.

135 comentários

  1. Israel Cesar Ribeiro disse:

    FG, mais uma vez seu tiro se mostrou certeiro. Monisha Kaltenborn da Sauber acabou de confirmar que foi apenas “delicada” e que não está nos planos da equipe contar com o Barrichello ano que vem, colocando um ponto final no assunto. CHORA BARRIQUETES…

  2. Jairo Faria disse:

    Em 1o. lugar , que estranho (no mínimo) um jornalista falar assim com um leitor do “seu” sitio (em resposta ao leito André, acima), … que mal humorado esse “dono” de sitio né? O Sr. Flavio Gomes é competente, mais as vezes perde a linha,…. Eu penso que , o kimi ficou de fora três anos e voltou por cima, como se nada houvesse acontecido e no tempo que ficou fora tentou outras categorias sem muito sucesso em cada uma delas, não tem que ser assim com Rubens, mais pode ser,… a minha opinião, é que o Rubuns assim como o Kimi , são especialistas em F-1, lá é o seu “habitat natural” qq outro lugar são “estrangeiro” eu entendo que tanto ele quanto o Rubens, quando foram para outras categorias , não foram com aquele “tesão” todo que a F-1 desperta neles,… também é a minha visão que o Rubens acrescenta a categoria, ….. dá um carrinho melhorzinho e deixa ele quieto,… Gente!!!! Presta a atenção,…. a coisa é expetáculo !!!,.. o “dono” da F-1 pensa assim e não adianta os reporteres serríssimos com o sr Gomes tentarem fazer a coisa toda ser gerida de outro jeito,.. se “tio” Bernie entender que faz bem ao expetáculo, vai ser como o Zagalo, (“vão ter que me engolir”) …. que os Ingleses toçam para o Hamilton, que os Finlandeses torçam para o kimi ( como todo merito pois o cara, é o cara!) e os espanhóis para Don Alonso,… e deixa alguns Brasileiros como esse aqui que vos escreve torcer para a volta do Rubinho a F-1, tem gente que gosta tem gente que não gosta,… mais Rubinho, Rubinho Rubinho !!!

  3. Giovanni Romão disse:

    Sua postura é tão de hum, “jornalismo tendencioso”… Meu caro, se a mulher falou, seja por que saiu dela ou teve o nome de Barrichello colocado a sua frente, é fato. Ele passa a ser um nome na briga. Schumacher voltou três anos depois, tendo ficado a trinca parado, se arriscando de moto, kart… Bem ou mal, Barrichello se manteve em categorias “competitivas” nas duas últimas temporadas. Que fique bem claro, não estou comparado Barrichello com Schumacher. Estou comparando situações. Tecnicamente, uma volta de Rubinho, dois anos depois, faria algum sentido. Não vejo assim, com tanta resistência, como você vê….

    • Nelson disse:

      Resumindo: ele já era fraquinho, foi pra Indy ficou super fraquinho, veio correr nos bate-bate de parquinho e só reclama que todo mundo ESBARRA nele. Para ele só pijama ou camisa de força.

  4. Claudio Tedeschi disse:

    fala..Flavinho……voce continua tão talentoso,quanto no tempo da Bandeira Paulista…lá no Bizo…Tedeschi…….um abração….

  5. Emerson disse:

    Acredite, ele tem mesmo chances de ir pra Sauber.

  6. Israel Cesar Ribeiro disse:

    10 motivos pro Barrichello não voltar pra F1:
    1 – É muito chorão. Só sabe reclamar e não age.
    2 – Passou da idade.
    3 – Ele arrumou um bom emprego como “Lôro José” do Galvão Bueno.
    4 – Schumacher já aposentou.
    5 – Teve o melhor carro do grid em 2009 e um tratamento de igualdade com o companheiro de equipe e mesmo assim deu conta de ser o segundo piloto e nem o vice ele ganhou.
    6 – Ele se diz “o rei da chuva”, mas devido as mudanças climáticas está cada vez mais difícil uma corrida com chuva (essa eu tirei do fundo do baú, kkkk).
    7 – Fez um resultado pífio na Formula indy
    8 – Fez um resultado pífio na Stock car.
    9 – O publico assiste a uma reprise quando o filme é bom, não quando é ruim.
    10 – Em qualquer equipe que correr vai ser segundo piloto. NÃO TEM MENTALIDADE DE CAMPEÃO.

  7. Sabonete disse:

    Eu acho que o Massa tem mais jeito para a Indy do que o Barrichello e sua pilotagem lisa e delicada. A indy é uma categoria para pilotos ‘caminhoneiros’, nem tão bom de braços, não é lugar para piloto ‘cirurgião’. E a stock é a stock, melhor nem comentar. De qualquer forma, Barrichello voltaria à formula 1 para fazer volume e levar dinheiro, afinal hoje em dia a coisa está na base do ‘fazemos qualquer negócio’. Se o Emerson levar uma grana para tentar voltar, periga até o contratarem.

  8. Andre disse:

    Flávio Gomes. Se a coisa tomar forma? Como deve se comportar o editorial? Como deve se comportar o Jornalista Flávio Gomes.

  9. Seinfeld disse:

    Tem certeza que a chefe da Sauber não confundiu Barrichello com Massa? Afinal, vivem trocando os nomes dos dois na Europa…

    E os dois são “idênticos” na ‘moral’ entre os pilotos e donos de equipe.

    “Bernie classifica Massa como ‘veloz e azarado’ e faz lobby por Brasil na F-1.”

    Essa manchete já não lemos/ouvimos no fim de carreira do Barrichello na F1???

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>