NA INDY

SÃO PAULO (ainda bem) – A virada de Dixon sobre Helinho a uma etapa do encerramento da Indy é algo, claro, a se comentar. O brasileiro teve um fim de semana incrivelmente problemático em Houston, numa rodada dupla, o que é pior. Scott fez 94 pontos nas duas corridas. Helio, 20. Um título que parecia garantido escorre por suas mãos. São 25 pontos a favor do neo-zelandês, agora. Incrível.

Mas isso que se dane, porque o que importa é que Dario Franchitti sobreviveu a um pavoroso acidente na última volta. Seu carro girou no ar, bateu no alambrado e ele ficou longos minutos desacordado. Mas chegou ao hospital consciente. Bem machucado, porém.

Foi bem duro de ver.

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Rubens
Rubens
10 anos atrás

Hélio Castroneves desaprendeu a andar em circuitos mistos. Parece contentar-se com boas performances em circuitos ovais. Como cidadão norte-americano, adaptou-se bem ao câmbio automático.

ALEX B.
ALEX B.
10 anos atrás

Sato San at his best!! Ele sempre ta enrolado num troço desses…

emerson
emerson
10 anos atrás

Se vc tá falando da 1 corrida, pode até ser, mesmo assim basta assistir as corridas da Indy para ver que o carro é muito resistente, mas a 2 o cara fez pouca voltas. Esse negocio é estranho, a equipe tem dá uma olhada no carro do Helio.
Quanto ao campeonato, ele mudou suas características para tentar ganhar, vamos ver nesta ultima prova

Vinny Barros
Vinny Barros
10 anos atrás

Assustador!!! Na hora do acidente do Dario me lembrei do acidente que matou o Jeff Krosnoff na última volta do GP de Toronto em 1996. Muito parecido.

Vi o vídeo algumas vezes e acho que o carro voou porque assim que a dianteira direita do Dario bateu no “parachoque” do Sato, a suspensão do Dario quebrou e com o movimento do impacto o carro dele subiu o suficiente para se formar um colchão de ar embaixo do mesmo que, pela velocidade em que estavam, fez o carro decolar. Ali foi pura sorte do público. Dá pra ver que por milagre o carro não foi parar na arquibancada.

O que não vi ninguém comentar e que é muito sério é que o Viso veio depois e bateu de frente num dos pneus que ficaram na pista, que por sorte não foi na cabeça dele. Esse mesmo pneu arremessado pelo carro do Viso bateu na placa de propaganda bem no símbolo da Shell e voou para a esquerda para o gramado fora da pista. Se tivesse uma arquibancada ou algum fiscal de pista por ali teria morrido gente ontem.

A Indy sempre teve essas pistas de rua ou em aeroportos ruins de baixa ou péssima qualidade e com grandes solavancos e remendos no piso, lembro-me de Miami (até 1995), Detroit, Toronto, Vancouver, Long Beach, St. Pete, Cleveland, Edmonton… Mas Baltimore e Houston são o ó! Lixo puro! Feitas para matar ou o piloto ou o espectador. A melhor pista de rua da Indy que vi até hoje realmente é a de SP.

Mtas saudades de Elkhart Lake e Laguna Seca!!!

Marcel Rossi
Marcel Rossi
Reply to  Vinny Barros
10 anos atrás

Eu lembro ate hoje de quando assisti a corrida em que o Jeff Krosnoff lamentavelmente faleceu junto com o meu pai. Foi bem impressionante, e o meu pai na hora criticou essa cerca de protecao. Quando foi anunciada a morte, ele decretou: “foi essa porcaria de cerca que matou ele”. Nem tinha levado muito a serio, mas vendo o acidente de agora e revendo o que aconteceu, devo concordar com ele! Nao ha duvidas que ela e’ bastante resistente e protege razoavelmente o publico, mas e’ um perigo enorme para os pilotos, a questao e’ que se o carro por algum motivo decola em alta velocidade, basta tocar nela pra dar esse spin violento que desintegra o carro. E o pior, rebate pra pista os destrocos, que podem atingir outros carros ou ficar a merce de uma batida de alguem que nao freiou a tempo. Melhor que haja uma area de escape grande em curvas de alta, mantendo assim uma distancia segura do publico e sem essa merda de cerca.

Patrick Bastos
Patrick Bastos
Reply to  Marcel Rossi
10 anos atrás

A primeira frase do seu comentário dá a impressão que o seu pai faleceu junto com o Jeff Krosnoff… Sugestão: …quando assisti a corrida junto com meu pai – corrida em que o Jeff Krosnoff faleceu…

Alan Roberto
Alan Roberto
10 anos atrás

Noticias dizem que Franchitti se feriu bem…mas vai se recuperar…

o carro..creio q se a equipe trabalhar duro,ajeita até a próxima corrida

agora, a cueca do cameraman…. infelizmente deu perda total.

Luiz G
Luiz G
10 anos atrás

Não aguento esses pachecos que ficam defendendo os pilotos Brasileiros ao estarem perdendo o que deveriam ganhar.

Como sempre digo, espero que os pilotos ganhem bem, tenham um bom casamento, filhos saudáveis e bla-bla-bla como qualquer pessoa no mundo.

…mas na posição de torcedor, vejo os pilotos como atletas que são pagos pra vencer e perder é fiasco!! Não adianta colocar a culpa no carro, na equipe, no empresário, no patrocinador, na sogra…fala sério!!

O sujeito tá ali pra vencer, improvisar, ser criativo e fazer o impossível e o improvável…caso contrário, não se torna campeão. Vencer com o carro afinadinho é molezinha….

Piquet vencia com o fundo do carro solto, pegando fogo, Senna vencia só com uma marcha, sem freios…isso é adaptar, improvisar, ser criativo…..

Se vamos ser pachecos, sejamos pachecos pras vitórias e não pra ficar consolando derrotas!!

Quero ver o Helio vencer com 3 rodas, com as falto quebrado, com carro partido no meio…Isso é admirável. Torcer pro Dixon quebrar é meio patético….

Daniel
Daniel
Reply to  Luiz G
10 anos atrás

Agora tem patrulha até para determinar como devemos torcer. No futebol é normal comemorar cartão vermelho do time adversário, gol de mão e o caramba, mas no automobilismo devemos ser superiores. Torcedor torce pro adversário quebrar sim, é a coisa mais óbvia do mundo, especialmente num esporte em que isso é comum. Ô mundo chato…

Luiz G
Luiz G
Reply to  Daniel
10 anos atrás

Automobilismo é um esporte onde o cavalheirismo, a honra e a humanidade despontam…
Futebol é um bando de mané correndo atrás de uma bola…hahaha

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

É como dizia Fangio , carreras são carreras , azar do Helio , pior para Dario , e sorte
e competência de Dixon.

Flavio Monteiro
Flavio Monteiro
10 anos atrás

The Flying Scotsman strikes again! Impressionante como o Franchitti de vez em quando dá uma destas decoladas assustadoras. Ele quase tem horas de vôo para brevê…

Seinfeld
Seinfeld
10 anos atrás

Como pode em pleno século 21 uma categoria de automobilismo ter corridas em circuitos de rua IMPROVISADOS???

Esse acidente no final de corrida mostrou a qualidade da “segurança” da Indy!

Pisos irregulares…parecem placas de cimento!…sem área de escape e aí vimos que até quem está nas arquibancadas pode ser atingidos por destroços de um carro! Por pouco o carro não passou por cima dos alambrado que separa o público da pista.

É por essas e outras que eu não acompanho essa categoria das bandeiras amarelas e pilotos perebas…e me irrita tanto ver gente que malha QUALQUER COISA da F1 e faz ‘propaganda’ como se a F Indy fosse “muito melhor”, mas “emocionante”, etc.

Nem com piloto brasileiro com chance de ser campeão faz da Indy uma imagem diferente de uma categoria semi-amadora.

Se fosse um campeonato sulamericano ou brasileiro com pistas improvisadas, acidentes estúpidos, mecânicos fazendo lambança, tantos pilotos perebas e “asfalto” cheio de ‘saltos/lombadas’ até o americano criticaria.

E não faltam circuitos MISTOS, pistas mesmo (com área de escape, boxes, bom ASFALTO, segurança) em quase todas as grandes cidades americanas. Mas a Indy prefere improvisar, usar até circuitos em pistas de aeroporto.

Ridículo. Eu acho uma várzea, comparada com a F1.

Descem lenha na Stock Car…e a Indy é essa improvisação toda.

Mas, “A Indy é que é legal! A F1 é ‘chata’, ‘não pode nada’!!”

Não dá pra levar a sério essa ‘categoria’.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

Por ser uma pista de rua, adaptada, a segurança estava ok. O carro voou para o alambrado mas continuou dentro da pista. poderia ter sido uma merda monstro, não foi. O atendimento também foi impecável e rápido.
E sem querer ser chato contigo, mas sendo, a F1 está, realmente, chata pacas! Qualquer categoria com embreagem, câmbio, eixo rígido e feixe de mola é mais emocionante que aquilo.

ALEX COURI
Reply to  Ulisses
10 anos atrás

falou e disse.. nao entendo essa campanha de alguns contra a Indy.. simplesmente ao meu ver a categoria mais legal do planeta!

Daniel
Daniel
Reply to  ALEX COURI
10 anos atrás

Olha, a F1 realmente está um saco, essa pompa, essa frescura… talvez tenha sido sempre assim, mas acho que está piorando. Porque antigamente, apesar de Mônaco e seus ricos e famosos, os pilotos eram diferentes, não eram esses coxinhas de hoje. Eu prefiro o esquema “rodeio” de Indianapolis do que o esquema “caras” de Mônaco e da porcaria de Abu Dhabi.
Ainda assim, realmente na Indy temos algumas coisas bem mambembes, que não costumamos ver na NBA, na NFL ou mesmo na Nascar. Os caras lá sabem como “put together a show”, mas na Indy as vezes a impressão é que está tudo largado, decadente.
Já disse a um amigo, brincando, que o asfalto é ótimo nos EUA, menos nas pistas da Indy. Acho que os caras fazem questão de achar um asfalto ruim, não é possível.
Quando isso começa a afetar a segurança, temos um problema…

Rallyman
Rallyman
Reply to  Daniel
10 anos atrás

Houston, we do have a problem.

dc
dc
10 anos atrás

Mudaram o chassi mas os carros continuam decolando…

allan
allan
Reply to  dc
10 anos atrás

Vero… E nem é o chassi, mas aquele enfeite atrás da roda que deveria fazer alguma diferença. Não faz. Não vai fazer, salvo para-lamas de verdade e aqueles defletores que os carros da Nasca usam no teto.

Deni Williams
10 anos atrás

Não sei se esse comentário o pessoal vai gostar.
Depois que soube que ele estava bem, pensei: o Dario deveria tirar brevê de piloto. É a terceira vez que ele decola na categoria. Muito mais seguro. :p

Como o cidadão consegue decolar esses monopostos com proteção nas rodas traseiras?

JP
JP
Reply to  Deni Williams
10 anos atrás

Com certeza ele quis fazer isso, estava puto da vida e quis se matar. Cada uma…

Deni Williams
Reply to  JP
10 anos atrás

Ai neuvolsa.

Moy
Moy
10 anos atrás

Que pancada! Sorte que a tela deu uma boa amortecida no impacto.
Quanto ao Hélio, é só um helinho contra o mundo.
Os caras da band pira …

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Pra campeonato Castroneves não serve é muito fraco! Se não for campeão pela Penske, lá se vão 15 temporadas em time de ponta sem nenhum título. O brasileiro em 2013 liderou boa parte do campeonato porque as feras Franchitti, Dixon, Power e Hunter-Reay tiveram um ano muito ruim. Mas bastou um deles reagir, pra colocar fogo no campeonato. E vamos ser coerentes, ficar somando pontinhos e ser campeão sem bater um grande rival não tem graça.

http://en.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9lio_Castroneves

Helinho venceu com méritos por três vezes a Indy 500, mas a Penske sempre foi favorita nessa corrida, diferente de uma equipe como KV. A impressão que fica, é que a Penske prioriza mais vencer a Indy 500 que o campeonato. Só que ficar 15 anos em um time de ponta e nunca ser campeão é muito complicado…

Sobre o azar de Castroneves na rodada dupla em Houston, bom lembrar, 2013 não foi um “mar de rosas” para Dixon e cia. Se faltou sorte ao brasileiro em Houston, o que dizer de Dixon nas provas de São Paulo, Indy 500, Texas, Iowa. Fora a palhaça nos boxes em Sonoma e o estranho acidente com Power em Baltimore. Dixon seguiu em frente, e em uma reação fantástica foi BUSCAR a ponta na tabela(digo fantástica comparado a Franchitti que tem o mesmo equipamento).

Temporada da IndyCar Series de 2013
http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_da_IndyCar_Series_de_2013

Quando precisou vencer Dixon foi buscar vitórias, agora basta mostrar inteligência e administrar o campeonato. O neozelandês já fez isso em Houston não comprando briga com Power. Agora quem esta muito pressionado e a Penske(ainda mais com Power vencendo). Com Dixon liderando o campeonato, Castroneves vai ter que arriscar mais e buscar a vitória em Fontana. Dixon chegando em quinto levar o campeonato. Tudo pode acontecer em Fontana, a sorte pode dar o título a Helinho, mas pelo que fez nas últimas oito provas, Dixon merece mais o título, que seria o terceiro na carreira.

Em 2008, Castroneves fez um belo campeonato, principalmente nas últimas provas, mas advinha quem foi campeão?
http://en.wikipedia.org/wiki/2008_IndyCar_Series_season

As vitórias de Dixon em 2008 fizeram diferença, em 2013 pode repetir o feito novamente em cima de Castroneves!

Assisti a corrida pela Band Sport, e classifico como piada o que disse certo comentarista. Depois que Castroneves teve problemas no carro, soltaram a pérola:

“Precisa QUEBRAR o câmbio do carro de Dixon, quebrar alguma coisa, senão fica complicado para o Helinho na última prova”

Quando Marco Andretti rodou na pista, veio outra pérola:

“Esse é um dos que a gente estava SECANDO, agora falta o Dixon e o Pagenaud. Temos que TORCER para o Dixon dar uma ESTAMPADA nos pneus!!! Olha lá, soltou um pedaço do carro do Dixon”

Fica minha pergunta: “Piloto brasileiro precisa disso tudo pra ser campeão, será que não consegue bater os rivais na pista?”

Me lembrou o GP Brasil 2009, logo que a transmissão da Globo começou a tontinha da Glenda Kozlowski disparou:

VAMOS SECAR O BUTTON!!!

Chega ser hilário tamanho desespero…

Numa dessa, piloto morre e esse pseudo comentarista vai falar o que depois? Estamos falando esporte de alto risco, Luciano Burti quase morreu no GP da Bélgica 2001, e o choque foi contra barreira de pneus.

Luciano Burti schwerer Unfall in Spa 2001 (Jacques Schulz)
http://www.youtube.com/watch?v=_E8uj2xODMo

Por causa desse acidente, Buti nunca mais voltou a correr na F-1. Deus que me livre, pra certas pessoas a ética passa longe, o que manda é Brasil campeão!

Quanto a Franchitti, na hora lembrei do acidente de Jeff Krosnoff, também lembrei das lágrimas de Dario no dia da morte de Weldon. Pensei que o tetracampeão tinha passado pra outro lado, seria uma verdadeira desgraça. E ainda tem gente que torce para piloto sofrer acidente(não se faz isso nem por brincadeira, nunca sabemos qual final de um acidente). Basta um toque de rodas pra decidir se um piloto sai vivo ou morto. Franchitti deu muita sorte, se o carro vira ao contrário nas telas de proteção, já era…

Acidente do Jeff Krosnoff – Reportagem SBT
http://www.youtube.com/watch?v=JAo1k6X60lc

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Boooa, isso aí dessa vez eu concordo! E esse comentarista, o tal homem de melo é uma piada mesmo, mas do narrador da indy eu gosto.

Roberto Mota
Roberto Mota
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Cara,você é muito CHATO…fala mal do Rubens,do Massa,e agora do Helinho…senta a bunda lá no DW-12 e faça melhor então…cara mala,rapaz.

allan
allan
Reply to  Roberto Mota
10 anos atrás

Bem, ele não precisa fazer isso, deve ganhar a vida com outra coisa. Mas o Dixon sentou e fez. Muito mais…

Luiz G
Luiz G
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Concordo.

É lamentável ter que ficar secando os outros pra conseguir ser campeão.
Não creio que um campeão precise disso. Helio liderou o ano todo sem grande méritos, contando com muita sorte….mas sua inconstância é absurda!!!

Já achei o maior mico ele ganhar uma pole de presente e mais mico ainda acabar as duas corridas em ultimo!!!

Como Brasileiro, ainda quero que ele vença, mas que seja com uma vitória maiúscula. Ganhar com batida de Dixon, pole de presente, consertar o carro no meio da corrida, parar a corrida para realinhar os carros pelo numero do carro, etc…seria mico demais.

Ninguém precisa disso.

Não acho que a Penske prefira vencer a Indy 500 do que o campeonato. A Penske quer vencer tudo como todas as outras equipes, mas, aparentemente, valoriza muito ter um piloto muito experiente como Helio, assim como fez com Rick Mears.

Mears foi um mega-piloto, campeão em 79, 80 e 82, mas depois de seu acidente em 1984, nunca mais foi o mesmo apesar de ter grandes resutados até 1991, ano em que sofreu um acidente forte e encerrou sua carreira.

Pelo jeito, Penske apoia a filosofia de um piloto experiente e imagino que Helio deva ter uma otima relação de trabalho com a equipe…apesar de não ganhar títulos por uma inconstância-congênita.

allan
allan
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Por aí mesmo. Li não só no grandeprêmio com em blogs que o Helio era favorito, ainda mais depois das ultimas provas, que o Pagenaud era quem deveria ser considerado… Nossa, como descartar o fantástico Dixon, que venceu 3 provas em seguida, e brigou pela vitórias nas outras 3? Helio, enquanto isso, ia apenas somando pontos, e nem dá para falar em carro inferior, já que o Power mostrou que dá pra brigar pela ponta. A pior vergonha foi mesmo em Baltimore, com os acidentes o Helio subia para 7º, para em seguida ser ultrapassado por todo mundo… A única corrida decente que Cas Tron Eves fez foi em Mid Ohio, quando veio de trás e na estratégia e no braço segurou o Dixon, mas foi pouco. Enfim, ao meu ver era muito mais provável que a disputa saísse empatada de Houston, mas com enfim problemas mecânicos para o brasileiro, foi merda para todo lado… Que ele não só reze por algum problema para o Dixon, ou que este tenha um mal de montezuma, mas que ande muito mais do que vem fazendo para ganhar a corrida e quem sabe o campeonato. Mas o placar hoje é reflexo do campeonato, com apenas uma vitória (discutível, já que seu carro estava irregular).

emerson
emerson
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Marcelo se vc assitiu a prova toda pela band, esse comentários dele foram para fazer media.
A galera reclamou durante a transmissão, no inicio da transmissão o gênio veio com uma conversa que o Helio não merecia ser campeão por que não estava ganhando as corridas.
Também não concordo que Helio seja fraco, um cara que ganha Indy 500 , fala serio, vc pode falar que ele sempre foi muito inconstante, mas fraco ..E outra coisa é bom lembrar que o Power perdeu os últimos campeonatos nas corridas finais.
quanto a Dixon é bom lembrar que ele ganhou a rodada dupla de Toronto e se não fosse Power ganharia ontem, pistas de rua

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

O Power está fazendo de tudo para dar o título ao Castroneves (que por sinal largou na pole hoje e chegou em último). Até bater deliberadamente no Dyxon o fez há 3 corridas atrás. Até a Penske sabotou um pitstop do Dyxon, causando-o uma punição. O Hélio parece que sentiu a pressão de ganhar.

Tinha que pedir conselhos ao V8tt8l.

Luiz G
Luiz G
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Acho que Helio não entende de mecânica. Simples assim.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Sentiu a pressão de ganhar? Assistiu a corrida? Ele teve problemas de ordem “MECÂNICA”, estava liderando a segunda corrida da rodada dupla qnd teve um problema de ordem “MECÂNICA” e vc diz que ele sofreu pressão de ganhar? Francamente…

Matteoni
Matteoni
Reply to  Alexandre
10 anos atrás

Vc só assistiu a última corrida?

Luiz G
Luiz G
Reply to  Alexandre
10 anos atrás

Ah, não vem com nhén-nhén-nhén….

Ele tá na Penske, a melhor equipe da categoria, há 14 temporadas e sempre tem “azar”??? Ele nunca tem culpa???

Então é o cara mais azarado do mundo!!! O Gil de Ferran foi campeão na F-Indy na sexta temporada, na primeira temporada na Penske, ano em que os dois pilotos estrearam na Penske.

Sim, Gil era mais experiente, mas hoje, Helio já tem mais tempo de carreira do que o Gil e ainda não ganhou necas?? Em 2007 ele perdeu pro Sam Jr., que estava estreando na equipe….fala sério….

Alexandre
Alexandre
Reply to  Luiz G
10 anos atrás

Aff…

Ulisses
Ulisses
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Acho que voce não assistiu o GP …

allan
allan
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Isso de sabotagem é BOBAGEM. Tem um espaço entre os boxes, e o Dixon aí pisou na bola. Todos saem de lado, ele quis cortar caminho e se lascou.

Luiz G
Luiz G
10 anos atrás

Todo ano torço por Helio e tenho a mesma opinião há anos. Ele é muito inconstante.
Sim, ele é constante nos pontos, mas não nas vitórias.
Dixon já venceu 4 corridas neste ano e ele só uma. Chega a ser patético um cara que está lutando pelo campeonato e chegar em décimo oitavo numa corrida e em último na outra, após largar na pole (que ganhou de presente).
Culpa do câmbio? Culpa da Penske?….Blé…a culpa é dele. Está na categoria há tempo demais para falhar desta forma.

Ainda torço por ele, mas se Dixon ganhar seu terceiro título, este estará em boas mãos, pois ninguém é tri-campeão á toa….

Quanto a Dario, todos os fãs de corridas tem que agradecer a Deus por estar bem. É um milagre sair deste susto com vida. Deus queira que esteja bem o quanto antes.

Paulo
Paulo
Reply to  Luiz G
10 anos atrás

Eu parei de torcer para o Hélio depois da punição do Dixon em Sonoma e do acidente provocado pelo Power para tirar o piloto da Ganassi da corrida. Nesse domingo, inclusive, ficou claro que o Dixon tinha carro para tentar a primeira posição mas ficou atrás da Penske para não ser tirado da corrida em mais um “acidente de corrida”.
Quanto ao acidente do Franchitti, não adianta nada a Indy mudar os carros, alegando preocupações com a segurança, e continuar a correr nesses circuitos de rua ridículos. Os carros da categoria são grandes demais, ideais para corridas em ovais, mas péssimos para essas pistas estreitas e improvisadas.

Luiz G
Luiz G
Reply to  Paulo
10 anos atrás

Eu acho que a F-indy QUER que um piloto Penske vença (tanto que ano passado fizeram de tudo para que Will Power ganhasse na ultima corrida) e esse ano tão fazendo de tudo pra que Helio vença, mas….ô sujeitinho mais inconstante!!!!!