RED BUDDH (2)

holycow2SÃO PAULO (recuperado) – Optei por dormir depois da classificação. Porque nada mais previsível do que o que aconteceu. Todo mundo ia acordar e saber, hoje, que Vettel fez mais uma pole. Eu não precisava assassinar meu sono para vir à sala e escrever isso. Fiquei na cama refletindo sobre o momento da F-1. Durou 17 segundos, a reflexão.

Foi a 43ª pole da carreira de Tiãozinho e sétima na temporada. Terceira na Índia, onde só ele fez pole e onde só ele liderou voltas até hoje. E onde só ele liderou treinos neste fim de semana: os dois da sexta, o terceiro livre no sábado e a classificação. Foi também o primeiro a chegar ao autódromo. E no café da manhã, o primeiro a pegar ovos mexidos e a colocar pão na torradeira, antes do Alonso, que pelo menos pegou geleia de morango na frente, mas geleia de morango, como se sabe, não dá pontos na F-1, enquanto ovos mexidos e torradas, sim. Webber derrubou a xícara de café quando tentava passar os dois.

Ou seja, como diria Luciano Burti, ele vai enfiar uma trolha astronômica em todo mundo para ganhar o título humilhando, pisoteando, troçando, desdenhando, rebaixando, menosprezando, rebaixando a concorrência.

É um sádico, esse alemãozinho.

Mas não é surpresa, podem reclamar quanto quiserem, há uns bons dois meses que avisei aqui, assim que a Mercedes mostrou que era fogo de palha e que não iria ameaçar os rubrotaurinos depois das férias. Sem chances de virar o jogo, e com regulamento novo para 2014, ninguém iria gastar fosfato para melhorar seus carro patéticos de 2013. Assim, a tendência era de a Red Bull disparar. Outras equipes, se pudessem, cortariam pessoal e o cafezinho no motorhome para economizar e pensar no ano que vem.

Dito e feito, e junte-se a isso o apetite do mocinho por recordes (jamais reconhecido; piloto é sempre “cool” quando fala disso), e eis que temos na tábua de tempos de hoje Vettel enfiando 0s712 em Rosberguinho, o segundo no grid, e 0s782 no Comandante Amilton, o terceiro (veja o grid aqui, com pneus e tudo; chique, o Grande Prêmio). Webber, nosso marsupial desolado, sai em quarto e vai tentar alguma coisa com os pneus médios. Os três primeiros optaram pelos macios grudentos e nojentos.

Falando em pneus, no Q1 eles fizeram a primeira vítima, a anta do Grojã, que achou que com os médios passaria para o Q2 assoviando e mascando cana. Tomou na testa. Ficou em 17°. Vettel também usou os médios, mas digamos que tem um carro melhorzinho e podia se dar ao luxo de. Junto com Grojã ficaram na degola Maldanado (sem clima na equipe; vai sair, como já informamos) e os nanicos, como sempre com Branquinho puxando a fila.

No Q2, empacaram Ricardão, Resta Um, Fútil, Verme, Sapattos e Guti-Guti, que a cada dia que passa me parece mais fraco. Ainda mais quando a gente olha para essa segunda metade de temporada do incrível Hulk, que foi de novo ao Q3. É um monstro, esse alemão, e faz bem a Lotus de querê-lo a todo custo. Se bem que a McLaren também curte a ideia. A Force India também deu um curtir e compartilhar. E a Sauber mandou um desfazer para Gutiérrez. O Massa deu um curtir para a Williams e o Maldanado deu um curtir para a Lotus, que ainda não curtiu de volta.

Estou todo trabalhado no Facebook, hoje.

Bem, chega de viadagem e vamos ao Q3. Foi quase aviltante. Vettel fez sua volta com o cotovelo na janela e falando no celular. O resto se matava para chegar perto. Mas não conseguia. No fim das contas, Tião, Rosberguinho, Comandante Amilton, Canguru, todos já citados, nas duas primeiras filas. Depois Massacrado (com pneus macios), Tagarela, Hulk, El Desanimadón (com pneus médios) e a dupla da McLaren, Chiquitita e Bonitton, ambos com médios, também.

Nas arquibancadas, as vacas bocejaram. Não tinha ninguém, humano, digo, vendo o treino. Acho que na corrida veremos alguns grupinhos espalhados aqui e ali, se a névoa deixar. Faz um calor dos diabos na região e a poluição é osso.

Há um tabu a ser quebrado. Na Índia, até hoje, apenas pilotos alemães de dentes grandes e cara de moleque venceram, uma coincidência incrível. Acho que será mantida a escrita.

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcello Dias
Marcello Dias
10 anos atrás

Não me divertia tanto me informando sobre automobolismo desde a última vez que assisti qualquer coisa com o Edgar de Mello Filho.

carlos lima
carlos lima
10 anos atrás

Duas interrogações:

1 – Não há mais o que fazer na F1, nesta temporada 2013, claro. O tetra de Sebastian Vettel virá logo mais, ao amanhecer aqui no Brasil e ao entardecer lá nos cafundós esfumaçados da Índia, onde segundo o blogueiro “Buda perdeu as botas”. Alguma dúvida?

2 – Entre as tantas expectativas para 2014, mudança de regulamento, motores, pneus etc., uma se destaca: quem será o primeiro piloto da Ferrari?

Muito bom o post. Ao jornalista-piloto-professor Flavio Gomes, parabéns pela verve lúdica e lúcida.

Bravo!

Lionel de Campos Jorge
10 anos atrás

No fim das contas, Tião, Rosberguinho, Comandante Amilton, Canguru, todos já citados, nas duas primeiras filas. Depois Massacrado (com pneus macios), Tagarela, Hulk, El Desanimadón (com pneus médios) e a dupla da McLaren, Chiquitita e Bonitton, ambos com médios, também.

Nas arquibancadas, as vacas bocejaram. Não tinha ninguém, humano, digo, vendo o treino. Acho que na corrida veremos alguns grupinhos espalhados aqui e ali, se a névoa deixar.

Essa de dormir ou não dormir deixa o Flavio Ótimo de humor todo mundo elogio varios trexos Eu também e estes apelidos então …são são bem elaborados que nem consigo chamar pelo nome os que gostei mais Comandante Amilton rsrsrrs o Canguru poderia ser Canguru Perneta rsrsrrs e da Mc Chiquitita e Boniton …genial aqui a gente só chama êles por esses nomes..rsrsrsrr e as vacas bocejando então rsrsrrs demais ..abs Lionel

Robertom
Robertom
10 anos atrás

Programei o despertador para assistir o treino classificatório, afinal era só acordar no mesmo horário da 6ª.
Lembro vagamente do Q1, que o Groselha havia vacilado com os pneus e médios e ficara em 17º.
Estava tão interessante que acordei já no final do programa Ação Global.
Mas tinha certeza que o pole era o tiãozinho…

Peter Perfeito
Peter Perfeito
10 anos atrás

Se fosse o dono da equipe Lotus, formaria a dupla de 2014 com Maldonado ($$$$) e Hulkenberg (talento). Isso é LUCRO.

Porque menos que o Grosjean nenhum destes 2 vai fazer. Muito pelo contrário.

Já a dupla Grosjean-Maldonado vai gastar todo o $$$$ que levarem só em colisões, entre eles mesmos inclusive.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

Massa à frente do Alonso? O escudeiro não aprende mesmo! Vai levar mais um “passão”, quando menos esperar.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Massa teve seu dia de araruta. Alonso não chegou nem perto do escudeiro.
Mas levou um “passão”, mesmo assim. Do Grosjean.

Gabriel
Gabriel
10 anos atrás

Como sempre os deuses sorriam para quem trabalha, tem competência e uma tanto de sorte.
Os caras da RBR devem trabalhar muito e certamente continuam onde outros já desistiram, sendo assim, não espanta Vettel ser quase 1s mais rápido.
Como diz aquele velho ditado – Todos veem as pingas que tomo, mas ninguém vê os tombos que levo.
Em outras palavras, ninguém vê o trabalho que dá para se vencer.
Vettel não é apenas um grande piloto, mas deve saber demais cativar toda a equipe, mostrar vontade, empenho. Assim todos trabalham em conjunto para um só objetivo que é vencer.

Luis
Luis
10 anos atrás

Só eu percebi que a Sauber é a única equipe que está investindo no carro de 2013, para conseguir superar a Toro Rosso (já conseguiu), Force India e garantir uma verba maior para não fechar as portas? Porque no começo da temporada ela só vencia as nanicas e a Williams, e agora o Hulkenberg está consistentemente no caminho dos pontos, até o Gutierrez desencantou no Japão!

José San Pedro
10 anos atrás

muito legal a parte do facebook! dei muita risada!!! :D

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

FG hoje vc se superou nos termos usados , valeu ler o post por isso, por que pelo
treino todos já sabiamos do resultado—– parabens

Francis Ulfeldt
Francis Ulfeldt
10 anos atrás

Como sempre, jocoso na escrita e muito coeso (essas não se viam há muito tempo). Com certeza o alemânico leva a tacilda para casa e o espânico leva um na…da para casa. Mas não deve ficar triste, afinal o segundo lugar é bom. É o primeiro perdedor e assim ele chega na frente do resto.

Paulo Vargas
Paulo Vargas
10 anos atrás

……Vettel fez sua volta com o cotovelo na janela e falando no celular. O resto se matava para chegar perto. Mas não conseguia…….

Isso mostra a triste realidade da F1 atual, um carro astronomico, impossível de ser alcançado. Uma nova era Schumacher chata e sem graça é o que vivemos. Ah sim……os números valem mais náo é mesmo?

Jairo Fernando
Jairo Fernando
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

A concorrência deveria correr atrás para tentar tirar a diferença.
Mas, como bem disse FG, ano que vem as regras são outras, então, nem a Mercedes, que estava próxima da RB tentará alguma coisa este ano. Porque não vale a pena.
Chata e sem graça como a era Schumacher?
Quando o Senna ganhava dia sim e dia não também, a F1 era chata e sem graça?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Jairo Fernando
10 anos atrás

A “viúva” tem motivos para estar chorosa. Amanhã, o idolatrado cairá para quinto lugar na marca campeonatos.

A fila anda, Segafredo.

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Jairo Fernando
10 anos atrás

Nas epocas de Schuamcher e Sena/Prost era PIOR pois o abismo técnico era maior entre os carros 9e o talento, claro) dos referidos pilotos, mas NÃO TINHA “PEGA” NENHUM ENTRE AS OUTRAS EQUIPES.

Hoje, vemos brigas entre pilotos com carros de equipes diferentes até o final.

Hoje não existe mais aquela coisa do primeiro colocado chegar até 2 voltas de vantagem na frente de outros carros…

Isso acontecia, principalmente na época de Senna, mas aqui no país dos bananas, ao invés de dizerem que as corridas, AS CORRIDAS, eram “chatas”, sem graça, preferiam idolatrar e achar que o “santo” piloto brasileiro era “demais” e fazia até milagre!

Aliás, acreditam até hoje que o cara fazia chover em Interlagos e ganhou corrida só com 2 marchas funcionando…

Imaginem a diferença entre os carros daquela época então?

Eu achava um porre! Que era maior ainda com tanto ufanismo nas arquibancadas, da emissora “oficial” e do narrador pacheco e “amigo íntimo” do piloto amado pelas massas…Que não gostavam de F1. Gostavam do “Herói”.

Mais CHATO do que isso, a F1 NUNCA FOI.

Madeira
Madeira
Reply to  Jairo Fernando
10 anos atrás

Na era do Senna, tinha o Prost como adversário e com o carro igual
Muito diferente!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Jairo Fernando
10 anos atrás

Quando Senna ganhava, batia em caras como Mansell, Prost, Piquet e mais do que isso, tinham carros com mais igualdade de disputa. Mesmo quando teve um carro acima das demais equipes(88,89), teve de disputar corrida a corrida contra Prost e Balestre! O pior cego é aquele que não quer ver, não se compara era Schumacher ou agora essa molezinha do Vettel com a era Senna, e isso não sou eu, ou os brasileiros quem fala, a Europa inteira e os próprios pilotos já afirmaram! Acorda Moleque!

Tiago
Tiago
Reply to  Jairo Fernando
10 anos atrás

Perfeito, tbm não concordo com alguns pontos de vista. Quando é brasileiro que esta ganhando esta tudo certo, e qdo não, ai esta errado. Eu particularmente gosto da F-1 1, e não importa se é brasileiro que esta ganhando.

TEDESCO
TEDESCO
Reply to  Jairo Fernando
10 anos atrás

Boa! As viuvetes do Senna devem estar se matando de inveja. Quando o Senna ganhava todas COM O MELHOR CARRO, é bom que se diga, os brasileiros no geral e a Globo em particular, se deleitavam, indiferentes do que achassem os demais mortais do planeta. Agora é o troco, um troco com gosto de chucrute e cerveja alemã. Chupa mais essa Galvão!

Peterson
Peterson
Reply to  Jairo Fernando
10 anos atrás

carro turbo é sinônimo de VW, Audi e Porsche vide os antigos TAG da Maclaren

Dú
10 anos atrás

Braba a coisa com estes horários, terremotos e afins. Não está fácil acompanhar Moto GP e F1.
Fico imaginando o que a dupla Vettel&Newey‎ guardou de cartas na manga este ano, e projetam para 2014. Será que Vettel vai dar de bom menino tipo Ayrton e deixar o Webber se despedir da F1 em Interlagos com uma vitória?

Geraldo coelho
Geraldo coelho
10 anos atrás

FG

uma curiosidade!! talvez vc saiba!! é verdade que a Toyota, manter toda estrutura física da f1? algumas equipes quiseram comprar e ela não vendeu!!

abs

Lionel de Campos Jorge
Reply to  Geraldo coelho
10 anos atrás

É verdade e torço 1000% para voltar logo sempre foi uma exelente Equipe e faz muita falta no Circo

Geraldo coelho
Geraldo coelho
10 anos atrás

FGG

vc n acha que as mudanças para o ano que são significativas e pode mudar muita coisa na F1? estive vendo principalmente a mudança de motor e peso, coloca em cheque muitas equipes
em 2015 tem a volta do motor Honda que acha que pode fazer uma boa briga com Renault, Mercedes e Ferrari.

acho que tem coisa que não vai mudar!! a magia do Eng da RedBUL, mas acho que a briga vai ficar mais embolada..

agora a Pirelli ameaça sair… pode ser um coisa interessante para a F1, que poderia trazer outras fornecedoras

abs

Carlos Pereira
Carlos Pereira
10 anos atrás

“Fiquei na cama refletindo sobre o momento da F-1. Durou 17 segundos, a reflexão.”
Tudo isso ???? Achei que não passaria de 15…mas enfim….