TCHAU, CONTROLAR

SÃO PAULO (ufa) – A Prefeitura de São Paulo anunciou hoje que a partir de segunda-feira a inspeção veicular está suspensa na cidade. Pelo simples fato de que o contrato com a Controlar terminou em março. Ponto. Tchau, Controlar.

E digo tchau com prazer, pois a empresa, que detém o monopólio desse negócio em São Paulo, é mais um caça-níqueis do consórcio que toma conta de tudo no Estado. E porque seu serviço era ruim. Em vários posts aqui neste blog, no passado, dezenas de pessoas relataram seus problemas com o sistema falho, arbitrário, fajuto de inspeção.

Novas empresas serão contratadas, pelo que li. Quem vai licenciar o carro a partir de segunda pode fazê-lo sem ter de ser achacado pelo sistema. Faltou, no entanto, responder a uma pergunta essencial — ao menos para mim, que encostei vários carros sob protesto. Quem não fez a inspeção nos últimos dois ou três anos pode regularizar o carro agora? Fazer os licenciamentos atrasados e rodar em paz? E passar a fazer a inspeção com as novas empresas a partir do ano que vem? E os carros dois-tempos? Estão permanentemente isentos ou a gente tem de ir à Secretaria do Meio-Ambiente todos os anos para lembrá-los que os dois-tempos estão isentos?

Vou mandar este post para a Prefeitura pelo Twitter. Espero que me respondam.

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Ferreira
Ferreira
9 anos atrás

E uma pena, que esse serviço embora longe do que a Controlar queria implantar, mas foi o que a Prefeitura permitiu, tenha acabado, nunca tive problemas com a inspeção, todos os carros que levei passaram na 1a. vez, Esta provado que a redução da emissão de gases poluentes, principalmente o monóxido de carbono e o dióxido de carbono foram reduzidos em aprox. 35% com o serviço, isso porque uma grande maioria de veículos não passavam pela inspeção, ou por irregularidades ou por serem de outros locais, mas o que vale destacar é que, por um capricho ou promessa de campanha, um prefeito vai na contramão do que as outras grandes cidades em outros países mais conscientes com os danos que os escapamentos causam ao meio ambiente, estão fazendo. É um retrocesso, Não venham dizer que é pelo irrisório valor anual, porque ele é devolvido.

jose carmo da silva
jose carmo da silva
Reply to  Ferreira
9 anos atrás

concordo com vc ferreira,ja estramos sentindo a falta da controlar,pois o ar esta cada vez mais ruim…

Erik
Erik
10 anos atrás

Estou preocupado com o Controlar, nao sei o que devo fazer depois do dia 31/01. Comprei um fusca com documentacao atrasada desde 2006 e recibo extraviado. Pelo que eu me informei, primeiro vc deve fazer o controlar 2013, aí licenciar 2013 e com o documento em dia é so dar entrada na segunda via do Recibo. Agora ouvi dizer que depois do dia 31 quem nao estiver em dia com o controlar nao conseguira mais licenciar o carro enquanto as novas regras e a nova empresa a ser contratada nao estiver definida. Tenho tb um corcel licenciado antecipado em 2013, que nao passou na inspecao. E agora? Corro pra fazer controlar dos dois, ou espero???? Alguém sabe o que fazer???

Ronnie
Ronnie
Reply to  Erik
10 anos atrás

Tenho um fusca 71 (placa final 9), estava com documento atrasado desde 2010, nunca fiz a inspeção veicular. Hoje (12/02/14) fui no Detran e consegui licenciar o ano de 2013 normalmente, só não fiz o licenciamento 2014 antecipado pois no Detran da Aricanduva só vai estar liberado em abril, sendo que fui informado que pela internet posso licenciar 2014, mesmo sem nunca ter feito inspeção veicular.

Tchau, controlar!!!

Luiz Alberto
10 anos atrás

A palhaçada continua

Três dias depois da prefeitura de São Paulo ter suspendida essa tal de in$peção veicular ambiental, um $erviço para lá de de inconstitucional, um juiz mal informado e totalmente leigo no assunto climatologia e dispersão de poluentes, concede liminar para que a empresa concessionária continue roubando o contribuinte paulistano. O portador de toga nem mesmo se dignou a fazer uma análise da qualidade do serviço, apenas usando como argumento, para lá de pífio, de que o serviço é necessário para o controle da poluição na cidade.

Chega a ser hilário, para não dizer patético, olhar para alguns postos da Controlar situados à beira das marginais, onde carros são submetidos a testes de olhar por partes de “técnicos”, onde o cidadão pagador de impostos se torna refém do bom humor do mesmo que se sente com poderes imperiais para decidir se aquele coitado deve ou não ter direito a usar seu veículo, enquanto que no corredor, logo em frente, passa veículos de todas as partes do país, grande parte caminhões à diesel, deixando suas cotas de fumaça e material particulado sem o menor complexo de culpa.

A decisão desse juiz, com letras minúsculas, só reforça o argumento de que esse país está entregue nas mãos de lobbies de grandes empresas e de grupos que capitalizam financeiramente em cima do assunto meio ambiente, para não dizer de políticos e partidos que tem campanhas financiadas com a arrecadação desse (des)serviço, que é uma afronta à inteligência de quem possui pelo menos dois neurônios em plenas condições sinápticas.

Elaine
Elaine
10 anos atrás

Ano passado não consegui pagar o IPVA, Licenciamento, DPVAT… enfim.. não paguei nada do meu carro. Esse ano acertei os valores do IPVA de 2012, 2013 e paguei 47,00 do controlar de 2012 (q não fiz).. é .. mesmo não realizando a Inspeção em 2012… eles cobram, e + 47,00 (controlar) de 2013. No dia q ia agendar, a prefeitura anunciou o cancelamento do Controlar. E agora? Eles irão me devolver o valor referente ao Controlar de 2012 q paguei esse ano? Será q vou conseguir licenciar meu carro esse ano?

Mario
Mario
Reply to  Elaine
10 anos atrás

Elaine,
Minha CBR 450 ano 89 estava licenciada ano passado mas nao tinha feito o controlar, pois licenciei no começo do ano. Ela quebrou e ficou parada o ano todo, nao fiz a inspeção nem em 2012 nem esse ano.
Segunda feira, ao saber que a inspeção foi cancelada licenciei a minha moto sem qualquer problema… Vamos ver se o documento chega.

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Vai Controlar, virá outra! E vai ser logo … e não estranhe se a taxa vier maior, tenho quase que certeza disso.
O cidadão brasileiro é visto e, só serve, para sustentar esquemas de arrecadações milionárias e sustentar empresas públicas e privadas gerenciadas por corruptos e incompetentes, incluso aí governos federais, estaduais, municipais, concessionárias de todo tipo, empresas privadas que contribuem para campanhas políticas …. a receita federal …. as mesmas quadrilhas de sempre.

Marlos
Marlos
10 anos atrás

E os trouxas (como eu) que fizeram a vistoria na sexta? Poucas horas antes do anúncio do prefeito que foi na hora do almoço. Esse governo é uma piada mesmo.

Eduardo Trevisan
Eduardo Trevisan
10 anos atrás

É uma má notícia. Achava o valor justo, a inspeção rápida e organizada e ultimamente todo carro fumacento em São Paulo tinha placa de outras cidades. Eu, que sou o típico idiota, já fiz várias manutenções para deixar o carro e a moto em dia para a inspeção.

Pode apostar, vai piorar.

antonio stricagnolo filho
antonio stricagnolo filho
10 anos atrás

Governos fazendo e usando o necessario de maneira errada para levar vantagem ilicita,é o Brasil.Povo só quer os direitos sem a obrigações,vota no representante executivo e legislativo pensando em facilidades,não quer poluição,não quer rodizio, não quer fazer manutenção do carro,não quer radar,não quer respeitar as regras e leis de transito e vive falando de primeiro mundo,quando chega lá entra nos trilhos e fala que é tudo certinho,volta pra cá e reclama da infima multa que levou porque parou em lugar proibido.Por baixo vão 500 anos pra desmanchar o estrago feito e depois escolher outro povo para começar de novo,melhor seria desmanchar e deixar a Fauna e Flora em paz!

claudio aun
claudio aun
10 anos atrás

Também li que, a inspeção veicular será implantada em todo estado de S.P.

claudio aun
claudio aun
10 anos atrás

Li que a CONTROLAR pertence a CCR que pertence a família Covas, toda filiada ao PSDB, seria mais revanchismo?

Pedro
Pedro
10 anos atrás

Vi uma BMW 540 daquelas com quatro faróis redondos, com placa de sp, carregando escada de pedreiro em Miracatu/SP, na zona rural. A pobre n deve ter passado na vistoria e foi o que soubrou p fazer.

Luiz Alberto
10 anos atrás

Meu medo é que os políticos inventem algo pior. Qualquer tipo de serviço dessa espécie será totalmente inócuo, tendo-se corredores como as marginais onde passam veículos de todos os lugares do Brasil sem a obrigatoriedade dessa in$peção. Será que só os paulistanos continuarão sendo chamados de idiotas, caso venha outro “serviço” dessa espécie?

Fernando
Fernando
10 anos atrás

Fala sério, não podiam ter cancelado essa bagaça semana passada, meu carro tava re-agendado para segunda feira (foi reprovado por estar estar com a marcha lenta 90rpm acima do limite que era 1200rpm, sendo que todas as emissões de gases estavam bem abaixo dos limites), agora provavelmente perderei o valor da taxa que paguei, brigadão prefeitura…

tevez
tevez
10 anos atrás

Surprendeu o titulo…Eu esperava um CHUPA CONTROLAR…Legal…acabou a ditadura agora e a sacanagem tmb

Jean
Jean
10 anos atrás

Completando: vou rir quando você tiver de se retratar pela notícia errada.

Jean
Jean
Reply to  Jean
10 anos atrás

Agora explique aos leitores porque das 3 mensagens que mandei você só postou essa…

JP
JP
10 anos atrás

Vai ter inspeção veicular em várias cidades e a demonização do carro está cada vez mais forte. Infelizmente não dá pra comemorar muito.

Caipira
Caipira
10 anos atrás

Bao do interior eh isso… Tem nao dessas coisa.

Silvana Castro
Silvana Castro
10 anos atrás

E o que vc me diz sobre a Controlar estar indignada com o Prefeito Haddad???? Como diz vc a Controlar que vá lamber sabão!!!! hahaha

LucioSp
LucioSp
10 anos atrás

Poutz.a minha e deveria ter feito mês passado e o burro aqui esqueceu…iria agendar nos próximos dias……..será q vai dar problema para licenciar o carro ano q vem? Pqp

RL
RL
10 anos atrás

Tentar melhorar a poluição acho legítimo, mas da maneira como havia sendo feita a coisa, não. Por exemplo, carro antigo, em bom estado, que vc usa duas vezes por semana, por exemplo, ou semana que nem usa, acho que não tem sentido precisar de Controlar. Isso só faz com que as pessoas fomentem uma indústria não correta, como a que vende placa preta pra quem não quer passar pela inspeção. Abs a todos.

José Morelli
José Morelli
10 anos atrás

Este é o mês em que teria de fazer inspeção na Controlar, meu carro é final 9. E aí, faço? Eu fiz ano passado, compensa fazer este ano? Bem feito pro Kassab prefeito Kibe, que inventou moda e se deu mal! Enfim, bem feito pra todos estes governantes corruptos e inescrupulosos ligados à corporações sujas que aproveitam tudo pra tirar grana das pessoas. Se f****am!!! Bem feito!!!

alan
alan
10 anos atrás

No brasil nada funciona, nem publico nem privado; TODO FAZ DE CONTA/TUDO VERGONHA!!!

Fausto Neves
Fausto Neves
10 anos atrás

Eu sei que o assunto é polemico e que ninguém gosta de pagar pela inspeção etc. Mas deveríamos nos lembrar dos resultados práticos que o controle da manutenção do sistema de controle de poluição dos carros(também conhecida por Inspeção Veicular) trouxe para a saúde pública. Aos mais curiosos recomendo uma pesquisa no Google pelo trabalho do Dr. Paulo Saldiva da Escola de Medicina da USP e dos estudos que ele faz mostrando os efeitos da poluição à saúde pública. Se não estiverem satisfeitos procurem o site da Enviromentality do Eng. Gabriel Branco (um dos pioneiros na área de controle da poluição) e dos dados interessantes que ele levantou sobre a melhora do estado de conservação da frota após o início da Inspeção Veicular.
Se formos colocar as coisas do simples lado econômico, qual é o sentido de pagarmos (e muito) pelos equipamentos de controle de poluição que temos em nossos carros se torcemos para que eles não funcionem?
Acho que o monopólio de uma empresa, os métodos ou o fato do serviço ser cobrado devem ser discutidos, mas seria bom também alguém reconhecer os benefícios do programa e buscar ajustar de uma forma efetiva e não dessa forma claramente “eleitoreira”.
Finalmente, não trabalho para a Controlar e nem conheço esse pessoal.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Fausto Neves
10 anos atrás

Concordo totalmente com o ponto-de-vista do Fausto.

Que se limpem os contratos, mas a inspeção precisa continuar a ajudar a limpar o ar.

É um absurdo o que a poluição (e a gerada pelos automóveis tem enorme parcela nisso) mata todo dia de pessoas em São Paulo e no mundo. Ver, por exemplo, http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/09/1345986-poluicao-em-sp-mata-quase-100-mil-pessoas-em-seis-anos.shtml

Depois que você vê uma criança com asma sofrendo para respirar, fica bem mais fácil compreender o que estamos dizendo.

marcelo
marcelo
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

concordo. E já pensou se liberam os dois tempos…no way

Pedro
Pedro
Reply to  marcelo
10 anos atrás

Nossa… Estamos correndo um grande perigo. Vamos todos comprar uma bolha igual a do Travolta para respirar.

Peter Perfeito
Peter Perfeito
10 anos atrás

Acabou até Dezembro. Vão fazer outro edital e vão esperar que outrs empresas ofereçam o serviço…

Não comemorem muito. Não acabou o “Controlar”, nem a Inspeção Veicular. E o que vier depois não será “de graça”.

jagao
jagao
10 anos atrás

Já vai tarde mesmo. Se a intenção é preservar o meio ambiente, que se faça dentro de certos parâmetros mais coerentes e não simplesmente conceder o serviço a uma única empresa (monopólio).
Qual a razão de obrigar veículos novos realizarem a tal inspeção? Se o prefeito era tão macho, deveria obrigar inspeção dos veículos novos ainda nas concessionárias e não mais um ônus para o proprietário.
Tava na cara que a única intenção era arrecadar, arrecadar e arrecadar.
Como hoje em dia todo mundo é “verde”, cria-se essa desculpa de preservar o meio ambiente e tome-lhe taxa…

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
Reply to  jagao
10 anos atrás

Aqui no Rio de Janeiro é pior, vc tem que ficar tentando agendar sua vistoria para os postos do detran, que demora muito por falta de vagas. O IPVA é um dos mais caros do Brasil e ainda vem anexo a taxa de aferição de gases poluentes, inclusive para motores dois tempos!?, e no final, na prática, as filas ficam enormes, vc acaba liberado dessa aferição, que vc pagou caro por ela. A vistoria é de péssima qualidade, com prestadores de serviço terceirizados que não possuem a mínima capacitação. Não há padrão definido dentro do posto. Chegamos a perder dias em pendências do veículo ou de documentação tendo que retornar várias vezes ao posto. É um absurdo. Nada nesse país funciona e aqui no Rio de Janeiro, onde os impostos em geral são os mais caros do país, está um caos. A verdade é que estamos vivendo uma desordem social. Ninguém respeita mais nada.

Claudio Soares
Claudio Soares
10 anos atrás

Calma FG… Por outro lado esta o controle de poluição desta nossa mega metrople. Eu particularmente, troquei todo o sistema de escape do meu Marea 2000 para poder estar de acordo com a emissão de poluentes. Se sou um “pobre” que se adptou as leis, imagino quantos não se enquadraram. Há alguns expertinhos…mas a maioria se “coçou” e fez regulagens de motor e troca dp sistema de escapamento. Fiz a minha parte. Detesto Kassb e Haadad, mas sou um cidadão paulistano e não quero contribuir com a poluiçao da minha cidade.

jose pena
jose pena
10 anos atrás

Eu paguei e agendei para dia 19/10. Fui enganado 2 vezes. Vou licenciar sem ter feito o controlar , porém tendo pago .Além de ter gasto um dinheiro na troca de alguns componentes que até poderiam durar um pouco mais ( velas ,oleo , reparos do carburador) isso tudo para não correr o risco de ser reprovado. Tenho uma Virago 535 ano 1994. Bem conservada que roda só nos finais de semana. Me sinto um tonto.

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
10 anos atrás

Gostaria que esses serviços não fossem uma mera começão de dinheiro e servissem pra algo.

E não me canso de citar o IPVA, de todos que tomamos diariamente, o maior murro na cara do cidadão de bem deste país.

Não bastasse a fortuna que pagamos dessas bostas com que nos locomovemos, recheados com impostos que fariam qualquer ditador de terceiro mundo corar, ainda temos que pagar esse imposto que é vergonhoso.

Vc Flávio, que tem vários amigos estrangeiros pelo que leio, se já não fez, um dia em uma conversa de bar com algum amigo estrangeiro, fale pra ele que pagamos 4% do valor de nossas carroças todo ano para essa corja de corruptos.

Tive duas oportunidades, e eles nunca acreditam…

Fabio Fornari
Fabio Fornari
10 anos atrás

Controlar era monopólio, o atendimento uma merda, efetividade do serviço idem. Foi tarde. Porém não se pode deixar de admitir que a inspeção veicular tem sim de ser obrigatória e criteriosa. Porém, no país da ilegalidade, não são muitos que concordam com isso.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Calma, foi uma ação casada, será instaurada com o endosso do próprio Haddad a inspeção veícular ESTADUAL. Resumindo, Eu que nasci em Santo André e moro em São Bernardo passarei a pagar essa idiotice.

Trabalho perfeito do Haddad… mesmo sem morar em São Paulo ele acabou me fudendo.

Segue o jogo, esses caras não dão ponto sem nó.

Imperador

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Tanto não dão ponto sem nó que o cara rasgou os R$0,20 centavos da passagem para recuperar mais de 15% no IPTU.

Somos todos idiotas…

Imperador
Obs.: Faltou um post sobre a sacanagem do IPTU na Cidade de São Paulo… e chego a dizer que a noticia do fim da Controlar é uma “contrabateria” para combater os ataques que o Haddad vem sofrendo em relação ao IPTU.

Fábio Labs
Fábio Labs
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Mas por acaso é justo pagar esse aumento absurdo,muito acima da inflação? Não importa se o cara mora em bairros ricos, se tem grana, o aumento é injusto! E mais uma coisa, imóveis comerciais vão pagar muito mais. Trabalho numa metalurgica que tem filial em Mogi e há mais de um ano ela está sendo ampliada para receber todos os equipamentos de alguns setores(ferramentaria,estamparia,galvanoplastia) e por conta dessa duvida sobre o IPTU, as contratações que sempre eram feitas entre janeiro e fevereiro(com o pessoal sendo selecionado entre outubro e novembro) foram canceladas. Se a pancada do IPTU for muito forte, a empresa inteira vai embora, mas não os funcionários, já que é mais barato e pratico(para a empresa) contratar pessoas que moram em Mogi das Cruzes. Moro na periferia, não pago IPTU, mas a bomba vai estourar no meu colo do mesmo jeito de quem mora nos Jardins e em Moema.

daniel
daniel
Reply to  Fábio Labs
10 anos atrás

É isso aí Fábio. Vai haver fuga de empresas e também de pessoas, que vão se mudar para cidades da grande SP onde o IPTU é menor, fodendo ainda mais a mobilidade urbana. Precisamos parar com essa visão míope de que todo mundo que paga IPTU é rico. Nesse País é assim. Ou o cara é um miserável que só consegue viver das benesses do Estado, ou é um milionário que pode suportar qualquer aumento no seu custo de vida. Não é assim. E mais, o cara que é isento de IPTU pode estar comemorando cegamente. “Os ricos é que paguem”. E aí perde o emprego porque a empresa teve um aumento de 45% e vai ter que demitir. Ou vai se mudar para Alphaville, e ele que se vire para ir até lá todo dia. Imaginem o que vai ter de Municípios oferecendo isenção fiscal para empresas. Muitas vão se mudar. E todos vão ter que se lomocover distâncias maiores para ir trabalhar. Bela manobra Prefeito…

Minoru
Minoru
Reply to  daniel
10 anos atrás

Ao que me conste, o fato de se obrigar o controle ambiental dos veículos automotores em outras cidades do estado de S.Paulo veio do Ministério Público e não do Sr.Prefeito da cidade de S.Paulo… tem gente que não se informa e sai jogando pedra em quem não tem nada a ver!

Quanto ao aumento do IPTU era mais do que esperado e espero que os pais daqueles moleques que nunca andaram de ônibus e foram às ruas reivindicar o direito dos seus vinte centavos da passagem de ônibus reflitam se no final das contas valeu mesmo a pena e se fosse assim, por que não protestaram quando o prefeito anterior aumentou a mesma passagem para um valor que era percentualmente o dobro da inflação à época e o dobro do valor numérico daquilo que o atual prefeito, que era R$ 2.60 para R$ 3.00?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

O pessoal da Zona Leste também paga IPTU…