YIN YANG (3)

yy3SÃO PAULO (Japão ou Índia?) – Com 77 pontos de folga sobre Alonso, o segundo colocado no campeonato, Vettel terá seu primeiro match point domingo que vem em Suzuka. Se vencer e Fernandinho ficar no máximo em nono, acaba o campeonato matematicamente.

É o que todos desejam. Porque ser campeão na Índia, em outro fim de mundo desses que nada dizem ao automobilismo e à F-1 em particular, ninguém merece. Suzuka sim é palco para campeões.

Mas é difícil fechar a conta no Japão. Vettel deve ganhar, como ganhou de madrugada na Coreia. Mais uma vitória, a oitava no ano e quarta seguida de uma temporada que todos já largaram de mão. Só que para Alonso chegar em nono, só se acontecer alguma grande cagada, o que não tem sido frequente. Fernandinho tem corrido para chegar ali entre os cinco ou seis primeiros sem grande dificuldade. Mas sem nenhuma chance de lutar por vitória, o que é uma tristeza. De qualquer maneira, deve adiar a conquista do tetra.

O GP de Yeongam não foi brilhante, mas também não foi o pior de todos os tempos. OK, Tiãozinho não teve grandes problemas, embora a vitória não tenha sido tão fácil quando, por exemplo, a de Cingapura. Mas também não houve disputa, a exemplo do que tem acontecido nas últimas etapas do Mundial. Ele precisou apenas administrar o desgaste do pneu dianteiro direito, como todos os outros pilotos, fez seus dois pit stops com tranquilidade e liderou todas as voltas da corrida. Aliás, vale repetir aqui a conta que o Reginaldo Leme fez na TV. De 220 voltas percorridas em quatro GPs sul-coreanos, Vettel liderou 208. É um exemplo claro do domínio dele e da Red Bull sobre todos os outros nos últimos anos.

No início da corrida de hoje, Grojã foi o cara da primeira volta, ao passar Hamilton e assumir logo o segundo lugar, enquanto Sebastião já se acomodava na ponta. Ainda na primeira volta, Massa cometeu mais um erro. Freou atrasado numa tentativa de ultrapassagem dupla e, para não bater em Rosberg, rodou e caiu para último. Péssimo, para quem procura lugar para correr no ano que vem.

Na confusão armada pelo brasileiro, que atravessou o carro na pista, muitos brecara, outros desviaram e alguns se deram muito bem. Ricardão, por exemplo, apareceu em sétimo. Tinha largado em dôzimo. E Maldanado surgiu em nono, depois de largar em dezôitimo. Raikkonen também ganhou algumas posições e se colocou na briga, ele que fora mal na classificação. Na nona volta, já estava em quinto depois de passar a Toro Rosso de Daniel e a Ferrari alônsica.

Na décima volta os ponteiros abriram a primeira janela de paradas. O único que largou com pneus médios, Ricardão, seguia na pista. Vettel voltou na frente, mas com Grosjean não muito longe. Nada que assustasse, porém. O francês tinha de se preocupar muito mais com Hamilton, colado atrás dele, do que com o alemão inalcançável. Só na volta 19 Ricciardo fez seu pit stop.

Kimi deu o pulo do gato ao antecipar sua segunda parada na volta 26, se livrando de um tráfego incômodo e irritante. Àquela altura, Hamilton brigava com seus pneus esfarelando. Rosberguinho chegou, passou e sua asa estranhamente envergou, raspou no chão e arrebentou. Coisa esquisita dos infernos. Teve de trocar o bico. Nessas, Raikkonen herdou algumas posições após as primeiras paradas da segunda janela de pit stops. E ainda teve um safety-car para ajudar quando estourou o pneu de Pérez. Um monte de gente foi para os boxes, mas como Kimi já tinha feito o dele, foi uma delícia.

Vettel seguia na ponta, mas agora com duas Lotus no seu encalço: Grojã em segundo e o tagarela em terceiro. O safety-car ficou na pista para a limpeza dos detritos do Chapolim maclariano da 33ª à 37ª volta.

Na relargada, Sutil foi para cima de Webber, acertou o australiano e seu carro pegou fogo. Seu, no caso, o de Webber, coitado. Aí rolou a confusão do dia, com uma SUV carregando fiscais com extintores invadindo a pista para apagar o incêndio na Red Bull. Perigoso demais. Safety-car na hora, claro. E nesse meio tempo, entre o fogaréu e a nova bandeira amarela, Raikkonen, espertinho, atacou Grosjean e passou. Sabia que não levaria o troco porque notou a bandeira amarela um pouco adiante. Malandrinho.

Na volta 41 a prova foi retomada com Vettel, Kimi, Grojã seguidos pelo grande destaque do dia, Hülkenberg, puxando a fila com Hamilton, Alonso, Button e Rosberguinho, todos colados. Foi uma bela briga. Era Alonso que tentava passar Hamilton que tentava superar Hulk, que segurava todo mundo. Excepcional atuação do alemão da Sauber, que deve ter lhe valido alguns pontos na luta por uma vaga na Lotus no ano que vem.

E assim terminou a corrida, com Vettel na frente, Kimi e Grojã ao lado dele no pódio, Hülkenberg em quarto, seguido por Hamilton, Alonso, Rosberg, Button, Massa e Pérez. Não se sabe se a Coreia volta ao calendário no ano que vem. O circuito é chato, mas não é isso que incomoda tanto. As arquibancadas estavam vazias de novo, porque a cidade onde fizeram o autódromo, a 400 km de Seul, fica onde Buda perdeu as botas. Definitivamente, não é um sucesso essa corrida. E o horário, para nós aqui dos trópicos, é uma tristeza.

Subscribe
Notify of
guest

190 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Evangelista
João Evangelista
10 anos atrás

precisou o Sebastian Vettel ganhar 3 titulos, 34 vitorias e 41 poles pro primeiro narrador do Brasil ,Galvão Bueno , falar a 1 volta do final “Amigos temeos que reconher que o Vettel é bom tbm, a gente(???) só fala do Newey, Newey, Newey; mais o menino é bom tbm, é genio tbm, agora ele ta chegando no patamar dos genios da formula 1″AGORAAAAA???
O Massa precisou só fazer uma ploe em MOnaco em 2008 pra ele falar”Amigos o Massa é genio, é o novo idolo da formula.Mesmo não gostando da pista amigos, mais ele vai faz a pole.Craque né?fazer o quê?gênio é outra coisa amigo”
Só a base de curiosidade Vettel tem 3,382 de média de vitorias contra 3,384 de Michael Shumacher.Que pilotinho ruizinho esse Tião não?

ms
ms
Reply to  João Evangelista
10 anos atrás

acho que já tá batendo o desespero no galvão pq já sabe que Vettel vai pulverizar todos os recordes de Senna e, detalhe importante, fará isso sem precisar lançar mão dos expedientes que todos sabem que Senna utilizou pra conquistar boa parte de suas poles e também sem precisar fazer ultrapassagens da forma coercitiva como senna fazia sobre outros pilotos poque segundo estatística apresentada por Jackie Stewart, Senna foi o campeão mundial que em sua trajetória na F1 jogou mais pilotos pra fora das pistas ao fazer suas ultrapassagens do que qualquer outro campeão de F1 que o antecedera (e fez isso numa proporção bem expressiva, se não me falha a memória, 8 vezes mais que outro campeão que ficou em “2º lugar nesse quesito”…..

ms
ms
Reply to  ms
10 anos atrás

a bem da verdade, Stewart, na entrevista que fez com Senna, disse que se contasse as vezes em que TODOS os campeões que antecederam Senna entraram em contato com outros pilotos nas pistas e as vezes em que senna também entrou em contato com outros pilotos nas pistas, num período de 36 ou 48 meses, certamente o numero de contatos de senna superaria o numero contatos de todos os outros campeões juntos….

Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

A “Flecha de Prata” do Nico Rosberg ficou com a ponta bem afiada: ele rolou uma volta inteira, só passando o esmeril na mesma…

Ron
Ron
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

KKKK!

samuel.aju
samuel.aju
10 anos atrás

Falou tudo…. Só não vê quem não quer… Mas não tem jeito, o Galvão já insinuou, em horário nobre, que o cara eh um gênio, pode?

samuel.aju
samuel.aju
Reply to  samuel.aju
10 anos atrás

E DO HAMILTON, VALE O RESUMO:
“Ele já ganhou”, disse Hamilton, quinto em Yeongam, a repórteres britânicos. “A menos que ele não termine as corridas que faltam, e mesmo se não terminar, ele provavelmente já ganhou.”
“Pessoalmente eu lamento pelos fãs, porque me lembro da época em que Michael Schumacher estava ganhando. Eu me lembro de acordar para ver o início da corrida e depois voltar a dormir, e então acordar quando acabava porque já sabia o que iria acontecer.

Eric Musashi
10 anos atrás

Vettel é 8 ou 80.
Só vence se for de foguete ou se for de carroça, como a Toro Rosso.

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
10 anos atrás

Eu achei uma baita corrida, agora só pq Vettel vence a corrida é chata? Eita Alonsistas do c….

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Eduardo Schmidt
10 anos atrás

Acho que quem reclama são os torcedores do Vettel, pra quem torce pro Alonso não faltam disputas.

João Evangelista
João Evangelista
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Tetra-mundial é uma coisa que o Alonso não consgue nem a pau
Tetra-mundial é uma coisa que o Alonso não consgue nem a pau
Tetra-mundial é uma coisa que o Alonso não consgue nem a pau

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  João Evangelista
10 anos atrás

Ui, Ui, Ui… Segura a franga!

João Evangelista
João Evangelista
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Snif, snif..nao chora não.Vou fazer o seguinte, eu tenho os videso do GP Brasil 2005/2006 e vou enviar pra esses paga-pau do Vettel e mandar pra eles:”CHUPA PAGA-PAUS DO VETTEL, CADÊ ELE NESSAS CORRIDAS??? ALOOOOOOOOOOOONSO BI-CAMPEÃO,CHUPA.NÃO PARECEU NEM NA FOTO”.
Alias, eu acho que o Fernando Alonso vai dar uma virada nessa temporada e vai ser Tri-Campeão.como diz o Gavlão “Fernando Alonso vai mostrar porque é Fernando Alonso.O Alonso é cirurrrrrrrrrrrrrrrrrrgico amigosssssssssss”

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  João Evangelista
10 anos atrás

Quando Vettel sair de baixo da asa do Adrian Newey você me manda o vídeo, tá?

João Evangelista
João Evangelista
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Pq esperar o Newey abir a assa Pro Tião sair voando se nós podemos relembrar hoje mesmo as corridas memoraveis do GP Brasil 2005/06 que consagraou o FANTAAAAAAAAAAAASTICO Fernando Alosno como Bi-Campeão Mundial, se podemos relembra-los hoje mesmo?
Alias esse ano Alonso vai ser TRI…OhOhohohohoho EU ACREDITOOOOOOOO ,OhOhOOhOh EU ACREDITO…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  João Evangelista
10 anos atrás

Vai ser Tri (vice)…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  João Evangelista
10 anos atrás

Pq até lá é latente que a RBR é o melhor carro e Alonso o melhor piloto.

João Evangelista
João Evangelista
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Como diria Galvão Bueno: “Dom Allez Alonso das Asturias, seus comentarios são cirurrrrrrrrrrgicos amigos, a latente do melhorrrrrrr pilotos de todos os tempos”.Todo mundo comigo: Oh ohoooooooo ohoooooooo EU ACREDITOOOO!!!

Vettel Tetra
Vettel Tetra
Reply to  Eduardo Schmidt
10 anos atrás

Chorem Choronsos….

Pedro Araújo
Pedro Araújo
Reply to  Eduardo Schmidt
10 anos atrás

eu também achei uma corrida bem legal. disputas interessantes, uns episódios esquisitos, na real gostei bastante.

Dennis Tae
10 anos atrás

O circuito é tão “chato” que rendeu disputas acirradas no pelotão pós-Vettel até o fim da corrida… É lamentável jornalistas afirmarem que os pilotos criticam a pista: mesmo no site Grande Prêmio, a pista é só elogios… E as arquibancadas poderiam não estar tão cheias quanto as etapas européias, mas foi nítido que o público só tem aumentado nos últimos anos… Não se viram arquibancadas como na China ou na Malásia…

Paulo
Paulo
10 anos atrás

Um detalhe interessante da corrida foi o pedido do Grosjean para que a Lotus instruísse o Raikonen para deixa-lo passar. Como a possibilidade do finlandês obedecer a esse tipo de ordem era mínima, e ia ficar muito feio para a equipe ter uma ordem desobedecida, mandaram o Grosjean se virar e passar na raça.

Juliana Amaral
Juliana Amaral
Reply to  Paulo
10 anos atrás

Tive a mesma impressão durante a trasmissão, e depois o francês se fez de vítima. Porque não foi para cima?

Seinfeld
Seinfeld
10 anos atrás

Ao invés de descer a lenha no Alonso pq não alcança o Vettel no campeonato e nas corridas…Por que vcs “anti-Alonso” não se perguntam por que NENHUM OUTRO PILOTO também não alcança o Vettel E O ALONSO no campeonato???

Sim, ‘comemoram’ querendo fazer gozação pq o Alonso é “vice do Vettel”…mas e aí? Cadê outro piloto pra superar o Alonso???

Esse povo que “aprendeu a torcer” na F1 dos anos 90 pra cá é f..da viu…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

“Cadê outro piloto pra superar o Alonso???”

É só dar a outra Ferrari para o Hulkenberg e teremos outro piloto superando o Alonso.

Simples assim.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Não, não, não. Não desejemos mal ao próximo.
Slowson é o mais próximo de V3443l há 3 anos. Mesmo que 2s atrás.

O posto do maior vice de todos os tempos é do Slowson e ninguém tasca!

Ficará para sempre nos anais (uiuiui!) da F1.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

O que se vê é uma RBR anos luz à frente das d+s…..nada mais.

Eric Musashi
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Button superou Alonso em 2011.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Eric Musashi
10 anos atrás

Aquela Mclaren com F-duct era um foguete.

Mel Brooks
Mel Brooks
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Tem tambem um tal de Raikkonen ai que faz isso, de Lotus. Largando do fundo do pelotao.

Alias… tem superlicenca para torcer tambem? E quem comecou depois de 60? E 80? e 2000? Ou o problema e so 90? Pode mudar a torcida quando o piloto favorito aposenta ou tem que parar de assistir e torcer?

Vettel Tetra
Vettel Tetra
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

Seinfeld Alonsista. Chora choronso.

William Peña
William Peña
10 anos atrás

Grande corrida do FELIPE MASSA !
Fecha a primeira volta em último, faz a melhor ultrapassagem da corrida, e ainda chega a dois carros do ALONSO.

Paulo
Paulo
Reply to  William Peña
10 anos atrás

Pena que não exista um campeonato mundial de ultrapassagens, né? Nesse o Massa, que se especializou em fazer corridas de recuperação, seria o campeão. Já o coitado do Vettel seria o último, uma vez que faz tempo que ele não ultrapassa ninguém.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Paulo
10 anos atrás

Mas Paulo, você há de convir, melhor assistirmos a corrida do Massa que do Vettel!

Jr.
Jr.
Reply to  William Peña
10 anos atrás

Corridaça mesmo. Isso estes chupa-cabras não enxergam.

ms
ms
10 anos atrás

Façam suas apostas: em qual das próximas corridas Vettel NÃO irá vencer!
PS: Vale apostar em alguma corrida da próxima temporada…..

Paulo
Paulo
Reply to  ms
10 anos atrás

Depois que o Vettel garantir o campeonato, deveriam inventar uma punição de dez posições para ele. Seria legal ver o alemão largar lá atrás e fazer algumas ultrapassagens. Ele deve estar sentindo falta de um pouco de diversão.

ms
ms
Reply to  Paulo
10 anos atrás

o consolo dos outros pilotos do grid é exatamente esse, se divertirem muito mais que o jovem tetracampeão porque podem usufruir das emoções e a adrenalina de serem “caçados” pelos outros pilotos e se defenderem dos ataques e também poderem ir à caça de seus concorrentes para tentar ultrapassá-los, mas do pobre Vettel…..ninguém se aproxima…… ninguém está a sua frente para ser ultrapassado…..desse jeito, vai chegar uma hora que Vettel não aguentará mais e vai gritar ” fiquem com todo meu reino mas por favor me deixem fazer pelo menos uma ultrapassagenzinha.que não seja a de retardatários….

ALEX B.
ALEX B.
10 anos atrás

É, cam-pe-áo!! É, cam-pe-áo!! É, cam-pe-áo!!

Marcos Alvarenga
Marcos Alvarenga
10 anos atrás

Existe “400 km de Seoul” dentro da Coréia do Sul? Acho que é distância delas pra um “meio-país” tão pequeno.

Marcio Vieira
Reply to  Marcos Alvarenga
10 anos atrás

entra no Google Maps e conte para nós

Jean
Jean
Reply to  Marcos Alvarenga
10 anos atrás

Aqui, tiozão: http://goo.gl/maps/903BL

Moy
Moy
10 anos atrás

Bem amigos, o Galvão é de uma melancolia só. O cara que faz a gente ficar constrangido ao ouvir ele narrando/comentando/palpitando/cornetando/prevendo uma corrida.

Quanto ao massa, ele fez o que prometera: Dar canseira no Alonso.
O Alosnso, de fato, deve tá cansado do massa fazer meleca na equipe.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Moy
10 anos atrás

Moy, na boa, Alonso é muito melhor em “meleca” de equipe que o Massa. É só olhar o histórico do espanhol.
É um pilotaço, mas um mestre em “melecas” monstro!

Mara
Mara
10 anos atrás

Até que para um velhaco ,bichado e torto sair em nono e chegar em segundo tá de bom tamanho.Você não acha não Flávio?

Carlos Roberto da Silva Junior
10 anos atrás

Para o Vettel só fica faltando o dia de levar o Treta pra casa, e a categoria fica hoje resumida entre Vettel e os outros que é liderado por Alonso, aliás o Alonso nem pedindo ajuda a Deus e o Capeta será campeão esse ano! O Massa além de ser um subalterno na Ferrari, vai se acostumando a cair para último, e chegar nos pontos já vale como uma vitória. O grande destaque dessa corrida foi o Nico Hülkenberg que segurou com unhas e dentes os ataques suicidas de Alonso e Hamilton com sua considerável carroça intermediaria Sauber no meio daqueles foguetes Ferrari e Mercedes. O Rubinho já foi descartado para o GP Brasil 2013 como também para temporada 2014 pela Sauber. Adeus Rubinho! F1 nunca mais!

Fabio0800
Fabio0800
Reply to  Carlos Roberto da Silva Junior
10 anos atrás

O que leva um sujeito a escrever que a Sauber é uma “carroça intermediaria” e ao mesmo tempo chamar a Ferrari de “foguete” ?

Carlos Roberto da Silva Junior
Reply to  Fabio0800
10 anos atrás

De certa forma a Ferrai é um foguete sim! A Ferrari não tem um carro afinado como o da Red Bull, mas tem um bom carro. E verdade que a Ferrari precisa melhorar! E verdade que a Ferrari precisa de uma dupla competitiva andando no primeiro pelotão! E verdade que o Massa é um peso morto na equipe! E verdade que a Sauber não é um carro de Ponta que tem o hábito de andar no primeiro pelotão, então o Hülkenberg foi um atrevido andando em quarto na frente daqueles foguetes com sua carroça intermediária sim, e que vale como uma melhor escola para muitos hoje!

Jean
Jean
10 anos atrás

O que chamou minha atenção foi:
– a súbita “baixada” da asa dianteira do Rosberg, impressionante aquilo;
– a “dechapada” do pneu, mas não total, saiu como se fosse pneu recapado de caminhão, do carro do Perez.

Quanto ao Enceradeira… não fez mais do que a obrigação dele: rodar.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

O Herdeiro continua colocando ordem na casa. Semana que vem, já deve estar tudo nos seus devidos lugares.

Fabricio Lisboa
Fabricio Lisboa
10 anos atrás

Só não entendi uma coisa: porque o “mago da estratégia” Ross Brawn deixou Hamilton na pista pelo menos umas cinco voltas “sem pneus”??? LH perdeu uns 8 segundos na brincadeira.

Marcelo ao Fabricio Lisboa
Marcelo ao Fabricio Lisboa
Reply to  Fabricio Lisboa
10 anos atrás

Fabricio, você tem que entender o seguinte, existe uma “janela” de trabalho com jogo de pneus. Isso varia de carro pra carro, estilo de piloto, etc… Se Lewis teve que ficar cerca de cinco voltas com pneus no “osso” é porque já era combinado.

O problema é que o piloto inglês abusa dos pneus, pra piorar, o carro Mercedes nunca foi ótimo nessa área! Veja Rosberg, estava virando rápido e atacou Lewis porque soube cuidar melhor da borracha. Pode até parecer que Nico é um piloto lento, mas a verdade é que Lewis força ao extremo o carro, isso torna ele veloz, mas tem um custo, foi o que aconteceu nessa corrida. Se uma prova de 300 Km consome três jogos de pneus, tudo é calculado. Dependendo da estratégia, um jogo de pneus super mole tem que durar 10 voltas, os médios 25 e 25. Se o piloto abusar da borracha, pode até dar show, ir pra cima e fazer grandes ultrapassagens, mas isso pode comprometer sua corrida!

Se Lewis “destrói” a borracha antes da hora, ele vai pagar o preço. O que Ross Brawn fez foi evitar uma parada a mais(veja como é complicado ter um piloto que só quer saber de acelerar. Lewis pode se dar mal com os turbos. Se a Mercedes não caprichar na confiabilidade, o piloto inglês pode ficar muitas vezes pelo caminho). Brawn não teve escolha, melhor Hamilton virar 2 até 3 segundo mais lento, que fazer uma parada a mais nas últimas voltas. Não tenho duvidas, essas “cinco voltas” comprometeu Lewis de chegar a frente de Hulkenberg.

Por falar em Hulkenberg, esse alemão fez uma corrida espetacular, em determinada hora segurou: Hamilton, Alonso e Button, são quatro títulos. Ninguém passou o veloz alemão…

Flavio Monteiro
Flavio Monteiro
Reply to  Marcelo ao Fabricio Lisboa
10 anos atrás

Também considero o Hulk um piloto diferenciado. Um dos poucos aspirantes do grid atual que parece ser “da outra turma”.

Renato F1
Renato F1
Reply to  Marcelo ao Fabricio Lisboa
10 anos atrás

“Se Lewis ‘destrói’ a borracha antes da hora, ele vai pagar o preço. O que Ross Brawn fez foi evitar uma parada a mais (veja como é complicado ter um piloto que só quer saber de acelerar)”

Concordo com o seu comentário Marcelo, mas também mostra que na F1 não vence o conjunto carro/piloto mais rápido, mas sim o conjunto carro/piloto que anda rápido mais tempo sem desgastar os pneus. Ridícula essa F1!

Thiago Basílio
Thiago Basílio
Reply to  Marcelo ao Fabricio Lisboa
10 anos atrás

Todavia ele podia ter parado na mesma volta de Nicpois enquanto Nico arrastava o aerofolio dava tempo suficiente para hamilton fazer sua troca.Ao contrario deixaram elena pista por mais uma volta.Segundo erro seguido de Ross Brawn que errou também no Gp de Cingapura.

Alvir Luiz
Alvir Luiz
Reply to  Fabricio Lisboa
10 anos atrás

Na pista, ele perdeu oito segundos em cinco voltas. Se parasse, perderia 22, 23 segundos. Deve ter sido por ai.

prolixo
prolixo
10 anos atrás

É.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  prolixo
10 anos atrás

Concordo.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Idem.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Eu discordo.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Discorda?

Matteoni
Matteoni
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

?

Oi?
Oi?
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Dia 8 de outubro e vcs comentando esse post??????? Kkkkkkkkkkkkk

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Estamos debatendo um comentário mui filosoficamente colocado e você vem tumultuar?

Caio Cezar
Caio Cezar
Reply to  Oi?
10 anos atrás

FIM

viúva solitária
viúva solitária
Reply to  Caio Cezar
10 anos atrás

Fim de que?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  viúva solitária
10 anos atrás

Ainda cabe algumas análises no comentário em estudo.
Vocês estão atrapalhando.

viúva solitária
viúva solitária
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Não entendi.
Pode explicar?

Gabriel
Gabriel
10 anos atrás

Depois da classificação de ontem nos treinos até parecia que as Mercedes iriam perseguir a RBR.
No final as Lotus com crise e tudo foram as melhores.
E se na Lotus, Raikkonen chega na frente de Alonso, imagine na Ferrari ano que vem.
E o “show” de Hulkenberg nos treinos, se confirmou hoje na corrida. Seja na frente de Alonso ou Hamilton, mostrou que sabe “segurar” dois dos melhores pilotos da atualidade com carros bem superiores ao da Sauber.
Queremos até torcer pelo Massa mas tá dificil faz tempo.
E é bom mesmo o Galvão passar a elogiar o Vettel,
1º , porque o piloto é gênio mesmo e continuando nesta balada será o melhor piloto de todos os tempos na F1.
2º , para a “pachecada” Brasileira passar a torcer pelo Vettel e não perder a audiência ( já que não teremos nenhum piloto brasileiro na F1 em 2014).
3º , se conseguir o patrocínio da Red Bull em vez da tal cerveja( bebida que não combina com esporte) talvez seja bem mais proveito$o, não só para emissora como também para os “pupilos” da Stock.

Por fim, depois que Vettel for campeão matematicamente e não ter mais nada a perder, vai arriscar muito mais e não duvidem se nas próximas corridas ele resolver dar uma volta até no 2º colocado.
( 2 segundos por volta, 50 voltas = 1min e 40s)

Willians Thiago
Willians Thiago
10 anos atrás

O Vettel confundindo uma Cherokee, com um Bmw foi de cair o c…da bunda hein

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Willians Thiago
10 anos atrás

Instinto de preservação, numa F-1 onde tudo se pune.

eduardo
eduardo
10 anos atrás

Todo mundo comenta o super carro da Red Bull mas ninguem lembra por exemplo como as coisa dão certo para o Raikkonem,duas corridas que terminaria em quinto ou sesto bem atraz do Grojean e de repente tem batida e tudo muda,ele iria terminar em quarto quando estourou o pneu do Peres,o Webber se deu mau e ele colou no Grojean que estava um seculo a sua frente. Como os comentarios são tendenciosos,quando o Grojean ou o Perez se envolvem em qualquer confusão começão a atirar pedras sem se dar ao trabalho de ver quem teve a culpa,principalmente a Globo,o Massa deu dois chega pra la no Perez e minguem disse nada,se fosse ao contrario pediriam a suspensão da superlicença do Perez

Ron
Ron
10 anos atrás

Tirando o Vettel, que dessa vez não ficou tão folgado, a corrida até que foi boa (mas o circuito é meio chato mesmo, sem falar daquela entrada de box).
Hulkenberg realmente foi o cara da corrida. Se McLaren e Lotus acabarem por deixá-lo sem carro no ano que vem, será um pecado inimaginável.
Não entendi o fato da Lotus não ter deixado o Grosjean passar o Kimi. Primeiro, eles ainda estão acreditando no campeonato? Segundo, para o campeonato de construtores não faria diferença. Terceiro, o pagamento do Raikkonen (se entendi direito o que Galvão falou) seria baseado na pontuação obtida (não teria sido melhor que ficasse em terceiro para não aumentar ainda mais o que devem a ele?).
Os pneus da Pirelli fazendo história. Soltam tanto farelo, que hoje foi o recorde. Como diria o Burti (falando sério, gostei dele ter voltado), um macarrãozão. :)

Blake
Blake
10 anos atrás

Deu para ver claramente que a asa dianteira do carro do Rosberg não empenou. O que aconteceu foi que o encaixe do bico na parte superior, de alguma forma, se rompeu. Olhando as duas Mercedes de frente era possível ver que o bico do carro do alemão apontava para baixo, se comparado ao do carro do Hamilton.

Rafael
Rafael
Reply to  Blake
10 anos atrás

até q enfim alguém q estava prestando atenção na corrida. ainda teve o estouro d pneu do perez q se deu por ter travado a roda por 10s na curva anterior

Fernando
Fernando
10 anos atrás

Nenhuma menção à épica disputa mediúnica entre Arnoux e Villeneuve em Dijon 82 ou ao Schumacher jogando o carro com suspensão quebrada contra Hamilton pra ser campeão?

Filipe Augustus
Filipe Augustus
Reply to  Fernando
10 anos atrás

Eu vi isso aí, e percebi que o Galvão no lembrou mesmo em quem que o Schumacher jogou o carro encima, tanto que ele até desconversou….

Christian
Christian
Reply to  Fernando
10 anos atrás

A suspensão não estava quebrada, quebrou depois da batida.

Eric Musashi
Reply to  Christian
10 anos atrás

Schumi errou, saiu da pista e ela quebrou. O Hill, ao invés de esperar por uma reta, quis passar naquele espacinho e o Schumacher jogou o carro em cima dele.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Eric Musashi
10 anos atrás

Schummy errou e acertou: errou ao sair da pista e comprometer o carro, e depois acertou o carro de Hill.

Você erra e depois acerta…

Alvir Luiz
Alvir Luiz
Reply to  Fernando
10 anos atrás

Reginaldo Leme é considerado uma autoridade em Formula 1, mas as vezes comete erros que poucos percebem. Essa de Dijon foi mais uma. A disputa ocorreu em 79 e não em 82. No GP da França de 82, (corrido em Paul Ricard), Villeneuve ja tinha morrido e os pilotos da Ferrari eram Didier Pironi e Patrick Tambay. No GP da Itália, Leme comeu bola novamente, quando disse que em 1975, Emerson Fittipaldi ganhou a corrida ultrapassando a Ferrari de Regazzoni na última volta. Só que, naquela corrida, Regazzoni foi o vencedor e Emerson terminou em 2o.

watkinsglen
watkinsglen
10 anos atrás

Placar da corrida para a vaga da Lotus em 2013 Massa -5 e Hulkenberg +8…
Se o Massa conseguir um assento na Sauber para o próximo ano já pode se considerar realizado de retormar a equipe que começou em 2001 (piloto de testes), assim fecha o ciclo na F1 e vai trabalhar na Globo em 2015 como comentarista de motorhome !!

watkinsglen
watkinsglen
Reply to  watkinsglen
10 anos atrás

Vaga da Lotus em 2014, 2013 já era…

Durvaldisko
Durvaldisko
10 anos atrás

Sorte sua os coreanos serem budista e não muçulmanos.
Primeiramente uma afirmação inaceitável: Buda andava descalço desde que perdeu as sandálias e não as ditas botas;depois, Coréia nem do Sul nem do Norte,faziam parte do seu itinerário que era mais modesto;por último, como todo budista,Buda detestava corridas,pressa,sofreguidão,ansiedade e stress,preferia meditação de preferência longe de qualquer autódromo.

Marcio Vieira
Reply to  Durvaldisko
10 anos atrás

2.500 anos atrás existia autódromo?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Marcio Vieira
10 anos atrás

Acho que ele quis dizer elefantódromo…

alan
alan
10 anos atrás

tO APOSTANDO QUE O GROSSEJAN AINDA ULTRAPASSA O FILIPETA NO CAMPEONATO……. QUEM APOSTA COMIGO?????

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  alan
10 anos atrás

Nem a “traída” mais iludida embarcaria nessa aposta.

Luiz G
Luiz G
10 anos atrás

Ótima a citação: “uma temporada que todos já largaram de mão”…

Imagino que todas as equipes, incluindo a Red Bull, preferiam que dessem logo o troféu de campeão para Vettel e todos pudessem se concentrar logo na próxima temporada e economizar tempo e dinheiro com tantos custos de viagem.

-“Vettel, você fez um ótimo trabalho, seu carro é uma beleza, imbatível, logo, ninguém tá com saco de vir aqui fazer nada enquanto você fica girando aí sozinho. Sim, vamos computar as últimas corridas como vitórias suas. Não, não é questão de ser bom ou mau perdedor, é uma questão econômica mesmo. O mundo tá em crise, a F1 precisa de grana, tente entender essas coisas….Toma aqui seu troféu de campeão, tira umas fotos e pronto.”

Robertom
Robertom
Reply to  Luiz G
10 anos atrás

Cara, cada etapa disputada é uma grande despesa para as equipes e um enorme lucro para o Bernie.
Então ……..

Eduardo
Eduardo
10 anos atrás

Não é sendo anti-brasileiro, mas o fato é que nem um piloto estreante comete tantos erros como o Felipe Massa. Sinceramente, acho que se a Lotus conseguir resolver seus problemas financeiros e não precisar de um piloto pagante, com certeza essa vaga vai ser do Hulk, a não ser que Nicolas Todt faça um mágica para convencer a Lotus que ainda pode-se extrair algo que preste do Massa.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Eduardo
10 anos atrás

Pode-se extrair algo que preste, sim! Escudeiro do “maluco da primeira volta”.
Só vai mudar a cor do carro que ele vai tentar acompanhar…

Alvir Luiz de Lima
Alvir Luiz de Lima
10 anos atrás

Vendo as corridas do “Incrivel Hulk” e a do Massa, a conclusão que se chega é que Massa só vai pra Lotus se levar um caminhão de dinheiro. Piloto por piloto, Hulk está km na frente.

Anna Carolina
Anna Carolina
10 anos atrás

Como diz a música, o GP da Coreia pode ser resumido dessa forma: “Não vou dizer que foi ruim/Também não foi tão bom assim”… Agora falando sério… Vettel campeão, Alonso tirando leite de pedra, Massa trapalhão e Hulkenberg brilhou.

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeiro
Reply to  Anna Carolina
10 anos atrás

“Alonso tirando leite de pedra”… eu sempre consigo rir muito aqui.
O cara ficou atrás de uma Sauber e tirou leite de pedra… qualquer piloto mediano levaria a Ferrari para a 6ª posição… o Massa caiu para último e ainda assim chegou em 9º. Vai entender o que tem dentro do crânio e alguns…

Tom
Tom
Reply to  Carlos Ribeiro
10 anos atrás

Esses pacheco Anti-Alonso é prfa acabar,,tomara que fiquemos sem brasileiros o ano que vem,para acabar com essas pragas que assistem corridas como se fossem jogo de futebol

Zacca
Zacca
Reply to  Tom
10 anos atrás

Como se existisse um jeito “certo” de assisitri corrida…

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  Carlos Ribeiro
10 anos atrás

Você tem que entender a mente dos torcedores do espanhol, “Pedra” é o nome de uma cabritinha que vive nos arredores de astúria. O que significa que mesmo que você coloque o el fodon numa Red Bull, ele vai continuar tirando leite da Pedra.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Carlos Ribeiro
10 anos atrás

Memória curta. Vettel ficou um stint inteiro atrás do Hulkenberg no Gp da China esse ano. Isso com uma rbr e a sauber nem sonhava em passar pro q3 nessa fase do campeonato. E observe qu Hamilton também não passou o Hulk.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

O “Príncipe das Penúrias” sofreu (desta vez, com outro alemãozinho). Ô, Carma!
Hamilton tentou minimizar a vergonha dizendo, via rádio, que a Sauber estava tracionando melhor. É…

Anna Carolina
Anna Carolina
Reply to  Carlos Ribeiro
10 anos atrás

Caro Carlos,

Quando digo que Alonso “tira leite de pedra” é que apesar do carro limitado, o espanhol está em segundo na tabela de classificação do campeonato… Vale lembrar que Webber, com uma Red Bull, está em 5º lugar… É isso que se passa no meu crânio…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Anna Carolina
10 anos atrás

Liga não Anna, são uns tapados.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Quer dizer que essa pedra leiteira não existe? E eu pensando que era um fenômeno da natureza…

Matteoni
Matteoni
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

O Webber e o Massa?

Oi?
Oi?
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Alonso tá tirando é leite do Massa, que é o testador oficial das pecas da Ferrari. Por isso que anda frequentando os muros, vide Mônaco…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Tirando leite do Massa?
Olha, olha, olha…

Seinfeld
Seinfeld
10 anos atrás

A corrida valeu pelo Hulkenberg.

Tanto ‘medalhão’ e o Massa reclamando do carro, olha o que o moleque faz com uma Sauber!

Hoje o alemão (mais um!) foi sensacional.

O próximo campeão (quando Vettel ‘cansar’).

Magos
Magos
10 anos atrás

Impagável…Rádio: “Vettel, temos boa vantagem, cuide dos pneus” … (Volta mais rápida 01:42:20) .. Radio: “Vettel, por favor, tenha cuidado” (volta mais rápida 1:41:800) … Rádio: “Vettel, sua família está aqui, calma” (volta mais rápida 01:41:70) .. Radio: “! fucking hell!!! Vettel! Alemanha começou a Terceira Guerra Mundial” (volta mais rápida 1:41:66) .. Rádio: “! Vettel, a corrida tá uma chatice Agora. Pare!” (Volta mais rápida 1:41.1) ..

Moy
Moy
Reply to  Magos
10 anos atrás

Belo comentário! Mereceu uma gargalhada aqui kkkkkkkkk

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Magos
10 anos atrás

“Vettel, já estão de olho no nosso sistema de tração, alivie o ritmo”:
1:42,3…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Hilário comentário, Allez! Mereceu uma gargalhada. Hahahaha!

Matteoni
Matteoni
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eric Musashi
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Vettel, não precisa mais do sistema de tração, aperte X+L1 e desligue-o!

lelli
lelli
10 anos atrás

uuuque u vettel ganhou de novo?
esse ja era que venha o proximo campeonato

alan
alan
10 anos atrás

rubens barrichello ??…. NO !!! THANKS!!!!

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
10 anos atrás

Flavio.
Eu não entendo essa cisma dos jornalistas brasileiros com o GP da Coreia. Estava até bem cheio nessa última corrida. Não esquecendo que nas corridas anteriores teve, furacão, tufão, terremoto, tsunami. Quem iria sair de casa pra ver corrida com um tempo daqueles? A pista, a despeito de ser projetada pelo Tyke, tem diversos pontos de ultrapassagem, é rápida e segura. Eu penso que a Coreia pode ser uma grande conquista para a F1, eles tem Hyundai, Kia e podem ser mais uma opção no futuro da categoria. Fico imaginando o que os velhos Europeus devem ter falado quando a décadas atrás alguém falou em fazer corridas de F1 no Brasil ou no Japão. A F1 é um circo Global, sempre foi assim. Que venha a Rússia, que entre New Jersey, que volte o México, Argentina. Quanto mais gente no mundo passar a gostar de F1, melhor para o esporte.
No mais esse, apesar de mais um quase passeio do Vettel, do 1o para trás foi um dos GPs mais agitados e disputados do ano, o que o Hulkemberg fez com aquela Sauber na frente do Amilto e do lolonso foi de pregar o olho na televisão. Dava pra ver fumaça saindo do capacete do espanhol, só faltou ele mandar a direção da prova ordenar que o Sauberiano visse que ele era mais “faster than him”.
Um abraço.

Fabio0800
Fabio0800
Reply to  Alfredo Aguiar
10 anos atrás

Quase todo brasileiro acha que Interlagos é um templo do automobilismo mundial. Que todo mundo gosta de vir correr aqui. Que o Brasil é de suma importancia para a sobrevivencia da F1 e tal.
Quando o piloto indiano Chandhok disse que correr na India seria o mesmo que correr no Brasil, todos por aqui cairam de pau no jovem piloto. Ele até que foi meio inocente e simplório em sua colocao, porem, acho que falou o que o meio da F1 pensa realmente do Brasil.
Enquanto se gasta milhoes com a reforma de Interlagos, da pra ver claramente as favelas em torno da pista durante as transmissoes.
Parece uma coisa natural e normal para nos brasileiros, como é para os indianos.
Mas nao é normal para habitantes de paises desenvolvidos.

Jean
Jean
Reply to  Fabio0800
10 anos atrás

É a mania de grandeza do pequeno Brasil.
Deveríamos aprender como se faz um circuito e promoção de corrida.
Mas bom mesmo é o automobilismo nacional, nossos valorosos autódromos e, mais importante, SEMPRE LOTADOS!!!!
Só que não.

Eric Musashi
Reply to  Fabio0800
10 anos atrás

Mas Interlagos É um templo da F1. Os pilotos elogiam, não à toa que fecha a temporada.

Só perde em importância para Spa, Monza e Mônaco.

Dennis Tae
Reply to  Alfredo Aguiar
10 anos atrás

Concordo plenamente!! A corrida foi emocionante sim, a pista é boa sim!! Os pilotos só elogiam a pista, ao contrário de Abu Dhabi…

Tomás Béder
Tomás Béder
10 anos atrás

Voce acorda às 3 da manhã, já meio com raiva, para assistir a uma corrida vazia, no cu do mundo, num circuito com um traçado lixo (o pior da temporada).
E logo na primeira volta vê o Galvão chamar de “tentativa de grande ultrapassagem tripla” a barbeiragem horrível, vergonhosa, do Massa na curva 2.
Lembrou muito o que o Grosjean na Bélgica ano passado.

Aí você desliga e vai dormir…

Fabio
Fabio
Reply to  Tomás Béder
10 anos atrás

Isso! Desliga e dorme! Deixa a F1 pra quem gosta!

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  Tomás Béder
10 anos atrás

Vamos lá meu brother: Sou Brasileiro, pachecão, ufanista e patriota de bandeirinha. Mas. Essa coisa de cu do mundo é uma questão de ponto de vista, Já que o tal orifício deveria estar sempre atrás, imagino que os caras lá da Coreia, da Austrália e do Japão, devam dizer o mesmo sobre nós. Imagina eles reclamando por lá: -Uma corrida no ânus do mundo, com uma arquibancada cheia de maluco jogando urina nos outros, cercada de favelas e que você torcedor e até os caras das equipes correm um risco enorme de serem assaltados a mão armada, quando chega ao autódromo. Isso sem contar o desconforto de instalações velhas e mal cuidadas em que o ingresso para os melhores lugares custa quase o salário de alguns pilotos!!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Alfredo Aguiar
10 anos atrás

Reflexão muito bem colocada.

viúva solitária
viúva solitária
10 anos atrás

Valeu Vettel!

Costa
Costa
10 anos atrás

Pior foi o Babão Bueno insistir no toque do Massacrado que só ele viu. Simplesmente rodou. Triste fim de carreira.

José Guilhermo
José Guilhermo
Reply to  Costa
10 anos atrás

O dia que o Galvão admitir um erro de um piloto brasileiro o mundo acaba, ele foi assim, até com o genial senna ele era assim me lembro até hoje, quando senna jogou o carro no prost em 90 dando o troco de 89, ele tentou argumentar o que todo mundo tinha visto que o senna não tinha feito nada, ele protegia o brasileiro ao máximo como se ele precisasse disso, imagina com o coitado do Massa, corrida sim corrida não, comete um erro, e olha que o Massa falou que ia pra cima, imagina se não fosse.

Ilmar
Reply to  Costa
10 anos atrás

Fim de carreira de quem, meu caro, do Massa, do Galvão Bueno, ou dos dois?

alan
alan
10 anos atrás

Nao choveu mas os unseife carro garantiu um pouco de espectativa (sera???!!!!) . Corridassa do I ncrivel Hulk , Romeu GROS e do RAIconen, alonso e amilton levaram pau, web e rosaberg tiveram azar…. dizer que foi uma Corridassa do Vettel ????…. isso seria um pleonsamo!!!!!! massa fez cagada logo na saida mas recuperou em partes…… os cucaratchos malamado/guto/checo deram mais uma vez um show circense mas com pouco valor nuam corrida de F!. Force Indian ta andando pra tras!!!! FG se me permite gostaria de confirmar se o Web nao chegou a liderar uma volta nessa corrida quando das trocas de pineos???? SERIA MUITA INTERESSANTE VER O INCRIVEL HULCK EM CONDICOES DE LUTAR P/VITORIAS E CAMPEONATO, QUEM SABE SEJA ESSE O CARA a dar um novo tempero a F1 que ultimamente pertence ao VETTEL!!!! e ja pensou na car do alonso ao ser superado pelo RAI no mano quem vem????? aquele dancarino coreano que tava bombando na inter-nete que fim levou????? e o Botas??? acho que temos que mudar a posicao deste “s” no nome dele……..KKKKKkkkkk (desculpem a piada um pouco agressiva), sinceramente nao consigo imaginar o massa nos grides de 2014……. o WEB ate hoje nunca ajudou o Vet, talvez ate tirou nos anos passadso alguns pontos do almonso, mas no final das contas ele mais atrapalhou do

Danielle
Danielle
Reply to  alan
10 anos atrás

Que idioma é esse?! Será que devemos chamar a turma da R.I.P.D., kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Gabriel
Gabriel
Reply to  alan
10 anos atrás

É Alan.
Se Vettel já é campeão, sem ajuda do “companheiro ” de equipe ( aliás Webber mais atrapalhou).
Imagine se Ricciardo “resolver ajudá-lo” em 2014 ?

Alex Reis
Alex Reis
Reply to  alan
10 anos atrás

Aff… em que idioma mesmo este comentário foi escrito????

Tiago
Tiago
Reply to  alan
10 anos atrás

Parei de ler no “pleonsamo”. FG, tecla SAP nesse comentário, por favor!

Robertom
Robertom
Reply to  alan
10 anos atrás

Alan, V. precisa deste conectar este “site” :
http://www.alfabetizacao.org.br

Paulo
Paulo
10 anos atrás

Não sei se era pq eu estava com sono, mas a corrida só ficou boa quando juntou todo mundo por causa da bandeira amarela resultante do fogaréu no carro do Weber. Tivemos boas disputas depois disso. Vale lembrar a ultrapassagem que o Massa fez quando estava no bolo de pilotos latinos, Pérez, Maldonado e Gutiérrez.

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Paulo
10 anos atrás

Massa foi bem na disputa com aqueles 3. Mas estava no ‘bolo’ certo.

O nível dele é o nivel daqueles 3 ou 4 mesmo.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

Hulk merece ir para a Lotus, muito batalhador o garoto. Trocou a f Índia pela Sauber, comeu o pão que o diabo amassou e hoje foi o cara da corrida. RBR, Lotus e Sauber são as que melhor souberam utilizar o EBD e mesmo a Sauber usando motor Ferrari mostrou ótima tração, principalmente na curva 2. Gostei muito do Grojã, uma pena as ordens de equipe. Se Alonso deu um sacode no Groja nos tempos de Renault e o francês é mais rápido que o Kimi atualmente, o finlandês está em maus lençóis ano que vem… A Ferrari definitivamente deve agradecer ao Alonso se for vice nos mundiais de pilotos ou construtores, o carro é muito ruim… Felipe foi meio afobado na largada e teve sorte com os safety cars, Raikkonen também foi muito beneficiado, já Hamilton não teve tanta sorte. Incrível como a f Índia e Ferrari andaram para trás e é engraçado que Paul Hembery da Pirelli, ao ser questionado pela qualidade dos pneus pelo Alonso, que se degradam com menos de uma volta lançada, pediu para que ele perguntasse ao Vettel como fazer para tirar mais dos pneus. Acontece que o choro da rbr depois da Espanha não teve o mesmo tipo de resposta… Eu respondo como tirar mais dos pneus, crie um lobby e pressione a FIA, ameace sair da formula 1 e, pronto!
Gostaria de ver a Pirelli longe da f1, ou que eles tenham carta branca para fazerem o melhor pneu possível. Ps.: O toque fantasma do Massa no Hamilton, que só o Galvão viu foi muito apelativo, jornalismo colaborativo tem limites, ou o narrador tá velho gagá mesmo?

Oi?
Oi?
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

O Galvão tava mais enrolado do que o Victor Martins traduzindo alemão.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk vc sonhou ou foi pesadelo mesmo?

É verdade que o Feznada Slowson largou em 5º e só chegou em 6º? E que o Raikkonen largou da PQP e chegou em 2º!?

Compre KY pro ano que vem. Talvez doa menos!

Tom
Tom
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Rapaz seu fanatismo não te leva a nada,é duro reconhecer a melhor qualidade de um rival? ALONSO É SUPERIOR A TODOS OS PILOTOS DA ATUAL GERAÇÃO E FOI MELHOR DO QUE TODOS OS BRASILEIROS(INCLUINDO PIQUET PAI E SENNA).QUEM ACOMPANHA F1 ,SEM TORCER PARA PILOTOS E SIM PARA O ESPORTE SABE DISSO HÁ 33 ANOS.

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  Tom
10 anos atrás

Mas lolonso é o el fodon, kkkkkkkkkkkkkk Melhor que Piquet e Senna foi boa, uma ótima piada pra começar a semana: -“Mansel, Piquet is faster than you”. – “Berger, go to the wall, the wall Berger, the wall”

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Alfredo Aguiar
10 anos atrás

Ahhh, nada como a caixinha de memória dos inconformados. Talvez com terapia você melhore.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

A verdade é que a Lotus tem que valorizar perante os investidores a aposta caríssima e mal agradecida que foi a contratação do Kimi. Groja tem sido muito superior, não fosse os SC Kimi terminaria em sétimo, Groja em segundo, tendo passado o Hamilton.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Hummmm

Será que a Ferrari ano que vem também terá de justificar a aposta caríssima do Kimi!!?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Alonsita, a pergunta é: como Alonso pode disputar campeonato com Vettel, se não consegue disputar posição com Hulkenberg?

Gabriel
Gabriel
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

E não é porque a Ferrari tava ruim.
Já que com a Mercedes de Hamilton aconteceu o mesmo.
Aliás, os dois ficaram brigando para ver quem terminaria atrás da Sauber.

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Ao invés de descer a lenha no Alonso pq não alcança o vettel no campeonato e nas corridas…Por que vcs “anti-Alonso” não se perguntam por que NENHUM OUTRO PILOTO também não alcança o Vettel E O ALONSO no campeonato???

Sim, ‘comemoram’ querendo fazer gozação pq o Alonso é Vice do Vettel…mas e aí? Cadê outro piloto pra superar o Alonso???

Esse povo que “aprendeu a torcer” na F1 dos anos 90 pra cá é f..da viu…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Convido você a assistir novamente o GP da China desse ano, depois você pode falar caquinha. Vettel ficou o primeiro stint inteiro atras do Hulk que estava de pneus usados. E lembre-se a Ferrari não é uma rbr e a sauber da China é bem inferior ao carro que estreou na Hungria. Hamilton também não passou o Hulk. E veja também o reconhecimento de um grande campeão, Alonso reconheceu o trabalho do melhor piloto alemão na f1, tratando como “soberbo” o feito do Hulk. Enquanto isso, o menino booo-mult21 não sabe reconhecer talento em outros pilotos, chamou Karthikeyan de idiota sem motivos, já que disputavam posição:
http://www.dailymotion.com/video/xrsucm_f1-2012-malaysian-gp-vettel-incident-shows-the-middle-finger-to-karthikeyan-hd-engine-sounds-exclusi_auto
Narain rebate, e chama Vettel de bebe chorão, lol:
http://www.telegraph.co.uk/sport/motorsport/formulaone/9173738/Red-Bulls-world-champion-driver-Sebastian-Vettel-is-a-crybaby-says-HRT-driver-Narain-Karthikeyan.html

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Hulkenberg é uma grande promessa, mas não é o melhor dentre os alemães.

Karthikem?

Paulo Vargas
Paulo Vargas
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Allez…….faça como eu, não gaste munição pra atirar em abóboras entendeu? É o que estes caras torcedores do Vettel e schumacher parecem!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

É isso aí, “viúvas” e “alonsetes”. Poupem munição até o final da disputa (disputa?), para atirarem no Domenicali (que foi incompetente), no Massa (que não serviu nem para escudeiro), no Multi21 (se a diferença para o vice chegar a menos de 7 pontos), no fantasioso controle de tração e no diabo a quatro (quatro? Isso lembra o tetra).

Matteoni
Matteoni
Reply to  Paulo Vargas
10 anos atrás

Schumacher é o maior picareta da história da F1. O vice é o Slowson.

Oi?
Oi?
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

“Falar caquinha”????????????????????

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Achei merda indelicado, mas se você prefere…

Oi?
Oi?
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Falou Karthikeyan, o tetracampeão.

Eric Musashi
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Disputavam posição? Que campeonato você viu, amigo: Narain era retardatário e fez merda.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Eric Musashi
10 anos atrás

A corrida tinha sido paralisada e ele não tinha trocado pneus. Veio a chuva e ele pôde trocar os pneus, na relargada ele era sétimo. Button e Hulk disseram que foi culpa do Vettel, leia os links, ou se informe antes de contestar alguma opinião.

Oi?
Oi?
10 anos atrás

Nenhuma menção à ultrapassagem quádrupla que o Massa fez? Foi épica.

alan
alan
Reply to  Oi?
10 anos atrás

SO PRA VOCE !!!!!

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Não sou fã do massa não, Mas foi legal mesmo, os caras devem estar procurando ele até agora. No entanto foi tripla, o que não minimiza o feito!!!

Oi?
Oi?
Reply to  Alfredo Aguiar
10 anos atrás

Foi tripla???? Eu tava com tanto sono que juro que vi ele passando quatro carros de uma só vez! Huauuhauhauhahauh

Oi?
Oi?
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Ou, para atender às normas cultas do vernáculo escrito Alleziano, juro que O VI! Kkkkkkkkkkk

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Viele é marido da Viela? Ficou melhor mesmo, rsrs!

Alex
Alex
Reply to  Oi?
10 anos atrás

foi eclipsada pela rodada na primeira volta

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Um caminhão de 620 hp também passa um monte de carros 1.o numa subida longa.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Oi?

emerson57
emerson57
Reply to  Oi?
10 anos atrás

foi lindo.
ponto alto do gp.
mas,
chutar cachorro morto é esporte mundial.
massa tem cuidado demais com o outro carro vermelho. acho que rodou por causa disso.

Niva 27
Niva 27
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Quem o Massa ultrapassou? Alguma Red Bul? Como alguém já disse: Triste fim de carreira.

cruz
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Aqui é só MASSAcre, elogio pro cara não pode, só pq é brasileiro, então se elogiar vão te chamar de pacheco, palhares e o escambau… ele errou, falou que errou, voltou de último (com um carro que nem o príncipe conseguiu fazer andar) pra 9º e ainda fez aquela passagem múltipla. É ruim?

PedroL
PedroL
Reply to  cruz
10 anos atrás

Fez uma bela corrida de recuperação. Ele sabia que a Ferrari iria se arrastar durante o GP e tentou tudo na largada, infelizmente rodou.

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Junho de 2013

“Vou começar a ficar preocupado quando estiver uns 80 ou 85 pontos atrás do Sebastian. Uma situação bem crítica seria esta, que equivale a mais ou menos três corridas”, afirmou o piloto da Ferrari, que com o segundo posto conquistado em Montréal e a vitória de seu rival da Red Bull agora tem 36 pontos de desvantagem na classificação.

“Nos últimos seis ou oito anos vimos várias pessoas se recuperando de uma desvantagem de mais de 30 pontos, no sistema antigo de pontuação, que equivale a mais ou menos três corridas, ou 75 ou 80 pontos agora”, completou Alonso.

“Espero não chegar a este número e sabemos que o campeonato é longo. Ainda há muito tempo para me recuperar.”

http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2013/06/1292639-vou-ficar-preocupado-quando-estiver-80-pontos-atras-de-vettel-diz-alonso.shtml

Matteoni
Matteoni
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Então ele ainda não está preocupado.

Alameda
Alameda
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Pra defesa do Alonso, o campeonato parecia muito mais equilibrado até Montréal. Ele estava 36 pontos atrás, que foram reduzidos a 21 com a quebra de Vettel em Silverstone. O problema é que depois disso Fernando chegou menos vezes ao pódio que o número de vitórias de Vettel. Daí a vantagem só cresceu.

Agora basta a Vettel chegar na frente de Alonso mais duas vezes, no máximo.

Montoya
Montoya
10 anos atrás

Esse pódio Vettel, Raikkonen e Grosjean deve ter sido o mais frequente em 2012/2013

Matteoni
Matteoni
Reply to  Montoya
10 anos atrás

Não. O mais freqüente, independente de quem vença, é o Slowson em 2º.

Tom
Tom
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Não morde a fronha leãozinho….Odiar é um verbo conjugado por bibas..kkkkkkkkkkk

Gabriel
Gabriel
Reply to  Montoya
10 anos atrás

Pódios
Vettel – 11
Alonso e Raikkonen – 8
Hamilton – 5
Webber – 4
Grosjean – 3
Rosberg – 2
Massa – 1

Ricardo Lacerda
Ricardo Lacerda
10 anos atrás

A corrida nem foi ruim, mas só vi parte. Vi a largada, acho que vi umas três voltas e depois cochilei e quando abri olho já estava na volta 22. Acho que não aconteceu nada relevante até aí.

Luis
Luis
10 anos atrás

O problema que aconteceu com Rosberg não foi exatamente na asa dianteira: foi o bico inteiro do carro que tombou, como se alguma peça de fixação do bico na parte de baixo tivesse se rompido ou entrado na carenagem. Dá para perceber isso claramente na imagem onboard do Rosberg: a ponta do bico do carro some da imagem e aí começam a aparecer as fagulhas da asa dianteira raspando no chão. No pit-stop para trocar o bico, o mecânico teve que fazer um enorme esforço para conseguir removê-lo do veículo.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
10 anos atrás

Flávio, as vezes você reclama que o povo só quer saber de F1.
que se dane esse GP bost da Coréia! fale mais da Indy, Hélio acabou de ganhar uma pole position numa decisão “bizarra”.

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Rafael Chinini
10 anos atrás

Boa é F Indy que tem 2 corridas num fds e mesmo assim não tem audiência suficiente pra passar uma corrida inteira (num circuito que tem uma reta com piso de ‘cimento’) ao vivo na tv aberta.

Muito boa mesmo.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
Reply to  Rafael Chinini
10 anos atrás

e se ferrou depois =/
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

hendrix
hendrix
10 anos atrás

eu acho q desdo GP de Monza, quando firmaram o Kimi na ferrari, q a lotus está sabotando-o, hoje pra mim foi a prova cabal disso

Thiago Basílio
Thiago Basílio
Reply to  hendrix
10 anos atrás

Onde a lotus tá sabotando o Kimi? Fale mais sobre isso.

Matteoni
Matteoni
Reply to  hendrix
10 anos atrás

FOi?

Gabriel
Gabriel
Reply to  hendrix
10 anos atrás

Bela sabotagem !!
O cara ficou em 2º , foi para o pódio e ainda o Grojean recebeu ordens de não ultrapassar .