CAIU DO TELHADO

duplamcl2014RIO DE JANEIRO (mais dez minutos) – E todos sabem também, a esta altura, que ontem nossa Maria do Bairro, Sergio Pérez, mandou uma cartinha para a McLaren se despedindo da equipe. Estava maduro desde segunda-feira, como todos leram aqui. Magnussen, o Kevin, já foi anunciado como seu substituto.

Tem sido um fim de ano dos mais agitados no mercado de pilotos. Um monte de gente está a pé agora, alguns com bastante dinheiro para investir num lugarzinho. Maldonado e Pérez são dois deles. Hülkenberg não tem grana, mas tem talento. Gutiérrez, que alguém chamou aqui outro dia de Gutierros e pretendo adotar, também não está confirmado. Ainda tem o russo Sirotkin, que ninguém sabe, ninguém viu. E Felipe Nasr, que está prestes a anunciar algo grande que a gente ainda não conseguiu confirmar e, por isso, é melhor esperar um pouco.

Maldonado, ao que tudo indica, vai para a Lotus. Pérez pode voltar à Sauber, mas eu não me espantaria se ele ficasse fora no ano que vem, talvez para sempre. Hulk acaba se arrumando. Ou na Sauber, ou na Force India. Não creio que vá ficar sem um cockpit.

No fim das contas, teremos um grid bem mexido em 2014, o que é bom.

Subscribe
Notify of
guest

65 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio
Mauricio
10 anos atrás

Já vi esse filme… a McLaren queimou mais um piloto que tem algum talento… foi assim com Michael Andretti, Juan-Pablo Montoya e agora Sérgio Perez. Todos esses pilotaram em temporadas em que o carro não era grande coisa e sofreram com uma política que vêm dos tempos do Ron Dennis e continua com Withmarsh… isto é, proibir os pilotos de falarem alguma coisa sobre o carro. Em comum, todos esses reclamaram alguma coisa da equipe e do carro (para justificarem os péssimos resultados) e, pouco tempo depois, são demitidos. É isso. O Perez foi falar mal da equipe na TV e perdeu o emprego… e a McLaren ainda tem orçamento para não precisar da grana do Slim…
Há detalhes que também devem ser levados em conta… Provavelmente, em 2015, não é difícil vermos Alonso voltando para a equipe, quando começa a nova parceria com a Honda. Dessa forma, fosse o mexicano falastrão ou filho do Jan, talvez apenas estejam guardando lugar para o espanhol (caso Button seja o Massa da McLaren a partir da referida temporada).
Por fim, acho que o quadro do ano que vêm vai ficar assim (considerando que a Lotus e a Sauber caíram no conto dos árabes e russos e vão continuar na penúria…).

Red Bull: Vettel e Ricciardo
Mercedes: Hamilton e Rosberg
Lotus: Grosjean e Maldonado
Ferrari: Alonso e Raikonnen
McLaren: Button e Magnusen
Force India: Hulkemberg e di Resta (Sutil se aposenta e vira dirigente da equipe)
Sauber: Perez e Gutierrez (é… ao invés de Team Russia, Team México…)
Toro Rosso: Vergne e Kvyat
Williams: Massa e Bottas
Marussia: Bianchi e Chilton
Caterham: Nasr e Rossi (acho que os dois pagantes atuais vão ser mandados embora e o brasileiro levaria o apoio da Petrobras, enquanto o norte-americano seria uma imposição do Bernie, que quer alguém dessa nacionalidade no grid).
É lógico que tudo isso é chute, mas…

Golins
Golins
Reply to  Mauricio
10 anos atrás

A coisa é simples. Qdo se está num time cujo momento é favorável ao título, luta-se com quem for pela vitória. Agora, qdo se está em um momento difícil, onde vitórias são perceptivelmente inalcançáveis, luta-se por pontos. E Perez, não fez o dever de casa, tomando nas costas quase 30 pontos de Button, que já conhece o caminho das pedras e quietinho faz seu trabalho de ajudar a equipe a atravessar a maré baixa.
Assim, o mexicano preocupou-se demais em bater Button, quando deveria ter feito seu para casa, mostrando a equipe inglesa que estava ali para somar. E não, dividir.

ms
ms
10 anos atrás

Na f1, há um mistério que me intriga: Jenson Button…. piloto craque, acima da média, foi campeão mundial de f1 quando teve um carro decente em suas mãos, que já demonstrou possuir todos fundamentos que qualquer piloto de ponta da f1 deve ter, apresenta um notável controle emocional em situações críticas (o que falta, por exemplo, para Hamilton) demonstrando tb uma classe e elegância em sua pilotagem (além de muita técnica…..) iniqualáveis……..Por tudo isso, faço a pergunta que não quer calar: Por que Jenson Button não desencanta?

Murilo
Murilo
Reply to  ms
10 anos atrás

é o Carro da McLaren. O flavio publicou uma carta pro Jenson no começo do ano, onde comparava a situação com o Senna em 94 “na minha vez, cagaram no carro”

Paulo Pinto
Reply to  Murilo
10 anos atrás

Button desencantou em 2009. Soube aproveitar a sua chance. E já somou um vice.
O inglês, pelo visto, é campeão de um só título. Realidade que abraça a maioria dos campeões da F-1.
E o próprio, pelo seu modo light, deve achar que está de bom tamanho.
E seu nome, também, já se encontra gravado na galeria dos campeões.

ms
ms
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

É isso aí Paulo, sua resposta sobre Jenson Button foi esclarecedora e definitiva

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
10 anos atrás

Enquanto isso…Kubica perde mais uma vida…restam poucas, capotou outra vez.

Israel Cesar Ribeiro
Israel Cesar Ribeiro
10 anos atrás

Segundo piloto, se é que isso existe na McLaren, o time já tem: Jenson Button!! O mínimo que o time espera do piloto que ocupar o outro assento é andar na frente do Button, pois apesar de ser bom em economizar pneus, é um piloto “apenas bom”, no nível de Webber e Coulthard. Lembro da temporada 2007 quando a McLaren deu oportunidade a Hamilton… Embora ele tenha cometido muitos erros, quase foi campeão no seu ano de estréia (andando frequentemente na frente do companheiro de equipe, Choronso) e provou que a decisão da McLaren foi acertada.

Pedro Paiva
Pedro Paiva
10 anos atrás

Magnussen é o plano de aposentadoria do Button.
Mudando de assunto, acho que voces vao gostar de ouvir o Hakosuka GTR em Fuji: http://www.motorsportretro.com/2013/11/hakosuka-gtr/

Bruz
Bruz
10 anos atrás

Todos falavam o ano,passado que Perez era um grade talento. Eu esparci em blogs que me lembrava o Kovalainen, chegou cheio de festa na McLaren e logo depois ninguem souve explicar o que ouve. Ao igual que o Peres, hoje a bola da vez, o cars de grande talento é o Hulkquemberg, e eu volto e digo que, ao igual que o Perez, dirige uma otima Sauber com motor Ferrari com lampejos de performance. O resto é o resto, pilotos Bons: Alonso, Raikkonen e Hamilton. Só!, (porque o outro é outra categoría)

Carlos Roberto da Silva Junior
10 anos atrás

O Pérez ainda poderia ter ficado mais um ano, mas suas relações com a McLaren ficaram desgastadas logo de cara! Pode ser que ele ainda ganhe uma sobrevida na F1, mas como última chance!

Eduardo
Eduardo
10 anos atrás

Depois dessa da McLaren as únicas equipes que não vendem cockpit atualmente são Mercedes, Ferrari e RBR .

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
Reply to  Eduardo
10 anos atrás

Vc está equivocado !!! McLaren não deu importância para grana do Pérez, diga-se Carlos Slim todo poderoso magnata mexicano.

Leonard
Leonard
Reply to  Eduardo
10 anos atrás

Ferrari não vende cockpit mas Alonso levou uma bela grana com o Santander

Jose
Jose
10 anos atrás

Esse cara da foto com o button e o tal de kevin ou alguém do RH da maclaren?

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
10 anos atrás

Flavio, alguém reparou a grossura do pescoço do Buton. Antes os braços eram da grossura de uma coxa, hoje pelas velocidades de curva são os pescoços, parece que o rapaz está em forma. Já o Perez.

Christian Baudet
Christian Baudet
10 anos atrás

Oi Flavio,

A McLaren já tinha dado o recado para o Perez no vídeo Tooned em homenagem ao Ayrton.

“Wake up mate”

É.. o Perez não acordou.

Abraços,

Christian

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Christian Baudet
10 anos atrás

Boa!!

gerson
gerson
10 anos atrás

Seria a última chance de Felipe Massa ter um carro competitivo na Mclaren mas escolheu errado em ir para Williams, acho que ele não tem mais idade para ficar pensando no futuro, de evoluir a longo prazo, até lá vai chegar um piloto cheio de patrocínio e dar um pé nas costas dele.

Filipe
Filipe
Reply to  gerson
10 anos atrás

Não foi ele que escolheu. A McLaren simplesmente não o quis.

Israel Cesar Ribeiro
Israel Cesar Ribeiro
Reply to  gerson
10 anos atrás

Até parece que foi ele quem escolheu!!! Nem McLaren nem Lotus quiseram o “Felipe Passa”. Ele atirou pra todo lado e devido ao que eu classifico como um “jogo de interesses” acabou na Willians.

alexandre
alexandre
Reply to  gerson
10 anos atrás

Como se o Massa tivesse tido a chance de ir pra McLaren e escolheu a Williams. Cada uma.

Fabio "el loco" Pereira
Fabio "el loco" Pereira
Reply to  gerson
10 anos atrás

Já foi um desperdício dar a ele o cockpit da Willians, imagina se alguém seria louco de colocar um piloto que hoje, com muita boa vontade, pode ser considerado mediano ao lado de outro piloto mediano como o Button… seria a primeira equipe a ter dois segundos-pilotos….

eduardo
eduardo
10 anos atrás

Ter dois talentos novos tirando lugar de pilotos mais esperientes e pilotos pagantes correndo o risco de ficar a pé numa crise mundial e num ano de mudança de regulamento é estremamente intereçante

Dr. Pasquale.
Dr. Pasquale.
Reply to  eduardo
10 anos atrás

Meu caro. Extremamente, como você já pode ver, se escreve com ‘x’ depois do ‘E” e interessante, é assim mesmo, com dois ‘s’s. Já experientes, veja só, que coincidência, também tem um ‘x’ onde vossa burrice sapecou também um ‘s’.

Saia da internet e vá correndo aprender a escrever, parvo!

Digão86
Digão86
Reply to  eduardo
10 anos atrás

Meus olhos estão ardendo depois de ler tamanha desenvoltura gramatical.

Miguel Arantes
Miguel Arantes
Reply to  eduardo
10 anos atrás

Ai meu rim!

Israel Cesar Ribeiro
Israel Cesar Ribeiro
Reply to  eduardo
10 anos atrás

sem duvida é “intereçante”…

Alexandros o Megas
Alexandros o Megas
Reply to  eduardo
10 anos atrás

Poderiam chamar o prof. Pasquale também…

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  eduardo
10 anos atrás

Esperientes???
Estremamente???
Intereçante???

É cada uma…

Will
10 anos atrás

Posso estar errado, mas é o final de temporada mais movimentado que me lembro: muitas trocas de pilotos (alguns poderão ficar à pé, como o Perez e, mais remotamente, o Hulk), mudanças grandes no regulamento (principalmente quanto a motor e peso do carro) e possíveis estreias [se entrar o Felipe Nasr, será uma grande surpresa; além das supresas da Red Bull (sobretudo via Toro) e agora a Mclaren, com o Magnussen 2, a missão]
.

Peter Perfeito
Peter Perfeito
10 anos atrás

Chegou o estagiário.

gustavo maia
gustavo maia
10 anos atrás

que diabo é o problema do Hulk? Será que não dá bomdia no paddock, será que não lembra do aniversário do Bernie? Parece que é pobre, mas seria suficiente para ainda andar de lado?

Daniel Ramos
Daniel Ramos
10 anos atrás

Penso que o seguinte sobre esses caras que tão saindo:

Pérez-Não demostrou o desempenho que se esperava, claro que a culpa não é dele, a Mclaren não apresentou um carro que fosse campeão, mas o mexicano poderia ter conseguido um pouco mais, e a gente sabe que a decisão toda foi tomada devido ao último GP, e por ele não ter feito nada, pois largou na frente do Button, e mesmo este perdendo a asa, ele acabou conseguindo acabar atrás. Mas ele não é tão ruim assim, têm o seu talento, mas isso não quer dizer, que ele saiba atuar sob pressão, com alguns fazem fabulosamente, como o Alonso, que pegou a Ferrari (que mais parece um Fiat, e é tão ruim quanto a Mclaren) e conseguiu ótimas posições durante o campeonato.O guri não devia ter largado a Sauber tão cedo. Penso que o destino dele é único: Retornar a Sauber, acredito que o Peter não ia recusar o dinheiro “sagrado” do Slim, ou então cai fora mesmo, e quem sabe vai pro o WEC, ou até mesmo tentar a carreira nos EUA.

Gutiérrez-Não mostrou nada, simplesmente isso, parece o mesmo com o Grosjean das antigas, tirando a parte que não bate em ninguém. Acredito que perde a vaga pro o Pérez, se isso não acontecer pode perder a vaga pra qualquer outro que dê dinheiro.

Maldonado-Vai pra Force Índia, eu acredito, se o Paul Di Resta não tiver lá, e se os indianos preferirem o dinheiro “sagrado” da PDVSA e ignorar o James Calado. Já que a Lotus é de certeza (ou quase certeza) do Hulk. Se não rolar ir pra a Force India, penso que o que sobra é Marrusia e Caterham, que iam ficar agradecidas pelo o dinheiro da PDVSA. E por fim, pode ir pra a Sauber se não rolar de aparecer o Pérez.

Hulkenberg-O guri pode dá o passo mais importante da carreira, se não dá nada de errado, e se demostrar resultados e todo o talento que é nato dele, pode ir pra uma equipe ainda maior em pouco tempo. É a oportunidade de ouro pra ele, e ao contrário do Pérez (que acha que é um piloto campeão, mas que tá longe disso), ele pode e têm capacidade de vencer um campeonato.

Sanzio
10 anos atrás

Lembro como se fosse hoje que na temporada de 2009, equipe nenhuma tinha trocado de piloto (se trocou, foi uma ou duas), pois houveram muitas mudanças técnicas naquele ano e preferiram ficar com as duplas que estavam.
Agora, pro ano que vem, as mudanças serão tão drásticas quanto foram para 2009, e a galera tá cagando pros pilotos.
Acho que depois do que aconteceu com a Brawn e Red Bull, estão mais preocupados em fazer um carro matador do que ter um piloto bom ou experiente. Ou, tá todo mundo duro e tá vendendo o assento a quem pagar mais.

Pedro Barrio
Pedro Barrio
10 anos atrás

Bizarra esta decisão da Maclaren… ou este Magnussem é muito bom, ou o rato é muito mala mesmo… pois não dá para contestar que ele tem talento, isto para não falar no aporte financeiro que ele levou para a equipe.
Na minha opinião, acho que em último caso ele fica na Sauber no lugar do ru$$o…
Agora, se a Maclarem queria mudar de piloto, por que não escolher o DiResta ou o Hulk? O que este Magmousse tem de tão bom?

!

adelson
adelson
Reply to  Pedro Barrio
10 anos atrás

Desconfio que esse magnussem vai surpreender muita gente…aposto nele como uma boa surpresa em 2014; veremos…

Pedro Barrio
Pedro Barrio
Reply to  adelson
10 anos atrás

Pois, veremos…

Ricardo
10 anos atrás

Fazendo uma análise fria do negócio: 3 equipes – Force India, Sauber e Lotus. 5 vagas para 8 pilotos (se não cair alguém mais de pára-quedas): Hulk, Maldanado, Chequitito, Gutierroz, Di Resta, Sutil, Nasr e o Russo bem meia boca. 3 ficaram de fora, a Sauber é quem deve estar negociando com a maioria dos pilotos acima. Se Hulk for pra Lotus, Maldanado vai pra Sauber, se os Russos não pagarem, Nasr vai pra Sauber, Se Maldanado vai pra Lotus Hulk fica na Sauber ou Force India….confusão danada da qual 3 ficaram de fora e por enquanto, pq td muda rápido, ficariam de fora Gutierroz, Perez e o Russo. Agora se o russo pagar Nasr tá fora..se o Carlos Slim entrar com mais grana derruba Nasr e o Russo… q doideira….

Ricardo
Reply to  Ricardo
10 anos atrás

favor trocar a palavra “ficaram” pela “ficarão”…errei duas vezes…

Lucas Alba
Lucas Alba
10 anos atrás

Se a telmex tem 1 acento na Sauber, deve ser do Perez… Gutierrez acho que vai embora da F1 pra nunca mais voltar!

Alves
Alves
10 anos atrás

Magnussen pode até ser promissor, mas será que o Hulk não seria a melhor opção ?

Mauro Batera
Mauro Batera
10 anos atrás

Na boa, os dois Chapolins poderiam ficar de fora da F1, pois são dois braços de foca ruins pacas, e ainda por cima, ARROGANTES, ou seja, dois babacas.

A única coisa ruim nesta história, é talvez o GP do México não voltar ao calendário.

Vamos aguardar.

Ze Ruela
Ze Ruela
Reply to  Mauro Batera
10 anos atrás

Braco de foca…. Khei de rir….. Muito boa!

Fábio Perin
Fábio Perin
10 anos atrás

os serviços de feed rss do site grande premio e dos blogs blogp, blog do capelli pararam de funcionar no feedly e digg reader as ultimas atualizações que consegui receber foi de dois dias atras

Claudio Cassal
Claudio Cassal
10 anos atrás

Como assim, Maldonado a pé? O oráculo américo teixeira junior não “revelou que ele tem contrato com a lotus”?

E essa de “algo grande que a gente ainda não conseguiu confirmar”?

Então não vai rolar o “Sorry periferia” dessa vez?

Israel Cesar Ribeiro
Israel Cesar Ribeiro
Reply to  Claudio Cassal
10 anos atrás

kkkkkkk

Ramatis Haywanon da Costa
Ramatis Haywanon da Costa
10 anos atrás

Lotus com Grossojean (já nem tão grosso assim) e Maldanado vai pagar o castigo que toda equipe paga quando troca talento por dinheiro. Vai desandar e sabe lá se fica pra 2015. Aposto num ano dos piores para a equipe.

Sauber deve ficar com Pérez e Hulkenberg, caso esse não vá mesmo para a Lotus. E vai se dar bem com dois pilotos bons. Apesar de não achar Pérez essa coisa toda, passa longe de ser um barbeiro louco como Maldanado.

Czar
Czar
10 anos atrás

Alguém deve ter dito para o Perez que todo campeão deve ser marrento e cheio de si como Alonso, Schumacher, Piquet, Villeneuve entre outros.

Mas o caboclo errou na dose.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Czar
10 anos atrás

Acho mais é que ele se achou campeão também. . .só que não!

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Czar
10 anos atrás

Esqueceu de citar o mais arrogante dentre todos: Ayrton Senna!!

Pedro Barrio
Pedro Barrio
Reply to  Mauricio Alves
10 anos atrás

Com certeza o Ayrton tinha um lado arrogante, mas a diferença é que ele sabia exatamente o que tava fazendo….

Felipe
Felipe
10 anos atrás

É… poderá ser um grid bem mexido sem mexico.

Michel
Michel
10 anos atrás

Quero saber é do Kobayashi!

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  Michel
10 anos atrás

Esta a ser passado a ferro pelo Bruno Senna no WEC: 5 a 0 em poles, 3 a 0 em vitorias, mais fraco do que o brasileiro nas qualificaçoes e em ritmo de corrida no conjunto do campeonato. So equilibra mais nas voltas mais rapidas em prova.

Enfim, a manipulaçao do autor deste blog foi desmascarada. Com condiçoes justas Bruno Senna e um piloto bastante bom, nada mas mesmo nada inferior ao “mito” Koba. Sao dois grandes pilotos mas o Bruno tem mostrado ser um pouco melhor. Como seria tambem na F1 com condiçoes justas, entrando na altura certa, como teria merecido.

Fabricio Carvalho
Fabricio Carvalho
10 anos atrás

E o Kamui Kobamito? Vai ficar sem lugar na F1 ainda em 2014? Que chatice!

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  Fabricio Carvalho
10 anos atrás

Espero ve-lo na Formula E a partir de setembro, juntamente com outros grandes nomes que foram mal aproveitados na F1. Espero que nessa nova formula o talento seja devidamente valorizado e nao obriguem os pilotos a levar dinheiro. Bruno Senna e Kamui Kobayashi foram vitimas dessa situaçao. E como ser preso por ter cao e ser preso por nao ter. Nao tens dinheiro sais e vem outro. Foi o caso do Kamui. Tens dinheiro, es considerado pagante e nao es devidamente valorizado, nao tens oportunidades justas e acabas por sair tambem. Ha muita hipocrisia no paddock da F1 e por isso mesmo pilotos talentosos e com dinheiro podem passar ao lado de uma carreira brilhante. Foi o caso do Bruno. Bastou aquele azar no inicio (saida da Honda no final de 2008) para ja nao entrar na altura certa e passar varios anos a andar para tras, sem um desenvolvimento normal na F1. Agora no WEC esta de novo a mostrar todo o seu valor, sendo ate superior ao Kobayashi.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
10 anos atrás

eu acho que o nível ta é caindo demais!!

Kovalainen?! pqp!!! um dos piores pilotos que eu já vi passar pela F1!!!
agora esses 300 novatos ai! não entendo pq a McLaren não foi atrás do Massa. acho que a dupla da McLaren é fraquíssima! Button não é tudo isso com um carro fraco na mão.

Israel Cesar Ribeiro
Israel Cesar Ribeiro
Reply to  Rafael Chinini
10 anos atrás

Correta a decisão da McLaren!! É muito melhor ter um talento promissor (exemplo Hamilton em 2007) e que já foi campeão de alguma coisa (World Series) do que pegar um piloto “meia sola” que viria a ser segundo piloto do time. Segundo piloto, se é que isso existe na McLaren, o time já tem: Jenson Button!! O minimo que o time espera do piloto que ocupar o outro assento é andar na frente do Button, pois apesar de ser bom em economizar pneus, é um piloto “apenas bom”, no nível de Webber e Coulthard…

Ferdinandes
Ferdinandes
10 anos atrás

Rubinho, como vc me perde essa boquinha? Tb, fica nessa de instagram…

Marcio Rezende
Marcio Rezende
10 anos atrás

E ponha mudanças nisso… mudanças de vários pilotos e carros totalmente novos, as expectativas são grandes para uma temporada imprevisível.

Thiago Moyses
Thiago Moyses
10 anos atrás

O Perez foi decepcionante. Cavalo paraguaio, no caso mexicano. E nem adianta culpar o carro deste ano. O papel dele foi tirar pedaços da Lotus do Raikonen e de atrapalhar muita gente.. tirando uma corrida ou outra, ele foi medíocre. Aliás já estava correndo nada na segunda metade do ano passado, o contrato com a McLaren acabou com a carreira dele. O Kobayashi correu muito mais no segundo semestre de 2012.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Thiago Moyses
10 anos atrás

Disse tudo.

Golins
Golins
10 anos atrás

Esse Kevin tem cara de “come quieto”. Por falar nisso, e o Cruzeiro hein!? Venceu com autoridade este campeonato brasileiro (= com os pés nas costas).

Carlos Tavares
10 anos atrás

Pecado com o Hulkenberg.