DESOVA (19)

desova19“Seu” Chico pronto para a luta. Alguém arrisca descrever a barata? Esta foto entra na série “Desova” de imagens antigas de Interlagos, mas não foi tirada no autódromo brasileiro, não. Então, tarefa para vocês.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wolf
Wolf
10 anos atrás

Deve ser a Maserati 4CL que repassei ao Trevisan, e que comprei como tendo sido de um tal “Chico Landi”…..

Dú
10 anos atrás

Bari 1952 não foi, embora esta era verde e amarela, coisas de Chico e Enzo!
Aqui Bari 52, 1º lugar. http://www.youtube.com/watch?v=sJw5yP6sHiQ

Antonio Seabra
Antonio Seabra
10 anos atrás

Agora sim, depois de muita pesquisa, cheguei a uma conclusão: trata-se do GP de Bari de 1951, prova não valida pelo campeonato. Nessa prova, vencida por Fangio em uma Alfa Romeo, Landi classificou-se em 7º (10 seg atras da pole de FAngio) e não terminou, tendo parado na 15º volta por queima da junta do cabeçote. Emmanuel de Graffenried classificou-se em 18° (20 seg atras da pole) e terminou em 9º, porem 8 voltas atras de Fangio.

Chico correu com a 4CLT-48 nº 12 e De Graffenried com a 4CLT-48 de nº 26, que são os carros que aparecem na foto. Dá pra ver, pelos retrovisores e pela forração dos bancos que ambos os carros são Maseratis identicas. Eu vi outra foto da Maserati do Chico, com o numero 12 (com legenda informando ser do GP da Italia de 1952,, do qual Chico participou com o mesmo modelo, porem com numero 48) e com o capô do motor pintado de cor diferente, dai a identificar o numero do carro, apenas parcialmente visivel nessa foto.

He,he, esse negocio de pesquisar na Internet é divertido, e a gente aprende pacas…Aliás, cheguei a pensar que trata-se mesmo do GP da Italia de 1952, posto que El Cabezon correu com uma Maserati similar, n° 26. Mas conclui que não era, uma vez que Fangio não participou daquela prova. Dai, pesquisando mais, cheguei a conclusão acima.

Antonio

Antonio

Antonio Seabra
Antonio Seabra
10 anos atrás

Eu nao iria acertar nada além di dizer que era uma Maserati. Mas, pesquisando um pouco, -log, não tem merito nenhum nisso – tem a foto de uma prova que o Chico correu com o numero 12, e o carro estava com o capo pintado com uma cor diferente, como nessa foto. afoto tem legenda de ser o GP de BAri de 1951, mas acho que está errado.

Vou procurar mais…

Renato Breder
Renato Breder
10 anos atrás

A foto é do ‘V Gran Premio di Bari’, 2 de Setembro de 1951.

Aparecem duas Maseratis 4CLT/48 na foto.
Em primeiro plano, com o número 12, a de Chico Landi.
A outra, com o número 26, é a do Barão Emmanuel ‘Toulo’ de Graffenried.

Landi abandonou o GP, ao passo que o Barão foi até o final mas não se classificou.

Juan Manuel Fangio, cujo nome aparece na placa à direita, correu de Alfa Romeo 159; marcou a pole position e venceu o GP, além de estabelecer a melhor volta da prova.

um abraço.

Thiago Sabino
Thiago Sabino
10 anos atrás

Não teve aquela história que o Getúlio Vargas mandou trazer a Maserati pro Brasil, pro seu Chico correr?

Ou é lenda urbano-automobilística?

Confesso ignorância no assunto….

Luciano
Luciano
10 anos atrás

Bela ragazza. De calca Capri e óculos escuros. Sem duvida é Itália.

Pedro Paiva
Pedro Paiva
10 anos atrás

O carro é um Maserati A6GCM. Chico pilotou um desses nas temporadas de 1952 e 1953. Nesses dois anos, Fangio e De Graffenried também competiram, portanto pode ser de qualquer corrida que o Chico participou. Em 52, ele correu na Holanda e na Itália, mas De Graffenried não correu na Holanda, então sobra a Itália. Entretanto, esse foi o ano em que a Alfa Romeo saiu da F1 (o campeonato correu com regras da F2) e o Fangio se quebrou todo em Monza, numa corrida extra-campeonato. Em 53, Chico correu na Suíça e na Itália, assim como De Graffenried e Fangio. Na Suíça, Chico correu com o número 4 e De Graffenried com o 42. Na Itália, Chico foi de 2 e De Graffenried de 58. Assumindo que o carro é de um dos dois, arrisco que é o GP da Suíça de 53 e o carro é do De Graffenried, porque a foto encobre o número mas dá pra ver que pode ser 42. Se eu acertei o chute, o carro em segundo plano é a Ferrari do Mike Hawthorn, número 26.

Fernando
Fernando
10 anos atrás

Europa, provavelmente Itália. Masseratti creio que de Toulo de Graffenried o nome na 1ª placa

gilles
gilles
10 anos atrás

Ciao Flavio, deve ser Bari, Italia, Abraços.

Marcelo Melo
Marcelo Melo
10 anos atrás

É uma Maserati (Ohhh) com capô amarelo. Pelas placas atrás (De Graffenried, Landi, Fangio…) é na Europa. Só sei isso.

CachorroCotó
CachorroCotó
10 anos atrás

Seria uma Maserati 4CLT, pintada com as cores da Argentina – azul com capô amarelo, do “team equipe argentino”. (Fangio pilotou uma Ferrari 166 com essas cores em 1949). O pentacampeao venceu o GP pau de 1950 com uma maserati identica a essa, nas cores de seu país natal

Scarps
Scarps
10 anos atrás

A pintura é verde amarela…como ele exigia ??

JOANNIS LYKOUROPOULOS
JOANNIS LYKOUROPOULOS
10 anos atrás

É O GRANDE PREMIO DE BARI,INCLUSIVE O SEU CHICO GANHOU EM 1948

Julio Cesar Gaudioso
Julio Cesar Gaudioso
10 anos atrás

Maserati 4CLT. Mas no Brasil, só o Paulo Trevisan pode esclarecer TODOS os detalhes dessa máquina linda. Foi na frente daquela beleza restaurada, ainda na garagem do edifício dele que eu confesso que ajoelhei para um carr. E posso dizer que não me arrependo, só aqueles que já viram ao vivo esse sonho de bólido podem compreender o gesto do Vettel. Ah, em 2006, quando Jorge Lettry deu uma palestra no Museu do Motor aqui da UFRGS e falou no “seu” Chico, eu junto dele, vi pelas expressões que a gurizada desconhecia nosso antigo ídolo. Questionei-os se sabiam quem era e ninguém levantou a mão. Triste.

Regi Nat Rock
Regi Nat Rock
Reply to  Julio Cesar Gaudioso
10 anos atrás

Julio; eu também já estive frente a frente com essa máquina no museu do Trevisan e o máximo que me permiti, foi sentar no pneu traseiro e ficar olhando emocionado pro banco, pedaleiras, painel e literalmente viajar com o ‘seo’ Chico. Não tive coragem de pedir ao Trevisan pra sentar na máquina.

chambel
chambel
10 anos atrás

Sim…o modelo é uma 8CTF 8 cilindros de 1939 como eu suspeitava. E melhor pesquisando deve ser o Grande Premio de Bari de 1948, porque depois de 50/51 já com a F1 Chico começou com Alfa, depois Ferrari e também Maseratti, mas já com as modelo 250F essas que depois tiveram varias no Brasil com motor Corvette.

chambel
chambel
10 anos atrás

Não me lembro agora do modelo dessa Maseratti mas acho que ela é da década de 30/40. Posso estar enganado mas essa foto não está parecendo Interlagos. Pela idade do carro, pelo Box do lado ser do Fangio, pelos carros estarem posicionados no sentido horário, etc…Eu chutaria Monza.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  chambel
10 anos atrás

Possivelmente seja um Maserati 8 CLT de 1950,tinha aproximadamente 436 Hp , pesava 800 Kg e poderia chegar a 320 Km/h nos autódromos antigos onde existiam longas retas e os pilotos não eram do tipo mimimi.

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Não tenho idéia!
Mas tem uma placa do Fangio ali atrás e os policiais, tem fardas parecidas com as de “Carabinieris”.
Pode ser Monza.

chambel
chambel
10 anos atrás

É claro que é uma Maseratti !!!E repare no macacão, capacete, hans, e equipamentos do seu Chico !!!!