E DE ESTRANHO
SÃO PAULO (já tô indo!) – Mas a gente se acostuma, acho. Este foi o primeiro teste do carro da Fórmula E, dos elétricos, conduzido por Lucas di Grassi na França, com apenas 25% da potência do motor.
Será esse o caminho um dia?
SÃO PAULO (já tô indo!) – Mas a gente se acostuma, acho. Este foi o primeiro teste do carro da Fórmula E, dos elétricos, conduzido por Lucas di Grassi na França, com apenas 25% da potência do motor.
Será esse o caminho um dia?
Alguém notou que a Michelin conseguiu emplacar os seus pneus de perfil baixo no Fórmula E aí?
Rolou uma discussão interessante quando mudou de Bridgestone pra Pirelli, e lembro que a Michelin queria mudar o padrão das rodas da F1 pra aro 18, e usar pneus de perfil baixo, pra aproximá-los dos carros esportivos e explorar melhor a vitrine do esporte.
Se alguém tinha dúvida de como isso ficaria num fórmula, taí. Não parece nada mal.
Eu queria ver um racha com um bonde.
Tem o mesmo barulho do meu Estrelinha ou do Mura 12.
Na verdade achei bonito…
Se a F1 usar os bicos que circularsm por aí com 5 andares e elevador o pessoal vai achar muito mais bonito ainda.
O que será a F-E? Vai ter campeonato em 2014? Já sabe onde eles vão correr?
ESSA CATEGORIA, EU APOSTO NO MASSA DE TAPIOCA..ELE VAI FAZER POLES E MAIS POLES, O CARRO É TÃO RÁPIDO QUANTO ELE.rssssss
O cambio funciona, na teoria, como um cambio “normal” de motor a explosão? As maquinas com motores elétricos tem polias para reduzir o giro, sera que nestes carros tambem funciona assim?
O som é quase igual o dos motores novos da F1, com a diferença que na E os carros vão ser iguais, quem faz a diferença é o piloto… Acho q vai empolgar na hora do vamo vê
Tipo Fórmula Indy?
Na Fórmula Indy se usa dois motores – Honda e Chevrolet – tinha um da Lotus no início desta nova fase, mas não vingou.
O som é da caixa de câmbio apenas, como já acontece nos diesel de Le Mans. Tem um vídeo do Stuck em Nurburgring, de BMW, o motor tem um ronco lindo mas o zunido do diferencial, no retão, é que arrepia de verdade.
Motor Diesel não tem som? Ou o zumbido (zunido) que se ouve não seria do turbo?
Com turbo e DPF como eles andam, praticamente não tem som, mesmo. Em alguma câmera talvez se escute o assobio (assovio) do turbo. Mas normalmente a caixa de câmbio se faz mais presente. Quem viu a primeira versão do Peugeot 908, que correu no Brasil em 2007, diz que nem mesmo as engrenagens se manifestaram, acho que o próprio Gomes comentou sobre a aura fantasmagórica que envolvia aquele carro. Ouvi rumores de que correra com CVT de início, por isso não fazia qualquer barulho, mas nenhum registro confirma essa versão.
Óia, estranho mesmo é que a Renalt patrocina. Po, mas e a Black And Decker, Walitta e tals? Igualazinho um liquidificador! ps: adoraria andar neste liquidificador! deve ter uma aceleração animal, como todos os elétricos, de repente, deve ser uma coisa loca, pela aceleração, em pistas seletivas!
25% da potência? seria uma roda só tracionando, igual aos mini buggy de antigamente?!?!? KKK, eu gosto da ideia, para centro urbanos e megalópoles, carro elétrico é muito sensato. Para viagens a boa e velha combustão. Para os meio termos, híbridos e pronto, cada um na sua. E para desenvolver nada melhor do que a competição. Daqui uns duzentos anos teremos velhinhos correndo de carro elétrico, igual aqueles da suíça com seus carrinhos presos na corda a 300km/h.
25% da potencia de um motor de formula um? ou 25 % da potencia do motor…deles mesmo?
qual o proposito, entao?
25% da motor do carro eletrico fiii…esta em fase de testes e nao soltaram tudo de uma vez ainda.
Parece que usam meio íon a cada corrida e têm que devolver para a FIA os que não usarem!
Pega é pega!
Toda vez que vejo o Luca lembro também do Bernoldi os dois melhores pilotos brasileiros que apareceram depois do Senna. Não sou pacheco, torço pela Ferrari. Mas que estes foram os dois melhores foram.
Go Kimi!
Concordo. Não aproveitar o de Grassi em qualquer equipe de F1 (de média para cima, as outras esquece), é um desperdício. É o piloto que mais pilotou F1 depois dos oficiais. Se somar o tempo de todos “reservas” não dá o tempo que ele já pilotou em testes pela Pirelli.
Concordo e discordo com todos os comentários acima mas ressalto que sendo bom ou ruim é uma nova modalidade e temos um brasileiro como piloto de testes fazendo historia. Boa Lucas di Grassi. Parabéns!!!
Parece uma broca de dentista…
Sinceramente este é o caminho das trevas, parece carrinho movido a corda, ridículo. Nunca irá pegar com este ruído de broca de dentista.
Que barrulhinho chato!
Interessante a pilotagem deve ser bem diferente na hora de freiar por causa do freio motor. O que é bom ressaltar o prestígio do Lucas de Grassi, significa que o feedback deles são bons.
É o mundo está ficando muito chato……que m……
Definitivamente estranho! Mas interessante, de certa forma. O som típico de um motor a combustão deu lugar a algo que lembra um caça de combate. Só o tempo tirá se isso vai dar certo.
Emular o som de um motor a combustão seria o ó.
Acho o carro elétrico uma grande enganação.
Vendem-se como zero emissão e não poluentes, mas “esquecem-se” de que a energia precisa ser gerada e distribuída (no Brasil, onde já temos problemas de falta de energia, seria desastroso), além das baterias serem extremamente poluentes e com pouca autonomia.
Fora que numa emergência, a bateria descarregada não se carrega em um período curto de tempo.
Ecologicamente corretos são os carros híbridos, que aproveitam a já existente rede de distribuição de combustível e permitem a verdadeira economia de combustível.
Carlos, pelo contrário. Sou funcionário do setor elétrico numa empresa de geração e transmissão de energia. Existem estudos que mostram que se emite menos carbono na atmosfera num carro elétrico (considerando toda a cadeia de geração e transmissão de energia, inclusive queimando derivados do petróleo) do que queimando gasolina no carro, graças a eficiência do uso do combustível na geração térmica. No Brasil, com hidroelétricas então é muito menor a emissão de carbono.
Existe um trabalho realizado pela equipe do projeto do carro elétrico de ITAIPU que tem o seguinte título: Carro elétrico: um dia você ainda vai ganhar um! De maneira simplista, a idéia era tornar o carro elétrico um elemento ativo na rede de distribuição, podendo fornecer energia nos horários de maior consumo (vender energia pra distribuidora no horário de pico) e se carregar durante os horários de menor consumo. Isso por si já paga o investimento da concessionária de DAR o carro pra uma determinada quantidade de pessoas, desde que exista o compromisso de “vender” essa energia. Se gastaria mais construindo novas usinas para suprir esse pico de consumo do que distribuindo carros elétricos pra população. Tecnicamente é um pouco mais complexo que isso, mas é algo nesse sentido. Fato é, a limitações hoje são de ordem técnica , como por exemplo (mas não só essas): autonomia, peso e descarte das baterias, modelo de reabastecimento (troca de bateria, carregar em casa), além da óbvia pressão das petroleiras…
André, você pode ter razão em várias coisas, mas parece que se esqueceu de um pequeno detalhe: No Brasil a geração de energia passa pelas hidrelétricas e não se pode desprezar o impacto ecológico da construção de apenas uma usina, imagine de várias para atender o consumo? Em outros países a produção passaa pelo carvão e usinas atômicas, parece ruim, não? Imagine um Brasil com alguns milhões de carros elétricos substituindo os de combustão, seriam milhões de baterias, que deverão ser produzidas e em algum momento descartadas (veja o problema ecológico). Certamente estaríamos substituindo o 6 pela meia dúzia. Sempre falei isto e acho que a solução passa por outras alternativas que não a de carros puramente elétricos que considero apenas pesquisa subsidiada com a grana dos crédulos. A Toyota está investindo no carro a hidrogênio, que considero a solução ideal. Não sou químico, mas imagino que se conseguirmos uma tecnologia viável economicamente para a retirada do hidrogênio da água salgada, teremos como subproduto oxigênio, concorda? O nível dos mares está subindo perigosamente, portanto não seria problema retirarmos água dos oceanos, mesmo que para abastecermos todos o carros do mundo e o mais legal seria que ainda estaríamos inundando a atmosfera com oxigênio puro. Ficção científica ou futuro possível?: Gosto de pensar que este é o futuro.
Me esquecí, a Toyota concorda comigo, pois disse que não considerava o carro elétrico como sendo o futuro, por isto está prestas a lançar um a hidrogênio.
Pneus de carro de rua??????
Bem que a F1 poderia adotar esse modelo de rodas.
Provavelmente um carros desses humilha um Fórmula 1 a combustão, na arrancada, dependendo da potência do motor. Resta saber a autonomia, já que os carros elétricos de rua possuem uma autonomia de 150 quilômetros em média, desenvolvendoo equivalente a 130 cavalos em média. Um fórmula E deve utilizar baterias bem mais compactas e a potência deve ser bem maior, logo…
Caminho sem volta… So precisam melhorar a autonomia das baterias (no geral, Seja para competição seja para veículos urbanos). Acredito que para a F1, antes de partir para totalmente elétrico, utilizarão hibridos rodando com etanol ou alguma mistura de etanol com gasolina (nao acredito que haverá espaço para o diesel).
Som de filme futurista, mas o carro é bacaninha, a gente se acostuma com certeza.
A Formula E pode ser um sucesso se conseguir atrair grandes nomes. Uma forma de fazer isso sera pagar aos pilotos sem lhes exigir que levem dinheiro dos patrocinadores, fazendo a diferença relativamente a F1 e outras categorias. Pilotos mal aproveitados na F1 como Bruno Senna, Kamui Kobayashi, Jaime Alguersuari ou Lucas Di Grassi dariam grande visibilidade a esta nova competiçao. Jovens talentos como Frijns ou Bird tambem seriam uma excelente opçao. E quem sabe ate nomes consagrados (leia-se pilotos que venceram na F1 e sairam ha pouco tempo) pudessem vir a participar, dando ainda mais credibilidade a FE…
Pãtz! Eu ainda ando com um motor de 2T.
Somos dois de 2T e vou andar de T para sempre. Caminhando para comprar uma RMX 250 (2T) emplacada.
Então… Por que será das marchas?
Provavelmente porque o motor tem um limite de rotação
Pô galera, não pensaram como resolver isso da maneira mais simples?
É instalar uma caixa de som potentíssima – os funkeiros entendem muito bem disso..ehehe – dentro de um bicho desses, com toda a gama de funcionamento de um motor à explosão normal – de preferência os V10/V12 – sincronizá-lo com o power set do motor ( ou TA – throttle angle ) e buenas! Pode ter o som que quiser…
Que o barulhinho é esquisito, é. Parece um RC gigante….
Mas que dá pra mudar isso, dá. Solução há!
e o Di Grassi vai trilhando caminhos insólitos. Mas não menos interessantes…
E mostra , que há vida fora da F-1.
Igual a Honda fez em Suzuka homenageando o Senna. Uma caixa de som em cada carro e pronto! Hehe.
Podiam instalar um emulador de som de motor à combustão e alto falantes no carro pra tentar ficar menos chato! Tá parecendo RC mesmo!
Horroroso!!!! Irritante!!! Uma grande M…!!!!!
Não assistiria uma corrida dessas coisas com som de enceradeira por nada desse mundo!!
Assisti aqui em Curitiba uma etapa do WTCC onde os Seat a diesel praticamente não faziam som de motor, eu só ouvia o som dos pneus no asfalto e na zebra, foi desprezível!
Carro de corrida. Som de avião decolando.
R de ridículo.
não não… o caminho é todo mundo de lada…
Pelos próprios patrocínios de petrolíferas na F1 eu acho que vai demorar muito para que a principal categoria adote um motor totalmente elétrico, talvez 30 ou 50 anos. Mas que essa categoria deve ganhar força nos próximos anos, disso eu não tenho dúvidas, pois aparentemente os custos serão muito menores e sendo assim, mais interessantes para algumas equipes, além do que, várias empresas que abraçam a ecologia de forma bem comercial, terão interesse em patrocinar.
Rip Clutchgoneski
Gosto de tecnologia. Acho esse projeto fantástico. Tomara que dê certo, apesar de todo o lobby da indústria petrolífera contra.
E, de Espetacular.
Creio que seja o caminho sim. Pneus baratos, pois aparentemente já são utilizados em outras categorias, chassi monomarca… segura essa batata, Bernie…
Na boa… som de autorama.
É um radio controlado gigante…
Se esse é o futuro, passo.
Na hora que tira o pé e acelera o ronco é igual a um carrinho de golfe elétrico… mas esse é o futuro e uma tendência que não devemos descartar.
Esse carro do link, totalmente elétrico, está fazendo um sucesso enorme, com mais pedidos do que unidades fabricadas: http://www.teslamotors.com/
Porém houve 05 unidades que pegaram fogo nos EUA. uma delas era do George Clooney.
Para um visionário que se desfez do PayPal e criou um carro do zero em somente 3 anos, 5 carros com defeito é uma proporção baixíssima.
Já dirigi um desses e é impressionante o que conseguiram fazer em tão pouco tempo. Certamente os defeitos estão sendo sanados, e o fato é que as vendas e o “frisson” em torno dele continuam em alta.
O som parece daqueles carrinhos de brinquedo que a criançada de hoje em dia tem (na minha época era rolimã com freio na sola da havaiana ou o na pior da hipóteses o tampão do dedão fora). Eles vão tem que inventar um sonzinho maneiro para esses carros (tipo uma buzina ao som de cucaracha, hehehe, brincadeira); mas o fato de ter torque praticamente instantâneo vai torná-lo bem interessante. Se não for o futuro, com certeza a F1 vai incorporar com tudo essa tecnologia nas próximas décadas, pois o motor a combustão está em processo de extinção (que pena, justo agora que achamos o pré-sal,.,,,,,,,).
Bacana, nada contra.
Mas motores à combustão deixariam muitas saudades…
“Deixariam” não, DEIXARÃO, é inevitável.
Legal a cara de satisfação do CEO quando Lucas de Grassi saiu do box
Horrível. Mas talvez seja o caso de se acostumar.
Estou muito interessado em ver essa categoria, por tres motivos: Parece que há um real interesse em investir em tecnologia. Tecnologia que interessa, para viazibilizar o veiculo eletrico, desenvolve-lo e novas tecnologias relacionadas à essa aplicacao. Em comparacao com a F1, que destina 90% dos recursos pra desenvolver novas aletas e asas, sem nenhum interesse fora das pistas.
Por estar atraindo pilotos de gabarito. Di Grassi, Frjins, pilotos que nao tem vaga na categoria que abre as portas para Guitierrez, russos sem curriculo, Rodolfo Gonzales. Kobayashi e mesmo Valsecchi, Leimer, Sam Bird, e cia deveriam enriquecer esse grid.
A categoria também parece querer renovar a relacao do automobilismo com o publico, atuando apenas em pistas de rua, em cidades estrategicas (uma pena q o Rio tenha pulado fora) e com outra relacao. Talvez seja uma playstatificacao do automobilismo, mas prefiro ver e botar fé antes que a coisa aconteca. Ao contrario da Superleague, q era mais do mesmo para lavar dinheiro de clubes de futebol sem nenhum compromisso com automobilismo e desenvolvimento.
Desculpa, mas o elétrico interessa a quem? O carro continua dependendo de combustíveis fósseis, já que eles são necessários pra produzir a energia elétrica que alimenta esses carros (e serão ainda mais, se no futuro o carro e elétrico finalmente for popular). Só transfere os poluentes de dentro pra fora das cidades, mas eles ainda estarão lá. Fora que as baterias são altamente poluentes. Carro limpo mesmo era aquele movido a água (tinha um movido a ar também). Porque isso não vai pra frente eu não sei.
Eu prefiro continuar queimando gasolina pra andar de carro do que queimar água… Gasolina eu não bebo, água faz falta…
Pode ser água do mar, esta não faz falta, o nível dos oceanos está subindo de forma alarmante e ninguém bebe mesmo.
V. é o cara do Marcas e Pilotos SP ?
Eles ja estão entre nós… os hibridos de Le Mans… chamados de Kers… não é a partir de 2014 que a entrada e saida dos box devem ser feitas apenas com o motor elétrico? Quanto tempo até alguma equipe aparecer com mais alguma novidade? E vai me dizer que não tem gente interessada nisso…
O KERS eu acho um negócio inteligente, já que aproveita energia que seria desperdiçada de outras formas. Um carro inteiramente elétrico, acho desnecessário.
Parece o som de um batmóvel, sei lá. Falta alguma coisa, dá a falsa impressão do carro ser manso demais, e o piloto está só “passeando”. Talvez por estarem usando só 25% da potência por enquanto. Mas gostei.