“ENOUGH”

SÃO PAULO (palmas) – Fernando de Souza Machado mandou nos comentários este texto do “The New York Times” assinado por Roger Cohen, que veio a São Bernardo do Campo testemunhar o fim da produção da Kombi. Ela sai de linha no final do ano porque as novas exigências do governo brasileiro — todos os carros a partir do ano que vem precisam ter airbags e freios ABS de fábrica — inviabilizaram sua sobrevivência.

É uma declaração de amor à Velha Senhora, texto lindo e emocionado.

Um beijo às Kombis que movem este país e ainda moverão por muito tempo.

kombosa

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Paulo
Paulo
10 anos atrás

O porta voz como foi chamado na entrevista ao NYT é meu cunhado. Trabalha lá há 10 anos e óbvio não sabe como foi a demanda por entrevistas quando o Fusca saiu de linha, mas nesses 10 anos ele diz que nunca atendeu tanta gente assim pra falar de um único assunto, a Kombi, que muita gente não está apenas fazendo uma entrevista, mas quase que se despedindo.

giovenardi
giovenardi
10 anos atrás
Torres
Torres
10 anos atrás

Hoje é dia de feira, então eu vou comprar um “caldo-de-cana” antes que troquem a Kombi por outra coisa. E também vou comprar uma destas http://www.youtube.com/watch?v=utagD0Vh3Rc antes que acabe também.

gera
gera
10 anos atrás

A Cômoda! Aprendi a dirigir nela aos 13 anos na fazenda de meu pai.

Gui Zattar
Gui Zattar
10 anos atrás

Flávio,

Será que com a eventual chegada do Banco do Brasil na Williams não poderia haver o retorno daquela pintura vitoriosa com o amarelo e azul? Se alguém que sempre contribui com o blog pudesse ajudar, seria legal imaginar como ficaria.

Abraços.

Mauricio
Mauricio
10 anos atrás

Um veiculo marcante na historia do pais. As cabine dupla da decada de 80 eu achava muito bonita. Espero que a volks lance uma nova geração,quem sabe a Caravelle.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
10 anos atrás

A Kombi é um ícone dos transportes mesmo. Nunca houve um concorrente com tantos benefícios.

Mesmo assim, eu sempre achei ela, um desperdício de espaço à entender:

– Tiveram mais de 50 anos para tentar alterar (ou refazer) seu projeto no Brasil, com um motor dianteiro. Mesmo à Ar, poderia ser construído na forma horizontal, como na Variant, com a entrada de ar pela frente… sei lá.

– Com uma merréca de investimento, eles poderiam alterar a construção do cofre do motor para colocar o sistema de refrigeração do motor horizontalmente, como na Variant, que diminuiria cerca de 20cm da altura do cofre. Não é lá grande coisa, mas para uma pessoa que depende do carro para trabalhar, uma porta traseira 20cm mais alta, é uma puta diferença.

– E aquela maldita mangueira de gasolina que sempre é o motivo dos incêndios? A VW tem merda na cabeça ou é a velha desculpa de sempre (reduzir custo)?

O fato é que deixa saudades. Deixaria muito mais a quem não teve que sofrer para fazer entrar nela, algo que entraria numa Fiorino, ou um furgão (genérico) qualquer. Deixaria muito mais saudades, quem não teve-a incendiada por uma mangueira de combustível que se rachou e lavou o motor quente de gasolina. Para quem não sofreu com isto (eu sou um destes) leva a Kombi no coração com saudades.

E não me inventem de pagar R$60 mil numa Kombi Last Edition, a não ser que tenha a certeza do que está fazendo.

Valente
Valente
Reply to  Flavio Bragatto
10 anos atrás

Se não me engano, o preço correto da Kombi Last Edition é R$85.000,00

Valente
Valente
10 anos atrás

Agora com o final de produção definitivo, essas “velhas senhôras” vão valorizar ainda mais:

http://www.thesamba.com/vw/classifieds/detail.php?id=1543580

http://www.thesamba.com/vw/classifieds/detail.php?id=1551593

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
Reply to  Marco
10 anos atrás

Só faltou o rádio ser da época. Valeria mais uns R$2.000

Nelson
Nelson
Reply to  Marco
10 anos atrás

É quase inacreditável

alan
alan
10 anos atrás

Kombi: pau pra toda obra, justo o que o brasil precisava ate agora, mas talvez passou o tempo dela….. deixa saudades porque foi uma companheira de verdade.

Dilor
Dilor
10 anos atrás

…e o Mug no retrovisor!

Edson Luis de Paula
Edson Luis de Paula
Reply to  Dilor
10 anos atrás

O Mug entrega quem é o ilustre proprietário da preciosidade.

Roberto Borges
Roberto Borges
10 anos atrás

Uma linda como essa e com um Mug pendurado no espelho…
Arrumo vaga na garagem rapidinho!

Julio
Julio
10 anos atrás

Puta merda! Essa tua kombi é linda! Onde conseguiu esses faróis?

Lio Campos
10 anos atrás

O Rei do Camarote na Luciana ..assiste la Flavio rsrsr

Daniel Augusto
Daniel Augusto
10 anos atrás

Flavio,

Com esse título de “ENOUGH” e com o tema Kombi achei a trilha perfeita para o post:

The Carpenters – You’re enough

http://www.youtube.com/watch?v=aYMtAqUZVf0

Luiz
Luiz
10 anos atrás

Ótimo texto. O Mug dependurado no espelho e o acessório de neblina nos faróis é bem da época. Comecei uma pesquisa de todas as variações que uma Kombi já teve, mas é como coleção de chaveiro, não acaba nunca. Fora cama (beliche) com formato de Kombi, bola, side-car, escritório, mini e tantas outras variações que é impossível enumerar aqui.

perna quebrada
perna quebrada
10 anos atrás

sugar-cane juice dispenser

Sensacional!

O texto é excelente, comovente mesmo. Quando alguém relembra o que viveu em um carro é sempre emocionante.

Acabar com a Kombi é ver que o mundo não tem mais jeito mesmo.

Ed
Ed
10 anos atrás

Belo título do correspondente do NYT. Nada mais Proustiano que uma Kombi,

Fernando Silva
Fernando Silva
10 anos atrás

Uma pena que ela se vá. Vi na concessionária uma desta última série, azul bebê, pela bagatela de R$ 85.000,00.

Os Estados Unidos foi construído com caminhonetes e o Brasil com Kombis. Sim, elas eram os nossos burros de carga.

Meu pai construiu a casa dele em Ubatuba nos anos 60 levando tijolos e cimento em sua Kombi verde, 10 horas para ir de São Paulo a Ubatuba e mais 10 horas de volta, inúmeros bate-e-volta e ela nunca o deixou na mão.

Pena que quando eu nasci meu pai já não a tinha mais, meu tio conseguiu dar perda total na Kombi.

Duvido que cada um aqui não tenha, pelo menos, uma boa história com a velha senhora.

Abraços

Wagner
Wagner
10 anos atrás

Amigo Flávio,

Bonito carro, estacionado na área VIP dos boxes de Interlagos.

A propósito: o aplique no parachoque dianteiro, é original?

Abraços

Lince
Lince
10 anos atrás

Lindo texto. Tenho minhas duvidas que a VW esteja tirando de linha a Kombi por ser inviável colocar Air Bab e Abs. Uma empresa gigante como a VW tem pessoal técnico capacitado para fazer isso, deve ter outros interesses por trás disso.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Lince
10 anos atrás

Royalties?

Fernando Vieira
Reply to  Lince
10 anos atrás

Possível é, mas descaracterizaria demais o veículo e, principalmente, não compensaria o custo. Você pagaria 100.000 Reais numa kombi? Sim, tem gente que pagaria, colecionadores, apaixonados, mas eles não seriam o suficiente para sustentar o modelo economicamente.

Acho que a VW tá dando um fim digno a Kombi, com uma aposentadoria honrosa.

Diogo
Diogo
Reply to  Lince
10 anos atrás

Não. A VW até tentou. O ABS conseguiram colocar, mas os airbags não. Como o motorista fica sentado “no parachoque” do carro, não há área de absorção de impacto nem tempo de resposta suficiente para abrir o airbag.

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
Reply to  Diogo
10 anos atrás

Não acredito que pensaram dar um jeito de perpetuar um projeto desse em pleno seculo 21,só no Brasil mesmo.

Jayme
Jayme
10 anos atrás

Tá bonita mesmo. E a ficha técnica da senhora? Uma dúvida essas pinturas saia e blusa, em veículos de linha eram feitas artesanalmente? Isto é empapelando, colocando fita pra demarcar? Seriam terceirizadas?

Antonio Luiz Siqueira
Antonio Luiz Siqueira
10 anos atrás

É….tá acabando……semana passada, passando próximo da Brasilwagen, vi duas na cegonha.

Jr. Bomba
Jr. Bomba
10 anos atrás

Impecável !!!
Pelo nível dos detalhes essa deve ser a de FG.

Edson Luis de Paula
Edson Luis de Paula
Reply to  Jr. Bomba
10 anos atrás

Quem mais teria um MUG no retrovisor?

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
10 anos atrás

Nada melhor que ir para Saquarema, na região dos lagos, em pleno anos 70 em uma Kombi ao som do The Mamas And The Papas – California Dreamin, ou Scott McKenzie – San Francisco (Be sure to wear flowers in your hair). Na minha modesta opinião este foi o melhor significado de liberdade na estrada em uma época de grande opressão militar.