GRANDE IDEIA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 6 de novembro de 2013 - 17:40Turismo

GRANDE IDEIA

SÃO PAULO (na agenda) – Estão vendo essa foto aí embaixo?  É um hotel.

basecamp_panorama-innenPois é, um hotel. Fica em Bonn, na Alemanha, num antigo depósito de 600 metros quadrados. O idealizador transformou 16 trailers antigos, duas Kombis, dois vagões de trem (um do lado de fora), dois Airstream americanos, um Trabant com barraca no teto e um furgão Citroën em quartos de hotel. Na verdade, um “hostal”, tipo albergue da juventude, a preços módicos.

Ficou legal demais e não existe a menor hipótese de, quando eu for a Bonn (tenho uns negócios lá), não me hospedar num desses. Quem mandou a dica foi meu amigo Rogério Gonçalves, que faz o turno da madrugada na recepção. Mais detalhes, endereço, preço, serviços e todos os “quartos” estão aqui.

ATUALIZANDO

Por uma triste coincidência, hoje morreu o fundador da Turiscar, maior fabricante de trailers do Brasil. Pedro Scheid tinha 85 anos. A empresa, de Novo Hamburgo, fechou as portas em 1999 e teve seu auge na segunda metade dos anos 70. Trailer é algo que nunca pegou no Brasil, por conta das péssimas estradas, da quase inexistente infraestrutura de campings e da falta de segurança. Uma pena. Na Europa e nos EUA, são muito populares. Não deve existir nada mais gostoso no mundo do que viajar de trailer. Mais sobre a Turiscar pode ser visto aqui no blog do Mário Buzian, genro do fundador da empresa.

22 comentários

  1. Luiz disse:

    Meu pai tinha um turiscar, modelo Rubi.
    Viajamos até o RN no verão de 76, depois até o Uruguai no verão de 77 (passamos o natal em Floripa e o Ano-novo (tem hífen?) em Punta del Leste. No inverno de 77 fizemos as Serras Catarinense e Gaucha
    Éramos sócios do CCB (nem sei se ainda existe…

  2. eraldo.a disse:

    Tá com pinta de motel mesmo.

  3. Lucas Martin disse:

    O que mais me dá saudade, dos tempos de equipe, são as viagens em nosso motorhome, tanto a trabalho como nas férias. Assim que o dinheiro permitir, terei um novamente, sem dúvida.

  4. Gus disse:

    Reserva bem antes Flávio, isso ali deve lotar de hipster’s heheh.

    Sobre a Turiscar, existe o blog do Mário Buzian (creio), sobre seu bonito Dodge, que versa sobre a história dos trailer da Turiscar, você deve conhecer, vale a visita. Arquivos e muitas fotos bem bacanas em homenagem a esse grande pioneiro.

    E a carteira E para trailers de fato é dureza, tua auto escola é uma carreta mercedes benz dura em todos os aspectos (direção, caixa, pedaleira…etc), e é preciso treinar baliza com a carreta uma infinidade de vezes. Isso afasta muita gente!

  5. charles disse:

    Só no rangido do trailer, nhéco, nhéco.

  6. Marcos Pivari disse:

    protesto no que tange o comentário “nunca pegou”. Pegou sim….. hoje com quase 50 anos do início da fabricação te trailers é comum ver muitos ainda nos campings… e atualmente muitos estão voltando a rodar nas estradas. O auge foi nos anos 70 e 80 quando a Turiscar fabricava mais de 70 trailers por mês. Isso sem contar a Karmann Ghia que também fabricava em série.

  7. Helio disse:

    Se trailers por aqui não pegaram, em compensação, as p*rras dos pinos de reboque, na altura das canelas dos pedestres proliferaram…

  8. Rodrigo Moraes disse:

    Diz a lenda que, quando foram fazer o Código Nacional de Trânsito vigente, pediram pra um estagiário traduzir o código de trânsito dos EUA. Lá, trailer é a carreta articulada de caminhão. O estagiário traduziu o trailer de lá como sendo o nosso trailer. Então, saiu no nosso código que, pro cara puxar trailer, ele devia ter carteira de motorista profissional, categoria E, com todas as suas dificuldades para obter e renovar. Isso também teria ajudado a matar os trailers.

  9. alan disse:

    Verdade, infelizmente trailer no brasil e’ impraticavel

  10. Janir disse:

    Meu sonho de consumo sempre foi ter trailers.

  11. Marcos Alvarenga disse:

    Faltou citar os carros serem fracos, e a gasolina cara.

  12. LINCOLN FALCAO disse:

    O CARLO GERMANI, FAZ UM ESFORÇO E VOLTA PRO GOL DO VASCO….

  13. LINCOLN FALCAO disse:

    aqui jamis daria certo porque as “‘otoridades” pediriam 300 certificados e alvarás de diversos cabides de emprego para liberar o local,, fora a classe media que agora deu pra reclamar de tudo e consegue pagar em 12 x sem juros para ir pra aruba ou cancun.. jamis ficariam nesses carros velhos e ainda rogariam praga como o kiko do chaves: ‘GENTALHA!!GENTALHA! GEN TA LHA !!!!!

  14. Nathan disse:

    Demais! Nem sei em qual região da Alemanha fica essa cidade! Só sei que um dia vou lá, só pra me hospedar ai!

  15. Carlo Germani disse:

    “A simplicidade é o último degrau da sabedoria.”

  16. Zé Rodrigo disse:

    Tô dentro!!!
    Não tenho negócios lá mas já me considero um hóspede :-)

  17. willian disse:

    Muito bacana a ideia.

    Mas e banheiro? Vai no mato mesmo? rs…

  18. Romeu Nardini disse:

    Achei demais a decoração dos trailers. Ideia genial.
    Ok, voce pode ir.
    Mas não me vai ficar hospedado no teto do Trabant, né?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>