JFK, 50

SÃO PAULO (de saída) – Hoje faz 50 anos do assassinato, ainda muito mal-explicado, do presidente americano John Kennedy em Dallas, Texas. Kennedy foi morto porque desfilava num carro aberto, uma limusine Lincoln Continental 1961 que hoje repousa no museu Henry Ford, em Detroit. Nos carros de hoje, as balas ricocheteariam na carcaça blindada e o atirador não saberia sequer se teria acertado no carro certo, porque os caras usam dois iguais nos deslocamentos presidenciais.

A história desse carro, nome de código X-100, ficou em uso pela Casa Branca até 1977, quando foi doado à Ford. Depois do assassinato, ele foi reformado e até a cor, um azul bem escuro, foi trocada pelo preto atual.

É curioso ver neste link as diferenças entre aquele carro presidencial e o atual usado pelo governo dos EUA. Alguém é capaz de imaginar Obama desfilando em um carro conversível hoje em dia? Nem nos jardins da Casa Branca.

Deve ser bacana ver a limusine de Kennedy no museu. Como nunca estive em Detroit, nunca vi. Mas está nos planos.

quenedilimuzine

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
SIDNEI RODRIGUES
4 anos atrás

Humanamente impossível que os americanos não tenham desvendado o mistério do assassinato de John Kennedy. Então, a resposta é óbvia: ou sabem e não divulgam ou então foram eles mesmo ( os poderosos de então ), que, insatisfeitos com o governo Kennedy, resolveram eliminá-lo. Sempre tem interesse econômico por detrás de fatos assim. Com Lincoln foi o fim da escravatura. Só não disseram até hoje se seu assassino ( um tal John Wilkes Booth ) agiu por conta própria ou a mando de alguém. No caso de Kennedy as gigantes do aço estavam incomodadas com os rumos de seu governo. No caso de Kennedy, é de se estranhar que o assassino de Lee Harvey Oswald, Jack Ruby, tenha tido acesso ao lugar onde cometeu o assassinato, armado e sem nenhum policiamento especial na condução de Oswald. Oportuno informar que Jack Ruby estava doente e morreu em 1.967. .

Thiago Vinholes
Thiago Vinholes
10 anos atrás

Eu vi esse carro quando fui a Detroit! É meio sinistro…
Mas a coleção desse museu é incrível, tem de tudo: aviões, tanques, trens, motos, caminhões e milhares de carros de todas as marcas. Tem até um Tucker!

Os museus da Chrysler e GM também são bem legais, mas não tanto quanto o da Ford.
Vai lá ver, é legal

lisandro
lisandro
10 anos atrás

Estive no museu e vi o carro em 1995, mas sem capota… desse mesmo museu , há um anúncio do Beetle que já foi postado por aqui, “Noboby is perfect”, com o Besouro de pneu furado… Ou seja , o museu da Ford é muito mais do que se espera inicialmente, destinado a história do automóvel em geral, e não somente dos Ford. Estando nas redondezas, vale a visita.

Rodrigo
Rodrigo
10 anos atrás

Eu acho que foi uma barra de suspensão que matou o cabra.

Luiz
Luiz
10 anos atrás

O mais legal do museu é a Lotus de Jim Clark.

Paulo "McCoy" Lava
Paulo "McCoy" Lava
10 anos atrás

Sobre o assunto ‘JFK’, impossível não lembrar uma famosa lista de coincidencias envolvendo dois Presidentes Norte-Americanos, Abraham Lincoln e John F. Kennedy. Um dos destaques fica pelo fato de que Lincoln foi assassinado quando se encontrava em um teatro de nome FORD. Kennedy, por sua vez, levou tiro quando estava dentro de um veiculo de nome Lincoln, fabricado pela Ford…
Mais coincidencias? Here we go:
Ambos presidentes, cujos sobrenomes possuem sete letras cada, foram assassinados em ma sexta-feira. E na presença de suas esposas.
Lincoln foi eleito em 1860.
Kennedy foi eleito em 1960.
Seus sucessores na Casa Branca tinham o mesmo sobrenome – Johnson.
Andrew Johnson (sucessor Lincoln), nasceu em 1808.
Lindon B. Jhonson (sucessor Kennedy), nasceu em 1908.
Eu poderia listar outras situações impressionantes. Mas não me custa digitar que o secretário de Lincoln, se chamava Kennedy. Kennedy aconselhou Lincoln para não ir ao teatro. Já o secretário de Kennedy, cujo sobrenome era Lincoln, disse que não seria conveniente para JFK viajar para Dallas…

igor
igor
Reply to  Paulo "McCoy" Lava
10 anos atrás

legal!

ed diogo
ed diogo
10 anos atrás

A reeleicao do Sr Kennedy estava um pouco complicada e ele foi ao Texas para tentar reverter a situacao naquele estado .Os segurancas queriam que a capota do carro fosse fechada talves a historia seria de outra maneira

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

De uma coisa eu tenho certeza absoluta:
– Não fui eu!

Celso Jr
Celso Jr
10 anos atrás

Essa é fácil, quem conhece Watchmen sabe, o assassino foi o Comediante, bem mais crível q a “história oficial”…kkk

Geraldo
Geraldo
Reply to  Celso Jr
10 anos atrás

Discordo … foi o “canceroso” do X-File … que aliás, confessou ter matado o Martin Luther King, também …

Celso Jr
Celso Jr
Reply to  Geraldo
10 anos atrás

kkk…outra boa menção, alías conseguimos juntar no post a melhor hq com a melhor série de todos os tempos.

JP
JP
10 anos atrás

Pelo menos o post é sobre o carro. Me desculpem o mau humor, mas todo ano é essa encheção de saco a imprensa ficar lembrando a morte desse cabra. Ninguém aguenta mais isso!

Munck
Munck
10 anos atrás

Esse museu realmente é fantástico e vale a visita, vai muito além da história da empresa e carros. Eu trabalho em frente ao museu, sempre dá vontade de visitar novamente.

Seinfeld
Seinfeld
10 anos atrás

Assisti um documentário a pouco tempo sobre o assassinato de JFK.

O carro em questão não era o modelo usual que JFK usava em eventos como o daquele dia.

Tanto que alguns membros de sua segurança aconselharam a usar outro modelo, mais alto (esse era bem rebaixado) e que se insistisse, pelo menos, fizesse o percurso com a capota levantada.

O governador texanos fez questão de desfilar com aquele carro e JFK não quis causar ‘constrangimento’…

Deu no que deu.

JFK não foi morto só com uma “bala mágica” disparada por Lee Harvey Osvald. Lee Harvey Osvald foi só uma bode expiatório contratado para o serviço (e sem saber, para levar a culpa), sem saber que fazia parte de uma armação.

Houve no mínimo mais um atirador (dizem que foram 2) de pontos diferentes atirando no presidente americano.

Não é simples teoria da conspiração. Basta ver o ângulo por onde entrou um dos tiros fatais, que deveria ser de alguém próximo do nível da rua.

Lee Harvey Osvald estava num edifício que ficava atrás do carro na hora dos tiros…

Quer saber quem armou? Procure entre os descontentes INTERNOS do governo JFK, os altos comandantes militares americanos e outros políticos mais “radicais”, incomodados com as idéias “progressistas” do presidente. Comece pelo Texas…ou mesmo pelo gabinete do presidente e o seu vice (que era da oposição).

O que não falta são nomes e siglas para armarem uma coisa dessas.

História.

Claudio
Claudio
10 anos atrás

Eu visitei esse museu há alguns anos e recomendo a todos os que gostam de carros e transporte em geral. Coisas muito legais como o Chrysler Turbine e o Tucker Torpedo podem ser vistas lá. O museu é imenso e passa-se um dia inteiro lá sem conseguir ver tudo. O que mais me impressionou foi a gigantesca locomotiva Allegheny da década de 40, se não me engano. Embora não entenda nada de trem, achei uma máquina espetacular.

askjao
askjao
10 anos atrás

Não me lembro de outro tirambaço como aquele. Vendo um programa na Discovery, ou History, ou sei lá qual o canal, eles apresentaram um boi de piranha, que foi assinado no meio de uma multidão de policiais. Ou seja, realmente, essa história é muito mal contada.