NAS ASAS
SÃO PAULO (vale, claro) – “Vale um ‘Nas Asas’?”, pergunta o blogueiro Ricardo Squarizi. Ele fala da demolição do terminal da Pan Am em JFK. O “disco-voador” charmosíssimo já era. É a força da grana que ergue e destrói…
SÃO PAULO (vale, claro) – “Vale um ‘Nas Asas’?”, pergunta o blogueiro Ricardo Squarizi. Ele fala da demolição do terminal da Pan Am em JFK. O “disco-voador” charmosíssimo já era. É a força da grana que ergue e destrói…
Pena… Com dinheiro, boa vontade e um bom arquiteto duvido que não conseguissem modernizar o terminal para atender as novas demandas do séc XXI
O prédio tinha uma arquitetura belíssima, mas era muito pequeno e pouco funcional. Tudo apertado, banheiros em quantidade insuficiente, pouco espaço para lojas, restaurantes, instalações para funcionários e segurança, etc… tudo era muito antigo e desconfortável. Há mais de década o terminal era (infelizmente) apenas sombra do que um dia havia sido, o que fez dele, um elefante branco…
Uma pena talvez, mas devem,os pensar transporte como conveniencia!
O mais belo dos terminais e o mais belo dos aviões (B707)!!!
Olha o balanço dessas vigas!
Foi lancado em 2011 um seriado de TV PANAM, muito bom conta a estoria entre 1961-1963….podemos ver como era as aeronaves, os atendimentos etc….vale assistir. Assisti no canal Kalixta da Sony..
É um crime de qualquer jeito…
Tomara que nessa de reforma/privatização dos aeroportos daqui não inventem de mexer no JK em Brasilia…
Você chegou a voar de PanAm, Flavio?
Alguém aqui chegou? Contem pra nos como era a PanAm. E como era voar de avião quando se podia fumar, falar, andar, cagar, comer aeromoças etc.
eu voei quando era criança e minha mãe voou na era da PAN AM/PANAIR DO BRASIL.
eram outros tempos. não tinha TV individual, o Avião era divido em setores (por causa dos fumantes) e qualquer voo Rio de Janeiro-Belém era feito em um DC-8 que era mais barulhento que um grid inteiro da F1 atual…
mas eram outros tempos. as passagens custavam uma fortuna, você tinha que ter comforto pelo tamanho do preço que pagava…
o que ferrou a PAN AM é que ela não tinha uma malha doméstica nos EUA e isso a fez sucumbir quando o mercado internacional desregulou, American Airlines, Delta, United, Continental e a própria TWA (sim, ela mesmo) começaram a oferecer voos mais baratos com mais conectividade com voos domesticos. coisa que a PAN AM não tinha…
a PANAIR DO BRASIL foi sabotada pelos militares para favorecer a VARIG e muitos aviadores brasileiros consideram uma justiça com o que ocorreu com a Varig recentemente. se a Panair do Brasil tivesse continuado teria sido a maior do hemisfério sul porque tinha malha doméstica com malha internacional, ambas muito boas…
no filme “o Aviador” a PAN AM era vista como um leão dominando todo mundo, curiosamente a TWA durou 20 anos a mais do que a PAN AM. enquanto a primeira faliu porque a Delta Airlines descobriu o tamanho da dívida e pulou fora a TWA foi comprada pela American Airlines porque tinha uma malha doméstica interessante no meio-oeste dos EUA…
se a PAN AM tivesse uma malha doméstica….
Muito bom saber como era em outros tempos. Assisti aquele seriado da PanAm, e mostra um luxo e conforto como nunca mais veremos de novo. Sem contar a chatice burocrática só para chegar no avião.
Nunca voei, mas serviam um drink a base de Jackie Daniels com limão cravo que era simplesmente fantástico.
Esse eu perdi!!!!
Falar, andar e cagar ainda pode, felizmente. Fumar, graças a Deus proibiram… era um problema. Já as aeromoças… nâo existem mais – viraram comissárias…
Mas que é uma “baita” de uma foto, isto é ….
Flavioviski, hoje é aniversário de fundação da Vasp:
http://www.avioesemusicas.com/vasp-80-anos.html
embora seja um charme os tempos mudaram e os aviões ficaram maiores, a PAN AM faliu e as empresas atuais querem mais área no JFK…
ouvi comentários que a Delta Airlines ou a United querem ocupar o espaço e contruirem terminais próprios no JFK…
existe o mesmo disco no aeroporto internacional de Moscow (Sheremetyevo), mas o disco é mais alto e os Aviões não ficam completamente estacionados embaixo do disco, somente a parte dianteira da aeronave e mesmo assim em vôos domésticos…
SE e somente SE a PAN AM continuasse ativa quem sabe o disco continuaria ali, mas não deu….