O REI

marcquezcampeaoSÃO PAULO (fenomenal) – O que dizer de um garoto de 20 anos que ganhou a Moto3, a Moto2 e, na temporada de estreia da MotoGP, levou também a categoria rainha?

Que é um rei, o novo rei das duas rodas, repetindo feito de Kenny Roberts, em 1978, o último estreante a ganhar o campeonato da série principal do Mundial de Motos, quando ainda corriam as 500 cc.

Lorenzo ganhou a última prova da temporada agora há pouco em Valência, com Pedrosa em segundo e Márquez em terceiro. Três espanhóis no pódio, título para Marc, que fechou o ano quatro pontos à frente de Lorenzo. Taça para a Honda, num campeonato espetacular. Encerrado com uma corrida igualmente maravilhosa.

A cobertura está no Grande Prêmio, com nossa motoqueira Juliana Tesser — a propósito, ótima cobertura do SporTV, com equipe no local, três jornalistas que conhecem muito o assunto.

Leiam tudo. O menino está fazendo história, como se diz, e é legal ver a história sendo escrita.

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Carlos
Luiz Carlos
10 anos atrás

Lorenzo é melhor e mais completo.Perdeu o título por causa da fratura na clavícula e por ter ficado fora de uma corrida. Desejo muita sorte á ele em 2014 e que a Yamaha dê uma moto á sua altura para enfrentar M93 em igualdade de condições. Força Lorenzo e Yamaha!!!

PedroL
PedroL
10 anos atrás

Transmissão perfeita, parabéns ao SporTV. A corrida foi um espetáculo.
Título merecidíssimo, porém, na minha opinião, Lorenzo ainda é o melhor.

Eric Musashi
Reply to  PedroL
10 anos atrás

Respeito sua opinião. Mas se a Honda não erra feio na Austrália, Marquez já chegaria campeão à última etapa, e aí ele não entregaria a vitória fácil, pois estaria correndo puramente por diversão. Então veríamos de novo o embate de algumas corridas atrás.

Aliás, na própria Austrália o Marquez já estava se preservando, somando pontos.

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

A Espanha, como de costume e a exemplo do futebol, tem um motociclismo estruturado com muitas categorias de base, patrocinadores, boas equipes, público, etc etc … e com isso, fica muito mais fácil destacar e selecionar pilotos fantásticos como esse.
Esse garoto é um fenômeno, merece cada pontinho desse título!

beto
beto
10 anos atrás

O que mais gostei do título do Marquez, é pela pessoa dele.
Não lembro em que corrida ele deu com a carenagem no Lorenzo na última curva. Ganhou, mas no páteo o Lorenzo não aceitou os cumprimentos do colega.
Lorenzo em algumas passagens se mostrou arrogante, com o Simoncelli idem.
Marqueza leva um pouco da simpatia do Valentino.

Mauricio
Mauricio
10 anos atrás

O Lorenzo,até pela experiencia,me parece ser o melhor ainda. Mas o garoto realmente fez historia e tem potencial pra muito mais. Interessante foi ver o Rossi como coadjuvante,mostrando que cada piloto tem sua época,assim como o Schumacher na F1 que quando voltou só passou vergonha.Por isso acho bobagem quando ficam discutindo o melhor de todos os tempos,é quase impossivel se dimensionar isso.

Jorge Diehl
Jorge Diehl
10 anos atrás

A cobertura da SporTV nas motos fez com que eu voltasse a reservar domingos para assistir as corridas de motos. Estes pilotos são malucos!! Perto das motos, F1 é brinquedo de criança.

Moy
Moy
10 anos atrás

Que corrida do Lorenzo!
O MM mereceu, pelo que fez durante todo o campeonato.
Foi legal ver a festa dos pilotos com torcida e fiscais. Tudo sem punição.

Alex
Alex
10 anos atrás

excelente piloto Marc Marquez, apesar de parecer o Coringa ( e, por extensão, o Jacky Ickx)

ms
ms
10 anos atrás

Caros, bater em seu ano de estréia na Moto GP duas Yamahas uma do heptacampeão Valentino Rossi e outra do bicampeão Jorge Lorenzo além de deixar a Honda de seu companheiro de equipe Dani Pedrosa com seus 03 vice-campeonatos para trás não é pouca coisa…..Marq Marquez foi capaz de frear o entusiasmo juvenil (coisa que só gente grande faz…) fazendo uma corrida cerebral como Prost fazia em seus áureos tempos de F1, mesmo Marquez sabendo que se quisesse teria braço (melhor dizendo em se tratando de Moto GP, teria braço, mãos e pernas…) para vencer a corrida…acho que se Doutor Valentino e companhia quiserem ter novamente chances de voltar a ganhar campeonatos na categoria principal da motovelocidade deverão se reciclar fazendo curso de Pós-Doutorado na Espanha com o Prof. Dr. Marq Marquez…….(mais conhecido como “formiga atômica”)

ms
ms
Reply to  ms
10 anos atrás

corrigindo…o nome correto da fera é Marc Marquez

Sabugo
Sabugo
10 anos atrás

Como dizem os saudosistas da Formula 1: essas motos com controle de tração, com pneus de dupla densidade deixam tudo muito mais fácil.

Se é mais fácil eu não sei, mas essas vitórias do Valentino e dessa espanholada mostra mais a decadência do motociclismo americano e porque não, do australiano do que do talento propriamente dito desses pilotos.

Não existem mais Roberts, Spencers, Lawsons, Doohans, Rayney, Schwantz da vida. Quando esses estavam na ativa, italianos e espanhóis não tinham vez na categoria maior.

Juliano
Juliano
Reply to  Sabugo
10 anos atrás

Giacomo Agostini manda lembrança para você!

Sabugo
Sabugo
Reply to  Juliano
10 anos atrás

Agostini era da época pré-derrapagens controladas. ;) Luchinelli, Uncini, Sheene também mandam abraços. Mas não acompanhavam Roberts & cia.

Machinist
Machinist
Reply to  Sabugo
10 anos atrás

É mais fácil, claro, mas ainda assim é muito difícil.

Eric Musashi
Reply to  Machinist
10 anos atrás

Mais fácil? Duvido muito. Quanto mais tecnologia, mais extremos se tornam os esportes automobilísticos. Tanto que antigamente o cara era campeão com 35, 40, até 45 anos, e hoje dificilmente acompanha o ritmo depois dos 30.

ms
ms
Reply to  Sabugo
10 anos atrás

acreditem…… todos esses pilotos que vocês citaram devem estar estarrecidos e de queixo caído com o que marquez vem aprontado nas pistas…e isto é só o começo….imaginem o que ainda está por vir ano que vem com marquez estando mais experiente e seguro de si….

Paulo F.
Paulo F.
10 anos atrás

MM é muito bom. Esta acima de Pedrosa e no mesmo nível de Lorenzo. E teve de maneira inegável a melhor moto do campeonato.
A desclassificação na Austrália foi uma jogada de xadrez de Lorenzo e MM e Honda caíram no engodo.
O campeonato foi justo, e emocionante. E espera-se melhora na Yamaha para o ano de 14, até para fornecer a Rossi uma máquina mais adaptada ao sua forma de tocada e a Lorenzo o equipamento para enfrentar MM. E uma outra montadora de porte (a Kawasaki vem fazendo testes) ajudaria e muito a tornar um espetáculo que já é bom em algo melhor ainda.

ricardo
ricardo
10 anos atrás

O garoto é um fenômeno,ganhou merecidamente do grande piloto Jorge Lorenzo,o final da moto 1 também foi espetacular.
E o melhor de tudo,são as comemorações dos vencedores com a galera sem as multas e a frescura da F1.Moto Gp hoje em dia é o melhor dos esportes a motor disparado.

Fabiano Archer
Fabiano Archer
10 anos atrás

Parabéns não só ao Márquez, mas para a Espanha: 3 pilotos no pódio, 2 deles disputando o título. Uma geração que ainda vai dar muitas alegrias ao povo espanhol. Ao contrário do Brasil, que não tem investimento em categoria de base, em autódromos, não vive a cultura do automobilismo/motociclismo com investimento pesado de montadoras. Deu gosto ver a corrida e que algum dia tenhamos outro Alex Barros lá de novo.

Victor
Victor
10 anos atrás

Espero que na próxima temporada você possa escrever mais sobre a MotoGP

Murilo Camano
10 anos atrás

A globo deveria aprender como se faz uma transmissão de qualidade!!

Falando em globo, alguém viu a rede globo falando sobre o título do Marc Márquez ou então dizer que o mundial de motovelocidade vai correr em Brasília ano que vem ??

Ainda bem que tem a Sportv e o Grande Prêmio no Brasil! Se dependêssemos da globo para acompanhar os esportes que curtimos, estaríamos fodidos!

Mauricio
Mauricio
Reply to  Murilo Camano
10 anos atrás

A Globo so transmite esporte em que brasileiro esta se dando bem. Muito oportunista,por isso sempre que tenho opção assisto por outro canal.

Julio Cesar Ruthes
Julio Cesar Ruthes
10 anos atrás

Baita transmissão e decisões bem legais. A Moto 3 foi de tirar o fôlego até o fim e a Moto GP teve um início de prova alucinante. O título ficou em boas mãos, mas também seria justo se o Jorge Lorenzo faturasse o campeonato. E fica um exemplo para a Fórmula 1: pilotos autênticos e comemorações idem também são atrações para o público.

Billy
Billy
10 anos atrás

Vettel das duas rodas!

Zé Maria
Zé Maria
10 anos atrás

E é melhor o Dani “Medrosa” começar a pensar num plano B, C ou D, porque o Marquez “chegou chegando” e não deixou nem migalha para o “Senhor Triste”. . .
De resto concordo com a turma, esse Lorenzo é o supra-sumo da antipatia, pust cara mala, sempre com aquela cr de bund!
Zé Maria

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

Marquez = Ve44el = Mito

Giovanni
Giovanni
10 anos atrás

Aconteceu o que era previsto. Lorenzo ganhou e o Marquez correndo pra levar o campeonato. O que eu achei interessante foi o Lorenzo segurando o pelotão pra deixar o Marquez vulnerável ao ponto de até o Rossi e o Bautista acompanharem o pelotão. Só foi embora depois de ter percebido que corria o risco de ser punido, conforme analisou muito bem o Fausto Macieira. O cara anda demais pq segurar 4 motos atrás do cara é muito complicado pq em corrida de moto praticamente qualquer curva é ponto de ultrapassagem. Pra mim, ele merecia mais o título, e assim como muita gente, acho que o Marquez foi campeão por causa das contusões do Lorenzo e do Pedrosa durante a temporada. Mas mesmo assim, o Marquez não deixa de merecer, pq aproveitou bem a chance e fez a parte dele; chance que muita gente tem mas não aproveita.

Wolfpack
Wolfpack
10 anos atrás

MITO!

Wolfpack
Wolfpack
10 anos atrás

Ao final da prova todos dão entrevista sem muito estrelismo como vemos na F1. E estes caras são heróis por correr em máquinas sem proteção e a milímetros do chão. Fantástico a cobertura da MotoGP pelo sportv. Isso será a F1 para nós em breve sem pilotos na categoria temos que torcer para outras bandeiras, fazer o que? Outros países fazem o mesmo, vejam o Japão com seus fã clubes de pilotos ocidentais. Até o schummy tinha fã clube no Japão, o maior Dock vigarista de todos os tempos.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Wolfpack
10 anos atrás

Se até o santo de barro Senna tinha fã clube né ? mesmo jogando o carro de propósito no meio do Prost.

Williams Head
Williams Head
Reply to  Wolfpack
10 anos atrás

Wolfpack! Tu eh sempre mala zssim, ou soh no segundo domingo do mes?

Williams Head
Williams Head
Reply to  Wolfpack
10 anos atrás

Wolfpack! Tu eh sempre mala assim, ou soh no segundo domingo do mes?

A.Vandelay
A.Vandelay
Reply to  Wolfpack
10 anos atrás

Eu não entendo muito bem essa coisa de heroi.

Heroi faz algo por um bem maior, normalmente envolvendo um sacrifício próprio. Não é o caso de nenhum piloto. Eles correm por eles, mesmos, no máximo pela equipe. E não vejo problema algum nisso, mas, daí a chamar de heroi…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Muito bom, que ele domine moto GP pelos próximos 10 anos.

Imperador

Dú
10 anos atrás

A Honda não perderia isso por nada, tanto que a Gresini ganhou upgrade para o Bautista pressionar. Agora, para quem assistiu desde a Moto3, abertura de transmissão da Sportv com imagens aéreas da pista e acesso, imaginem que Brasília vai ter Truck e depois reformar para a “etapa” 2014. Sei lá, o autódromo de Brasília pode se transformar no pátio de caminhões e containers para equipamentos de transmissão dos jogos da Copa e depois….

Golins
Golins
10 anos atrás

Deu a vitória do gênio sobre o grande piloto.

Edvaldo
Edvaldo
Reply to  Golins
10 anos atrás

O GP da Inglaterra diz outra coisa.

Mauricio MV.
Mauricio MV.
10 anos atrás

Em pilotagem pura Lorenzo ainda é melhor. Marquez levou vantagem por ter um equipamento melhor,mas é inegável o seu enorme talento.

Wolfpack
Wolfpack
Reply to  Mauricio MV.
10 anos atrás

Opa, não entendi. Pilotagem pura, quer dizer os dois pelados? Cara o MM ganhou e atropelou todo mundo este ano e será pior para estes caras ano que vem, pois em muitas corridas o garoto nem conhecia a pista. As últimas corridas que dizem que o Lorenzo correu na frente, o MM correu sob pressão, fruto da choradeira da Yamaha, Lorenzo e Pedrosa a Dorna, punições e cartões amarelos que deixaram o garoto na defensiva, pontuando apenas e não mais dividindo as curvas com o chuchu da Yamaha, ou vc acha que ele iria fazer pior que Pedrosa hoje? O cara se poupou, é um espetáculo e para quem não entende do riscado isso dói, é difícil de entender e engolir, o garoto chegou e foi levando a todos. O que foi aquela corrida em Laguna Seca repetindo Rossi sobre o Rossi. Por sinal, quem entende de Moto, como Rossi, já disse e apoiou o garoto. Observou a proteção do Doctor ao garoto na largada. O cara entende e protege os iguais.

Giovanni
Giovanni
Reply to  Wolfpack
10 anos atrás

O Marquez conhecia todas as pistas pelas Moto3 e Moto2, exceto Laguna Seca, pq só a Motogp corre lá. Pra entender do riscado, tem que acompanhar.

Passar o Rossi não quis dizer nada, nesse ano. O cara foi o ano todo o pior dos 4, exceto em Assen, onde se aproveitou dos acidentes de Pedrosa e Lorenzo, e, coincidentemente, ganhou a corrida em cima do Marquez que o único que tinha moto pra brigar pela ponta.

Edvaldo
Edvaldo
Reply to  Wolfpack
10 anos atrás

O cara é bom e é o mais agressivo da categoria, mas dizer que atropelou, e que está numa categoria à parte é coisa de gente que adora dizer que viu história sendo escrita e descobrir gênios pra se gabar depois.

Ele tem uma moto melhor, e é bem mais piloto que o aguado Pedrosa.

Mas Lorenzo correu contundido em duas e em outra sequer correu. Ao passo em que os cartões que Márquez recebeu foram merecidos.

Não adianta inventar.

É um campeão válido e brigará muito com Lorenzo ainda. Pedrosa é coadjuvante e Rossi é passado.

Mauricio MV.
Mauricio MV.
Reply to  Wolfpack
10 anos atrás

Veja o número de voltas lideradas no campeonato pelo Lorenzo. Como a Yamaha era mais devoradora de pneus antes de usar o câmbio seanless a Honda geralmente dominava as voltas finais das corridas.

Rallyman
Rallyman
Reply to  Wolfpack
10 anos atrás

Além disso tudo, Márquez demonstrou hoje frieza e maturidade digna de um veterano. Nessa de observar o traçado sem prejudicar Márquez, Valentino mostrou toda a imensa grandeza que fez dele um campeão e um esportista diferenciado. Marc Márquez é o legítimo sucessor do Doutor, que já vem reconhecendo isso desde Laguna Seca. Viajando na maionese, eu gostaria de ver Márquez daqui a umas duas temporadas PEITANDO Vettel, Hamilton e Alonso. Ele reúne todas as condições para fazer essa transição e para repetir a proeza de John Surtees: tem destreza e coordenação motora excepcionais e imensa intimidade com a relação velocidade altíssima x noção de distância. Ou Marc fará como Valentino? Rossi sempre andou bem nos testes da Ferrari – mas perdeu o timing porque as motos são mesmo a sua grande paixão.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Wolfpack
10 anos atrás

Sem tirar, nem por.

Lorenzo, Alonso são o resto.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Alguém citou Alonso? Isso é doença, vá se tratar.

George Dubois
George Dubois
Reply to  Wolfpack
10 anos atrás

Não há como negar que Lorenzo é fora de série. O azar dele é que Márquez é daqueles raríssimos sujeitos que vieram de outro mundo.

Diego
Diego
10 anos atrás

Muito legal o campeonato, e a transmissão ótima do SporTV, a F1 em matéria de transmissão deles é deprimente.

E o cara fez história, demais poder ver ao vivo uma coisa dessas.

Hector
Hector
10 anos atrás

O que não se comentou foi um importante “senão” ao título do Marc. Lorenzo teve duas vitórias a mais na temporada e esteve fora de duas corridas para se recuperar de um acidente e participou de várias corridas ainda em recuperação. Marc não deve agradecer apenas ao seu talento, como todos falam, mas ao acidente de Lorenzo também.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Hector
10 anos atrás

E a desclassificação absurda do Marquez na Asutrália ? Lorenzo caiu o problema é dele , Marc não tem culpa disso . Genio e fenomeno , deixa o enojado do Lorenzo no chinelo

Junior Ribeiro
Junior Ribeiro
Reply to  Ricardo
10 anos atrás

Por que absurda??? A regra era para todos!!!
O Lorenzo e sim melhor piloto!!! O MM deu sorte!!

Edvaldo
Edvaldo
Reply to  Ricardo
10 anos atrás

Desclassificação absurda como?
Anunciaram as voltas do pit aberto pra todo mundo ouvir, os caras não obedecem e é absurdo?

Absurdo é o erro.

Mas já entregou torcidinha ali no final. Tá explicado.

Wolfpack
Wolfpack
Reply to  Hector
10 anos atrás

O chuchu não foi competente quando a situação era igual para ambos. Ok, e o pênalti a Marc na Austrália, a marcação da Dorna com cartões e pontuação para cima do audacioso garoto, capando-o nos últimos GPs. O Lorenzo, vigarista, chegou a tocar na moto do garoto na sexta tentando desestabiliza-lo, e com mais um cartão amarelo, jogá-lo para o final do grid. Tendenciosa sua colocação. É difícil para algum de vcs observarem um fenômeno, isso acontece na F1 com o Vettel, quando ambos baterem todos os recordes, dai vem alguém fazer um documentário. O pior, vcs perdem de observar os mitos serem criados na frente de seus narizes.

Edvaldo
Edvaldo
Reply to  Wolfpack
10 anos atrás

Chamar Lorenzo de vigarista pelo que fez na sexta feira é coisa de quem nunca subiu numa moto na vida.

Volta pro patinete.

Hector
Hector
Reply to  Wolfpack
10 anos atrás

Que tendência? Não sou fã de Lorenzo, tampouco de Marquez. Apenas me referi a um fato. O garoto tem talento sim, mas foi beneficiado pela ausência do Lorenzo em 2 GPs e nos outros quando Lorenzo ainda estava em recuperação. Não uso um peso e duas medidas. A desclassificação não foi absurda, ele parou uma volta depois do limite imposto ANTES da corrida. O resto é mimimi. Agora, o que vejo dos “fanáticos” é que se o Marquez atira a moto no Pedrosa ou Lorenzo chamado de audacioso, se o Lorenzo dá o troco é vigarista? Usar um peso e tirar duas medidas é o que mostra “tendência”.
E antes que me confundam, o único espanhol para quem consigo torcer em qualquer esporte é o Nadal. Na moto GP torcia pelo Stoner que se aposentou, portanto, hoje, (aliás, nem nunca) não vejo Moto GP cegado por FANatismo.
E Mitos na Moto, sei apenas de três: Agostini, Doohan e Rossi.

Paulo
Paulo
Reply to  Hector
10 anos atrás

Ele ficou de fora de UMA corrida, por erro dele.

E ano passado o Lorenzo foi campeão com um numero de vitorias menor que o do Pedrosa..

Machinist
Machinist
Reply to  Hector
10 anos atrás

Lorenzo caiu e quebrou a clavícula porque errou.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

Também gostei da transmissão, o repórter de pista era meio fraquinho, mas esforçado. Fiquei com inveja do pessoal das duas rodas, podiam fazer algo assim na f1, transmitindo gp3 e gp2 direto, seria muito legal, bem diferente daquela pressa de colocar comercial e terminar a transmissão como a RGB faz.

Rafael
Rafael
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

O SporTV faz isso no domingo, começa com a GP3, dps a GP2, Porsche Supercup e só F1 fica com a RGT.