MENU

domingo, 10 de novembro de 2013 - 12:53F-1

SEM KIMI

komiforalotusSÃO PAULO (desfalque) – A bomba estourou hoje pela manhã. Kimi Raikkonen não corre mais pela Lotus. Vai ficar fora das provas de Austin e Interlagos. Oficial e verdadeiramente, porque isso vai acontecer, é por conta das dores nas costas que sente há algumas semanas e levarão a uma cirurgia. Claro que se ele estivesse recebendo seus salários em dia é bem possível que adiasse a operação. Mas como a Lotus não paga, mesmo, ele não vai fingir que corre. E, assim, estará em forma e curado para recomeçar a vida na Ferrari no ano que vem.

Uma atração a menos para as duas últimas corridas do ano. E uma possível agitada no mercado. Se a Lotus optar por colocar seu reserva Davide Valsecchi para correr, como fizera com D’Ambrosio na ausência de Grosjean em Monza no ano passado, nenhum grande barulho. Valsecchi, para quem não se lembra, foi o campeão da GP2 no ano passado. Foi contratado como terceiro piloto, mas trabalha basicamente em simulador. Em 2011, pela Lotus verde, atual Caterham, fez um treino na Malásia. No ano passada, já na “nova” Lotus, andou em Abu Dhabi naquele teste de novatos.

Mas será que o time pode surpreender?

Não creio. É provável que a esta altura telefones estejam tocando na Europa com gente se oferecendo para correr no lugar de Kimi. Mas os candidatos à vaga para 2014 têm contratos em vigor e duvido que seus times abram mão deles nas provas finais do campeonato. E os aposentados que sempre aparecem nessas horas não interessam muito.

Raikkonen, assim, encerra sua trajetória brilhante nas duas temporadas de Lotus com 37 GPs disputados, duas vitórias e 15 pódios no total.

Para quem tinha ficado dois anos longe da F-1, foi bem melhor que a encomenda.

93 comentários

  1. Peter Von bangkok disse:

    Aposto que aquela anta de rodinhas chamada barrichello ja ligou se oferecendo pra correr em interlagos. Feito uma putinha barata e arrombada da guaicurus, em bh.

  2. Aislan disse:

    Kimi não está certo! Deveria honrar seu compromisso até o fim, mas também não o condeno por sua decisão, mesmo se for verdade o lance das dores. Enfim….

    Barrica de volta? Só um doido pode pensar isso… sem o menor sentido, parem de seguir a TV Bobo, sejam mais criteriosos com suas fontes de informação….

  3. Will disse:

    O Raikkonen é genial até para dar migué na equipe que deu calote nele! A cena dele saindo do autódromo da Índia, de carro de passeio, bem antes da corrida terminar só não foi melhor que o picolé da Malásia!

  4. sandro disse:

    Uma pena, esse ano deixaríamos a porteira aberta.

  5. André França disse:

    São duas corridas a menos pra Lotus ficar devendo pra ele. Bom negócio pra todo mundo, simples assim.

  6. JP disse:

    Inventou doença pro INSS enconstar ele?

  7. Leonardo Costa disse:

    Os dois pilotos da Ferrari para o ano que vem estão atualmente com problema nas costas. Claro que ainda tem muito tempo até o início do campeonato do ano que vem para se recuperarem, mas a Ferrari tem contrato com dois quebrados.

  8. Alexandre disse:

    Chega de teorias de conspiração.

    Tá mais que na cara que vem o Valsechi ai, assim foi em outras corridas que o Kimi rateou já disseram para o reserva se preparar e até ir para o local das corridas.

    agora, eu queria ver um desses aposentados nesse banco….Rubinho não, ele tá fora de forma, mas o Senna, o Razia, o Piquet…..

  9. Marcelo disse:

    Fiasco na Williams em 2011, ‘barrica’ ficou em 17º lugar no mundial(e ainda metem o pau em Maldonado esse ano).
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_2011

    Fiasco na Formula Indy 2012, ‘barrica’ ficou em 12º lugar no campeonato, de uma categoria que esta muito longe da F-1.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_da_IndyCar_Series_de_2012

    Fiasco na Stock-Car 2013, ‘barrica’ permanece em 10º lugar no campeonato, bater pilotos de ponta na Stock…esqueça!!!
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_da_Stock_Car_Brasil_de_2013

    Para substituir Raikkonen, no mínimo o piloto tem que estar “AFIADO”, não é o caso do bajulado Rubinho! Fazem muito “CARNAVAL” em cima de Barrichello, mas ele nunca foi nada disso nas pistas. Teve chance de calar o mundo sendo campeão em 2009, no final acabou tomando surra de Button. O piloto inglês ao final de 08 só tinha uma vitória na F-1, tenha dó! As feras na temporada: Alonso, Hamilton, Raikkonen e Massa estavam fora da disputa pelo título. Rubinho sequer fez o BÁSICO, superar o companheiro e ser campeão, ainda perdeu o vice para Vettel!!!
    Rubinho tinha que apanhar de cinta e sair com a bunda roxa, mas não, acontece justamente o contrário, sempre aparece um para passar a mão na cabecinha e dar nova chance…

    Deixem Valsecchi e d’Ambrosio terem essa raríssima oportunidade, Rubinho já teve chance demais na F-1! Depois do péssimo ano em 2011, ele devia anunciar aposentadoria e fazer festa de despedida em São Paulo! Acabou vendo Schumacher fazer duas vezes festa de despedida na pista de Interlagos…

    Se Valsecchi e d’Ambrosio não fossem opção, no lugar da Lotus eu daria chance ao Petrov(o russo esta cheio da grana e o time precisa urgente), com certeza seria mais divertido!

    Barrichello na pista esta que nem o apresentador do programa “Legendários”, ninguém aguenta mais!!!

  10. Ferrarista disse:

    Se a Lotus quiser ficar com o vice campeonato de construtores vai ter que colocar um piloto experiente nessas duas ultimas corridas pra fazer o máximo de pontos possíveis. Rubinho seria uma excelente opção !!

  11. alan disse:

    Uma pena mesmo, se o massa ficasse de fora ninguem notaria….

  12. Fabio Amparo disse:

    Deveriam já colocar o Hulk pra pilotar e deixar a bicha pra Sauber!

  13. Marcio Vieira disse:

    O campeonato já acabou, deixa o Valentino Rossi ou o Sebastian Loeb, que vai ser bastante interessante

  14. Paulo Pinto disse:

    Raikkonen está física e psicologicamente impossibilitado de guiar um F-1 até o final da temporada, depois de exames, verificação médica e terminante proibição?

  15. VODKA FINLÄNDIA disse:

    É inadmissível que um piloto do calibre do Raikkönen fique fora do Circo.
    Se o problema da Lotus é patrocínio, por que não me contataram?

  16. Glaucio disse:

    Rubens barichello deve estar ligando …. Seria legal ele no Brasil. Despedida decente e atrairia mídia para a lotus.

  17. Fernando disse:

    Podiam colocar o Rubinho para correr pelo menos no Brasil, para ter uma despedida oficial, com muita festa, para celebrar sua longa e brilhante carreira na F1. Acho que seria bom para a Lotus e para os patrocinadores pq o carro dele iria ficar em grande destaque no fim de semana, mesmo que nao ande no pelotao da frente.

  18. guest disse:

    E a festa de “confraternização” da F1 em SP não será mais a mesma com a ausência do Raikkonen…

  19. Leal disse:

    Rubens Barrichellooooo no Brasiiillllll!!!!!

  20. Adriano disse:

    Faz muito bem abandonar a Lotus. O cara é piloto de ponta, consegue feitos fantásticos para a equipe nos últimos dois anos e o que recebe como recompensa? nada…de salário.
    Então arrivederci Lotus. Aspetto Ferrari.

  21. Alfredo Aguiar disse:

    Isso é gozação.
    Não vê quem não quer. O kimi recebeu um CHEQUE SEM FUNDOS em Abu Dahbi. To até vendo o empresário do piloto ligando pra tal Quantum e os caras (se existir mais de um) enrolando: “-O senhor tem que esperar mais um pouco para depositar, é uma transação internacional que demora algum tempo”.

  22. Fabio M. disse:

    seria a despedida perfeita pro Rubinho, com um carro competitivo em Interlagos!!

  23. Alexandre Schulz disse:

    O nome disso aí é conflito de interesses. A Ferrari está em terceiro lugar no Mundial, com 323 pontos, um pouquinho atrás da Mercedes, com 334, e um pouco mais à frente da Lotus, que tem 297. Uma briga boa e apertada. Nas últimas cinco corridas, a Lotus marcou 28 pontos a mais que a Ferrari, sendo que os carros da Lotus não pontuaram duas vezes e foram ao pódio cinco, enquanto os da Ferrari não pontuaram uma vez, mas também foram ao pódio só uma. Logo, pode-se até dizer que a Lotus está num momento melhor no campeonato. Tirando o Kimi de combate, a Ferrari ao mesmo tempo mina as pretensões da Lotus ser terceira ou mesmo segunda colocada no campeonato, até porque o Grosjean sozinho (porque ele vai correr sozinho essas duas últimas corridas, heheh) não vai conseguir todos os pontos que a Lotus precisa para passar a Ferrari e, também, garante o vice do Mundial de pilotos para o Alonso, cujo concorrente mais forte é, olha que coisa, o Kimi. Nisso, todo mundo fica feliz na Ferrari, que fica mais tranquila para brigar pelo vice com a Mercedes e satisfaz um pouquinho o ego do Alonso, que deve, não podendo ser campeão, preferir ser vice a terceiro colocado no Mundial de pilotos.
    Espertos, esses italianos…

    • Alfredo Aguiar disse:

      Com certeza a Ferrari, aparentemente, sai ganhando com esse imbróglio todo. Mas sejamos sinceros (e eu não gosto da ferrari), quem criou toda essa situação foi a Lotus e uma administração amadora e suspeita. Esse “negócio” com essa tal Quantum já se arrasta por quase um ano, ninguém é enrolado por tanto tempo sem alguma conivência. Acordos e parcerias bem mais complicados e com montantes bem maiores são finalizados em bem menos tempo. Ninguém está falando de uma Verizon, de uma Philips ou de um City Bank. O negócio de milhões de dólares, muitos milhões, é com uma empresa que sequer tem um Web site ou um endereço commercial. Me dá a impressão que se a Lotus tivesse sido sincera com o Finlandês e acertasse pagar ele com parte do dinheiro da premiação da FIA, esse efeito colateral de comer tatu, poderia ser resolvido após o fim campeonato.
      Agora ficar recebendo cheques sem fundos aí é phoda.

    • Tom disse:

      rapaz voce fumou maconha estragada,ou deu cheque sem fundos para os traficantes,kkkkk…,tá doidaão

  24. disse:

    É, o motocross dá tranco na coluna. Isso que dá brincar na http://www.ice1racing.fi/

  25. Bruz disse:

    Ué!!!! Cade a Quantum(têm pra isso)?? Acho que a bricadeira sobre o Hulkquem foi foda.
    Vai ser interessante ver o Groja e o Maldoso se a Lotus acertar de novo a bagaça.

    • Alfredo Aguiar disse:

      Será que há essas alturas do campeonato o Maldonado e a PDVSA vão querer mesmo entregar um cheque de $40 milhões pro Gerard Lopes? Com o risco de ver a justiça tomar a grana toda pra pagar funcionários e fornecedores e o Venezuelano ficar ano que vem com um carro com motor Cosworth “turbo adaptado” no grid e somente três caras na parada do Pit stop.
      A salvação da Lotus está nas mãos da Renault, mas o Tio Bernie teria que dar uma “mãozinha”. Só que no momento ele tá todo enrolado com juízes e tribunais.
      Ou a Lotus chuta o Grosjean, pega o Maldonado, troca os motores para Mercedes ou Ferrari e dá a segunda vaga pra um piloto ascendente de uma dessa duas fábricas e ganha o motor pra correr em 2014.
      Lembrem que para a próxima temporada a Toro Rosso vai começar a correr de Renault e deixar a Ferrari, assim como a McLaren deixa os Mercedes em 2015 e vai de Honda.
      A Lotus tem até algumas saídas. Falta é visão dos idiotas que dirigem o time. Uma pena, porque o corpo técnico parece ser muito eficiente!!!

  26. AGS disse:

    Nersin Giletti,..ops…Piiquet jr, quem sabe né..

  27. Victor disse:

    O minimo que ele pode conseguir ainda é um sexto lugar, já que aquele que esta em sétimo, Grosjean, não pode alcança-lo mesmo vencendo as duas ultimas corridas que faltam. Esse é o tamanho do estrago que Kimi fez com o companheiro.

  28. Vinicius Lucas disse:

    Nicolas Prost já testou com esse carro também, talvez ele seja escolhido no lugar do Valsecchi por estar em forma correndo no WEC.

  29. Vinicius disse:

    Raikkonen é o Luis Fabiano da Fórmula 1,se contrariado,abre o berreiro e faz pirraça.

    se estava sem receber,porque não acionou a justiça no 1o mês de atraso?

    tudo porque teve que abrir pro Grosjean…

    Raikkonen é um moleque mimado,enjoado e birrento mesmo…

    • Francisco disse:

      Basta olhar a expressão do sujeito em Cingapura e confirmar que ele estava fazendo aquelas caretas de propósito, né? Bom ator do jeito que é. Essas dores o atormentam há tempos, informe-se melhor.

      • Allez Alonso! disse:

        Há quanto tempo? Achei que fosse devido ao banco mal fixado no carro da Lotus em Singapura…

      • Vinicius disse:

        tudo bem que estivesse com dores,mas porque não acionou a justiça antes pra obrigar a Lotus a pagar o que lhe devia?

        e não era a primeira vez.

        só resolveu fazer esse escarcéu todo,porque o mandaram abrir passagem pro Grosjean que tantas e tantas vezes abriu pro finlandesinho enjoado e ainda sendo o brigado a sorrir no pódio.

        certamente Raikkonen aproveitou a deixa das dores pra arrumar nisso uma boa desculpa pra sair da Lotus.

        e Grosjean está recebendo o dele também ou já devem pra ele?

      • Vinicius disse:

        tudo bem que estivesse com dores,mas porque não acionou a justiça antes pra obrigar a Lotus a pagar o que lhe devia?

        e não era a primeira vez.

        só resolveu fazer esse escarcéu todo,porque o mandaram abrir passagem pro Grosjean que tantas e tantas vezes abriu pro finlandesinho enjoado e ainda sendo o brigado a sorrir no pódio.

        certamente Raikkonen aproveitou a deixa das dores pra arrumar nisso uma boa desculpa pra sair da Lotus.

        e Grosjean está recebendo o dele também ou já devem pra ele?

        Raikkonen é o Luis Fabiano da F1.

      • Giovanni disse:

        Três motivos básicos pra ele tornar público só depois de “mexerem” com ele:

        1 – Provavelmente a Lotus pôde ter entrado em acordo com o Raikkonen de pagá-lo até determinada data, como ano passado foi pago na Índia, justamente a corrida em que se desenrolou todo o problema.

        2 – Ainda no início do ano, era muito cedo entrar na justiça, pois fazendo isso, automaticamente a equipe não deixaria corrê-lo, e ele não teria como mostrar desempenho suficiente pra correr em outra equipe de ponta, correndo o risco de ficar de fora da próxima temporada, pois ainda não havia acertado contrato pro ano que vem.

        3 – Se ele entrasse na justiça, ia pegar mal pra ele pq nenhuma empresa gosta de contratar alguém que entre na justiça com outra empresa, pois no futuro essa pessoa pode entrar na justiça contra a sua. Talvez vc não trabalhe, então não sabe como funcionam as coisas no mundo capitalista.

        O Grosjean é patrocinado pela Total e talvez receba o salário direto dessa empresa, que COINCIDENTEMENTE, tem como um dos diretores, o seu papi.

      • Francisco disse:

        Acionar a justiça? Sério que tô lendo isso e não delirando? Qual justiça? De qual país? A corte de Haia, no caso? Sabia que o julgamento do Briatore não tem validade legal em nenhum país do mundo? Aquele mesmo, em que ele foi banido da F1? Pois é, vai lá acionar a justiça. O cara faz 207 pontos após 2 anos afastado e termina em 3º no campeonato. Esse ano fechou com 183 e não pode mais ser alcançado pelo companheiro. Em 2010 e 2011 a Lotus-Renault-Genii marcou respectivamente 163 e 73 pontos. Ou seja, não precisa ser um gênio matemático pra perceber a diferença que o finlandês chorão levou pra equipe. E não sou fã do sujeito. Amanhã, quando você chegar no serviço, Vinícius, se é que trabalha, fala assim pro seu chefe: ”eu vou dobrar a produtividade dessa empresa em 2 anos e não precisa me pagar, viu chefinho? Ah sim, quando tiver uma promoção, pode passar minha vez pra algum besta que só faz c*g*d*.”

      • Allez Alonso! disse:

        Que viagem. Não confunda direito contratual com uma decisão de um tribunal esportivo.

      • Van Duck disse:

        os caras nao pagam seu salário e ainda gritam palavrão com voce publicamente pra todo mundo ver… mas voce é brasileiro né, brasileiro adora se fod*r e encher o peito pra falar que “aguenta o tranco e ainda acha que é justo passar pelo que passa”.. se mata.

    • Bruno Bertolo disse:

      Vixe!

      Se o Raikkonen, que abre a boca apenas para tomar sorvete, “é um moleque mimado, enjoado e birrento”, o que dizer de Alonso e Barrichello então?

  30. rodrigo disse:

    Sera que não arrumam essa vaga pro Rubinho correr no Brasil ?

  31. Vejo Rubens Barrichello fazendo um DDI…

  32. George Dubois disse:

    Parece que ele mais algo em comum com o Alonso, além das medidas.

  33. Huller Moreno disse:

    É a melhor chance da Lotus ganhar dinheiro “fácil”, “vendendo” a vaga para essas duas corridas… O time apertado na grana vai dispensar esse dindin que pode vir? Um Vitaly Petrov da vida, só como exemplo, não teria uma graninha dessas?

    • Alfredo Aguiar disse:

      Agora alguém teve uma boa ideia e o Russo já falou que tem a carteira cheia. O único “poblema” é que o cara pode bater pé para um contrato para o próximo ano. Mas eu penso que se apertar ele assina o borrachudo e fica com a vaga pras 2 corridas!!!

  34. Allez Alonso! disse:

    Interessante deve ser o contrato do Kimi. Ficar sem receber ele não pode, mas deixar a equipe faltando duas corridas tudo bem? O Kimi deveria dar uma olhadinha no pessoal da motogp pra ver o que é correr com dor, dava sim pra operar depois do Brasil. Engraçado que ele devia ganhar uma ninharia correndo de rali, se é que não tirava do próprio bolso. Tomara mesmo que a Lotus acerte a mão ano que vem.

    • thiago disse:

      Você poderia sugerir a seu chefe atrasar seu pagamento, e continuar trabalhando do mesmo jeito.

      • Allez Alonso! disse:

        Se isso acontecesse procuraria um advogado, não sairia por aí dizendo que não estou recebendo. E outra, ele não é a única pessoa do grid com salários atrasados. Mas deve estar sendo ruim pra ele esse fim de temporada, levar tempo do Grosjean não deve ser das coisas mais legais de acontecer…

      • Anselmo Coyote disse:

        Legal mesmo é querer impor a Lei da Mordaça no Kimi-falastrão (kkkkk). Em outras palavras, “varrer o lixo pra debaixo do tapete.”.
        Abs.

      • Oi? disse:

        E Alonso levando tempo do Massa???? Tá 9-8…

      • Allez Alonso! disse:

        É aquela coisa, o Massa dá três voltas a mais no qly, moe os pneus e depois fica pra trás na corrida.

      • luis disse:

        releve o Allez. Ele está na 8a série do ensino fundamental e ainda não sabe o que é ficar 3,4,5 meses sem receber salário e as contas chegando

      • Paulo Travaglini disse:

        Quando vc ganha R$ 1.200,00 por mês, vc até tem razão. Mas quando está falando de milhões de euros, essa conversinha sua não cola. Os contratos são todos PJ, da Kimi S.A. com a YWJ Participações do capeta. O primeiro compromisso do Kimi é com os mecânicos, a equipe que trabalha direto com ele, que queriam o vice-campeonato na frente de Ferrari, McLaren e e etc, e que talvez com sua saída não vejam mais um puto até março de 2014. Pura vaidade e bichisse ele abandonar o barco assim.

      • thiago disse:

        Um salário mínimo ou cinco milhões de dólares, não importa o valor do salário. Trabalhou, tem que receber.

      • Anselmo Coyote disse:

        Excelente, Thiago.
        E a equipe bem que podia leiloar seus dois carros e pagar o piloto, não? Ainda sobraria din-din. :)
        Abs.

        PS. “Ficar sem receber ele não pode…”. Mas ficou, né!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>