WEBBER, O FRANCO | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 27 de novembro de 2013 - 12:54F-1

WEBBER, O FRANCO

SÃO PAULO (muito claro) – Mark Webber divulgou uma espécie de carta aberta de despedida com temas bem interessantes. Falou de Vettel, Newey, Alonso, Didi e tudo mais. Está passando a carreira a limpo, ou ao menos o capítulo F-1 de sua carreira. E deu a entender que continua com a Red Bull na Porsche, como patrocinador. A ver.

Sobre o alemãozinho tetra, disse que seus pontos fortes são classificação e as cinco primeiras voltas das corridas, momentos em que esmaga a concorrência. E não esconde o relacionamento ruim com o ex-parceiro, em parte atribuído a Helmut Marko — para quem, segundo Webber, seria ótimo se cada equipe tivesse apenas um carro e um piloto, tamanho seu protecionismo a Sebastian.

O resumo do que Webber diz está aqui.

68 comentários

  1. Eder disse:

    se Vettel é tao superior aos outros, por que 2 dos 4 titulos dele so foram decididos na ultima corrida dos respectivos campeonatos ?

    • Leonardo Costa disse:

      Porque naqueles anos o carro não era tão superior aos outros. Só o Vettel.

      • Estevão disse:

        E porque Alonso, como sempre, sofria com a Ferrrari cambaleante.
        Fosse diferente, alguma dúvida de quem seria campeão?

      • Leonardo Costa disse:

        Provavelmente estaria 2 a 2 entre Alonso e Vettel nesses últimos 4 anos, o que seria mais legal porque sempre fica meio chato quando no final sempre o mesmo ganha, por mais disputado que tenha sido o campeonato.

        Para mim estão Alonso e Vettel no mesmo degrau. Descendo um pouco aparecem Kimi e Hamilton. Depois eu já não sei.

  2. ms disse:

    Webber está dando a si mesmo uma importância maior do que a que realmente tem (ou melhor teve…) na F1, foi um piloto mediano, tendo o privilégio de ser companheiro de equipe de um dos maiores gênios que já surgiram na F1 mas que não se conformou com tamanha inferioridade em relação ao companheiro de equipe como também aconteceu com Barrichello em relação a Schumacher mas…fazer o que…a vida é assim mesmo nos colocando por vezes em situações constrangedoras, até humilhantes….mas nem por isso devemos perder a cabeça e extravasar nossa raiva em cima de quem em verdade não tem a menor culpa por esta situação ou melhor dizendo, não tem culpa de serem gênios como nos casos de Schumacher e Vettel….

  3. Fausto Neves disse:

    Você poderia postar o link para a carta?

  4. Ricardo disse:

    Por falta de Vettel , o Choronso vai tomar uma entubada do Kimi ano que vem . E claro , como todo bebê chorão vai brigar com todo mundo e sair da equipe no final da temporada .

  5. Ricardo disse:

    Sorte do Choronso , que ele não corre na Red Bull com o Vettel . Pq aí ele pode chorar a vontade e arranjar desculpas pro seu fracasso . Ia tomar uma luneta do Vettel que ia perder até o rumo de casa.

  6. Ricardo disse:

    Choronso , o maior vice da história . Tomou pau de um estreante na Mc Laren e como não vale nada , entregou a equipe . Depois saiu chutado da Mc laren .

  7. Ricardo disse:

    Choro de perdedor . Só de ser amigo e elogiar o Príncipe das Lamúrias já mostra que não é flor que se cheire.

  8. Vinicius disse:

    Mas Webber foi quem começou a animosidade entre Vettel e ele,como já fizera com Pizzonia,Wilson e Klien.alias todos os companheiros de equipe com quem Webber esteve,nem podem ouvir o nome do Australiano,Webber aprontou pra cima de todos,até mesmo Coulthard,uma cara afável e que nunca se indispôs com seus companheiros de equipe nem quer ver Webber por perto.

    Webber mais uma vez fazendo o que melhor sabe fazer: papel de vitima.

  9. Datena disse:

    O Vettel e o Alonso tem um nível pela pilotagem e resultados. Logo abaixo Hamilton, Button e Hakkinen. Depois pilotos como Webber, Massa e Barrichelo. Não basta ser um ótimo piloto tem que ter sorte, saber estar no lugar certo. Hamilton tem um nível de pilotagem igual a Alonso e Vettel mas teve duas chances reais de ser campeão e ganhou um, no início da carreira deu a impressão que iria bater todos os recordes de Schumacher, pode-se comparar com Mansel.
    Button pode- se comparar com Villeneuve, Hill, Rosberg pai, bons pilotos, aproveitaram a chance que tiveram. Webber, Massa, Barrichelo, Coulthard, Patrese tem uma nível de pilotagem parecido com Button e os demais do mesmo nível citados. Mas não souberam aproveitar as únicas chances que tiveram.

  10. Anchor Macffe disse:

    O Vettel e o Alonso tem um nível pela pilotagem e resultados. Logo abaixo Hamilton, Button e Hakkinen. Depois pilotos como Webber, Massa e Barrichelo. Não basta ser um ótimo piloto tem que ter sorte, saber estar no lugar certo. Hamilton tem um nível de pilotagem igual a Alonso e Vettel mas teve duas chances reais de ser campeão e ganhou um, no início da carreira deu a impressão que iria bater todos os recordes de Schumacher, pode-se comparar com Mansel.
    Button pode- se comparar com Villeneuve, Hill, Rosberg pai, bons pilotos, aproveitaram a chance que tiveram. Webber, Massa, Barrichelo, Coulthard, Patrese tem uma nível de pilotagem parecido com Button e os demais do mesmo nível citados. Mas não souberam aproveitar as únicas chances que tiveram.

  11. alan disse:

    Ele nao falou nada do Cristian Hornisch?

  12. Eduardo Schmidt disse:

    Soou muito chorão nessa carta, derretendo elogios ao seu amiguinho Fernandinho!!!! Tinha feito uma despedida digna, agora com a cartinha me fez lembrar um certo piloto brasileiro bem mordidinho…por favor!!!!

  13. toninho f1 disse:

    O ponto alto do Vettel na RBR foi ter o Webber como companheiro! Chora Cangurú Maneta!!! Bye Bye!!!

  14. Billy the Kid disse:

    É claro que dificilmente um piloto vai admitir sua inferioridade diante de um rival,por isso fica mais facil pro Webber justificar de outra forma seus timidos resultados contra a performance do Vettel. O unico que reconheceu não ser capaz de disputar com o companheiro de equipe foi o Berger quando corria com o Senna,os outros sempre preferem tirar o foco e acusar a equipe de beneficiar o outro.

  15. daniela disse:

    Esse Weber é um mala. Ficou anos com carro bom e nem vice campeão foi. Agora chora, chora pq a dor foi de verdade…já foi tarde.

  16. Allez Alonso! disse:

    Podem chiar, mas quando se trata da opinião dos iguais, ou seja, dos pilotos, todos são unânimes em afirmar que Alonso é o melhor. Piquet e Piquet Jr., Lauda, Emerson, Prost, Hamilton, Stewart, Lewis, Rubens, Vettel e, agora, Webber, entre outros dizem isso. Jornalistas pensam que são o Vettel, prefiro ficar com a opinião dos pilotos.

  17. guirds disse:

    fala muito mas pilotou pouco… demorou para sair !!

  18. Seinfeld disse:

    1 – Se o Vettel fosse “só” bom em classificação e nas 5 primeiras voltas das corridas, não teria vencido tantas corridas (e campeonatos). Não venceu só pela RBR. Já assombrava com a BMW e a STR.

    Esse é o Sebastian Vettel. Não um Romain Grosjean.

    2 – Mimimi de segundo piloto enciumado do primeiro piloto mais talentoso, genial. E alemão.

    Nós brasileiros já conhecemos bem essa história. Já ouvimos esse mesmo mimimi de 2 pilotos, que por coincidência, “sofreram” pilotando para a mesma equipe.

    O discurso se repete e é o mesmo: “Não duvido e reconheço seu talento extraordinário. Mas “ele não foi bonzinho comigo” e “a equipe não me deu oportunidades iguais”. Não somos amigos de visitar a casa um do outro, mas quem sabe um dia…”

    De qualquer forma, boa sorte ao Webber.

    • Allez Alonso! disse:

      Assombrava? Levou tempo do Kubica e nunca ganhou corrida com a sauber, Kubica ganhou. A str tinha motor Ferrari, desenhada por Newey, nesse ano teve resultados melhores que a RedBull com seus dois pilotos.

      • Vinicius disse:

        Até porque só fez uma corrida com a BMW(GP dos EUA 2007,substituíndo Kubica),mas já tinha deixado ótima impressão antes disso,nos testes e nos treinos de Sexta-Feira.

        e em 2008,Vettel surrou o colega Bourdais e deixou a dupla da Red Bull bem pra trás,mesmo com a Matriz contando com muito mais recursos que a filial.

      • Allez Alonso! disse:

        Em 2007 ele andou nos treinos de quinta-feira.

      • Billy the Kid disse:

        Treino de quinta feira,desde quando? Acho que nem na decada de 80 tinha isso. Allez tudo bem vc ser fã do Alonso mas não reconhecer a superioridade do Vettel é teimosia pura. Alonso é um otimo piloto mas é como a discussaõ entre Senna e Prost,acho que o Vettel esta mais para o Senna e o Alonso para o Prost.

  19. Matteoni disse:

    Franco e inseguro, pois 1h depois apagou (ou editou) a metade das críticas. Bem seu perfil na F1.

  20. Diego disse:

    Ele já expressava com mais ou menos intensidade estas opiniões, só deixou tudo bem claro agora.

    Realmente, o cara não estava feliz na F1, mas passava por cima de tudo para pilotar um carro de ponta na categoria máxima do automobilismo, pelo jeito era a única motivação dele.

  21. Tulio Menegoni disse:

    Depois da sexta volta a situação já ficou tão tranquila que Vettel só precisa administrar. Até aquele momento no final da prova quando, quase sempre, ele resolve fazer também a melhor volta da prova.

    • Fabio Amparo disse:

      Queria muito ver Alonso e Vettel com o mesmo carro… isso me tiraria uma grande dúvida de quem manteria o ritmo até as voltas finais.

      Na definição dos próprios pilotos, o espanhol é o melhor nisso.

      Abs

      • David Santos disse:

        Também queria um dia (utópico) ver isto! Creio que assim como o Fernandinho o Fettel-boy também levaria o carro ao limite na maioria das trocentas-voltas! Más o pessoal do boxe deve controlar o tempo todo o ímpeto do garoto. Só fica a torcida para que em 2014 a Ferrari produsa um carro um pouco mais competitivo para o El Fodon.

      • Tulio Menegoni disse:

        Também acho que Alonso talvez possa ser até melhor que Vettel no mano a mano. É realmente impressionante o ritmo que ele consegue manter desde a largada mesmo pilotando uma carroça vermelha.

        Mas é divertido ver o chato de espanhol bater sempre na trave e ficar com aquela cara de tacho tentando justificar o terrível desempenho da SF após a era Todt/Brawn/Schumi.

      • Marcelo ao Fabio Amparo disse:

        Fabio Amparo, que Alonso faça como Schumacher que pegou a Benetton em baixa e colocou no mesmo nível da Williams de Newey em 1994/95, e o carro de Frank Williams não era essa porcaria que Senna falou. Com dois novatos em 94: D.Hill e D.Coulthard a Williams conquistou:

        07, Vitórias
        06, Poles(mais 3 com Senna)
        08, M. voltas
        13, Pódios(Benetton fez 12)

        Pra piorar o lado do espanhol, Schumacher trocou um time que vencia tudo em 94/95, por uma equipe em crise que não vencia nada a anos, a Ferrari já era motivo de piada na pista. Em 97 o alemão já disputava títulos com a poderosa Williams e Mclaren de Newey, isso com carro inferior. Em 99 Ferrari estava no mesmo nível da Mclaren, se não fosse aquela perna quebrada…

        Pela “nega” do tricampeonato, Schumacher levou a melhor em cima de Hakkinen(que era o piloto do momento com dois títulos em 98/99).

        Que Alonso pare de reclamar e faça o mesmo, ajude a melhorar o carro sem ficar choramingando na mídia(burro foi criticar o carro e se oferecer para a RBR, ganhou Kimi de presente). Pra chegar ao hepta, Schumacher teve que bater a Mclaren de Newey, e Mikka não podemos dizer que era um piloto fraco, basta ver seus números entre 98/99.

        Quando RBR estava uma merda em 07/08 nenhum piloto de ponta(Alonso, Raikkonen, Hamilton e Massa) foi atrás do fantástico Newey, agora não adianta choramingar. Detalhe, a RBR ofereceu vaga a Alonso ao final de 2007, o espanhol respondeu:

        “Não obrigado, vou para a Renault time de fábrica que me fez bicampeão”

      • Allez Alonso! disse:

        A Benneton, equipe com apoio oficial de fabrica, ford, que tinha controle de tração e remoção de filtro na bomba de reabastecimento.
        http://autosport.pt/jos-verstappen-em-1994-o-benetton-do-schumacher-era-diferente-do-meu=f101978

        Levou Byrne, Todt e Brawn com ele, mesmo assim foram 5 anos para conquistar um título.

        Kimi que fez menos pontos que Massa quando estes dividiam equipe, e so foi campeao porque o Massa ajudou. É Alonso deve estar tremendo de medo…

        Alonso conseguiu dois vice campeonatos mesmo a Ferrari nao tendo um túnel de vento, que é básico em qualquer equipe de f1.

        Como é que é? Um piloto ir atrás de um engenheiro? Isso é papel das equipes. Em 2007 a Renault já nao tinha a mesma participação na equipe, cortaram investimentos e venderam a equipe para um pool de investidores no final de 2008.

        Alonso nunca disse isso.
        http://news.bbc.co.uk/sport2/hi/motorsport/formula_one/7136498.stm

      • Ricardo disse:

        E A Renault , que tinha o mesmo chefe de equipe , e ainda tinhas os tais Mass Dumper irregulares . Sem contar que os pneus Michelin davam de 10×0 nos Bridgestone da Ferrari. Será que o Briatore era ´demonio na época da Benetton e na época da Renault virou santo ? Alías , ele é o empresário do Príncipe das Lamurias e do chorão do Webber até hj.

      • Allez Alonso! disse:

        O único piloto que teve um carro muito superior aos outros por 5 anos foi o Vettel, no final de 2009 era a RBR já era o melhor carro do grid. O amortecedor de massa foi em 2006, durou 3 corridas e foi banido.
        A RBR teve assoalho flexível, bico de borracha, loophole soprado, e segundo alguns do meio, como giancarlo minardi, controle de tração…

      • Tiago disse:

        Hahahaha
        Mas tudo isso passou batido, ngm viu, ngm dedou, ngm descobriu nada… Eles devem ter no staff o David Cooperfield tb

      • Francês disse:

        O alemão é melhor na chuva, e também é bom com carro inferior. Caso não lembre, veja a temporada de 2008 o que fez com a Toro Rosso. O fato é que Webber tá é com uma baita dor de cotovelo. Ser amigo de Alonso e colocá-lo em uma posição superior ‘a Vettel é uma bela vingança.

      • Allez Alonso! disse:

        Me explica como um carro idêntico ao da RedBull e com um motor melhor pode ser inferior?

      • Edward Fernandes disse:

        Com carro iguais o Alonso Dick Vigarista não superou o estreante Hamilton. Com certeza levaria um banho do já experiente Vettel.

      • Allez Alonso! disse:

        Ron Dennis quis fazer com o Alonso o que sempre fez na carreira do Lewis. Alonso, como bom latino mandou ele e a mclaren à merda. De Wesley Graves Alonso não tem nada…
        http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk2110200715.htm

      • Eltontoptec disse:

        Na definição de quais pilotos?

        A negação é a principal reação humana quando somos contrariados e quando nos deparamos com algo ou alguém muito, muito, mas muito acima mesmo em relação aos seus pares, como Vettel é. É essa a reação. Negação. Você viverá pra ver Sebastian Vettel dichavar cada vez mais, sem dó nem piedade, seus concorrentes, inclusive Alonso, como vem sendo feito inexoravelmente nos últimos cinco anos.

        Alonso adora se comparar a samurai, elfo, mago e o escambau no twitter e no instagram, mostrando dessa forma a quem quiser ver sua insegurança colossal, com o objetivo de parecer melhor do que realmente é, pra compensar a frustração por não conseguir bater Vettel. E tem neguinho que abraça o xaveco espanhol… …acorda aê ô…!

      • Allez Alonso! disse:

        Até o Button com um carro 1 segundo superior aos demais e com status de primeiro piloto foi campeão, como na temporada de 2009. Um carro superior e um piloto competente podem ser 4 vezes campeão do mundo e isso não significa que trata-se do melhor piloto. Vettel nao é nada mais que um Button alemão e Barrichelo é (foi) melhor que Webber.

      • Eltontoptec disse:

        Allez, Allez….! Não partilho sua sofrida escolha, mas você tem minha compaixão. Deve ser insuportável, praticamente um calvário pra quem torce pelo espanhol, vê-lo levando uma senhora surra (de Vettel, sempre o Vettel), corrida após corrida, ano após ano. Eu não sou anti Alonso, aliás torço pro Hamilton, que sem nenhum pudor, admito ser bem menos eficiente que o espanhol, pelo menos nos últimos cinco anos.

        Mas também não sou cego rapaz.

        Acompanho Fórmula 1 desde 1982, e, de todos os homens que testemunhei serem campeões nesses últimos trinta e um anos, nenhum foi tão obstinado, esmagador e dominador como Vettel. Nem mesmo Schummacher. Não torço pro Vettel, mas admiro o alemão. Conforme o tempo for passando Allez, será cada vez mais difícil sustentar argumentos baseados num coração de torcedor contrariado, como esse texto acima, do que nos fatos que vc já cansou de ver acontecendo nas corridas contemporâneas. Sinceramente, torço por sua salvação, já o Matteoni…

        Abs

      • Allez Alonso! disse:

        Com um carro ótimo, muitos pilotos são bons, vide Vettel. Até o gp da Inglaterra do ano passado o Webber liderava o campeonato. Em 2010, Vettel ficou atrás do Webber até a ultima corrida do ano. Veja bem, atrás do Webber! Não me lembro da ultima vez que Alonso ficou atrás em pontos de seu companheiro. Com um carro ruim, Alonso é gênio.

      • Tiago disse:

        Pois eu te lembro: 2010 Massa chegou a assumir a liderança do campeonato, acho que na 3ª ou 4ª etapa. Tudo bem, foi irrisório, mas Alonso ficou atrás de seu companheiro.

      • RPL disse:

        Ser campeão por acidente igual ao Button, é fácil…

        Tem o Damon Hill também…. Tem o Villeneuve (Jacques)….

        Na história da F1 tem vários “mediocres” (entre aspas porque de qualquer forma são muito superiores a mim e a nós leitores) que conseguiram UM título mundial…

        Pra conseguir 2, o cara já tem de ser diferenciado… Ou você acha que um carro de outro mundo cai de novo no colo do Button?

        Aliás, Damon Hill quase ganhou corrida com a Arrows e depois chegou a ganhar corrida com a Arrows….

      • Bruno Marchiori disse:

        Alonso é mala e se acha. Nunca superou o trauma de levar benga do estreante Hamilton uma temporada inteira e vai comer poeira do Schumi Jr até enjoar. Depois talvez sobre uma vaga no WEC para ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>