WHY NOT?
SÃO PAULO (falta só grife) – O Ronei Ring me mandou pelo Facebook e achei legal, sim. Primeiro, pelo nome que o cara deu para seu projeto, Nanico. Me identifiquei. Depois, deu para sacar que ele gosta de corrida, pela pintura Gulf.
Não há muitas informações técnicas, exceto de que usa motor de Burgman (imagino que 125 cc) e não tem ré. Claro, é um negócio artesanal, amador etc e tal. Mas numa época em que para se comprar um Smart, que não é tão diferente assim do simpático Nanico, é preciso desembolsar 50 mil dinheiros… Imagino que nosso amigo aí não gastou mais do que dez paus no seu brinquedo.
O que quero dizer é que se alguém investisse seriamente em minicarros, baratos, econômicos, seguros, com mecânica de moto, que é simples e farta, venderia que nem água nas grandes cidades.
Bom dia Flavio, gostei muito de sua materia a respeito do Nanico
e gostaria de estar lhe enviando outros videos com mais detalhes
sobre esse carro e outros trabalhos.
https://www.youtube.com/watch?v=k_01_VfDLUo video 1
https://www.youtube.com/watch?v=k6RLn2eHhFM video 2
https://www.youtube.com/watch?v=bPqoqyRDR5Y video 3
https://www.youtube.com/watch?v=xB9jD0DZX14 video 4
https://www.youtube.com/watch?v=RB6U799G700 video 5
https://www.youtube.com/watch?v=RaHhu83Lj_4 video 6
https://www.youtube.com/watch?v=a2JneOt6Zpg video 7
https://www.youtube.com/watch?v=th_rkPsaa_s (making of/vdeo 5)
Ai esta tambem meu perfil e a pagina da oficina no Facebook com todos os nossos trabalhos.
https://www.facebook.com/caiostrcustoms?ref=hl (pagina da oficina)
https://www.facebook.com/kick.calaca (perfil)
A ideia, até que é bem legal. Mas acho que a trapizonga poderia ter uma distância entre-eixos e uma bitola um pouquinho maiores e ainda assim seria bem menor que um Smart, por exemplo. Pelo pouco peso do carrinho, a falta da ré até que não é o maior dos problemas, mas, o cinto de segurança tinha que estar lá. No mais, foi uma pena, no curto vídeo, o criador do projeto ter se preocupado mais em mostrar os seus dotes de piloto do que propriamente o carro. Ficou devendo alguns detalhes que seriam bem interessantes para todos nós.
Citei isto, sobre a velocidade, no meu comentário.
O motor, parece ser da Burgman 400, não da 125.
É um invenção bem tosca, por enquanto, mas que poderia ser trabalhada e virar nicho de mercado.
Teria que adequar o barulho do carro, o consumo, a emissão de poluentes e outras cositas mais.
Só que o governo – parceiro da anfavea – não dá apoio a pequenos construtores, só da apoio aos grandes. Engraçado não? Quando vem uns chineses, coreanos, indianos, vietinamitas e sei lá mais o que vender carros baratos aqui, eles logo tratam de aumentar a tarifa de importação…
Com um monte destes carros iríamos virar a Índia, já foi pra lá?
Nem os indianos gostam do TATÁ Nano.
Aqui na Av. Cupecê/Vicente Rao, tem uns três desses, um vermelho, um laranja e esse azul.
Se não me engano estão com a placa de Vende-se.
Até mais.
pelo video… é próximo da Djalma Pinheiro Franco, ou seja, do outro lado da Cupece.
tem até uma “Ferrari” amarela na porta hehehehe
https://maps.google.com.br/maps?q=Rua+Alba,+2283,+S%C3%A3o+Paulo&hl=en&ie=UTF8&ll=-23.654804,-46.664869&spn=0.009051,0.016512&sll=-23.654210,-46.665508&layer=c&cbp=13,113.59,,0,0.09&cbll=-23.654147,-46.665666&hnear=R.+Alba,+2283+-+Jabaquara,+S%C3%A3o+Paulo,+04346-000&t=m&z=17&iwloc=A&panoid=06IJ_1usOOcL6-p89YHCkg
Av. Vereador João de Lucca esquina com Djalma Pinheiro Franco, sentido Diadema… O “GULF” está lá junto com outro pesadelo chamado Lada (Pois é Alfredo Ghere, Não perco o amigo e menos ainda a piada) . De longe é simpatico mas tem muita coisa para deixa-lo palatável. Pra variar, o governo, ó… quer mais que esse abusado exploda, pois incentivo para brazucas, nem pensar. Só pro midas (aquele) às avessas…. ê Brasil il il il il….
ADOREI O BRINQUEDO MAS A SEGURANÇA É ZERO E O cara que estava guiando o que tem de talentoso em construir tem de estabanado em guiar o que estraga a apresentação do video
mas no geral esta de parabens
achei legal, masa zoeira de caixa de marimbondo 4h por dia no transito de sp…. nem a pau juvenal!!!!!!!!!!!
Projeto fora de propósito. Carro muito melhor que este o Gurgel fez a mais de trinta anos, era o Br800, depois o walkmachine. O Prf. Pardal poderia ter pensado em motores elétricos, baterias solares, movido a água… Sei lá, coisa inovadora, agora pegar o motor deusa moto e colocar corroeria é coisa muito antiga. Outro problema é que se o carro se propõe a ter um uso urbano, por que mostrar velocidade? O carrinho inha que ser silencioso, confortável. Este nao tem nem vidros nas portas. Achei ridículo!
Faz Melhor?
Nao falei em fazer melhor ou pior, acho que o cara se esforçou muito mesmo. Parabéns. So acho que este tipo veiculo muita gente ja fez, nao tem novidade nenhuma, ou vc acha que tem? Sera que deu para entender agora?
Se não pode fazer uma ferrari. pra que fazer um fusca… Sonhar e construir é para poucos….Parabéns ao Nanico
WalkMachine meu filho??????? pelamor vai, fala merda não!
Desculpe quis dizer motomachine. Tenho certeza que vc entendeu, mas faltou boa vontade, é muito fácil criticar. Como ja disse parabéns ao construtor doçaria pelo esforço mas continuo achando anacrônico e ZERO de novidade.
Compartilho da opinião.
É simpático pela dedicação e iniciativa. Mas só, por enquanto.
prefiro um desses do que um fiat palio!
Recebi outro dia um PowerPoint com a história da Romi-isetta… mando no e-mail…
O cara é professor pardal e pelo jeito motoboy.
Pela velocidade que arrancou, é motor de Burgman 400 rs.
Deveriam prender este cara. Carroça insegura e poluidora. Qualquer choque e os dois ocupantes vão conversar com o capeta.
E moto, é mais seguro que esse carrinho aí?
pior que é….. mas o cara não deve ser preso por isso, não…..
Aí vc vê um americano fazer o mesmo, vem o discovery faz uma matéria com ele, ganha um bom dinheiro e por aí vai.
Aqui no Brasil, você vira motivo de chacota.
Sucesso meu amigo, melhore o que for necessário e produza para vender.
Não é lá muito seguro, mas deve ser bacana para dar umas bandas por ai.
Ideia fantástica!
Está praticamente pronto para produção. Bastam alguns detalhes tais como: Vidros e portas e os cintos de segurança. Talvez algum reforço para adequação de segurança.
Pena que o inventor nasceu aqui, no Brasil.
Ou seja, não vai dar em nada e ainda pode sobrar pro coitado.
Pessoal, o que vcs acham desse kart para 2 baseado no Cobra?
http://www.youtube.com/watch?v=wjCQqVO3Ilo
Esse carro necessita de um silenciador urgente.
Barulhento demais.
Mas a idéia é legal.
eu acho que o primeiro passo é fazer o que o Japao fez: key car.
Dar benefícios e descontos para carros com tamanho até 3,50metros.
E/ou sobretaxar carros maiores de 5 metros, essas jamantas que só atrapalham o trânsito.
Legal Prof. Pardal. O puma no mínimo é dele!!!
Putz, sábado vi um desses, vermelho, estacionado num posto na Vicente Rao.
Até ia tirar uma foto, mas o farol abriu antes.
Por enquanto, acho um pouco suicída, embora goste da idéia, imagina tomar um busão na lateral ao tentar cruzar a Faixa de Circulação dos mesmos? Já era…
Gostei, por que não investem numa ideia legal como essa?
A ré, bastava colocar uma elétrica. Com alguns refinamentos, seria um carrinho urbano legal e seria um paliativo para o transporte individual sem carros de 5 lugares só com o motorista.
Comparando com uma moto que voce é o parachoque, sensacional..
cara, moto é mais segura, acredite…….
Com certeza moto não é segura em nenhum momento.
Tive 2 quedas a menos de 50/60 por hora e Graças a Deus não me machuquei muito…
E ainda usava motoneta, se fosse moto normal, com certeza sofreria mais danos, pois na 2ª queda fui escorregando no asfalto por uns 4 metros…
Com esse carrinho nada teria acontecido comigo…
A idéia é bem legal mas o melhor do vídeo foi mesmo o Puminha preto que aparece lá pelos
1:33 minutos.
Tiozinho loco, hein? E a ré? Faz como? Mete o pézão pra fora e empurra? E tem que fazer geometria nessa caranguinha. Volante todo torto. Mas eu achei legal.
Esse cara mora em SP, Zona Sul,
Proximo ao aeroporto… morei muito tempo ali e reconheci a rua de primeira.
Muito legal, é uma pena que esse tipo de “Professor Pardal” está quase em extinção. E a pintura, bem, a pintura, é a mais linda de todos os tempos.
Admiro a dedicação dele para fazer o carrinho. Mas eu jamais compraria um carro nanico desses.
Pena que o cidadão é daqueles que não respeitam as regras de trânsito. Bela invenção!!! Sucesso
O cara fez tudo isso na raça, sem apoio de ninguém. Acho que ele fez muito, e o resultado foi muito bom, mesmo.
Pessoal capacitado nós temos, falta o projeto e o incentivo do governo para tornar isso realidade nas nossas ruas.
Afinal, demanda a gente tem tambem. Ningue precisa de pesquisa pra saber que a maioria dos motoristas trafega sozinho ou em dois.
Sensacional! Mas eu não sentava do lado desse maluco nem a pau…o coitado que tava gravando deve ter se borrado
Com esse entre eixos curtinho deve ser uma aventura andar a 70km/h.
A traquitana não vai andar em linha reta !!!
Já disseram muito sobre a Gurgel e viví nessa época. Os BR-800, o X-12 Tocantins, o X-15 e tantos outros, mas como a corrupção no poder já está instalada faz muito tempo, o Sr. João Gurgel só conseguiu ser um idealista. Morreu esquecido pela nossa mídiazinha global que só divulga o que lhe interessa e crimes, para nos manter com medo. O lobby das montadoras é muito poderoso, ainda mais apoiado em um governinho de merda que só protege os lobbistas e a manutenção de impostos absurdos e lucros exorbitantes dessas montadoras. Porque a GM, VW, Fiat e outras aqui no Brasil não quebram e nem passam por dificuldades? Com o lucro que faz um Civic custar nos EUA $ 17 mil Obamas e aqui custar R$ 80 mil Dilmas não passaraá dificuldades nunca mesmo. Será este preço exorbitante só imposto?
Mas um projeto desses do Nanico bem estruturado já tem em mim um cliente.
Abraços
Pior é que não é só aqui, as indústrias mandam no mercado de forma agressiva, recomendo verem este filme:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tucker:_The_Man_and_His_Dream
http://www.afraudedoseculo.com.br/tucker.htm
Assim como diversas outras formas, aqui onde moro, ainda existe uma indústria familiar chamada Cyrilla (http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A1brica_Cyrilla_de_Bebidas_Ltda), a qual fazia diversas variedades de bebidas de alta qualidade, mas adivinha? As “grandes” a fizeram quebrar…
Se essa moda pega, o trânsito do Brasil vai ficar igual ao da Índia e Bangadlesh, com um monte de tranqueira destas.
Achei desnecessário acelerarem o video pra dar impressão de velocidade. Acaba com a credibilidade do projeto.
também percebi isso, ficou parecendo cena de ação dos Trapalhões…..
santo de casa não faz milagre… vide Gurgel
Nú, que medo!
Tenho dito isso há anos.
Esse é o caminho! Inclusive para a renovação da frota nacional.
O Governo deveria incentivar, mas parece que o indústria e o próprio governo criam barreiras para esta “área”.
Outra coisa que não consigo entender é o fato de não existir no mercado motocicletas automáticas. Não digo, scooter, mas motos mesmo. Qual o problema em construir e vender uma moto com um câmbio CVT, por exemplo?
Acho que é um problema de filosofia, Giovanni, e não problema técnico. Um scooter é mais lento e menos maleável que uma moto convencional, e também mais sofisticado e com uma manutenção mais cara. Há também um limite para o torque que esses cambios aguentam. Uma moto com motor esportivo com certeza ia moer o CVT.
Entendo, Virgo.
Mas a maleabilidade e dirigibilidade de uma moto, poderiam ser agregadas ao conforto e praticidade de um câmbio automático.
É um campo apreciado no carros, e ignorado nas motos.
Sei que a esportividade exige o câmbio “convencional”, mas nem todo mundo busca “esportividade” nas motos.
Acho ainda que a redução nas “tarefas” do motociclista (troca de marcha, embreagem), permitiriam uma concentração maior em outros pontos, principalmente para novos motociclistas, pouco habituados com a troca de marchas.
Teria vários argumentos pra discorrer sobre meu ponto de vista, mas não iria mudar a realidade dos fatos.
_____
Em relação ao carros….
É nítido em cidades como São Paulo, que carros e mais carros que trafegam diariamente, levam apenas uma pessoa. A situação só piora quando o carro é um SUV.
Um carro com dois lugares poderia melhorar o trânsito, reduzir poluentes, economizar combustível, disponibilizar mais áreas de estacionamento, entre outros benefícios.
Puma detecado aos 0:50 … uh beleza!
Aqui, rodando da Av. 23 de Maio: http://www.youtube.com/watch?v=k6RLn2eHhFM#t=34
SImples e prático. Com um design bastante razoável (muito melhor do que alguns concepts do gênero de grandes montadores). Genial.
Alguém instalando motor de Hayabusa em 3, 2, 1…
Ótimo.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Quer morrer, dá logo um tiro no quengo.
tem um monte de Smart assim…..
Oi Flavio. Moro em Milano, e mes passado comprei uma Renault Twizy
http://www.renault.it/gamma/veicolo-elettrico/Twizy/Twizy/
E’ fantastica, parece um kart na maneira de dirigir. Totalmente eletrica (portanto poluiçao ZERO), as baterias sao colocadas embaixo do assento, muito proximas ao chao, o que faz com que o centro de gravidade seja baixo, tornando o veiculo muito estavel. Aqui em Milano a gente ve muitas em circulaçao, e com €1,50 faço 80 km. Essa coisa dos minicarros està crescendo nas cidades europeias, e è sem duvida o futuro do transporte urbano.
Carlos, qto custa um modelo novo?
Em Amsterdã, algumas pessoas tem um carrinho micro, com motor de moto ou estacionário, que é utilizado para andar nas ciclovias da cidade.
Procura no gúgol “Canta LX”. É esse o microcarro.
Julio, na mosca!
E é um barato vê-lo disputando espaço com aquele mundo de bicicletas, motonetas, gente, carro, ônibus, Tram, etc. Encantadoramente maluca minha querida Amsterdã.
Flávio, como você deve saber, o Gurgel tentou fazer isso há mais de 20 anos atrás, e graças ao governo de merda que temos, deu no que deu.
Torço muito para que surja uma outra empresa como a dele.
Bem legal… Mas esse cara na rua, com esse negócio sem cinto e nesse pau vai fazer alguma cagada logo logo…
Mas de novo, que é legal, lá isso é…
o cara deu um gás na bagaça, sim.Mas o vídeo estava acelerado, estilo Trapalhões….
Gostei muito da suspensão a ar e do isolamento acústico…Sacanagens a parte, a verdade é que os grandes centros urbanos se beneficiariam enormemente, com tais veículos. Vejam os tuk-tuk ( tuktuk’s, tuctuques..sei lá, porra!), nos países asiáticos. O problema é que aqui, os motores de motos, são extremamente poluentes….Fico até com medo de pedir uma legislação pertinente à questão, pois aqui, só dá em merda…..No ar e nos gabinetes do poder….Em um País que , proporcionalmente, se paga mais impostos para comprar uma bicicleta do que um carro, nem imagino o que apareceria de lambança. País rico com população burra e detentores do poder, omissos…Que química.
típico projeto que se for investido vai dar lucro…
e eu compraria na hora.
sério, com um bom pós-venda, boa rede de autorizadas e um marketing legal tem tudo pra ser o futuro dos carros urbanos. talvez se tivesse um porta-malas maior vendesse melhor também…
na boa, tem um monte de gente que dirige um carro de mais de 1 tonelada e anda sozinho! você gasta combustível, pneu, óleo etc. tudo isso pra não transportar carga nenhuma e nenhum passageiro.
em termos simples seria como fazer um São Paulo-Rio de Janeiro com um Boeing 737 voando vazio quando você pode fazer o mesmo trecho com um monotor de 4 lugares gastando bem menos…
o futuro das cidades gira em torno de carros feitos sob medida, para trabalhar um carro de 1 ou 2 lugares, elétrico ou com motor a combustão pequeno dá mais que o suficiente, você não precisa de 400HP para encarar engarrafamento as 18:30 em véspera de feriadão, você não precisa de um carro cheio de frescuras se você não usa tudo isso…
carros “normais” são para pessoas que usam a capacidade plena do veículo, é para ir no supermercado, viajar com a família ou com muita carga, fazer algum trabalho mais pesado ou uma viagem mais longa. nesses casos um motor de 150 ou 400HP são sim uteis…
agora, um carro que ande no máximo a 70 ou 80KM/H é mais que o suficiente para se dirigir na cidade, fazendo uns 20km/l com um tanque de 5 ou 10 litros é mais que o suficiente, e o melhor, é pratico.
se não querem usar o transporte público os “mini carros” são o futuro…
E, do que adianta ter um carro potente se só se pode andar a 50 km por hora em SP?
Até no ABC vai ser assim…
Lógico que o carro tem que melhorar muito, mas vamos incentivar para isso…
Meu filho teve um Smart Fortwo por 8 meses, foi uma maravilha… Pena que o carrinho é muito caro…
Agora ter um que é econômico, seguro e ofereça condições de manutenção fácil é um grande avanço…
Só falta o inventor colocar a mão na consciência e começar a pisar firme no chão igual o Ford, que consegue… Se Deus quiser…
Rua Alba!
ISso mesmo, perto do Reducino.