BUS STOP
GUARUJÁ (quero ver!) – Grande ideia, essa. A Cometa pintou quatro ônibus modernos com o layout usado antigamente, dos anos 60 até o início deste século, aquele que faz parte do imaginário de todos os busólogos do Brasil. E ainda forrou as poltronas de vermelho. Certamente isso se deve ao sucesso do Flecha Azul restaurado que fez várias viagens comemorativas dos 65 anos da empresa, entre agosto e outubro.
Eu, se fosse o dono da Cometa, pintaria todos assim. Todos. Ficam infinitamente mais belos que os azuis adesivados que rodam por aí.
Lendo esta matéria, me lembrei da Fórmula Indy (na época, Fórmula Mundial no Brasil) de 1998. Eu e meu amigo resolvemos ir assistir a Indy no RJ. Como não existia (acho que ainda não existe) a linha Curitiba-RJ pela Cometa, resolvemos comprar passagens de Curitiba para SP e SP para o RJ, tudo para viajar pelos majestosos Flecha Azul. Para comemorar, levamos uma vodka e uma Coca lá no fundão. O papo, claro, corridas, carros, mulheres… Hehehe. Bins tempos!
Cometa-Mercedes??? Pra mim já, não tá com nada. Cometa-Ciferal-Scania…. Parceria perfeita.
A Mercedes apenas retornou a parceria que tinha com a Cometa, antes da Scania, onde ela era uma das maiores frotas Mercedes do mundo. Então não é nenhum absurdo a Cometa usar chassis Mercedes.
Absurdo não é. Mas, é bem comum… Virou “carne de vaca”. A Comete só fez a fama graças à dupla CMA-Scania. Se é que a intenção era prestar homenagem, nada mais justo do que usar um chassi Scania.
Lindo! Tive um miniatura do modelo antigo.
COM CERTEZA… SAUDADES DA ÉPOCA DE CRIANÇA QUANDO VIAJAVA BASTANTE DE ÔNIBUS PELO INTERIOR DE SP
O sucesso dessa idéia vem provar o que poucos donos de empresas sabem: uma marca consagrada não pertence à empresa, pertence ao povo…
Pois é Flavio,
Por sua divulgação fiz alguma viagens no Flecha, mas tenho que me conformar. Os CMA sempre foram e estão a frente de sua época até hoje. nenhum desses “marcopolo” da vida chega perto em nada, mas esse layout mostra o que todo mundo sabia, a cometa é isso, sua Alma é essa pintura. a nova não diz nada, nem história tem. Os CMAs São tão bons, que nem precisa mudar nada , é só a plaqueta do ano de fabricação. Marcopolo é igual ao Costa Concordia, só não balança quando está parado. Não se entende como uma história dessas acaba numa pintura horrorosa, sem vida e ainda por cima nesses ridiculos g7. é isso.
Obrigado por gostar de tanta coisa boa, e nos levar a revivê-las.
Ficou ótimo!
Também acho que todos poderiam ser pintados assim. Essa é a cara da Cometa, todo mundo conhece (quem tem mais de 20, certamente).
Atulhar a caixa postal da empresa com mensagens a respeito seria uma opção? Ou um simples abaixo assinado?
Ficou lindo!
A Itapemirim comemorou 60 anos da mesma forma. A pintura azul é de 1958 e a marrom é dos anos 60/70.
1- http://willybus.files.wordpress.com/2013/04/paradisog61800dd_itapemirim_15_01.jpg
2 – http://willybus.files.wordpress.com/2013/04/paradisog61800dd_mirim_731.jpg
Parabéns a 1001 e a Itapemirim, me fez recordar a infância e bem que as duas empresas poderiam pintar a frota toda delas com estas pinturas retrô ,esta é a maior prova de que a identidade visual delas permanece intacta nestes modelos, afinal , a gontijo/S. geraldo permanece com as pinturas tradicionais e inconfundiveis e nem por isso alguém diz que elas provocam “poluição visual”!
Quem conhece a Cometa sabe o sacrilégio que é usar ônibus Mercedes com a pintura tradicional. E ainda por cima, da Neobus, fabricante de BRTs e ônibus circulares? Fraquinho, fraquinho…
Fraquinho é usar essas pragas de Scania.
A última viagem que realizei num ônibus da União foi realizada num Scania Marcopolo, que apresentou problema naquela droga de suspensão. A Marcopolo tem um banco horroroso, os novos não tem encosto para braço nas poltronas da janela, o motor Scania é fraco, não tem torque e a suspensão (maldita suspensão) balança até quando uma pessoa embarca ou desembarca.
As minhas melhores viagens são em Mercedes-Benz Busscar. As poltronas são grandes e anatômica, o motor é forte e a suspensão é firme! Inclusive conversei com um dos motoristas (quando chegou ao final da viagem) e ele falou que com os Mercedes-Benz ele pisa e o motor responde!
Ficou realmente muito bonito.
Deveriam sim voltar com esse esquema de pintura.
Aí que está. Os Flechas de Prata utilizados no início dos anos 2000 eram novos! E justamente por serem novos eram caros e de cara manutenção, o que custou a descontinuação do modelo de visual retrô.
Isso foi o que andei lendo em fóruns de busólogos, entendidos no assunto.
A CMA que pertencia à Cometa encerrou suas atividades com a venda da empresa para a o Grupo JCA. Além disso, outras encarroçadoras produziam modelos mais modernos, confortáveis e seguros, então nao fazia sentido continuar fabricando carrocerias antigas, somente para a Cometa.
O Flecha foi fabricado até 1999. Em 2000 foi lançado um modelo com desenho totalmente diferente do antigo Flecha, com 3 eixos, motor Scania de 420 cv, conhecido como “Estrelão” dentro da empresa.
Em 2001, com a saída de um dos herdeiros do Major Tito Maccioli, fundador da Cometa, o grupo JCA adquiriu o controle da empresa e introduziu as carrocerias Marcopolo e reintronduziu os chassis Mercedes-Benz na Cometa.
Será que o João Havelange gostou?
Deveriam fazer isso em uma corrida de F1.
Cores clássicas
Muito mais bonito com certeza! Só alteraria a posição do Viação Cometa que está quase no teto. Nos antigos ele aparecia, agora não. Tem espaço na lateral para isso sem alterar demais o visual vintage. Quem não conhece a pintura antiga não vai ligar o ônibus à companhia.
Parabéns a Cometa e a Neobus, saíram da mesmice, foram buscar coisas novas, a Cometa viu e decidiu testar, a e Mercedes para ter se tornado padrão é por que também evoluiu. Diferente de ficar andando pra trás feito outras montadoras….o mercado evolui, os padrões evoluem, clientes gostam de novidades e conforto, é a lei do mercado. Já passou o tempo em que as montadoras se reuniam para nivelar por baixo.
Exatamente.
Tinha que mandar fabricar as carrocerias com o desenho antigo, munida das tecnologias atuais, ficaria espetacular, abandonaria a ponte aerea e ia de cometa!
Venho a São Paulo todos os dias em um Cometa. A seriedade da empresa é visível nos pequenos detalhes, nada a reclamar.
Sinceramente, acho bem harmoniosa a caracterização dos ônibus atuais, mas, por saudosismo, esses 2014 com a pintura clássica ficaram lindos.
Pelo jeito, logo vou experimentar um deles.
Curiosidade da numeração: os dois primeiros caracteres indicam o ano do ônibus, e os outros três, a placa de licença. Pela foto, o padrão mudou nesses novos.
Concordo !
Ficaram lindos, se fossem Scania ou Volvo seriam melhores sem duvida. Mas andei de Cometa a uns meses atras, de Curitiba a SP, e achei uma droga
vi andando na regis esse cara… coisa mais linda, chama a atenção demais
Diferentemente de todo aquele mimimi em torno da kombi, isto sim é um caso de saudosismo inteligente. Não adianta pegar um ônibus velho, com 60 anos de uso, pintar como novo e achar que ele é seguro. Mas pegar um novo e pintar como velho é o caminho inteligente.
Ah, acho que vale a curiosidade de que esse modelo de ônibus também representa uma quebra de paradigma na empresa. Depois de comprada pelo grupo JCA, a Cometa virou cliente fiel da Marcopolo. Agora, surpreendentemente, comprou esses recém lançados New Road N10 380 da Neobus, uma encarroçadora menor e que lançou esse modelo com tecnologia e novidades que ninguém esperava, como iluminação interior de LED com 256 cores, à escolha do motorista, geladeira para que o condutor possa levar uma água, fruta etc, conforto e outros itens. Me parece que a Cometa gostou e resolveu testar. Com sua influência no mercado, uma avaliação positiva pode ser o impulso que a simpática Neobus precisa para alavancar suas vendas, se firmar como terceira maior encarroçadora do país e pensar em brigar pela segunda posição.
Infelizmente a Cometa perdeu sua “aura” quando foi vendida para o grupo JCA. Parou de utilizar chassi Scania, optando pelos Mercedes, mais baratos, e deixando de produzir e, agora, de utilizar as carrocerias CMA (os novos donos não compraram a encarroçadora). Os Flechas já estão à venda (e saindo que nem água, obviamente).
Engana-se quem pensa que os Mercedes são mais baratos. Muito pelo contrário.
Amava esses ônibus, eu tinha um de lata, dos melhores presentes que ganhei na infância!
Flávio, veja isso: http://mattsoncreative.com/work/audi
Um livro sobre a história da AUDI com ilustrações belíssimas!
Eu ainda tenho um , que ganhei em 1991 do meu querido e falecido pai !
“Eu, se fosse o dono da Cometa, pintaria todos assim.”
E eu, se fosse o dono, restauraria todos que estão na garagem e botava pra rodar.
Bela idéia.
Pena que na garagem não exista mais nenhum daqueles antigos Flexas CMA -Scania.
Já foram todos vendidos, hoje ou estão fazendo transporte clandestino para o nordeste ou levando e trazendo sacoleiros do Paraguai. . .
Opá! Então vou dar uma banana pra TAM e vou de busão passar as férias no nordeste.
Uma pena usarem chassis Mercedes-Bens. Tradicionalmente a Comete sempre usou Scania.
Enganado amigo. Antes de usar chassis Scania, a Cometa foi uma dos maiores frotistas Mercedes do mundo na época. Sendo assim, a Mercedes apenas reconquistou o cliente.
Só na parte da história da Cometa que você lembra. Antes de usar Scania, a Cometa usou Mercedes e muito, tanto que se tornou um dos maiores frotistas Mercedes do mundo.
E antes de usar os Mercedes, ela usava os GMC PD-4104, conhecidos como Morubixaba, importados dos EUA, com motor Detroit, 211 cv, suspensão a ar.e ar condicionado.
Concordo plenamente, é só mostrar onde assino, que coisa linda o busão!!!!