DKW, SEMPRE

SÃO PAULO (nóis é nóis) – Hoje faz 75 anos que uma montadora fez um crash-test pela primeira vez. No dia 4 de dezembro de 1938, engenheiros da DKW jogaram um F7 ribanceira abaixo em Golm, perto de Potsdam. A ideia era mostrar sua segurança e estabilidade. Lançaram o carrinho do alto da colina e ele foi capotando, capotando, até parar com o motor funcionando e a carroceria virtualmente intacta. O povo aplaudiu e as câmeras registraram. Mas as imagens, essas não sei se sobreviveram à Segunda Guerra. Sobrou essa foto aí embaixo.

MDepois disso começaram a ser feitos estudos um pouco mais sofisticados, com o uso dos famosos “dummies”, aqueles bonecos pintados com alvos na cabeça. No caso da Audi, sucessora da Vemag, os primeiros modelos submetidos a crash-tests mais apurados foram os NSU Prinz, em 1958. Em 1970, em Ingolstadt, a marca inaugurou sua área exclusiva para crash-tests que até hoje está em operação. Mais de 200 pessoas trabalham no departamento quatrargólico que desenvolve pesquisas sobre acidentes.

E tudo começou, claro, com um DKW.

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael Ribeiro
Rafael Ribeiro
10 anos atrás

FG,

Sinto desaponta-lo, mas o Chrysler Airflow, produzido entre 1934 e 1937, já tinha feito teste semelhante antes do DKW, demonstrando inclusive excelente resultado. O carro não vendeu bem, era avançado demais para sua época. Tinha estrutura monobloco, era aerodinâmico, dentre outras modernidades então.

Alexandre Zamariolli
Alexandre Zamariolli
10 anos atrás

Em 1934, a Chrysler jogou um recém-lançado Airflow de um penhasco de 30 m de altura. O carro parou no pé do barranco com as quatro portas abrindo e fechando normalmente e, em seguida, um motorista saiu dirigindo-o como se nada houvesse acontecido.

erik
erik
Reply to  Alexandre Zamariolli
10 anos atrás

Esse foi realmente incrível

leohora
leohora
10 anos atrás

Usaram defuntos antes dos bonecos…

Braulio Stafora
Braulio Stafora
Reply to  leohora
10 anos atrás

Era a Alemanha, eram os anos 40. Realmente deveria ser muito mais fácil achar um cadáver que um boneco de plástico nessa época!