NAS ASAS

SÃO PAULO (ganhamos!) – Só pra informar que o governo brasileiro decidiu comprar 36 caças feitos em Trollhättan parecidos com meu carro aí embaixo. Na verdade, não sei direito onde a SAAB faz seus aviões, mas certamente eles são fabricados pelos mesmos gnomos que construíram essa belezinha. Americanos e franceses, com suas barcaças e produtos esquisitos, dançaram.

Olhando bem, os Gripen NG são mesmo a cara do meu Monte Carlo. Mesmo DNA. Se precisarem dar um talento na tapeçaria, indico o seu João lá da Saúde.

DSC08242

Subscribe
Notify of
guest

116 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Al Unser Jr.
Al Unser Jr.
10 anos atrás

Segundo a Wikipedia o motor deste Scania… digo, Saab é… … Volvo :D

Mario
Mario
10 anos atrás

Flavio se permitir, um link com uma breve historia da Saab sobre desenvolvimento de caças a jat.
http://www.aereo.jor.br/2013/12/22/ah-moleque-eu-sou-sinistro/

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
10 anos atrás

pontos a serem ditos:

1) o Gripen NG abre caminho para o “Gripen BR” que será fabricado no Brasil…

2) como muitos falaram a grande vantagem do Gripen é que ele é pequeno, altamente manbrável e decola/pousa curto. não diria 400 metros, mas no MTOW de combate uns 600m até a V1 certamente que sim.

-o que o torna perfeito para as nossas condições, cabe em praticamente qualquer pista e pode ser um elemento surpresa contra invasores. inclusive colocando alguns deles no Campo de Marte e Aeroporto de Jacarepaguá…

3) como o Brasil vai participar do desenvolvimento do caça em breve teremos o “Sea Gripen” disponível e isso será muito interessante pois a nossa marinha poderá retirar os A4 da linha principal e colocar os Gripens navais na linha de frente.

4) o Brasil precisa urgentemente de uma Força Aérea multi-tarefa. relegar tudo a um grupo pequeno de caças não dá certo. precisamos de caças com funções distintas para nos defendermos direito de possíveis invasores estrangeiros…

-já temos o ALX (super tucano) como aeronave de ataque serrado ao solo e interceptação de aeronaves pequenas, altamente manobráveis e com velocidades abaixo de 230kts…

-o Gripen NG como caça multi-função e que cabe em qualquer canto.

e só o que temos…

-precisamos de um caça de superioridade aérea com alcance grande, o Sukhoi SU-35 é ideal pra isso. vai de Manaus a Porto Alegre a Mach 1.5 sem escalas com um armamento muito grande e velocidade máxima de Mach 2.5…

-também precisamos de um caça de interceptação imediata, sobe rápido, intercepta, destroi e tchau. o MIG-31 é ideal pra isso. distribua alguns deles no Brasil e veremos se alguém se atreve a nos encher o saco…

-também precisamos de uma aeronave de ataque pesado ao solo para caso algum “engraçadinho” resolver estacionar alguns porta-aviões na nossa costa. o SU-25 é bom nisso e carrega armamento pesado com cockpit blindado, o equivalente é o A-10 Americano mas depois do que a NSA fez eu acho que não vai dar certo para o pessoal da Lockheed…

5) o Gripen é uma evolução do Viggen que é uma evolução do Drakken. ou seja, a SAAB já sabe fazer caças com asa em delta faz um bom tempo…

6) também já fez 2 Aviões civis muito bons, o SAAB 340 (concorrente do EMB-120 Brasilia) e o SAAB 2000 (concorrente do ATR-72 e do ATP). o problema é que a ATR que pertence a Airbus atualizou seus produtos e a SAAB não. mas tanto o 340 como o 2000 são muito bons…

7) as opiniões na internet são muito interessantes, a esmagadora maioria achou a decisão boa, e olha só, inclusive os Americanos acharam boa! muitos metendo o cacete na NSA dizendo que a merda que eles fizeram custou um contrato de bilhões e o emprego de muitos americanos, e que o Brasil só defendeu os seus interesses e estamos mais do que certos…

Francisco
Francisco
10 anos atrás

Flavio,

Os nossos serão feitos no Brasil em parceria com a Embraer. Mas os deles são fabricados em Linköping por camponesas louras suecas. Falando sério…são aviões maravilhosos, são pequenos, capazes de operar no meio da floresta a partir de trechos de estradas (decola e pousa em 400 metros sem paraquedas de frenagem), podem ser abastecidos, municiados e manutenidos por recrutas pouco treinados (tá bom…são recrutas suecos) e são capazes de operar interligados em rede (uma espécie de facebook militar). O sistema de datalink militar da suécia é tido inclusive como o mais avançado do mundo. Esses vikings não brincam em serviço. O que dá mais raiva é que o Brasil e a Italia foram convidados em 1982 para participar do início do desenvolvimento da primeira versão deste avião, mas resolveram seguir por outro caminho e fizeram a bosta do AMX. Quando eu era garoto ouvia falar no orgulho que era o Brasil produzir um caça. Hoje eu sei que na Italia os pilotos fazem piada do AMX: dizem que ele deveria se chamar F32 por que custa o dobro de um F16 (avião nitidamente superior), que só decola por causa da curvatura da terra (essa é a melhor) e que utiliza metade do combustível para fazer fumaça (por causa da antiquada turbina Rolls Royce Spey). Mas foi graças ao AMX que a Embraer absorveu tecnologia para fazer os E-Jets, melhor avião a jato regional do mundo.

Luiz Carlos
Luiz Carlos
Reply to  Francisco
10 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….rachei de rir com a piada sobre os AMX!!

andré
andré
Reply to  Francisco
10 anos atrás

O melhor caça da concorrência era o SU 35, inclusive escolhido pela FAB, mas por questões políticas foi limado do processo.

VODKA FINLÄNDIA
VODKA FINLÄNDIA
Reply to  Francisco
10 anos atrás

Ah, tá! Aí, sim.

Fernando
Fernando
Reply to  Francisco
10 anos atrás

video do osiris silva contando a historia da embraer
http://www.youtube.com/watch?v=Ysotln1g0mU

Engraçado qdo fala, q no desenvolvimento do amx, os tecnicos italianos q vieram, ficaram, graças as meninas da região.

CUCA SAMPAIO
CUCA SAMPAIO
10 anos atrás

É IMPRESSAO MINHA O PARACHOQUE TRASEIRO ESTA DESALINHADO.

VODKA FINLÄNDIA
VODKA FINLÄNDIA
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

É impressão minha ou todos estão impressionados?

Bruz
Bruz
10 anos atrás

Sim, a melhor escolha. Até que em fim pensam com a cabeça. Em vez do Brasil virar fregues de tecnologias encriptadas, fica parceiro de uma tecnología de ponta e diferenciada. Os Gripen saen pela mitade do preço dos Rafales, 80% será producido no pais e a posibilidade de virar produto da Embraer. Para Suecia tambem foi um grande negocio pelo potencial do parceiro. Que franceses e gringos chupem esse lemão azedo.

VODKA FINLÄNDIA
VODKA FINLÄNDIA
Reply to  Bruz
10 anos atrás

Uma bela lemonada sem açúcar!

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
10 anos atrás

A primeira coisa que pensei quando vi a notícia de que o Brasil tinha optado pelos caças da Saab foi no post do Gomes no dia seguinte… kkkkk.

Aparecido Rodrigues
Aparecido Rodrigues
10 anos atrás

Enquanto a guerra fria corria solta, a Suécia estava preparada para ser a linha de frente contra o exercito vermelho, por terra, ar e mar, eles sabem o que faz. Foi a melhor escolha disparado, parabéns Brasil!

VODKA FINLÄNDIA
VODKA FINLÄNDIA
Reply to  Aparecido Rodrigues
10 anos atrás

Se existe um país que necessita estar preparado no ar, terra e mar, esse país é a Suécia.

Fernando
Fernando
10 anos atrás

Esses avioes vão ser fabricados aqui no ABC…

VODKA FINLÄNDIA
VODKA FINLÄNDIA
Reply to  Fernando
10 anos atrás

Grande m…

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Fernando
10 anos atrás

Não serão fabricados no ABC. Após o acordo com a Embraer as unidades serão fabricadas na unidade de produtos militares da Embraer em Gavião Peixoto!!

perna quebrada
perna quebrada
Reply to  Mauricio Alves
10 anos atrás

Chessus! Gavião Peixoto 4500 habitantes, fora isso não tem mais nada, vai fazer a guerra no Brasil. Quem diria…

Ricardo
Ricardo
10 anos atrás

Fiquei muito contente em saber que teremos uma fábrica em São Bernardo do Campo! Comprei meu apartamento próximo a rodovia dos Imigrantes ano passado, e se nossa cidade voltar a prosperar como nas décadas passadas com a indústria automobilística, será realmente um colírio para os olhos!

VODKA FINLÄNDIA
VODKA FINLÄNDIA
Reply to  Ricardo
10 anos atrás

Não seria para os ouvidos??

Sérgio
Sérgio
Reply to  VODKA FINLÄNDIA
10 anos atrás

Não se usa colírio nos ouvidos.

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Ricardo
10 anos atrás

Não haverá essa fábrica. Só o prefeito de SBC é que sonhou com essa possibilidade!
As unidades serão fabricadas na unidade de produtos militares da Embraer em Gavião Peixoto.

João Sarto
João Sarto
10 anos atrás

Caraca cara vc descola cada carro, tem um tempo atrás eu vi um Skoda pra la do Rio das Ostras num lugar que fui pedir informação, ele era um táxi ainda tinha taxímetro e a placa toda enferrujada da época, até lembrei desses carros que vc posta aqui.

eduardo costa
eduardo costa
10 anos atrás

Flávio boa noite. não sei se fará diferença, mas a fábrica da Saab Defense fica em Linköping, 280 km de Trollhättan e a estrada que liga as duas cidades passa muito próximo de outro lugar interessante, o museu da Husqvarna. abs, eduardo

José Morelli
José Morelli
10 anos atrás

Flávio, o Brasil acertou em cheio na escolha da SAAB Gripen GN. O motivo é seguinte, a SAAB tá com o projeto da nova geração do caça JAS Gripen, que é o modelo NG (New Generation) que promete ser um ótimo caça supersônico que não fica devendo nada aos Rafale e aos F-18 (obsoletos na minha opinião).

A decisão foi acertada porque como a aeronave é projeto ainda, o Brasil poderá, segundo o acordo firmado, participar do projeto e da produção do caça – isso significa um ganho intelectual importante pro Brasil, que aprendendo mais sobre a tecnologia supersônica, poderá dar passos importantes pra quem sabe um dia no futuro produzir os seus próprios supersônicos nacionais, sem essa de depender de aeronave estrangeira. Outra coisa importante, segundo o que andei ouvindo, a Suécia é muito mais “neutra” na OTAN, por isso não é tabu eles desenvolverem o caça abertamente junto com o Brasil. Esse tipo de liberdade não teria com o Rafale da França, porque primeiro ele já está pronto e segundo que a França não ia ficar revelando certos segredos de projeto porque ali é “OTAN futebol clube.” MUITO menos os EUA que também queriam vender caça ao Brasil, mas olha os caças que eles queriam vender ao Brasil, o F-18 da Boeing!!! Não tudo bem, pode ser um caça muito bom e é mesmo, mas os F-18 remontam à Primeira Guerra do Iraque, eu diria que remontam às duas últimas décadas da Guerra Fria, onde já sabiam que ele teria sucessor.

Não havia escolha melhor do que o Gripen, entendeu o motivo? Tudo isso temos que colocar na conta do brilhante Brigadeiro-tenente-do-ar Juniti Saito, o atual manda-chuva da FAB (Força Aérea Brasileira). Acho que o trabalho do Juniti é seríssimo, bastante transparente, honesto, o cara é fera. Esse acerto aí é sem dúvidas o projeto de vida do Saito e de sua gestão!

Dyego
Dyego
10 anos atrás

atualiza essa porr, man!!

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
10 anos atrás

Dinheiro jogado na lata do lixo,qual a utilidade disso para o Brasil? Menos mal que comprou o mais barato,afinal pra que comprar o melhor do americano se não vai ter utilidade? Quem ve pensa que vão ser usados para invadir algum vizinho,ou então defender as nossas fronteiras virtuais,não dou muito tempo para ficar encostado por falta de peça e combustivel para usar,nos moldes de ambulancias e outras viaturas.Pode acontecer de surgir alguns ovnis para perseguir,nunca se sabe!

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  antonio stricagnolo
10 anos atrás

Pelo visto você nada entende de Segurança e Defesa…

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
Reply to  Mauricio Alves
10 anos atrás

Segurança e defesa aqui? Um porto dominado por piratas no meio do Atlantico,largado,espoliado,com um povo sem a minima cultura de organização social e politica,povo politiqueiro no lugar de politizado com as fronteiras escancaradas ao contrabando de armas,drogas e animais silvestres, sera que ate agora não tomaram conta direito desse territorio só porque não tem avião?
E as ruas tomadas pelos meliantes? São eles os piores? Eles estão ai porque o territorio esta abandonado sem liderança (boa) desde os tempos das descobertas.
Defesa é ter cultura,trabalhar,ser industrializado,politizado e por ai vai.

Ron
Ron
10 anos atrás

Bonito carro.
A Boeing vai mandar uma reclamação para o Obama dizendo que estragaram o negócio com o Brasil.
Tem que ver como fica a estória da turbina desse avião (tecnologia dos EUA).
Parece que houve uma festa na Suécia depois do anúncio.
E esses Gripen NG só devem chegar daqui uns cinco anos…

Fernando
Fernando
Reply to  Ron
10 anos atrás

A tecnologia é da GE (General Electric) que é a empresa que faz de tudo e tudo no mundo…. é absurdamente gigante! Mesmo sendo americana é uma empresa Global e louca pra fazer mtos negócios com o Brasil.

A maioria das empresas áreas ou compra ou faz manutenção de turbinas com a GE.

Ron
Ron
Reply to  Fernando
10 anos atrás

Mas mesmo sendo empresa global deixa no ar a possibilidade de uma pressão do governo dos EUA em algum momento mais complicado, por exemplo, a estória da venda dos Super Tucanos.
Ouvi uma estória (não sei se é verdadeira) que o Chile parece que comprou uns F-16’s e armamentos do Tio Sam e só receberam os aviões (o acesso às armas parece que depende de um pedido chileno e de uma autorização dos norte-americanos).

Mateus/SP
Mateus/SP
10 anos atrás

Seu João tá fazendo sucesso. Por favor Flávio, também peço as coordenadas pra começar a resgatar uma belezinha da família com ele. Abraço e muito obrigado.

gera
gera
10 anos atrás

Esses caças são ótimos, parece que era a preferência da FAB.
Quanto ao carro é o mais lindo do mundo, o pai de um amigo tinha
um branco 56 e nos anos 60 correu com ele (corrida de rua) porque
vergonhosamente nunca tivemos autódromos em Minas e o
interessante é que o cano de escapamento saía na frente do pneu
dianteiro.

Paulo Mendes
Paulo Mendes
10 anos atrás

Falando em carros, fui ler a noticia que Cuba liberou a importação de carros e achei esta seleção de fotos da ilha.
http://carros.uol.com.br/album/2013/12/19/carros-em-cuba.htm

Gastao
Gastao
10 anos atrás

Bom, pelo menos continuam fabricando estes brinquedinhos http://www.youtube.com/watch?v=kmTF2wHLTXg

Paulo
Paulo
10 anos atrás

O Gripen é bacana, multiuso, sensato etc. mas as turbinas e os aviônicos são americanos… Simplificando, o resultado é que os gringos vão ter um bom poder de pressão à várias questões de politica externa brasucas. Seria muito legal se a próxima compra fosse dos enormes Sukhoi que, além de robustos, topavam transferir tecnologia de ponta para o Brasil: com os russos sempre tem acordo…

Angelo
Angelo
Reply to  Paulo
10 anos atrás

Na verdade os russos foram descartados não por falta de qualidade no equipamento mas sim por não haver garantia de cumprimento de prazos. Existe no momento uma encomenda feita pela própria Rússia de 24 jatos que já deveriam ter sido entregues, mas somente conseguiram cumprir 6 até o momento, fora a dificuldade nas peças para manutenção…. O porta-aviões que a Rússia vendeu à Índia, o INS Vikramaditya, foi entregue em novembro e além de ter atrasado muito, somente saiu porque a Índia topou aumentar o valor em 70%… Esse tipo de atitude, da qual os engenheiros certamente não têm culpa alguma, acaba por ser o fator decisivo da análise comercial. Falando da negociação brazuca, o que pesou foi fator financeiro… com o custo de 1 hora dos bimotores, você treina por 2 horas com o Gripen (fora que são muito mais peças para manutenção, tudo em dobro nos F-18 e Rafale)… fora que eles (Gripen) têm várias qualidades, dos finalistas são os únicos a conseguirem voar em velocidade supersônica sem after burner (com armamento ar-ar leve) o que além de poupar combustível, diminui a assinatura infra-vermelho. Contarão com o mais avançado sistema de radar, versatilidade no uso de armas… troca-se o motor em menos de 1 hora… uma série de vantagens (obviamente como tudo na vida há prós e contras)… na minha opinião foi uma excelente escolha para o que o Brasil precisa!

eduardo costa
eduardo costa
Reply to  Paulo
10 anos atrás

paulo, como vai?
os sukhoi (não o SU 37 , mas sim o T50 PAK – FA) realmente são aeronaves robustas, mas sofrem com a logística de peças de reposição, mesmo na rússia. além disso, a aviônica e motores são tb russos, famosos por sistemas complicados e pouco confiáveis. (obs. os motores são NPO saturn ainda no modelo Lyulka, se já fosse baseado no SNACMA/SAFRAN, poderia ser uma aeronave a se considerar. melhor ainda se a avionica fosse Thalles , BAE System ou EADS… ai sim seria talvez o multirole mais completo do mercado.)

eduardo costa
eduardo costa
Reply to  Paulo
10 anos atrás

ps: quanto aos aviônicos, o interessante não são eles em si, mas o kernel que os controla. este tem ue ser código aberto para que armamentos brasileiros ou de outra origens possam ser instalados e operados.
ps2: as turbinas são GE404 licenciadas para a Volvo e fabricadas por esta na suécia, sendo inclusive 30% mais potentes que a versão americana.
ps3: quanto aos russo, tem jogo sim.. o brasil tem grandes chances de participar do programa de desenvolvimento do t50, a partir de 2015. o t50 já existe , mas são apenas 10 aeronaves que foram compradas pelo ministério da defesa russo como evaluation model. a previsão de entrar em operação é para apenas 2016

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
10 anos atrás

Gostei da escolha, principalmente pela ideia de desenvolver os aviões aqui.
No quesito tecnologia, o Brasil compra demais e cria pouco. Os engenheiros daqui devem ser entediados. Vamos ver se mudamos isso!

marcos andre rj
marcos andre rj
10 anos atrás

Não sabia que vc era dono desta joia também…

Alexandre Alves Andrade (@alex_alves81)
10 anos atrás

Mas os aviões também terão placa de Osasco? Tum dum tssss.

João
João
10 anos atrás

Que belezinha, FG! Existe inveja boa? Já o Zuenir Ventura diria que não… :)

Rildo
Rildo
10 anos atrás

Olá Flavio, a cidade onde a maior parte do caça é desenvolvido é em Linköping, mas há outras também como Göteborg, Arboga e a própria Trollhättan.

Aliás os suecos merecem uma seção especial neste blog! Ou seriam as suecas? rsrs

Abs

VODKA FINLÄNDIA
VODKA FINLÄNDIA
Reply to  Rildo
10 anos atrás

Essa definição das cidades é deveras superimportante. Vlw.

Paulo Travaglini
Paulo Travaglini
10 anos atrás

Acho que o Monte Carlo consegue ir de Sampa a Niterói sem reabastecer, né? Já o Gripen, não sei não…
A parte boa é que será um Gripen BR, pois boa parte vai ser fabricada por aqui. A parte ruim e que ninguém está falando, é que vamos ter que pagar esta pagar esta parte daqui, pois não está incluída nos 4 bi e meio.

VODKA FINLÄNDIA
VODKA FINLÄNDIA
Reply to  Paulo Travaglini
10 anos atrás

O meu Opala 6cc consegue ir de casa até o posto sem reabastecer.

Daniel
Daniel
10 anos atrás

Até que enfim uma decisão sensata de Brasília, coisa rara ultimamente! Aí FG mostra seus carros pra gente,tira da meia aí meu!

Rogério
Rogério
10 anos atrás

Ah se fosse o governo de outro partido que tivesse torrado essa grana em avião de guerra !!! Você seria o primeiro a baixar o sarrafo.

Os políticos (TODOS, DE QUALQUER PARTIDO) levam na sacanagem, só pode ser.

Pra que hospital? Pra que escola? A prioridade é comprar avião de guerra.

Jr.
Jr.
Reply to  Rogério
10 anos atrás

Troll, vc parece não ter noção do tamanho deste Brasil e das riquezas que precisam ser defendidas. Bem, já que levou a coisa pro viés partidário, eu só posso concluir que és partidário daqueles que não viam a hora de entregar a Petrobrás de mão beijada…

carlos
carlos
10 anos atrás

Olá Flávio, o seu João faz tapeçaria de fusca? Se sim, passe o contato, por favor. Grato.

Bruno
Bruno
10 anos atrás

Boa escolha sim. Mas uma pena que as negociações com a Rússia não foram pra frente.

VODKA FINLÄNDIA
VODKA FINLÄNDIA
Reply to  Bruno
10 anos atrás

Porque é uma pena??

Tom
Tom
10 anos atrás

Os caças são feitos em Linkoping,pelo menos foi o que anunciou a reportagem da radio Suécia ,que eu acompanhava qdo criança pelas ondas curtas(DX). veja a reportagem:http://sverigesradio.se/sida/artikel.aspx?programid=2054&artikel=5738367

Achei que foi a melhor decisão e a mais barata também.

RL
RL
10 anos atrás

Caramba…. que carro bonito. Olhem como as coisas antes eram feitas com muito mais cui dado não? Dava pra ganhar uma grana levando noiva pra igreja tb de tão chique que é o carro…..

Paulo Ferreira
Paulo Ferreira
10 anos atrás

Os Gripen desde que o programa foi iniciado (há pelo menos uns 10 anos) sempre estiveram à frente no quesito tecnologia. Fiquei muito contente com a escolha! O que sempre pesava era a troca de tecnologia, acordos comerciais enfim. Pelo menos dessa vez prevaleceu o melhor produto, por um melhor preço.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
10 anos atrás

Lindo esse Monte Carlo…

Moy
Moy
10 anos atrás

Boa escolha. Melhor um caça sem autonomia, monomotor e sem teste no campo de batalha, que nenhum.
Pra que um MiG com um baita poder de fogo, velocidade e autonomia pra cruzar o país, se não vamos entrar em guerra com ninguém.
É como aquele cara que compra 1.0 com ar, só pra mostrar pro vizinho que tem carro novo.

eduardo costa
eduardo costa
Reply to  Moy
10 anos atrás

moy, boa noite. excelente comparação do miv com o batia poder de fogo e o carro 1.0 com ar (incluiria ai sensor de estacionamento )
em geral todos os caças que foram selecionados para os projetos FXs eram excelentes aeronaves. mas como vc mesmo disse, para que tanto se não vamos entrar em guerra.
a questão aí, ultrapassa soberania nacional, trata-se de soberania regional. ficou muito ruim para a imagem militar brasileira (que regionalmente é uma das melhores, embora não pareça) o fato do Hugo Chaves comprar os Sukhoi SU30 e o brasil voar de mirage e f5.
a compra de um equipamento desse requer muito investimento e, por conseqüência, não se pode comprar qualquer equipamento. o ideal, como temos recursos escassos, é fazer a correta distribuição dos equipamentos pelo território. em natal, anápolis, rio de janeiro e manaus estas aeronaves (quando em número de 120) ficarão distribuídas, de forma a cobrir, ponto a ponto, as principais bases nacionais.
outro fato que pesou foi o de que o custo operacional chega a ser 2,5x menor que do F18 e 2x menor que do Rafale.
quanto ao MIG que vc citou, bela aeronave, mas pena eu ninguém mais compra. sua manutenção é tão cara, que os russo e os húngaros estão vendendo os que são usados em suas forças aéreas tão barato que até o flávio gomes se vender um dos seus DKWs consegue comprar.

Luciano
Luciano
10 anos atrás

Falta o que para o teu Saab ter placa preta, Flavio?

VODKA FINLÄNDIA
VODKA FINLÄNDIA
Reply to  Luciano
10 anos atrás

A placa.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
10 anos atrás

Também gostei da escolha da FAB.
Assim como da sua, pois o Monte Carlo é um carro sensacional!
E está muito bem acompanhado, nesta foto!
De quem é esse Belcar preto e branco, 61, com interior vermelho?
Parece que já o vi em algum lugar, hehehe!

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
10 anos atrás

eu queria era mesmo ver um Sukhoi ou um MIG na FAB.!

falem o que quiser mas um monstro do tamanho de um ATR-42 com manobrabilidade de um caça e payload capaz de dizimar uma cidade inteira e operando em pista ruim os Russos fazem melhor do que ninguém…

MAS…

entre um caça F-18 que os EUA já consideram obsoleto (usam o F-18 Super Hornet agora) e a França oferecendo o Rafale quando eles tem o Eurofighter já deu o que tinha que dar. comprar sucata dos outros é dose!

e além disso o Gripen é um caça pequeno e manobrável. cabe em qualquer canto, pousa e decola curto e tem uma concepção avançada. pena que toda a instrumentação é de tecnologia Americana o que pode foder alguma coisa no futuro.

já que não deu um caça Russo por hora um Gripen não é uma má escolha, é uma escolha boa até. mas o Brasil precisa de um interceptador de longo alcance. um SU-35 ou um MIG-35 são perfeitos pra isso.

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Rodrigo Mota
10 anos atrás

Vamos lá…

Os russos não são confiáveis no que tange ao fornecimento de peças e treinamento de manutenção das aeronaves que vendem. Os helicópteros de ataque russos Mil MI-35 que a FAB comprou estão quase a metade parados por falta de peças que os russos não mandam.

Os russos não abrem mão dos seus próprios aviônicos e a FAB queria os caças com a suite de aviônicos da Elbit, para padronizar com o resto da frota (F-5, A-1 e AF-1).

Os motores dos Sukhoi têm um tempo entre revisões muito curto, o que prejudica a disponibilidade da aeronave e auenta seu custo por hora voada. Além disso, não há quem faça a revisão desses motores aqui por perto.

A aeronave ofertada pela Boeing na concorrência era, sim, o F-18 E/F, conhecido por Super Hornet, já que o F-18 não é mais fabricado. É uma excelente aeronave, mas se trata de um projeto mais antigo. É muito mais cara, tem o custo de hora voada quase o dobro do Gripen e ainda tem o problema do Congresso estadunidense, que pode vetar a venda de tecnologias sensíveis ou bélicas (nesse caso, as duas) em qualquer momento, não importando o contrato que tenha sido assinado entre as partes interessadas.

A França tem somente o Rafale. Eles se recusaram a entrar no consórcio multinacional que projetou e fabrica o Eurofighter Typhoon II. É uma aeronave com as mesmas capacidades do Gripen com um pacote com quase o dobro do preço (US$8 bilhões) e com custo de hora voada igualmente dobrado!

Quanto a questão dos equipamentos estadunidenses contidos no Gripen, isso não parece ser um problema, primeiro porque o próprio governo dos USA se manifestou a favos dos suecos caso o escolhido não fosse o aparelho da Boeing. Afinal, mesmo não vendendo aviões, eles ainda levariam algo com o “receio” vendido. Como pretende-se que boa parte das aeronaves sejam montadas/fabricadas no Brasil, a FAB já exigiu os aviônicos da Elbit (Israel) e a SAAB concordou.

Quanto ao alcance, o Gripen tem alcance um pouco menor que o Sukhoi (3500 x 4500km), com o detalhe que gasta muito menos combustível por ser monomotor e tem capacidade Supercruise (atinge Mach 1.2 sem usar pós-queimador), o que o Sukhoi e o F-18 não têm, apesar de serem ambos bimotores.

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
Reply to  Mauricio Alves
10 anos atrás

cara. não sei quanto a você mas 1000KM de diferença no alcance é sim uma considerável diferença…

Mach 1.2 de supercruise. ok, mas o Sukhoi é maior, leva mais armamento e é mais resistente e além disso para um bimotor Mach 1.5 em cruzeiro não deve ser um problema mesmo com pós-queimador. além de ser um bom interceptador. é um caça de supremacia aérea…

além disso é aquela máxima da Aviação. “quem tem 2 tem 1 e quem tem 1 não tem nenhum”. um SU-35 é forte em combate, o Gripen é bom porque é menor e manobra bem mas o payload de armamento é menor. e além disso um SU-35 manobra muito bem…

os F-18 Super Hornet são defasados sim. nem a Força Aérea Canadense tem interesse em fazer o “upgrade deles” (CF-18). o F-35 é demasiadamente caro…

acho que você subestima demais os caças Russos. eles tem interesse em fazer uma aliança militar com o Brasil. logo logo o nosso país vai precisar de um interceptador forte. e falem o que quiser mas um F-22 não dá porrada em um SU-35 (um F-15E talvez).

eduardo costa
eduardo costa
Reply to  Rodrigo Mota
10 anos atrás

sou fã da aviação russa e suas loucuras de design (vc já viu o ekranoplan… se não viu veja.. é velho mas é espetacular)

se fosse o sukhoi seria bom apenas se fosse o T50 Pak FA, visto que esta aeronave será a que substituía os Sukhois SU35/37 e os MIGs 29, mas teria que haver uma série de modificações da avionica, que é russa, e mudança do motor de NPO Saturn-Lyulka para um NPO Saturn-SNECMA (o que até deve acontecer na versão final do aparelho), GE F404 ou Pratt & Whitney. essas modificações elevariam tanto o preço do Sukhoi, que seria como se estivéssemos comprando o F22.

A Mkoyan Gurevich através do MIG 29, que é uma bela aeronave, seria o pior que poderia acontecer. nem os russos os querem mais e estão vendendo os seus a preço de banana. seria tão ruim que foi a primeira aeronave a ser descartada do projeto FX, ainda na época do FHC.

O F18, mesmo o SH, já tem data para parar de operar: 2018. assim, já é considerado pelas principais forças aéreas, obsoleto. seu substituto foi o F22 raptor.

Rafale e Eurofigter, embora muito parecidos, são de fabricantes diferentes. o Rafale é da Dassault e o Eurofighter é do joint EADS/BaE systems/Alenia (as mesmas empresas que são donas da Airbus).

o Eurofighter nasceu como resposta ao programa F35 joint strike fighter do governo americano. a aplicação do Rafale e do Eurofighter tem algumas diferenças. a do eurofighter é caça / caça bombardeiro e é considerado pela industria e imprensa especializada como o avião de guerra mais moderno já construído. já o rafale tem aplicação multirole, ou seja, incorpora tanto as funções do Eurofighter somado as funções de treinamento e de patrulha. como o eurofighter é uma ferramenta específica, sua aplicação dentro das características as quais foi designado são muito superiores ao do rafale, por outro lado, como não é uma aeronave que especificamente sirva para patrulha e treinamento, seu custo operacional é muito mais alto para a pretensões de uso no brasil.

a escolha pelo gripem NG foi a mais sensata possível. aeronave leve, pequena, ágil, manobráveis, decola e aterriza em 500m de pista (ou menos), rápida e com custo operacional 2x menor que a do “obsoleto” F18 e 2,5x menor que do rafale, que terá total abertura do kernel do sistema operacional para instalação de componentes aviônicos brasileiros .

ainda que o raio de ação do Gripen seja menor, as aeronaves ficarão estrategicamente distribuídas em Natal, rio de Janeiro, Anápolis e Manaus, criando um campo de cobertura ponto a ponto nas principais bases brasileiras.

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
Reply to  eduardo costa
10 anos atrás

O Ekranoplano foi uma das coisas mais geniais feitas pelos Russos. se colocarem em ação de novo conseguem destruir a marinha dos EUA em minutos…

procure pelo “LUN” no google

VODKA FINLÄNDIA
VODKA FINLÄNDIA
Reply to  Rodrigo Mota
10 anos atrás

Legal poder dizimar uma cidade inteira. Começaremos por qual??

Macario
Macario
10 anos atrás

Bola dentro do governo, assim como a decisão de manter a proibição de carros sem air bag e abs a partir de 2014.

VODKA FINLÄNDIA
VODKA FINLÄNDIA
Reply to  Macario
10 anos atrás

O Gripen também vem com airbag?

alan
alan
10 anos atrás

Esses carros sao uma obra de arte! quanto aos cacas foi uma decisao muito boa, americanos segnifica dependencia, franceses eram avioes uqe ningiuem queria entao nai deve ser bons, e os suecos tao bem ajustados as necessidades, a aeronautica brasileria foi tao esculhambada que vai levar 20 anos pra atingirmos novamente o nivel que tinhamos ate o inicio dos anos 80 (AUGE).

VALEU MANO FLAVIO!

jammal
jammal
10 anos atrás

Você podia fazer uma matéria sobre sua coleção de carros.

Maxwell
Maxwell
10 anos atrás

Carro charmoso duma figa!

Adriano Santi
Adriano Santi
10 anos atrás

Flavio, os aviões da Saab são produzidos em Linköping, que fica a uns 250km de Trollhättan.

VODKA FINLÄNDIA
VODKA FINLÄNDIA
Reply to  Adriano Santi
10 anos atrás

brigado.

conde
conde
10 anos atrás

Carro lindo e avião estiloso …

TSC
TSC
10 anos atrás

Ótima escolha!
Todo produto Scania é top!
Flávio, Possuo em Fortaleza um Saab 900S 2 portas 1986 todo original porem com problema no cambio automático, não vendo mas estudaria uma troca por antigo de 2 portas.
Fica a dica para você ou um amigo!
Senta a pua Brasil

Senta

VODKA FINLÄNDIA
VODKA FINLÄNDIA
Reply to  TSC
10 anos atrás

Meu tio tem um caminhão Scania 70/71 que não sai da oficina.

Felipe
Felipe
Reply to  TSC
10 anos atrás

Olá TSC (Tyrso). Se puder, entre em contato comigo: [email protected] a respeito do Saab. Abs, Felipe.

FAB1000
FAB1000
10 anos atrás

Ou seja… tudo loira dos olhos azuis.
Uma bela decisão do governo, seguindo relatório técnico e não decisão política.

Santo Snowden, pois sem ele entubaríamos os F18 capengas, visto certas armas só poderem ser ativadas com permissão do congresso americano, depois do país estar em guerra. Fora que poderia acontecer a mesma coisa que com os argentinos, quando dispararam contra a esquadra britânica, na guerra das Malvinas, e seu mísseis estadunidenses milagrosamente, ou será que foi sacaneadamente, se “perderam” ou explodiram antes de atingir o alvo. ;-)

Independência ou morte!
Se bem que o motor é patente estadunidense. hehehe

Robertom
Robertom
10 anos atrás

E eu que pensava que V. torcia ardorosamente pelos Sukoi…

Alexandre - BH
Alexandre - BH
10 anos atrás

Será que vão soltar fumacinha azul também?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

O Hornet era a melhor solução de defesa para o Brasil, porem os custos operacionais de um bi-motor de altíssima performance estão muito além dos permitidos para o nosso orçamento de defesa.

Com os Grippen teremos uma solução bastante eficaz para a defesa dos pontos estratégicos do Pais. Venceu o bom senso dos militares brasileiros em detrimentos dos acordos etílicos que ex-presidentes de Brasil e França selaram a alguns anos atrás em Brasilia. Só mesmo estando de fogo para acreditar que os Rafale (caríssimos de comprar… tanto quanto de operar) poderiam ser uma solução para o Brasil.

Não chequei nada no site da SAAB… acredito que a noticia seja verdadeira… o que é um bem para a FAB e para o Pais.

Imperador