Ó A FIA, MANO!
SÃO PAULO (moderninhos) – A FIA surpreendeu a patuleia hoje e anunciou a aprovação da numeração fixa para os pilotos a partir do ano que vem. Cada um poderá escolher o que quiser, e o #1 fica para o campeão, se ele assim o desejar. Se dois escolherem o mesmo número, aquele que tiver se classificado melhor na temporada anterior tem preferência. Muito legal, isso. Quem será o #69? E o #96? Vocês apostam na numeração do ano que vem, conhecendo o passado de cada um? Arrisquem aqui.
E outra mudança, esta de peso, está na pontuação dobrada para a última etapa do campeonato, em Abu Dhabi. Isso mesmo, como na Estoque. Alguns campeonatos recentes teriam campeões diferentes, se fosse assim. Em 2008, por exemplo, Massa seria o campeão. Em 2012, Alonso.
Gostamos? Eu curti.
O #69 foi usado apenas uma vez na F1, em 1969 no GP do Canada. Foi usado em um Eagle T1G com motor Climax 2.8 de quatro canecos. O piloto era o canadense Al Pease o qual protagonizou a unica desqualificação da história da F1 por lentidão hehehehe. O carro pertencia a John Maryon. o #96 foi usado apenas na Indy na década de 50 quando esta contava pontos para a F1.
http://grandprixinsider.files.wordpress.com/2008/11/1969-al-pease-eagle-aar101-cdn-1969.jpg
Red Bull
#1 Vettel
#18 Ricciardo
Ferrari
#6 Raikkonen – número do título
#27 Alonso
Mercedes
#8 Rosberg
#22 Hamilton – número do título
Lotus
#18 Maldonado
#69 Grosjean
McLaren
#5 Button
#23 Magnssen
Sauber
#14 Sutil
#30 Gutierrez/#12 Sirotkin/#12 Nars
Force India
#4 Perez
#11 Hulkenberg
Williams
#19 Massa
#37 Bottas
Toro Rosso
#2 Kyvat
#31 Vergne
Caterham
#59 A definir
#82 A definir
Errei na digitação, o número do Ricciardo na verdade, seria o #17.
Flavio, não concordo com essa regra da pontuação em dobro. Não sou um grande especialista em F1, mas sei que cada circuito tem suas características, isso vai privilegiar o carro que se adptar melhor ao último circuito, em detrimento dos outros. Seria o mesmo que dar o dobro de pontos na ultima rodada do campeonato brasileiro, privilegiando o time que enfrentar algum time já rebaixado.
Sobre os pontos, a idéia da FIA é novamente mudar as regras quando alguem está dominando por muito tempo. E ser em Abu Dhabi, não é pelo circuito e sim por ser a ultima corrida. Acredito que para 2014 não seria necessário esse alteração, pois muita coisa foi mudada nos carros e isso por si só já pode tirar o dominio da Red Bull. Essa alteração para a ultima corrida, tiraria o brilho de quem passou o ano todo dedicado e disputando o titulo e acabar perdendo esse titulo na ultima corrida se o carro quebrar por exemplo.
Quanto a numeração, acho que deveria ser como nas decadas de 80 e 90 quando as equipes é que tinham seus numeros. Só passavam a ser 1 e 2 se um dos pilotos fosse o campeão do ano anterior. Alguem lembra dessa época? Ferrari normalmete era ou 11 e 12 ou 27 e 28 ou 1 2. Bons tempos.
Se a CBF souber disso é capaz de querer copiar o mesmo para o futebol.
Já pensaram?
A última rodada do Brasileirão vale o dobro…
Minha sugestão para a F1, à partir de 2014:
Pontuação:
Classificação:
Pole-Position: 5 pontos;
P2 no grid: 2 pontos;
P3 no grid: 1 ponto (não passou a existir, de uns tempos pra cá, uma “foto oficial”, como tipo um “pódio” da classificação, com os 3 melhores colocados dos treinos? Pois então, premiem eles, não fique só na foto…)
Corrida:
Piloto com maior número de voltas na liderança: 1 ponto;
Piloto detentor da melhor volta: 1 ponto;
Piloto com maior ganho de posições durante a prova (maior evolução de classificação. Ex: fulano largou em 18 e terminou em 2. Portanto, ganhou 16 posições e foi o competidor que mais ganhou posições dentre todos naquela prova): 1 ponto;
Piloto que largou da pole, permaneceu o maior número de voltas na liderança e cravou a melhor volta da prova: 5 pontos de bonificação, além dos demais pontos já conquistados;
Vencedor: 30 pontos;
P2: 20 pontos;
P3: 15 pontos;
P4: 10 pontos;
P5: 09 pontos;
P6: 08 pontos;
P7: 07 pontos;
P8: 06 pontos;
P9: 05 pontos;
P10: 04 pontos;
P11: 03 pontos;
P12: 02 pontos;
P13: 01 ponto.
O que acham? Com tanta inventação de moda da FIA, minha idéia é esta.
Nascar?
Pontuação dobrada na última corrida do ano é injusto.Como já falaram,poderiam pontuar o pole position.
Eu não acreditei quando vi essa notícia de pontuação dobrada. Ainda por cima numa pista ridícula como Abu Dabhi… Onde esse povo anda com a cabeça? Que coisa triste está se tornando a Fórmula Um.
As regras mudam muito e num espaço curto de tempo.Pra equilibrar, A fia esta banalizando a categoria…As equipes não gostam, o publico, muito menos.
Se querem mudar o sistema de pontuação, deveriam aplicar a mudança no que é realmente relevante, e atribuir um ponto ao pole position; e, lógico, voltar o sistema de classificação ao utilizado antigamente, em que cada piloto tinha direito a 12 voltas no período de uma hora, sem essas frescuras de restrição com pneus; q1,q2,q3; parque fechado e etc. Desta forma, seria dado o devido valor ao mais rápido em uma volta lançada e teríamos de volta parte do espetáculo.
Essa pontuação dobrada é ridícula. Quer dizer q a última corrida vale mais do que as outras? Ah, me economiza, Bernie!
Mais triste que essa regra de pontos dobrados, é ver na prática o tanto de destruição que esse grupo estratégico está planejando para a categoria. O que virá depois? Carros pintados com cores diferentes e mini corridas para inversão do grid? Baleeesstre! Cadê você?!!?!?
#1 Vettel – Ele mesmo faz sinal com o dedo dizendo que é o 1
#22 Maldonado
#69 Raikkonen
#10 Alonso
#99 Hamilton
#24 Rosberg
#24 Nico Rosberg…KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Quanto à ideia da numeração fixa, eu até concordo se for por escolha da equipe e que os números sejam bem visíveis. Se for de escolha do piloto, vai ficar uma bagunça só (como disseram, vai ser decisão da equipe de marketing do piloto), além desse critério de decisão entre dois que desejam o mesmo número ser ridículo (sendo assim, é melhor deixar como está atualmente).
Quanto à essa pontuação dobrada na última prova: tremenda bobagem. Inventaram esta depois desse final de ano melancólico, após o massacre imposto por Red Bull+Vettel e do resto ter praticamente tirado o time de campo e/ou talvez pela Ferrari não ter conseguido passar a Mercedes nos construtores. Pode não servir de nada em relação ao título (depende do caso, por exemplo, este ano) ou atrapalhar piloto ou equipe que tenha mostrado alguma regularidade durante o ano (sendo ultrapassado(a) justamente nessa última etapa). E também como já comentaram, ainda fica o questionamento sobre porque esta prova e não aquela ter mais ou menos pontos.
A F1 está indo para o brejo…
Acabei esquecendo: essa da pontuação dobrada deve ter sido uma ideia de segunda mão, porque a primeira para o Bernie deve ter sido esta: quem ganhar a última, fica com o campeonato não importando a pontuação (seja Red Bull, Ferrari, McLaren, Mercedes ou até Marussia ou Caterham).
Não entendi o porquê “vai virar bagunça”!
Vai ser bem mais fácil reconhecer os pilotos pelos números, já que nunca vão mudar. Melhor assim do que pelo capacete, que tá quase invisível atualmente e eles ainda mudam toda hora (né, Vettel!)
Claro que depende da pintura ficar bem visível… Mas a gente vai se acostumar e no futuro vamos pensar “por que não fizeram isso antes?”. Até eu que não curto MotoGP vejo um 46 amarelo-limão em qualquer lugar e lembro do Valentino Rossi!!!
Como haviam falado antes, se a numeração ficar sob a escolha do piloto (e dos “marketeiros” ou “marqueteiros” dele) pode ser que alguém apareça com um número em uma temporada e no ano seguinte com outro, por exemplo, caso ele mude de patrocinador e este venha a lhe pedir que “tenha uma maior identificação com a empresa”.
Agora imagine isso acontecendo com vários pilotos ao mesmo tempo (se não acabar ocorrendo com todos, supondo que o campeão não ratifique o título no ano seguinte) e acrescentando também a aposentadoria e chegada de novos pilotos.
Se a FIA realmente estiver estabelecido que depois de escolhido não se pode mais alterar a numeração e que o indivíduo leve esse número até deixar a categoria (linha dura mesmo), ok.
Se deixar só um mudar de número (sem ser o campeão) pelo motivo acima, vira bagunça. Honestamente, imagine o Vettel, o Alonso ou alguém importante fazendo um pedido dizendo que “se equivocou na escolha” e quer mudar, a FIA vai recusar?
O Alonso vai brigar (em off, nos bastidores) pelo número 1!
Não duvide que ele vai usar o #11
Pra que escolher o número dos carros? Não dá nem pra ver.
Certamente vão aumentar o tamanho dos números! Senão o pessoal do marketing vai chiar!
Seria legal se pintassem na lateral da asa traseira, como na Indy
Já que estão procurando novidades, deveriam colocar playoffs nas 4 últimas corridas, com os 5 melhores colocados. E priu!
Me desculpem aqueles que acharam essa regra dos “pontos dobrados” genial, mas eu achei uma merda. Se fosse pra fazer isso, que se escolhessem pistas tradicionais, como Monaco, Monza, Silverstone ou Spa, mas em Abu Dahbi?? Sinceramente, cada vez mais a expressão “Circo da Fórmula 1” vem se adequando cada vez mais ao esporte.
Boa! Acho a idéia boa, porém por ser em Abu Dahbi torna-a uma merda! Estão supervalorizando uma merda de circuito.
é exatamente o que eu penso. tão dando um peso enorme pra uma corrida sem tradição e que é sempre uma bosta.
Acho que o #0 deveria ficar com Massa, lembrando os tempos do Damon Hill.
Não teve outro piloto à correr com o #0 na história, teve?
Acho que foi só o Hill mesmo! A Williams podia usar o #1 em 93 (título Mansell) e 94 (título Prost), mas os campeões se aposentaram e ele foram de #0 e #2.
Pena que não dá pra ser zero. Já anunciaram que é de #2 a #99.
O Cacá Bueno não vai poder correr por lá…..
O duro é dar tanto valor para aquela merda de GP que é Abu Dhabi. Interlagos, com as suas imprevisibilidades, poderia valer o dobro.
Grande merda esses numeros. Alguém liga de verdade pro numero? Serve pra alguma coisa o numero na F1?
Fora que a Ferrari e McLaren serao donas dos numeros, darao um jeito de fazer os pilotos “desistirem” dos numeros.
Rosberguinho seria o 24 se ele fosse brasileiro, sem duvida.
Hamilton será 99 pelo ego
Vettel abrirá mao do numero 1 e colocará um 666
Pontuacao dobrada em Abu Dabhi, onde ninguem passa ninguem? Faz isso em Interlagos, Monza, Austin entao carai!
Levando-se em conta que o Vettel tá fixo no #1…
O conceito de dobrar a pontuação da prova final lembra o Chase da Nascar, embora em menor grau. Não acho que isso seja o problema, a pista onde isso vai acontecer é o problema.
Sobre a numeração fixa, outra ideia clássica do automobilismo americano.
o patrocinador quem vai escolher nr p piloto ou uma jogada de Marketing p algum produto. Nr fixo durante varios anos, não acredito…
chutometro:
Red Bull: 1 e 2.
Mercedes: 3 e 4.
Williams: 5 e 6.
McLaren: 7 e 8.
Lotus: 11 e 12 e/ou 15/16.
Ferrari: 27 e 28.
outras escuderias:
Sauber: ?? e ??.
Force India: ?? e ??.
Toro Rosso: ?? e ??.
Caterham: ?? e ??.
Marussia: ?? e ??.
E se for patrocinado pela 7 Eleven…
… os numeros serao obviamente 7 e 11! :p
E isso ja aconteceu na Indy.
E alguns eventos esportivos iniciando-se as 7h11 da noite…. :p
Ótimo. Acho que as equipes tem que ter os números fixos, não os pilotos.
De bate pronto me ocorrem a numeração abaixo:
Vettel 1… até se aposentar;
Kimi 7… Jack Daniels;
Alonso 10… pq se acha;
Hulkberg 13… o azarado;
Rosberg 24… Uiuiui;
Maldanado 66… demônio;
Button 69… Mmmm Michibata!!!
“… me ocorre…”
Muito bom.
Raikkonen 51
achei ridicula a pontuação dobrada na ultima rodada. o que a ultima prova tem de especial ? se fosse pra dobrar a pontuação que fosse em Monaco.
Abu Dhabi deveria valer era a metade dos pontos, e não o dobro.
Perfeito!
Rosberg 24
Raikkonen 51
Massa 13
Vettel 1
Alguém tem que pegar o 88. Mais dois traços e já tem um carrinho para virar marca.
88 deveria ser proibido. 88 é um número muito usado por nazistas, é o HH = Heil Hitler
ixi, desconsidera.
Só se Hitler fosse francês: Huit Huit.
Contagem regressiva para o Rubinho postar um foto do número do cart dele, lembrando que gostaria de ter usado nesse sistema novo. 3, 2,1…
Poo, mas logo em Abu Dhabi?!? Oremos pro último GP das temporadas seguintes serem em circuitos melhores..
Gostei da ideia!!!
Agora, na prova de Abu Dhabi, a prova deveria ter uma duração de 500 km, em vez dos 300, 310 km’s atuais.
Gosto não se discute, mas achei tudo uma merda. Não vai ser nada isso que vai me fazer curtir mais a F-1. Quero ver é disputa de freada, ultrapassagem na coragem e na técnica (e não na asa móvel), quero ver mais gente ganhando corrida. Menos botões no volante e menos ajudas eletrônicas.
Os números, tanto faz, a gente nem vê mais nos carros atuais. E esse artifício de contar em dobro a última também não tem nada a ver. Parece a Estoque, inventando bobagem.
Disse tudo. Concordo totalmente. Vi algo sobre isto aqui no Blog, creio que do próprio Flavio Gomes. Uma ideia que achei interessante foi acabar com o contato por radio durante a corrida.
pontos dobrados , o campeonato virou game show de TV, não importa o que vc faz, a última prova decide tudo.
Sem falar que a última prova não tem nada de especial
ridículo isso, acabem com as bichices dos pneus e deixem os caras se pegarem na pista sem chatice de pit stops e pronto!
Mas do que adianta números fixos se é impossível de vê-los nos carros?
mais na camiseta, no boné, no site, no adesivo, na latinha de cerveja dá para ver.
Pelo que disse o Fábio Seixas, os números terão maior exposição: “Outra mudança bacana foi a adoção de números fixos, e maiores, para os pilotos”.
Podem falar que é injusto uma corrida valer o dobro, mas aquele esquema de descarte que tinha antigamente era bem pior.
Gostei das mudanças.
Eu teria gostado da pontuação dobrada na última prova se esta não fosse em Yas Marina… Dar pontuação dobrada para uma corrida naquele estorvo é sacanagem…
Que?!
Um carro com o 11 e outro com o 65? numa mesma equipe?
Desculpe a expressão, mas cagaram na historia da categoria!!
muda de nome tambem: Formula UNNO!
Essa estragou meu dia…..
Vettel: ∞
Alonso: 2
Aprovei a pontuação dupla, pois vai deixar a ultima carrera mais atrativa! Qto aos numerais, penso que pouco importa pra nosotros, pois ninguém mais enxerga-os nos carros!
Alonso 27
Kimi 28
Vettel 1
Massa 13
Hamilton 12
Button 5
Eu curto E compartilho! mandarem bem
#1 Vettel
#13 Ricciardo
#12 Hamilton
#6 Rosberg
#3 Alonso
#27 Raikkonen
#35 Grosejan
#70 Maldonado
#55 Button
#99 Magnussen
#21 Hulkenberg
#25 Perez
#31 Gutierrez ou #70 Sutil
#12 Nasr
#19 Verne
#28 Kvyat
#8 Massa
#18 Bottas
#45 Bianchi
#50 Chilton
#20 Pic
#36 Garde
Se acertar algum além do #1 tá bom!
Massa sempre correu com o 19 desde os tempos de Kart!
Grato pela informação Rodrigo Deliberatti e a você Sandro que tenha entendido apenas como uma bem humorada brincadeira supersticiosa com estes números.
numero 13 na F-1 foi raridade; pura supersticao!
Então quer dizer que um quarto lugar em Abu Dhabi vale só um ponto a menos que uma vitória em Spa, Mônaco, Monza, Silverstone… ah, vá. Com as mudanças mecânicas e aerodinâmicas dos carros de 2014, esse tipo de artifício nem parece necessário. É uma reação óbvia e exagerada ao domínio da Red Bull (assim como a mudança de pontuação em 2003 foi uma reação ao domínio de Schumacher e da Ferrari). Isso dá um peso desnecessário (e, sinceramente, desmerecido) à última corrida e penaliza a regularidade.
Se for para mudar as regras, porque não abolir os pit stops obrigatórios? Se um piloto achar que dá para ir a corrida inteira com os mesmos pneus, porque não deixar? Poderiam também abolir o DRS já que a aerodinâmica ficará mais simples e não haverá mais tanta turbulência para o carro que vem atrás.
Acho ótima a ideia da pontuação dobrada na última etapa. Com isso, os postulantes ao título vão ter que meter as caras e ir pra cima na decisão, praticamente extinguindo a ideia de fazer uma corrida burocrática para ganhar o campeonato.
Mais uma resolução que a F1 resolve aplicar após a IndyCar o fazer muito antes.
Eu sei que não cabe aqui uma comparação, mas é fato que essas medidas existiam na Indy Car bem antes que na F1.
Senão vejamos:
– uso da bandeira amarela e “safety car”
– uso de identificação colorida nos pneus para visualizar o composto utilizado
– uso de motores V6 como forma de minimizar a poluição (e ainda bi turbo)
– agora a liberação dos números dos carros em formato permanente
Ainda tem alguns ítens obrigatórios na IndyCar que eu não sei se são mandatórios na F1:
– dispositivo “hats off” now capacetes dos pilotos: bolsa inflável para auxiliar na remoção
– “theters”, que são cabos de aço que prendem a ponta de eixo no chassis do carro evitando que a roda seja lançada longe em caso de acidente aonde exista a quebra de suspensão.
Só está faltando agora utilizarem combustíveis híbridos até chegar a 100% etanol.
os tethers são obrigatórios.
etanol também seria se o Brasil tomasse de conta da estória, e colocava logo o #51
HANS. Também
Os números nos carros, se fossem em código de barras, não fariam a menor diferença. Ninguém enxerga nada, mesmo.
Não gosto de pontuação dobrada. Porquê? por acaso um GP por ser o último da temporada é mais importante que os outros?
Acho que uma rodada dupla seria mais interessante.
Não deveriam mexer em nada! Os números pouco importam até porque a gente não consegue ver. Pontuação dobrada na ultima prova vai ser uma questão sorte/azar e portanto injusta!
Gostei muito… só acho uma pena ter pontuação dobrada numa corrida tão chata quando a de Abu Dhabi.
quanto*