O CÂMBIO DO CAMILO | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

terça-feira, 17 de dezembro de 2013 - 16:19Stock Car

O CÂMBIO DO CAMILO

SÃO PAULO (triste) – O vídeo mostra o drama de Thiago Camilo, sem marchas, nas voltas finais da prova da decisiva da Stock domingo.

40 comentários

  1. Bruno Borges disse:

    É só falar em Senna que as viúvas ficam ouriçadas…

  2. Marcelo Martinez disse:

    Não conheço muito os carros da stock-car, mas parece que ele não conseguia reduzir além da 3ª marcha. Tanto é que no miolo ele fazia em 3ª marcha. Não tinha como ser competitivo…
    Se alguém que entenda mais puder me explicar??

  3. Allez Alonso! disse:

    Impressionante! Uma pena a quebra, mas bola ora frente, é um dos cinco melhores da categoria, uma hora dá tudo certo.

  4. Norson Botrel disse:

    E naturalmente que esse video vai reacender a Igreja Doningtonparkiana da 6a marcha.

    • Marcelo de Castro disse:

      Igreja Doningtonparkiana???. Ou será Interlaguiana????
      Tivemos uma pequena idéia de como é difícil andar sem marchas em Interlagos, e o cara ainda brigava por posições!!!! não desistir nunca…uma hora ganha com certeza.

  5. gilberto v. de sousa disse:

    não desanime,corrida é assim mesmo,tem que ter um pouco de sorte,tambem.o pior é ficar sem combustivel,faltando poucos metros para a chegada.

  6. Marcelo disse:

    Maior façanha com câmbio travado que vi até hoje foi com Schumacher no GP da Espanha 94, se observar no vídeo abaixo(observe o absurdo da chicane aos 1:28), o alemão já não trocava mais nada em início de prova(estava com a 5º travada depois de 15 voltas, mas só foi perder a liderança definitivamente na volta 30), e no retão era um verdadeiro drama, a Benetton não conseguia se aproximar dos retardatários.

    1994 Spanish GP Onboard: M.Schumacher/D. Hill
    http://www.youtube.com/watch?v=xazImNY0hNg

    Damon Hill(trocando marchas na boa, o som no vídeo entrega) observa que Schumacher tinha problemas e faz a ultrapassagem facilmente. O que surpreendeu a todos na época foi a posição que Schumacher chegou na bandeirada…segundo lugar! Pelo som é nítido que o tedesco tinha graves problema mecânicos(sem trocar marchas o carro perde velocidade e algo pode quebrar a qualquer momento). No vídeo aos 1:40 é nítido, as engrenagens do câmbio do carro do alemão estavam sendo moídas.

    Tiago Camilo levou o carro até onde podia, esta de parabéns, mas ele começou a ter problemas no câmbio no finalzinho da corrida, mesmo caso foi Senna no GP Brasil em 91, coisa de 5 minutos…

    Fica a pergunta, como Schumacher chegou em segundo na Espanha 94, se outros pilotos que vinham atrás não tiveram problemas com câmbio? No mínimo era para ser ultrapassado por outros carros mais lentos…

    Ross Brawn dias depois justificou a façanha, Schumacher não podia ser rápido em determinados setores(principalmente retas), mas começou a virar tempos “alucinantes” na parte mista(em determinadas voltas, virava mais rápido que o líder D.Hill).

    Brawn destacou que o “ritmo de volta” do alemão volta a volta fez toda diferença, bom lembrar, a Benetton não tinha troca de marchas no volante como era na Williams em 94.

    Em situação normal Senna, Hill e Coulthard levavam boa vantagem na hora de mudar as marchas em relação aos pilotos da Benetton. O carro de Schumacher também contava com um motor Ford, muito inferior ao Renault da Williams. Schumacher pra chegar em segundo na Espanha teve que percorrer 50 voltas…quantas voltas Senna teve câmbio travado no GP Brasil? Piada…

    Mansell também venceu uma corrida com problemas de câmbio, o problema aconteceu antes da metade da prova(já foi melhor que Senna, nem por isso fizeram carnaval na Inglaterra). Portanto, essas façanhas não são privilégios apenas um “herói nacional”.

    Piloto de corrida esta preparado dentro do carro(basta lembrar de Flavio Gomes colocando a “bolinha” que escapou na alavanca de marcha, e ele ainda colocou no tube…, fez isso porque foi um feito único no esporte a motor). Pilotos vivem fazendo absurdos para chegar ao final de uma corrida, basta perguntar pra quem esta em início de carreira, o resto vem com a experiência.

    Agora, se você tem Galvão e a platinada do lado, mais o oba-oba da torcida…tudo vira ato heroico, só posso rir de tudo isso…

    Mudando um pouco de assunto…olha, pra Barrichello e Bruno Senna andar no mesmo ritmo dos pilotos de ponta da Stock como Cacá Bueno, R. Mauricio eTiago Camilo…olha, tem muito chão…

    Coitado do Rubinho, ainda vai pegar Khodair como companheiro de equipe. Khodair não teve um bom ano em 2014, mas provou várias vezes que é um piloto afiado na categoria.

    Só espero que Rubinho não venha com reclamações mais uma vez…

    Não sei se alguém percebeu, mas ex-pilotos da F-1 não fazem nada na Stock…a categoria pode ter seus defeitos, mas em termos de PILOTO, tem pelo menos uns cinco ou seis fantásticos. Ricardo Mauricio é um deles…por isso, apostei nele em outro post antes da decisão!

    Título de Tiago Camilo é questão de tempo na Stock, o cara pilota muito…

  7. Joca disse:

    Hoje está ruim, alguém pode me a pontar em que momento quebrou o cambio?

  8. O Ungido não estava só com a sexta, mas sim com a ré e a reduzida…realmente ele operou um milagre…
    Também nunca acreditei nessa história, por mais que tentem comprovar com vídeos e tal.
    A Mclaren chegou à mostrar a telemetria daquela prova ? Alguém já viu isso ?

  9. Marcelo disse:

    Eu não sabia que momento da corrida estava retratado no início do vídeo. Depois vi que o Camilo estava tomando a liderança, ultrapassando o Zonta. O câmbio quebrou logo em seguida, mas ele segurou ainda a posição do Zonta por uma volta inteira, e só foi ultrapassado pelo Ricardo Maurício no Bico-do-Pato da outra volta. Pilotou muito, pena que não deu para ele ser campeão.

    Sobre o Senna, citado no comentário anterior, dois vídeos relacionados
    http://www.youtube.com/watch?v=w6x4R1FiI9M (tente prestar atenção nos giros do motor)
    http://www.youtube.com/watch?v=a-sl_gEq3HQ (o Senna explicando o que ocorreu)

  10. Leo disse:

    Uma pena. Merecia levar esse ano.

  11. Nelson Barreiros Neto disse:

    Caraca, que desespero meu!!! Fico imaginando o piloto pensando o que fazer, e as porras das marchas não entram… Muito legal o vídeo. Dá pra se ter uma idéia do que é isso… Certo meu amigo Antonio Contreras??

  12. Por isso eu nunca acreditei naquela conversa do herói nacional que venceu na F1 só com a 6ª marcha, pois no miolo todos iriam ultrapassá-lo.

    • Nelson Barreiros Neto disse:

      Meu amigo, ia escrever algo assim mas pensei a mesma coisa!!!! Dá pra se ter uma idéia (guardando as devidas proporções é claro) do que é ficar com o câmbio travado em Interlado (ainda mais só com a 6a).

    • Leonardo Costa disse:

      Eu só acredito porque eu não escuto as mudanças de marcha e nem vejo as mãos dele mexendo para trocá-las. Além de que a diferença dele para o segundo era de mais de 30 segundos, mas foi caindo até uns 2 segundos na chegada. Patrese e Berger também tinham problemas nos seus carros, o que fez ficar mais difícil de chegarem no 1º colocado. E ainda estava chovendo.

      • Nelson Barreiros Neto disse:

        Leonardo, seus comentários são plausíveis.

        Mas honestamente, tudo pode ser editado, absolutamente tudo.

        E o câmbio travado em sexta marcha, não sei como ele subiria o retão de acesso aos boxes. Em sexta marcha não acreditarei nunca.

        Mas respeito sua opinião.

      • carlos maia disse:

        Então meu amigo, já ouviu falar em VTEC? Significa Variable Valve Timing and Lift Electronic Control, combinado com um V12 HONDA aspirado de muuuito torque e 505 kilos do carro, saída da junção em sexta marcha não teria problema algum, pior seria o bico de pato. Na época muito se falou, pois o motor honda do ano anterior ao que me parece não tinha esse sistema, e só foi possível o Senna fazer o que fez por causa do VTEC. Ignorante é aquele que ignora algo, o que está cheio hoje devido á internet, esta própria internet que lhe proveria o conhecimento necessário se você pesquisasse. Veja o vídeo esperto, ele não tira as mãos do volante no miolo, e se não sabe o câmbio na época não era borboleta, era na alavanca, e eram 6 marchas. Agora se voê acha que dá para editar o vídeo “escondendo” uma eventual troca de marchas, putz, daí acho que tem que se tratar.

      • Rafael Chinini disse:

        pelo que sei da história, ele tinha a 2ª e a 6ª marcha, oq deixaria tudo um pouco mais facil.
        clar que podem ter aumentado o fator heroísmo, mas é só ver como ele ficou moído no final da corrida.

        sobre o Camilo, foda demais! até que ainda levou por um bom tempo, muito legal ver piloto tendo que PILOTAR pra segurar o carro

      • Nelson Barreiros Neto disse:

        Bom dia.
        É sua opinião e vc não vai me vender essa idéia. Para com esse negócio de me chamar de esperto, mandar me tratar, é só uma opinião. Não ofendi ninguém, acho Senna o maior de todos, mas não acredito naquela papagaiada da Globo, só isso.
        E a outro fã ardoroso no dito cujo, Robert J. Simpson, não sou nem cego nem burro, só não acredito que o câmbio travou na sexta marcha, só isso.

      • carlos maia disse:

        Pois é, como eu disse, ignorância é a sua opção. Ou como o colega falou, cego ou burro, sei lá… Eu também não quero te vender nada, e também não tem nada a ver com ser fã ardoroso, o que eu não sou, tem a ver com informação e interpretação. É complicado você perguntar para uma pessoa quanto dá 2+2 e ela dizer 5, você perder seu tempo explicando e ela continuar achando que dá 5… Em tempo, sempre respeitei sua opinião, agora não respeito você somente.

      • Anchor disse:

        Tudo bem o vtec faz maravilhas mas náo faz milagres. Não é a mesma coisa, óbvio, mas para vc ter idéia eu tive uma moto com um motor vtec. Em baixos regimes era simplesmente xoxo. Pouco torque em baixos regimes comparados aos outros 4 em linha 16v. Tinha que manter sempre entre 5 a 6000 rpm para aos 6500rpm o vtec agir e dar um salto até aos 13.000 rpm. Se deixasse o giro cair tinha baixar uma ou duas marchas se não era um tristeza. O que eu quero dizer é com uma segunda com giro lá em cima e um buraco na relação até uma sexta as rotações caem muito. Claro tratava-se de um V12 configuração que produz um torque maior que um motor em linha.

      • carlos maia disse:

        Boa tarde. Pois é, quantos cv tinha a sua moto? Uns 120? Estamos aqui falando de 710cv@13000 rpm em 3,5l de motor V12. É certo que quanto mais giro eu coloco no motor em faixa de potência máxima mais eu sacrifico a curva de torque e é aí que entra o comando variável, é como se o motor tivesse um comando para baixa e um para alta. Só lembrando que potência = torque x rotação. É tudo proporcional e diretamente ligado. Acho que isso + assistir aos vídeos sabendo que para trocar de marcha o ca
        ra TINHA QUE OBRIGATORIAMENTE TIRAR A MÃO DO VOLANTE, me perdoe aí o uso de caixa alta, responde suas dúvidas.

    • robert j simpsom disse:

      Só ver o vídeo. Se o Senna não tirava as duas mãos do volante nas últimas voltas, como a mclaren passava as marchas, sozinha, por telepatia, comando de voz, pelo rádio, com o joelho? numa época que o câmbio era na alavanca. vc é cego ou burro?

      • carlos maia disse:

        Pois é cara, o negócio é desistir mesmo… o problema é manter a paciência…

      • carlos maia disse:

        Não entendo esse papo de viuvinha… o dono do blog lançou essa moda e os autômatos vão atrás…nem acho o cara o melhor de todos, mas ele era foda sim, mais no estilo win or wall, porém tinha suas limitações também. Ridículo isso, você não tem argumentos e chama os outros de viuvinha, maria vai com as outras. Me diga algum vídeo do final da corrida que mostra ele trocando marchas. É esse o ponto, só isso, ele tinha mais de 30 s de vantagem, no final ficou só com a sexta e o Patrese tirava 5s por volta, nas 3 voltas finais fatalmente iria ser ultrapassado, mas começou a chover e daí o Patrese afinou e foi só arriscar, continuar e ganhar. Digo e repito, mais um ignorante por opção. As informações estão na internet, mas interpretação depende de seu intelecto meu chapa, e parece que esse é o problema. Aproveite e pesquise também o significado de beócio.

      • Flavio Gomes disse:

        Eu lancei moda?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>