O PETRÓLEO É NOSSO | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013 - 15:16Brasil, Tecnologia

O PETRÓLEO É NOSSO

SÃO PAULO (falta divulgação) - Mudando de pato pra ganso, e antes que o ano acabe, muito bacana essa série de vídeos contando a história dos 60 anos da Petrobras, completados em 2013. Imagens históricas, depoimentos emocionados, uma incrível trajetória de uma empresa que saiu do nada, num país rural como era o Brasil em 1953, e se transformou numa das maiores do mundo. Esse negócio merece ser visto por mais gente.

Tenho amigos que trabalham na Petrobras e que devem ter muito orgulho de sua história. O primeiro filmete é esse aí embaixo. Os demais se encontram no mesmo link. Acho que acaba no quinto episódio, verei depois.

25 comentários

  1. Alexandre Ozorio Soares disse:

    Mas não podemos esquecer que, para que a Petrobras pudesse crescer, o governo Vargas mutilou o grupo Ipiranga, que foi pioneiro na questão do petróleo no Brasil.

  2. Paulo Pinto disse:

    Na época de meu pai, quando diziam:
    “- O petróleo é nosso!”
    Logo respondiam:
    - O petróleo é Esso!

  3. Venax disse:

    A Petrobras é a maior empresa do Brasil e uma das maiores do mundo e deveria sim ser orgulho dos brasileiros. Não sei se é realmente verdade mas em um telejornal do SBT foi informado que a cada litro de gasolina vendido no país a Petrobras tem um prejuízo de R$ 0,30. Se for isso mesmo é preciso fazer alguma coisa pois nenhum empresa pode sobreviver a isso sem comprometer seu futuro. A conta pelo menos deve fechar no zero, nunca no vermelho.

  4. Rodrigo Silva disse:

    Flavio, belas imagens! É incrível imaginar o que estes caras (a expressão “anos heróicos” é mais que perfeita!) fizeram com 50 anos a menos de experiência em relação ao inicio da era do petróleo, no final do século XIX com Rockefeller e cia.
    Infelizmente hoje o que vemos é um conflito entre a missão empresarial e a missão publica da Petrobras, que tem muitas vezes acelerado, mas também retardado o desenvolvimento da empresa. Acredito que, em nome da sua bela história, a Petrobras merecesse um tratamento mais objetivo, que permitisse o estabelecimento de um plano desenvolvimentista de longo prazo, sem influencias de cunho exclusivamente político e de curto prazo. Abraços e parabéns à PB pelos seus 60 anos.

  5. Franco de Souza disse:

    60 anos de sucesso em final de vida. Se Mantega e cia insistirem em administrar o preço da gasolina só pensando na reeileção.

  6. Edgard Vianna disse:

    A história da Petrobrás divide-se em antes e depois da gestão do general Ernesto Geisel. Entre 1969 e 1973, consolidou econômica e financeiramente a empresa; a fez ingressar na pesquisa de petróleo na plataforma continental, apostando nas águas profundas.

    Quando, no início de 1974, deixou a companhia para assumir a presidência da República, teve a satisfação de ouvir do representante dos empregados o seguinte:

    “No que toca ao desenvolvimento e progresso da Petrobrás, e aos mais relevantes problemas do petróleo no Brasil, há que separar duas fases inteiramente distintas na vida da empresa: antes e depois de Geisel”

  7. Renato Soares disse:

    Empresa moderna , capacitada na produção de energia para o Brasil. Parabéns a Petrobras.

  8. Tobias disse:

    Ingressei na Petrobras há cinco anos, como primeiro emprego. Fico muito feliz em fazer parte da sua história. Tenho muito mais a agradecer do que reclamar, sem dúvida.

    Ah, quanto à Empresa falir em 2 anos… você está lendo muita revista Veja, meu caro!

    • stefano disse:

      Engano seu , Tobias. Eu ando lendo muito é meu extrato bancário. Em 2008, enganado por um tal de Lula e um tal de pré sal, apliquei 100 mil reais e m ações desta poderosa empresa. Hoje, meu extrato bancario me informa que estou com 32 mil reais. Ja que vc trabalha aí, fala para a Graça Foster completar a diferença, pelo menos a nominal, combinado ? Ah….só mais uma coisinha: vc compraria hoje uma ação da Petrobras, meu caro Tobias ?

      • Flavio Gomes disse:

        Quer ganhar dinheiro fácil na especulação, amigo? Bolsa tem riscos.

      • Ricardo disse:

        Quer ganhar dinheiro fácil na especulação, amigo? Bolsa tem riscos (2)

        Por que você não investiu na OGX então? Estaria em situação melhor agora… só que não.

        Questione o governo federal que segura o preço da gasolina e do diesel por causa da inflação, por exemplo… servir ao país (ao Estado) e aos investidores ao mesmo tempo não é uma tarefa fácil. Pelo contrário. Manda quem tem mais ações.

        Orgulho de fazer parte desta empresa. Entre erros e acertos (como qualquer mortal…), ela é o que é hoje. O desafio é continuar acertando mais.

        Tenho o mesmo tempo de casa do Tobias e investi sabendo os riscos. Não investi todas as minhas economias, claro, mas também não me arrependo nem um pouco. Faz parte do jogo. E me sinto duplamente compromissado com a companhia.

      • Tobias disse:

        Ricardo, não tinha lido a sua resposta no momento em que escrevi a minha. Comprar ações é uma decisão de cada um. Respeito isso, e lhe desejo muito sucesso na Companhia.

      • Tobias disse:

        Claro que não compraria. Não sou tolo de colocar todos os ovos debaixo da mesma galinha… Lascado mesmo está quem comprou ações da OGX. Culpa do Lula, também? Mais sorte nos negócios em 2014!

      • Venax disse:

        Ricardo e Tobias, as criticas não são a Petrobras (e seus funcionários) mas sim a administração e o uso político da empresa. Mesmo em um ramo como o petróleo nenhuma empresa do mundo pode sobreviver vendendo seu produto abaixo do valor que compra, deveriam fazer um esforço para que as contas fiquem pelo menos equilibradas. Concordo que ações são um negocio de risco mas empresas como a Petrobras sempre foram investimentos de baixo risco e nunca deram prejuízos tão grandes assim. Não se pode comparar com a OGX pois aquela sim era uma empresa de alto risco.

  9. Daniel Chagas disse:

    Meu saudoso pai, Carlos Pinto, foi assessor de imprensa da Petrobras por mais de 10 anos.
    Tenho orgulho em dizer isso, pois sei o quanto é importante esta empresa para o Brasil. Que a Petrobras possa crescer ainda mais e que meu querido pai lá do céu possa ver seus ex-companheiros de trabalho fazendo isso acontecer.

  10. Leandro Rezende disse:

    Flávio,

    Acho sensacional como a empresa se desenvolveu e como que a empresa cresceu no mercado mundial, porém não entendo como uma empresa desse porte que diz ser autossuficiente, consegue importar petróleo aumentando o custo do combustível.

    Na Venezuela ser autossuficiente é ter o combustível mais barato que água.

    Abs

    • stefano disse:

      Pois é, Leandro. Vc já respondeu à sua própria indagação: “uma empresa que diz ser autossuficiente”. Nunca foi, não é e jamais será autossuficiente, nem mesmo com o pre sal, que só começará a ser explorado em 2020. Não caia nas mentiras e bravatas de certos barbudinhos por aí ! Eu falo de cátedra, pois sou uma das vítimas desses embusteiros !

  11. stefano disse:

    Orgulho de sua história sim ! Pena que o PT de Lula e Jose Sergio Gabrielli tenham DESTRUÍDO a empresa, cujas ações, de 2008 a 2013, desvalorizaram 70 % ! E vai falir em menoscde dois anos !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>