O SOM AO REDOR
SÃO PAULO (só ouça) – O vídeo que o Mauro Santana mandou é precioso. Trata-se de um teste em Nogaro, 1987, com Williams, Tyrrell e Lotus. Só. Entre os pilotos andando, Senna e Mansell. Imagens muito raras. E o ronco desses motores… Olha, podem inventar o que quiserem. Os motores do fim dos anos 80 eram os mais… musicais. Muito interessante tudo, o público, a estrutura de box, o “amadorismo” de tudo.
O título da matéria da revista Placar era “Carro amarelo,piloto maduro”.
Hoje o som parece um zumbido de mosquito, agudo pra cacete. Ao contrário do ronco grave desses motores…
Ah, e se o título do post fosse traduzido, daria uma rima legal…
É ronco de motor que lembra isso aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=gXkGSc6d0xQ
Que diferença de tempo no engate das marchas para os carros de hoje.Quero
ver os turbos sendo reduzidos na borboleta.
O computador vai resolver isso, pode ter certeza…..
Aproveitando o clima de nostalgia, olha só o que meu colega, o “inquebrantável” Edir aqui da agência me passou agora a pouco: http://www.ideafixa.com/impreterito-do-automobilismo/
Deliciem se com as imagem. São demais.
o som destes motores do fim de 80, o som dos matra e da ferrari v12 até meados de 1990 são demais.
O avião que passa no começo, é – curiosamente – um Mirage F-1 ( sim, seu nome é F-1 mesmo), raro exemplar da estirpe da Avions Marcel Dassault, que não possui o formato em delta. É um caça maior que os Mirage em delta ( III, V, 2000, etc), mas que não fez muito sucesso, ao contrário dos delta (ficou restrito à L’Armée de L’Air – Força Aérea Francesa).
E na pista, pelamor hein…. ou melhor, nos boxes: o Ayrton cozinhando dentro do carro ( hoje teria alguém com guarda-solzinho e tal), os Japas da Honda e seus computadores ali no calor da contenda, e as usinas V6 com essa sinfonia fantástica, principalmente nas reduções.
Incrível na aproximação, o motorzão cheio, e são só 6 cilindros com turbocompressor.
Quer dizer, se esse ano ficar uma merda, chamem a Kadron!
Uma dúvida aos amigos: Vi uns desenhos do Giorgio Piola, dos carros de 2014, e eles contarão com o duto de aspiração acima da cabeça do piloto. Os turbo – até 1989 – não tinham o duto, desde os Renault V6 até os Honda . É necessário haver o duto de aspiração, ou não?
Abraço!
Mais uma delícia de vídeo que venos aqui. Super legal.
Ops, vemos. Que venha 2014, só as declarações de Massa e Button já uma certa adrenalina sobre 2014.
Simplesmente do cacete!
Tudo legal, a estrutura, a simplicidade, os motores altamente musicais. Além de Mansell e Senna na pista.
Reinaldo
http://reiv8.blogspot.com
O avião no inicio do vídeo parece que é um Mirrage
Fala FG olha essa que demais: http://www.pt6nation.com/en/articles/article/history-the-pt6-colourful-past/
Pra quem gosta de história, aviação e carros de corridas.
Te mandei no twitter também! Vale a pena dar uma olhadinha!
Cada puntataco!!!!
Alberto, isso também me chamou a atenção. São bem diferente as reduções de marcha: pisar na embreagem e freio e subir os giros do motor ao mesmo tempo… O som realmente é sensacional!
É Fantástico!
Os anos 80 sem dúvida foram os melhores anos da F1.
Graças a Deus tive o prazer de acompanhar nessa época.
O que gritava essa usina turbo comprimida era brincadeira!!
Que som!!
Das antigas…. e o cri-cri dos grilos aos 4min…. só cortado pelas embrulhadas das reduzidas lindas. Impossível não sentir falta.
Duas coisas:
1- O som dos motores era de, como posso dizer… de motor mesmo. Cara, coisa mais linda.
2- Hoje em dia não sabem porque a categoria está se tornando financeiramente inviável. A simplicidade é a solução. Imagina, hoje em dia, quanto custaria para 3 equipes médias testar “em campo”, com toda a estrutura atual?
Os Williams eram Honda e a Lotus ia de Renault. Ambos 1.6 cc, V6 e turbo. Nada muito diferente do previsto para 2014. Por isso acho essa polemica toda do som dos motores ano que vem uma viadagem boba.
1,5L V6 Turbo
Verdade… Eram 1500cc. Mas não muda o raciocínio…
Lotus já não era Honda em 87, não?
Era Honda sim, tá cheio de japs ali por perto, além do “Honda” estampado na carenagem do motor e na tampa das válvulas do motor.
Já. Era o Lotus 99T.
Sim. Lotus era Honda em 87. Minha memória estava ruim ontem, rsrs…
Já era Honda. Cheio de japa em volta do carro.
Ronco lindo!!,
Agora que maldade, aos 1,20 flagraram o moço dando uma unhada no asterisco, ri o resto do vídeo todo!!,
Ri… muito !!!!!!!!!!!!!
Acho que o “moço” era o Peter Warr. Só o team principal da Lotus, à época… Muito engraçado mesmo!
Huahahahahahaha… Nunca tinha ouvido “unhada no asterisco”. Parou tudo aqui no meu trabalho…
Agora, o ronco desses carros era de fato algo maravilhoso. Os V8 de hoje não chegam nem perto, e mais, não são tão mais velozes quanto se imagina.
Lembrem-se: Piquet venceu o campeonato de 83 a bordo de uma Brabham, o Bt52 que era equipado com um motor BMW 1.5L Turbo de quatro cilindros contra os V8 3.0 L e contra os V6 Turbo 1.5L.
Ou seja levo fé nos V6 1.6L Turbo do ano que vem e poderemos sim ter um campeonato surpreendente em 2014.
Uma pena também não voltar o reabastecimento. Seria um componente à mais.
Agora um bônus. O Brabham Bt52 em Goodwood com o Piquet Pai. Mas é só um passeio.
Abraços.
Hahahaha! Chorei de rir com esse “unhada no asterisco”…
Espera um pouco…você está me dizendo que, na década de 80, quando o dinheiro era mais escasso que hoje em dia, as equipes…testavam? Que mundo maluco!
pois é, cara… e com essas regras ridículas a F1 foi ficando chata..
será que “profissionalizaram” tanto a F1 que a categoria faliu??
cada vez mais perco a tara nessa categoria..
Sim… Mas não se gastava tanto nestes testes, pois não havia viadagem. Provavelmente o próprio piloto fazia o cafezinho e boa! Sem assessor de imprensa, sem personal trainer, etc, etc, etc…
Legal foi ver os caras serrando o carro no início do vídeo! Pelo jeito tinha algum ajuste sobrando haha
Ao contrário, na década de 80, época em que a grande maioria dos principais patrocinadores eram marcas de cigarro, o dinheiro não era escasso não. A tecnologia é que não era tão cara, havia dinheiro pra se testar onde quisesse. Foi nessa época que o dinheiro começou à jorrar nas garagens das equipes, proporcionando as mais diversas invenções que o dinheiro podia proporcionar. A fibra de carbono, por exemplo, foi introduzida nos F1 nos anos 80, imprescindível nos dias de hoje. Todos os donos de equipe devem sentir muita saudade da grana daquela época.
Piloto tinha que ter braço e cunhão de aço!! Segurar uma máquina dessas no câmbio manual não é mole.
E que ronco é esse!! pqp…
Fantástico o vídeo! Realmente uma preciosidade! Dá pra notar o modo como a Williams de Mansell e a Tyrrel eram guiadas! O motor da Williams parece mais potente, mais “nervoso”! A tocada mais agressiva de Mansell… Muito bom!!!
Williams Honda Turbo V6, e a Tyrrelll Ford DFZ V8 Aspirado.
Inclusive, A Tyrrell levou o troféu Colin Chapman para a melhor equipe com motores aspirados, e o Jonathan Palmer(Tyrrell) levou o troféu Jim Clark para o melhor piloto dos que correram com motores aspirados.
Esse ronco da Williams me lembrou bastante o da Ferrari que o Flávio postou ontem! Estou ansioso para o ano que vem!
Então é por isso que a Williams do Mansell fazia um zunido nas acelerações e o Tyrrell não. Muito bom!