TRETA WING

SÃO PAULO (mas…) – Treta no mundo do motor. A Panoz, que assumiu a vida do DeltaWing quando a Nissan pulou fora, está processando a… Nissan. Porque a fábrica japonesa lançou o ZEOD RC (Zero Emission On Demand Racing Car) para correr em Le Mans no ano que vem, no programa da Garagem 56 — o box reservado a protótipos malucos que não se encaixam no regulamento do WEC. E segundo a turma do DeltaWing, trata-se de uma cópia do carro que amamos.

A notícia foi enviada pelo Ricardo Divila, com quem devo tomar um chopinho esta semana, porque ninguém é de ferro.

De fato, é cara de um, focinho do outro. Sem entrar nas minúcias da disputa, que inclui possível aquisição indevida de projetos, desenhos e o escambau deltoide, o fato é que o conceito do carro, a partir do momento em que foi para a pista, deixa ser propriedade de alguém. Lamento. As pessoas copiam, se inspiram, adotam, sei lá. Há, claro, direitos intelectuais sobre um monte de coisa. Mas sobre um… formato? Carro é carro. Daquilo que dá certo, os outros vão atrás. Ou alguém acredita que todas as fábricas do mundo têm de pagar royalties para quem criou o primeiro carro com quatro portas, ou com duas, ou com farol redondo?

O DeltaWing lançou uma possibilidade de tendência para competições: carro em formato de delta, com pneus estreitos na frente. A Nissan estava envolvida no projeto. Fez parte dele.

Acho que estão exagerando, aí. A não ser, claro, se for provado que alguém roubou algum desenho, ou um pen-drive com valores, medidas etc. Acho, mesmo, que o fato de a Nissan apostar num clone é uma baita homenagem ao nosso Deltinha.

zeod

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bira
10 anos atrás

Falta de criatividade, se eu fosse a Panoz, agora faria um carro idêntico ao da Nissan, só mudando a cor, e lançava como o DELTA ZEOD WING 2014. Ai falava – “Oppss, foi mal moçada, não reparei que era igual ao lançamento de vcs”…..rsrss

E na F1, pode pintar muita criatividade por conta do novo regulamento, tipo esse novo possível dispositivo muito loco….

http://www.designerbira.blogspot.com.br

Klebber Formiga
Klebber Formiga
10 anos atrás

Quem quebrou a patente dos carros nos EUA foi Henry Ford. Antes para fabricar um carro você tinha que ter aprovação e pagar para uma associação dessas americanas. A disputa foi para suprema corte e Ford que na época era uma pequena fábrca ainda, ganhou.

É uma coisa semelhante ao que ocorre entre a Apple e a Samsung, e o motivo para se comprar milhares de patentes, que na maior parte dos casos é rascunho de ideia, e ganha quem tiver mais dinheiro para pagar advogados.

Geraldo
Geraldo
10 anos atrás

Formato de carro (linhas externas), desde que inovador (diferente do que já existe), é protegido, sim … no Brasil, a proteção tem o nome de Registro de Desenho Industrial … que protege, exatamente, as linhas externas do produto, quer seja ele “conceitual” ou não … vc pode reparar que as empresas, com o passar dos anos, sempre alteram o formato de seus produtos … e, muitas vezes, um concorrente lança um produto semelhante, já que a proteção do formato expirou (Desenho Industrial tem prazo de validade) … mais uma coisa … o Desenho Industrial, por proteger apenas formato externo, é extremamente “frágil”, pois, se vc mudar “algumas” linhas, já deixa de violar o direito de terceiro … por fim, o formato externo protegido, não precisa ter nenhuma inovação tecnológica ou aprimoramento técnico que melhore o produto (senão, seria outra proteção), pois o que se protege no desenho industrial, é a simples forma externa … Vc se lembra da garrafa da cachaça Velho Barreiro ??? Antigamente, a Velho Barreiro tinha uma propaganda que dizia: “Até a garrafa é coisa fina”, porque o formato da garrafa era protegido … quando o registro de desenho industrial expirou, a Velho Barreiro parou de fazer tal propaganda, pois não tinha mais exclusividade sobre aquele formato específico … agora, no caso do DeltaWing, fica difícil opinar, pois não conhecemos os detalhes “sórdidos” do caso … e deve “mais coisa debaixo deste angu” …

Lucas Martin
Lucas Martin
10 anos atrás

Sou muito cético, normalmente. Isso me parece aquele caso típico em que lançaram um protótipo, identificaram diversos erros de projeto e, antes de lançar a segunda versão, melhorada, vendem o mico pro primeiro trouxa que aparece.

Leo Zago
Leo Zago
10 anos atrás

Uma correção, Flavio: aparentemente, o processo não é pelo ZEOD RC, mas sim pelo BladeGlider, modelo que a Nissan quer colocar em produção.
Fonte: http://jalopnik.com/nissan-says-bladeglider-unrelated-to-deltawing-getting-1474808334

Hein?
Hein?
10 anos atrás

Mas… Pra que lançar uma coisa, desistir, livrar-se dela, e depois lançar outra coisa igual???

Fausto
Fausto
10 anos atrás

Certo estava o saudoso Chacrinha, e suas Chacretes!!, NESTE MUNDO NADA SE CRIA, TUDO SE COPIA !!

Silvio D. Rodrigues
Silvio D. Rodrigues
10 anos atrás

Emissão zero! Hum!!!, sei…

Filipe
Filipe
10 anos atrás

A história é um pouco diferente e mais antiga. A Panoz era sócia na criação do DeltaWing. Tudo foi bem até o cidadão que criou o desenho se empirulitar para trabalhar na Nissan. Como o Panoz era sócio, ficou com os direitos de imagem.

O processo se dá por isso, basicamente. O Panoz, como ele mesmo diz, não é milionário e arriscou muito ao investir no projeto – que foi criado para e rejeitado pela indy. Ele processa a Nissan com base nos direitos que ainda detém sobre o DW.

Paguem o homem, japonesada.