BOULLIER É O CARA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014 - 8:38F-1

BOULLIER É O CARA

SÃO PAULO (não é fraco, não) – A McLaren acaba de anunciar que Éric Boullier será seu novo chefe de equipe. “Racing Director” é o cargo oficial. Ele será o cara nas corridas. O chefão, reportando-se a um novo CEO que a McLaren ainda não definiu quem será, e a Ron Dennis, que não aguentou ficar mais um ano longe da F-1, cuidando de carrinhos de rua que ninguém compra.

Martin Whitmarsh, que ocupava o cargo de chefão desde 2009, continua sem ser citado em comunicado algum da equipe. Será que está preso e incomunicável? Nunca vi um sujeito desaparecer assim tão rápido.

Boullier chega credenciado pelo ótimo trabalho que fez na Lotus. Nada como mostrar competência rápido. Foi o que ele fez. Ótimo reforço para os preateados.

22 comentários

  1. Caipira disse:

    Quem eh Boullier? O novo Chapman, o novo Brawn, o novo Frank ??? Menos, galera, mennooossss……….

  2. Lucas Carioli disse:

    Whitmarsh está sendo torturado nos porões de Woking pela temporada de merda em 2013. =p

  3. Paulo disse:

    E o Pastor Maldonado, que fez um esforço enorme para se livrar da Williams (“Sou um dos mais rápidos da F1. Preciso de um carro que me dê condições de ganhar corridas), pode ter feito uma aposto muito errada.
    Sobrou algum dirigente e/ou engenheiro de primeiro time na Lotus?

  4. Marcelo disse:

    Falta de títulos em cinco temporadas(2009-2013) derrubaram Martin Whitmarsh:

    00-Títulos
    20-Vitórias
    14-Pole positions
    16-Melhores voltas
    52-Pódios
    03-Dobradinhas

    Antes da era Whitmarsh(período de cinco temporadas 2004-2008), a Mclaren conquistou:

    01-Título(pilotos)
    25-Vitórias
    27-Pole positions
    25-Melhores voltas
    68-Pódios
    07-Dobradinhas

    Se não me engano, Newey ficou na Mclaren até 2006, isso ajudou nas estatísticas. Mclaren também teve melhor safra de pilotos com Raikkonen, Alonso e Hamilton.

    To achando que Mercedes e Ferrari vem pra “dividir” a temporada 2014! Ferrari vem forte com Byrne/Kimi/Alonso.Pelo que mostrou em 2013 a Mercedes não fica longe. Enfim, conseguiram “quebrar” o domínio da RBR(da mesma forma que fizeram com a Ferrari em 2005. Só mesmo mudando radicalmente o regulamento pra conseguir isso).

    Em quatro temporadas pela Lotus(2010-2013), Éric Boullier conquistou:

    02-Vitórias
    05-Melhores voltas
    24-Pódios

    Bom lembrar, a Lotus não vencia na F-1 desde 1987, por não ter a mesma estrutura de RBR, Ferrari, Mclaren e Mercedes, Boullier fez um trabalho muito bom. Sua grande “jogada” foi trazer Raikkonen ao time e apostar tudo em cima do finlandês. Como podem ver, PILOTO ainda faz muita diferença na Formula Um. Raikkonen mostrou isso na Lotus, o mesmo fez Alonso na Ferrari. Até Hülkenberg fez a diferença em time inferior.

    Boa sorte a Boullier, ele mereceu o cargo na Mclaren!

  5. Allez Alonso! disse:

    Esse aí pulou fora na hora certa. Muito competente o cara. OFF: O motor Renault não anda, parece um clio. Até hoje as 15:30, Mercedes, 199 voltas. Renault, 11 voltas.

  6. Luis Felipe disse:

    Eu não acho o Boullier tudo isso, não. A Lotus fez o que fez nestes últimos três anos graças ao excelente nível técnico que a Renault legou aos novos compradores, gente como o James Allisson, por exemplo. Que se bandeou para a Ferrari ano passado, diga-se. Não achei correto aquilo que esse francês metido a besta fez com o Petrov em 2011, pois o russo conseguiu um pódio logo na estreia, fez um campeonato bastante decente ao longo do ano e só não fez mais porque a Lotus era um desastre nas estratégias de boxe e não conseguiu manter o nível de desenvolvimento do carro ao longo do ano. De quebra, Petrov ainda trazia uma baita grana do país dele, como a Sibur Petro e a Russian Helicopters. Boullier, o gênio, preferiu trocá-lo pelo Grojean para 2012, que fez cagada atrás de cagada no primeiro ano inteiro dele no Lotus e só não foi chutado, de novo, da F1 porque era protegido desse cara, o Boullier. Alguém que deixa uma equipe, a Lotus, no mato sem cachorro, na pindaíba total, lutando por cada centavo para fechar no azul não é a oitava maravilha do mundo como manager, direitor ou coisa que o valha, não.

  7. petrafan disse:

    me passou hoje pela cabeça que, mais do que o carro desastroso de 2013, o que queimou o Whitmarsh na McLaren foi a contratação do Pérez.

    agora, de fato concordo com o FG: nunca vi alguém desaparecer tão rápido.

    por outro lado, o gaulês parece ter um pouco o jeitão do Ron Dennis: trator, foco total no resultado, e nada mais interessa. pressinto que vai se dar bem com o chefão.

  8. Ricardo disse:

    E o Ross Brawn? Algum boato ligando ele a algum time Flávio?

  9. Rafael Vieira disse:

    O carro de rua que ninguém compra depende de onde, pois aqui nos EUA tem bastante circulando, principalmente com a turma endinheirada de Miami.

  10. RENE FERNANDES disse:

    Ele conseguiu se comunicar com o kimi e falar que a grana ia atrasar! Não podemos subestimar esse dom de saber administrar adversidades e tirar resultados. Ron Dennis gosta muito. Whitmarsh deve estar em algum calabouço aguardando a sentença.

  11. PedroL disse:

    E rapidamente a Lotus vai se desintegrando, infelizmente…

  12. Rafael Chinini disse:

    ainda bem que ainda não temos Chefe de Equipe Pagante! kkkk

  13. Olhando por outro lado…

    Pouco a pouco a Lotus vai sumindo do mapa.

  14. edgar disse:

    E MALDONADO CONTINUA METRALHANDO O PÉ

  15. Anderson Pereira disse:

    Se esse MP4-29 for tão ruim quanto o antecessor, quero ver o Boulier ser o cara.
    Nenhum chefe de equipe faz alguma coisa se o carro for uma bosta.
    O Horner da Red Bull tá por cima da carne seca graças ao genio criativo do Newey.
    O Boulier fez alguma coisa na Lotus porque tinha um bom carro criado pelo James Alisson.
    Alias, se o cara era bom mesmo, porque foi dispensado da Lotus???

  16. RenatoS. disse:

    Fez muito com pouco e em pouco tempo; além disso, deu sobrevida ao, então desacreditado, Grosjean. Provou ter valor. Acho que terá vida longa na equipe prateada.

  17. Apache disse:

    Como dizia o Edgar Mello Filho, “Deus” está voltando…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>