HART, 77

SÃO PAULOBrian Hart morreu ontem aos 77 anos. Era dele o nome do primeiro motor com o qual Ayrton Senna disputou um GP na F-1, em 1984, na Toleman.

Nossas homenagens, lembrando daquele carro na foto de Miguel Costa Jr., o Miguelito, feita em Jacarepaguá num escaldante domingo de 30 anos atrás. O brother Rodrigo Mattar escreveu um excelente perfil de Hart em seu blog. Vale muito a leitura.

tolemanmiguelito

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando Linhares
10 anos atrás

Este Tolleman era tão feio que era bonito.

Eduardo costa
Eduardo costa
10 anos atrás

Nas temporadas de 1984 e 1985 a Hart forneceu motores tb para a RAM, que tinha como pilotos Alliot, Palmer e Thackwell (1984) e winkelhok, alliot e acheson (1985)

Bruno
Bruno
Reply to  Eduardo costa
10 anos atrás

Spirit também, que havia perdido os motores Honda e foi de Hart em 84.

Rafael Lucas
Rafael Lucas
10 anos atrás

Barrichello também estreou em 93 com um Jordan-Hart.

marcelo silva
marcelo silva
10 anos atrás

Como era boa a F1 desta época !!!

Diego Garcia
Diego Garcia
10 anos atrás

Eles equiparam a Williams em 1988, Frank sempre teve esses intervalos de pouca grana, 88 foi mais um ano desses, com boa atuação no GP da Inglaterra com Mansell.

chambel
chambel
10 anos atrás

O mais revolucionário dos motores turbos desse cara, principalmento o que equipava os Tolleman 84/85 era que o bloco e o cabeçote eram uma só peça fundida em alumínio.

Michel
Michel
10 anos atrás

Alguém sabe onde/como conseguir as corridas de F-1 da década de 80??

Fernando Sandrini
Fernando Sandrini
Reply to  Michel
10 anos atrás

Michel,

Tem um amigo meu que tem tudo o que pode imaginar de F1.
O nome dele é Ricardo, o e-mail: [email protected]

Abraço.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Se não me engano o Senna queria tudo… menos o azar de bater de frente com esses carros da Tolemann.

Acredito que foram os últimos suspiros dos garagistas,

Imperador

David Santos
David Santos
10 anos atrás

Pra mim este carro virou uma lenda porque um dia, foi guiado por um dos maiores pilotos de todos os tempos! Aquele GP de Mônaco foi uma das maiores corridas que um piloto poderia guiar… Pela pista que é (o grau de dificuldade pra se guiar em Mônaco) e, pelo carro que o Ayrton guiava, sem dúvida uma das melhores corridas que a F1 já viu! Ah meus pêsames a família do Sr. Hart!

José Brabham
José Brabham
Reply to  David Santos
10 anos atrás

Esse carro da foto não foi o pilotado por Senna naquela corrida épica. Em MonteCarlo a Toleman já dispunha do novo modelo para Senna. O motor, no entanto, ainda era o Hart.

Fernando
Fernando
Reply to  David Santos
10 anos atrás

Será que é possível falar alguma coisa que envolva o Ayrton sem que apareça alguma idolatria???

Rocker
Rocker
Reply to  Fernando
10 anos atrás

Excelente pergunta caro Fernando!…

Infelizmente, certas psicopatias ainda não tem cura.

Tom
Tom
Reply to  Fernando
10 anos atrás

Da mesma forma que as pessoas idolatram o Michael ,o Vettel e o Alonso,qual o problema de idolatrar um piloto nacional,não precisa destilar ódio senão gosta do cara.

Fernando
Fernando
Reply to  Tom
10 anos atrás

Não há ódio no meu comentário

JP
JP
Reply to  David Santos
10 anos atrás

Ok, legal, todo mundo tá careca dessa história, uma grande corrida sem dúvida. Mas….chega, né? Essa coisa de quem foi o melhor, que cada um guarde dentro de si.

Segafredo
Segafredo
Reply to  JP
10 anos atrás

O cara só mencionou a corrida!!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
10 anos atrás

Segafredo, uma foto onde aparece em destaque, de onde você tirou teu codinome (nome e sobrenome).

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

E não é mesmo!!!! pois é….o nome voltou ao circo ano passado acho. Não lembro aonde que o vi.

Michel
Michel
10 anos atrás

O motor com o qual correu o melhor piloto de todos os tempos! Ayrton Senna!
para aqueles que insistem em afirmar que Schumacher foi melhor do que Senna, que tal compararmos as corridas em que ambos correram juntos:

Aí vêm as estatísticas: total de 41 corridas. Senna terminou 20 delas à frente, enquanto o Shumacher terminou 17 à frente e 4 vezes ambos abandonaram. Senna obteve 10 vitórias, Shumacher 5. Senna teve 8 poles, Schumacher nenhuma. Senna marcou 163 pontos e Shumacher 139.

Mas, hein?
Mas, hein?
Reply to  Michel
10 anos atrás

Quantos anos de carreira eles tinham quando correram juntos?

Sem mais, meritíssimo…

Robertom
Robertom
Reply to  Mas, hein?
10 anos atrás

Respeitem o velhinho, ele sabia tudo de motores de competição, era criativo, competente e foi piloto também.
Ele não pode passar em paz para a próxima dimensão com o barulho desta discussão inútil…

Michel
Michel
Reply to  Mas, hein?
10 anos atrás

Alonso que superou Schumacher com pouco tempo de carreira em 2005 enquanto Shcumacher já era heptacampeão!
Sem mais sabichão!

JP
JP
Reply to  Michel
10 anos atrás

Vettel superou Alonso, que superou Schumacher, que superou uma geração inteira (Senna, Prost, Piquet), que superaram Lauda, Jones, Rosberg…
Difícil entender isso, cara pálida?

Acarloz
Acarloz
Reply to  JP
10 anos atrás

Pra dizer que é o melhor alguém precisa enfileirar 7 canecos primeiro.

Andre Juliano
Andre Juliano
Reply to  Michel
10 anos atrás

O que causa o fanatismo…..

José Brabham
José Brabham
Reply to  Michel
10 anos atrás

Estava demorando…

Fernando
Fernando
Reply to  Michel
10 anos atrás

Será que é possível uma publicação do Flávio que não apareça um viúva dando piti????

Manoel Carvalho
Manoel Carvalho
Reply to  Fernando
10 anos atrás

Será que é possível algum comentário sobre alguém que é fã de alguém sem que algum chato critique a opinião, a paixão e a idolatria alheia???

Fernando
Fernando
Reply to  Manoel Carvalho
10 anos atrás

A opinião eu não critico, mas a paixão e a idolatria isso sim eu posso dizer que é beeeeemmmmm chato!

Rocker
Rocker
Reply to  Manoel Carvalho
10 anos atrás

Será que dá pra idolatrar alguém sem ser tão BABACA?

Aí ninguém critica.

Manoel Carvalho
Manoel Carvalho
Reply to  Rocker
10 anos atrás

Idolatria não está além das fronteiras da razão? Fronteiras essas definidas por chatos, sabichões e donos majoritários da verdade?

JP
JP
Reply to  Manoel Carvalho
10 anos atrás

Falou, sabichão!

Fernando
Fernando
Reply to  Manoel Carvalho
10 anos atrás

Justamente por idolatrar, a pessoa perde a razão e fica chata, sabichona e maioritária da verdade

JP
JP
Reply to  Manoel Carvalho
10 anos atrás

Não, não é possível. O cara foi chato mesmo e pronto!

Verde
Reply to  Michel
10 anos atrás

Isso é esquizofrenia.

allan sá
allan sá
10 anos atrás

Motor com ronco incrível, bem diferente dos demais, nunca esqueci!

ALEX B.
ALEX B.
10 anos atrás

Gira Mondo! Ele era fabricante de motores somente? Não fez carros tb?

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Salvo engano, foi o primeiro motor de Barrichello também, não ?

Robertom
Robertom
10 anos atrás

Embora na F1 nunca tenha realmente brigado na frente por não ter grana para o desenvolvimento no mesmo nível dos grandes fabricantes, Brian Hart era um cara competente e criativo.
Foi piloto e chegou até a F2.
Antes de lançar seu motor turbo, preparou motores vencedores para F2 e Mundial de Rally.

Yuri Nehy
Yuri Nehy
10 anos atrás

E é dele também o motor da primeira pole do Barrichello – Spa, 1994.

Fazia motores honestos para equipes médias.

Vinicius
Vinicius
Reply to  Yuri Nehy
10 anos atrás

e também foi o primeiro motor do Barrichello na F1.

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Vendo esse carro, a gente conclui o quanto é importante um piloto rapidíssimo, como Ayrton (hááá, “num” brinca! Só contaram para mim!!!).
Esse carro, essa pintura, a Segafredo, o motor Hart,, o nome Toleman, foram “eternizados” com os desempenhos de Ayrton.
Hart fornecia motores para várias equipes, Jordam inclusive, mas foi nesse carro que esse motor ganhou “alma”!
Brian Hart foi, e vai ser sempre, um grande nome na história do automobilismo!

José Brabham
José Brabham
Reply to  Ulisses
10 anos atrás

Com esse carro da foto Senna pouco fez. Reclamou (como sempre) nesta prova no Rio que não estava “curtindo” a F1 pois nem conseguiu “pegar o vácuo de Piquet” quando este lhe deu uma volta na Reta dos Boxes, e no máximo arrancou um sexto lugar em Kyalami na corrida seguinte. O Toleman no qual ele fez história foi o modelo seguinte, com o 2o. lugar em Mônaco, os 3os. em Brands Hatch e em Estoril e o “strike” na largada em Nurburgring…

Ulisses
Ulisses
Reply to  José Brabham
10 anos atrás

Por isso sempre dou uma passadinha nesse blog, sempre aprendemos um pouco mais!
Boa José!
Mas mesmo assim, são interessantes os carros que passaram pelas mãos de Ayrton, talvez pelo fato de terem sido utilizados no limite de suas potências, as vezes até um pouco além … e isso ele fazia com maestria!

Tom
Tom
Reply to  José Brabham
10 anos atrás

Da mesma forma que as pessoas idolatram o Michael ,o Vettel e o Alonso,qual o problema de idolatrar um piloto nacional,não precisa destilar ódio senão gosta do cara.