JEREZ, DIA 1 | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

terça-feira, 28 de janeiro de 2014 - 18:57F-1

JEREZ, DIA 1

SÃO PAULO (longa estrada) – Não dá para tirar conclusão nenhuma dos tempos do primeiro dia de treinos da F-1 no ano. Na temporada passada até dava, já que o regulamento era parecido com o de 2012. As regras deste ano (estou preparando um pequeno guia detalhando tudo) mudaram os carros radicalmente. Em comum com os de 2013, eles têm quatro pneus. O resto é tudo diferente.

Então, vamos a uma pequena análise individual, por equipes.

Na Red Bull, Vettel conseguiu completar três voltas, nenhuma delas cronometrada, e chegou a fazer uma delas com pneus intermediários, para ver se as coisas funcionavam. Um problema de última hora fez com que o carro ficasse quase o dia todo nos boxes e voltasse para a pista nos 15 minutos finais. Temperaturas, comandos, sensores, tudo sendo testado. A última coisa que preocupou o time foram os tempos de volta. E amanhã, segundo a equipe, deve chover. “É uma viagem de descobrimento”, disse Andy Damerum, um dos engenheiros rubrotaurinos, a bordo de uma caravela.

Mesmo discurso da Force India com Pérez, 11 voltas. “Foi um começo lento, como o de todo mundo, para checar sistemas. Mas deu para aprender alguma coisa”, falou o mexicano — cuja foto publico porque dos carros apresentados até agora só faltava mostrar o bico do VJM07.

Motor Racing - Formula One Testing - Day 1 - Jerez, Spain

Na Williams, um problema deixou Bottas um bom tempo esperando o eletricista resolver. Nessas horas, eu sempre acho que é fusível, mas parece que no caso foi algo um pouco mais complicado e demorado. Sete voltas no total. “É um carro completamente diferente do do ano passado”, falou o finlandês. No caso, ainda bem.

Sete voltas também completou Gutiérrez com o C33 da Sauber. “Foi uma grande façanha colocar o carro na pista”, comemorou o engenheiro-chefe Giampaolo Dall’Ara. Como se vê, as ambições para o primeiro dia não eram lá muito grandes.

A Ferrari fechou o dia com o melhor tempo, 1min27s104 e foi a que mais andou. Raikkonen completou 31 voltas e reclamou do excesso de trabalho na volta das férias. O tempo é coisa de 9s pior que a melhor volta do primeiro dia de testes em Jerez no ano passado (1min18s861, Button), o que mostra que não tem a menor importância. Ah, esse carro aí vai ser F14 T a partir de agora, com espaço entre o 14 e o T, do jeito que a Ferrari está escrevendo.

Bom foi o dia de Button. A McLaren simplesmente não conseguiu ligar o carro. Alguém parece ter esquecido a chave. Mas deve ser daquelas codificadas, e o chaveiro andaluz chamado pelo telefone disse que só tinha chaves de Seat e algumas antigas de furgões Auto Union da Imosa. Nenhuma serviu.

Na Mercedes, Hamilton não falou uma palavra sequer, no comunicado oficial, sobre a asa que quebrou e o levou a uma panca de categoria na barreira de pneus. Paddy Lowe se disse orgulhoso por sua equipe ter sido a primeira a colocar o carro na pista, precisamente às 9h locais, como se fosse algum campeonato de pontualidade. O problema seria consertar o carro, com peças do mercado negro.

Vérgne deu 15 voltas com o carro narigudo da Toro Rosso e não falou nada demais. Ericsson ficou o dia inteiro ao telefone (nem todo mundo vai entender essa) e só deu uma volta com a Caterham, que pelo menos serviu para tirar a água dos boxes na hora que choveu. “Com mais água vai ser zika”, disse o projetista do carro-rodo. Lotus e Marussia, como se sabe, não apareceram. Os marússicos estão a caminho.

E foi isso.

44 comentários

  1. Luciano Tyski disse:

    Se o projeto para esse ano era fazer um bico baixo, por que não chamaram o Gordon Murray, ele poderia dar uma ajudinha nos projetos e ganhar um cascalho extra.

    Um dos seus projetos e creio que seja um dos mais belos F1 de toda a historia, Brabham BT52.

    http://f1superswede.files.wordpress.com/2012/10/bt52b.jpg

  2. Davi Ribeiro disse:

    Ericsson era um bom celular. Tive um – pequeno para a época (tijolinho). :-)
    Pelo visto, precisavam começar a testar mais cedo. Nesse ritmo, a corrida vai ser uma roleta russa. Meia dúzia de três ou quatro vão terminar…

  3. Oi? disse:

    Massa se livrou da Lotus.

  4. Cranio disse:

    Quem me impressionou até agora foi a Williams. O Bottas fez o terceiro tempo nos dois treinos, além de ter completado várias voltas e poucos problemas durante estes treinos.

    Eu arrisco dizer que a Williams não vai mais brigar com o pelotão de trás neste ano. Deve dar canseira pras médias (Lotus, Force India)…

    Vamos ver o Massa amanhã, como ele vai se comportar…

  5. Sandro disse:

    A Caterham bateu todos os recordes de carro mais horroroso de todos os tempos, cruz credo.

  6. Apache disse:

    Gargalhei com essa do Ericson.. Bom começar o dia assim

  7. Fábio Eduardo disse:

    Esse carro da Force Índia é o mais bonito, espero que ande bem.

  8. Rodrigo disse:

    Flávio, aproveitando o guia que está preparando, sugiro explorar a regra que estragou os bicos deste ano. O que diz no regulamento técnico? Tem a ver com os 1200 mm exigidos do eixo dianteiro até a frente do carro? A Mercedes colocou o spoiler dianteiro mais à frente, evitando o bico? Estes pequenos detalhes. Vão me xingar, dizer que tem tudo no site da F1, mas eu não tenho tempo pra ler o regulamento todo hehehe. Abc.

  9. Rama disse:

    Duvido que esse bico da Force India dure. Isso aí tá mais pra quilha que bico.
    Vão alegar todo tipo de bizarrice, caso ele ande. A porção de ar que ele deixa passar aparentemente é maior, só que a quilha parece frágil e fina demais comparada a todos os outros.

  10. Alan disse:

    Alguém arruma uma cuequinhas do He-Man pra esses carros por favor. ..

  11. Rodolffo GF disse:

    kkk! O Ericsson deve ter um plano ilimitado, DDD, DDI, SMS e “otras” traquitanas tecnológicas!

  12. Moa disse:

    A Mercedes foi a primeira a ir para pista, e o Hamilton o primeiro a ir pra fora da pista…

  13. Michel disse:

    Sei que é absolutamente cedo, mas acredito que Mercedes e Ferrari terão bons carros esse ano.

  14. Marcelo disse:

    Na casa dos meus pais ainda tem um Ericson, daqueles que a companhia estatal dava quando você tinha a sorte de conseguir comprar um. E ele ainda funciona

  15. Clayton disse:

    Moçada… Divido a frustração com meu conterrâneo Felipe Luz, mas… A gente podia dar uma incrementada (politicamente incorreta) propondo um “bolão-meio-às-cegas” tipo: Quem ganha a primeira corrida? Assumo até o risco* de dizer que o Comandante Hamilton ganha em Melbourne.

    *Risco calculado… Explico: a saída de pista hoje, mostra que o Bretão (arghhh…) veio a fim de redefinir limites nesta temporada, onde os projetos sairam das “folhas em branco”. Apesar disso, aposto que vamos term um camoeonato bem interessante até às férias de julho. Talvez até tão empolgante quanto o de 2012 !!!

  16. Rodrigo Deliberali disse:

    Boa essa do Marcus Sony Ericson!

  17. PH disse:

    Imagina se o Ericsson corresse pela McLaren patrocinado agora pela Sony?!

  18. Marcelo disse:

    Em colisao lateral essa ponta estranha dos carros nao pode se tornar perigosa???

  19. Allez Alonso! disse:

    Alguns carros na pista, o som está demais!
    http://youtu.be/s99QFe6htJ4

  20. Diego Moreira disse:

    kkkkkk, o Ericsson falando à vontade no celular. tive alguns, mas o que realmente me lembro é do T18D.

  21. valmir lopes disse:

    SERÁ O PRIMEIRO CAMPEONATO DE FORMULA PENIS

  22. Laercio disse:

    2014 vai ser o ano que as vendas de miniaturas de carros de F1 despencarão em vendas….esmeraram-se em enfeiar os carros e com isso interesse do publico……show de horror!!!

  23. Eudes disse:

    E o motor? Ninguém falou do barulho do motor!!! Diziam que ia ser ruim… eu gostei.

  24. Cesar disse:

    Tem uma foto no Grande Prêmio da Ferrari do Kimi, que aí se percebe a jogada da parte traseira pintada de preta.

    O carro de lado da impressão de ser um maço de Marlboro.

  25. rodrigo disse:

    Muito feio esses pênis nos carros.

  26. Anchor disse:

    A Ferrari fez o trabalho bem feito ou já tinha alguns kilometros em alguma pista italiana?… Chegar e sair andando 31 voltas bem suspeito… Hamilton já está pronto para temporada, nada assusta mais, agora só precisa de uma cueca e macacão novos.

  27. Felipe Luz CWB disse:

    Frustração para repórteres que pouco tem a escrever pela pouca atividade de pista e para o público ansioso para ver esta nova fase. Os carros estão um tanto quanto esquisitos, uns mais dos que outros, mas a verdade é que a hora que a coisa começar isso será mero detalhe.

  28. LucioSp disse:

    Ano passado estávamos reclamando que os carros eram todos iguais……este ano pelo menos estao com o bico diferente……feios pra cacete, mas diferentes!!

  29. Cazotti disse:

    Flavio,

    O Ericsson pode falar a vontade ao telefone ele não paga a conta do tijolão. rsrsr

    Essa temporada vai ser dureza, esse carros estão falhando mais do que os trens da CPTM-SP ou será que é da SuperVia-RJ. Enfim como esses trens do governo.

  30. Jayme disse:

    Alguns carros parecem estar escamoteando os bicos com a pintura.

  31. Victor disse:

    Tem quatro pneus mas nem os pneus são iguais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>