JEREZ, DIA 3

SÃO PAULO (esquisito) – Alguém há de dizer que a grande atração de hoje em Jerez seria Alonso andando com o novo carro. Ou então as apostas sobre em qual volta a Red Bull iria quebrar. Ou até a apresentação da Marussia. Mas, para mim, novidade mesmo seria ver Massa num carro sem motor Ferrari e pintado de outra cor que não o vermelho, que ele trajou nos últimos oito anos.

Achei escuro. Escuro o azul, escura a foto. Tem de ver isso aí. Se bem que gosto desse azulão. Que, insisto, não é a pintura definitiva da Williams — que terá a Martini como principal patrocinadora, segundo o Américo Teixeira Jr.; se vier Campari, vamos reclamar.

214206_378178__w2q0105_1E como para mim a atração do dia era ver Massa na Williams, informo que o brasileiro completou 47 voltas, achou todos muito gentis e “emocionante” a experiência de andar com um carro novo. E também com um motor alemão, em vez de italiano — mesmo na Sauber, Massa só sabia, até hoje, o que era acelerar motores Ferrari na categoria. Sobre as exigências do novo regulamento, “precisa entender como dirigir com esse motor, esse chassi, esses pneus e o turbo, mas é divertido”.

Bom, se precisa entender tudo isso, pode ser qualquer coisa, menos divertido. Deve, mesmo, ser trabalhoso. Piloto, neste ano, vai fazer alguma diferença, podem crer — os caras estão tendo de reaprender a dirigir.

E confiabilidade, também. O carro terá de ser confiável, especialmente no começo da temporada. Tipo aquele amigo para quem você pode contar seus piores segredos, sabendo que ele não vai te entregar. E nem todo carro é assim. Tem alguns que te sacaneiam com fios de cabelo e perfumes indesejáveis, se é que me entendem.

Mas vamos em frente, sem deixar de registrar que Massa ficou em segundo hoje, 1min23s700, contra 1min23s276 de Kevin Magnussen, da McLaren, o mais rápido do dia. Estreante e igualmente emocionado, o jovem dinamarquês. “Não consegui dormir e parecia que tinha borboletas no estômago”, declarou o imberbe.

Aqui, uma observação. De onde vem essa expressão idiota “borboletas no estômago”? Que sensação é exatamente essa, de ter borboletas no estômago? Alguém já engoliu borboletas vivas, várias, para dizer o que acontece quando elas começam a bater asas no estômago? E que borboletas sobrenaturais são essas que não morrem esmagadas pela laringe, epiglote e traqueia? E se ainda assim chegarem voando ao estômago, como alguém imagina que elas resistirão aos sucos gástricos que derretem até picles do Big Mac?

Bem, com borboletas ou sem elas, o rapaz fez o melhor tempo da quinta-feira depois de 52 voltas. E foram mais 40 com Button, pela manhã, uma marca significativa para o carro que, no primeiro dia, nem saiu dos boxes. Ponto para a Mercedes, que pelo jeito larga na frente no quesito motores-turbo-com-sistema-incompreensível-de-recuperação-de-energia. Unidades de força. Power units. É como vão ser chamados os motores este ano. Tucanaram os motores.

Falando nela, a Mercedes, Hamilton saiu de Jerez feliz da vida com suas 62 voltas, todas elas com a asa dianteira no lugar. Fez o terceiro tempo do dia e só parou quando um problema de transmissão fez com que parasse. Paddy Lowe, o relógio de ponto da equipe, informou que Lewis saiu dos boxes, de manhã, “alguns minutos” depois que a pista foi liberada; e “pontualmente às 14h30 depois do almoço”. É um Big Ben ambulante, o Coelho da Alice.

Alonso teve o primeiro gostinho com a F14 T na Ferrari, conseguiu completar 58 voltas (perdeu a telemetria no início e o time mandou parar o carro) e se disse emocionado por “poder pilotar de novo diante da minha torcida”. Olha, não sei se tinha muita gente em Jerez. Em todo caso, é possível mesmo que quem estivesse lá torcesse por Alonso. “Temos potencial para progredir e isso é encorajador”, falou o asturiano. Tradução: “Não andou nada, mas me juraram não é tão ruim assim”.

A turma da Renault viveu mais um dia daqueles. Vergne conseguiu dar 30 voltas com a Toro Rosso e se disse aliviado por notar que a “unidade de força” funcionou. De novo, acostumem-se. Vai ter muito “power unit” sendo dito neste ano, para descrever motor + ERS, o sistema de recuperação de energia que substitui (na verdade, sofistica e complica) o KERS, apesar de ter uma letra a menos. Ricciardo, coitado, conseguiu dar míseras três voltas, nenhuma delas cronometrada, e a Red Bull teve “os mesmos problemas de ontem”, segundo o engenheiro Andy Damerum — que sempre que vai a um bar pede um Montilla Ouro sem jamais se dirigir ao barman com frases que comecem por pronome.

Legal a Red Bull começar o ano tropeçando. Significa que as outras equipes têm chance de batê-la, neste ano. Ou, ao menos, de dar trabalho. Ninguém gosta de domínios tão absolutos como o de Vettel em 2013. A gente quer competição, não desfile.

Sauber, agora. Primeiro dia de Sutil na nova equipe e algum trabalho para os mecânicos que vão virar a noite consertando o carro. Adrian bateu. Antes, completou 34 voltas. Achou o novo motor forte, “com muito mais torque e silencioso”. Silencioso? OK, não é como antes, mas não força, moço. Outra constatação de Sutil: “O pneu duro é muito duro”. Ao seu lado, um técnico da Pirelli rabiscou num papelzinho: “Não diga”. E olha só: o alemão falou que a principal dificuldade foi com o “brake-by-wire system”. Começam a surgir pistas sobre esses freios diferentes, sobre os quais Button já havia comentado ontem. Tem caroço nesse angu. Com freio não se brinca. Depois eu explico do que se trata.

A Force India andou pouco com Hülkenberg, apenas 17 voltas. Quem estava em Jerez notou que o alemão não deu as costas para o bico do carro em momento algum. Caterham e Marussia também rodaram pouco e nem fecharam voltas cronometradas. Chilton achou que foi muito. “Cinco voltas significam muito mais do que vocês pensam!”, bradou para três caras diante dos boxes que ele achava que eram repórteres, mas na verdade eram do serviço de limpeza.

Os testes de Jerez terminam amanhã. Se não chover, a Pirelli vai molhar a pista de novo com Maldonado ao volante do trator-pipa. Se o venezuelano não aparecer, Grosjean está de sobreaviso.

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
J
J
10 anos atrás

“De onde vem essa expressão idiota “borboletas no estômago”? Que sensação é exatamente essa, de ter borboletas no estômago?”

Da onde vem eu não sei, mas (em inglês) é o mesmo que o nosso “frio na barriga”. É causado por descarga de adrenalina, então dá pra entender melhor por que acontece quando acontece…

José Guilhermo
José Guilhermo
10 anos atrás

Como faz falta a F1, ainda bem que com esses testes já da para ter um gostinho de como vai ser a temporada, algumas impressões acho que o Massa surpreenderá não que vai disputar o título mas o carro parece não ser tão ruim quanto era o da willians no ano passado quem sabe da para sonhar com um pódio, a Mclaren mostrou esse dinamaruquês muito rápido vai dar trabalho para o button tomara que a Mclaren dispute o título, a mercedes com o niko e o hamilton me pareceu muito bem tb, a Ferrari parece que começa no mesmo ritmo do ano passado vai começar atrás talvez melhore durante a temporada a grande negação é a Red bull to suspeitando que vai ser difícil o Vettel vencer alguma corrida esse ano mas isso tudo é claro são só impressões podem estar completamente erradas.

ERNESTO GOMES
ERNESTO GOMES
10 anos atrás

É impressão minha, ou a grafia do nome da nova Ferrari, tá parecendo FIAT? rs

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
10 anos atrás

E agora ele fechou o treino da tarde na frente. Pelas tabelas de tempos publicadas até aqui pelo Grande Premio, nota-se que carros equipados com motores Mercedes e Ferrari vem andando bem e os com motor Renault estão tendo dificuldades. Até buraco na carenagem foi aberto pra diminuir o aquecimento do motor da RBR sem ter ajudado muito. Embora ainda seja cedo pra concluir algo, visto que cada equipe testa componentes diferentes nas voltas, pelo menos os tempos constantes nas tabelas mostram esse “ranking” dos motores de forma recorrente.

Bruno Faria
Bruno Faria
10 anos atrás

“bradou pra três caras diante dos boxes…” Hahahaha!!! Muito boa Flavião!! Você não presta!!
Que vc acha da suspensão traseira da McLaren? Abração!!

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  Bruno Faria
10 anos atrás

Pois é, Bruno Faria, essa suspensão aí vai dar falatório. Aliás um técnico da Williams já levantou essa questão alegando que se os “cogumelos” dos braços dessa suspensão forem móveis ferem o regulamento. Se forem fixos, ou seja, parte integrante dos triângulos aí seriam considerados legais. Eu ainda não entendi direito qual o efeito pratico que eles proporcionam. Os sites que eu andei procurando não explicam claramente.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Speed Racer da Mooca
10 anos atrás
Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Valeu Allez!

Boa sacada dos engenheiros. Se for considerada legal, do meio da temporada até o final dela vão equipar a maioria dos carros, o que será uma enorme vantagem à McLaren.

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Massa está começando bem! Williams também!
Além de Hamilton (na minha opinião, aquele que acelera com mais paixão!), torço por Felipe esse ano, adoraria vê-lo (junto com a Williams) dar um “chupa” aí galera!!!!!

Renato F1
Renato F1
10 anos atrás

Resultados de hoje:

1º – Alonso (Se Ferrari) (sempre tem um coelho na cartola)
2º – Rosberg (MERCEDES)
3º – Magnussen (McLaren MERCEDES) (esse moleque é bom!)
4º – Massa (Williams MERCEDES)
5º – Juncadella (Force India MERCEDES)

Resultados de ontem:

1º – Magnussem (McLaren MERCEDES) (Como esse moleque fez isso?)
2º – Massa (Williams MERCEDES)
3º – Hamilton (MERCEDES)
4º – Button (McLaren Mercedes)
5º – Alonso (Se Ferrari) (Se não fosse tão marrento, estaria de MERCEDES)
6º – Hülkenberg (Force India MERCEDES)

Daí é o resto!

Ou seja, excluindo o Alonso, que sempre anda mais que o carro, todos os outros são impulsionados por motores da Mercedes-Benz!

Vou torcer para a McLaren ser campeã este ano e no ano que vem se arrastar com motores Honda!

E a Williams fez bem: trocou de motor na hora certa e começa muito bem os testes!

E a Red Bull está apelando: ver a equipe fazer buraco no carro para cessar os problemas de aquecimento do motor Que Horror! Vai fazer carro horroroso na casa do caramba: Que Horror Clio, Que Horror Logan, Que Horror Sandero, Que Horror Me engane…

Virgo
Virgo
10 anos atrás

Muito bom, Chefia (e já teve leitor aqui do blog que reclamou desse “chefia”; ué, acho que tenho direito: afinal, se os Matusas do Blog – e os conheço todos, e os considero meus amigos, inclusive quem já subiu pro andar de cima como diria Il Comendatore – navegaram com Noé, eu pelo menos pisei na lama) eu nunca sei se estes seus textos são produto do mau humor, mas, se forem, continue de mau humor!

PC Crusca
PC Crusca
10 anos atrás

A questão do freio, se não me engano, é que colocaram mais um controle eletrônico de balanço. Não sei se tiraram aquela barra que ficou famosa nas mãos do Schumacão, acertando a distribuição a cada curva.

Agora: “Andy Damerum — que sempre que vai a um bar pede um Montilla Ouro sem jamais se dirigir ao barman com frases que comecem por pronome.”

Essa foi a melhor análise feita a respeito da nova temporada de Formula 1 até agora. Parabéns!

Leo Couto
Leo Couto
10 anos atrás

Nas especificações dos construtores já falam que o MOTOR , ou Power Unit , é o Mercedes XPTO V6 Turbo Hibrido … Acho que ficaram com ciumes dos Audi R18 eTron e resolveram chamar de híbridos também … mas não sei a diferença entre os dois … “leigamente” falando acho que tem diferença porque na F1 o piloto tem que acionar o ERS (ex-KERS) e no Audi R18 eTron e outros híbridos do WEC não , é tudo feito eletronicamente … se alguém souber a diferença … avise . Abraços híbridos.

Fernando
Fernando
10 anos atrás

esta expressão “Schmetterling im Bauch” (borboletas no estomago) significa em alemão qdo o cara esta apaixonado. Dinamarques tb é lingua germanica…

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Fernando
10 anos atrás

Borboletas vivas ou mortas? kkkkk… (ninguém esclareceu isso, pow).

Antonius
Antonius
10 anos atrás

“motores-turbo-com-sistema-incompreensível-de-recuperação-de-energia”…….ler isso de uma vez só fez meu cérebro dar “tela azul”, meu!

(E pra reescrever foi na base do “CRTL + C -> CRTL + V” mesmo,….porque se eu digitasse tudo isso aí,……………..correria o risco de morrer em Loop aqui na frente do micro!)

Luizim Marques
Luizim Marques
10 anos atrás

Flávio, e o que houve com o Rob Smedley afinal? Saiu da ferrari e foi pra Williams mesmo ou continuou lá como engenheiro do Kimi? Nunca mais ouvi falar nele

Luizim Marques
Luizim Marques
Reply to  Luizim Marques
10 anos atrás

PS.: já que estamos falando do Felipe no tópico, achei que era uma boa chance de perguntar do Smedley. Abraços

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
10 anos atrás

Que delicada a descrição do Kevin para a sensação de pré teste….E porventura ( por ventura, porven tura…) essas borboletas foram inseridas em cápsulas por endoscopia ou colonoscopia ??? O bico do carro tem algo com a inserção?? Agora falando sério, o que um punhado de voltas não faz com o imaginário da galera…É tanta previsão, tanta certeza…que dá vontade de nem assistir mais…tamanha a precisão….Mãe Diná na veia!

Rômulo
Rômulo
10 anos atrás

Agora sim. Ficou mais engraçado que o último e teve mais informações interessantes. No site de lancamento da ferrari ja se falava desse novo sistema de freio. E eles dão uma curta descrição se vc passar as páginas. Isso mais esse motor bizonho, vai gerar uma dor de cabeca pras equipes e quebras à rodo.
tomara q o ano nao seja contemplado c um festival de quebras dignas da decada de 90. pelo bem do esporte.

eu
eu
10 anos atrás

Esse carro azulão da Williams é pra tirar definitivamente o vermelho Ferrari da cabeça do Massa!

vai arrebentar!!!

Zé Dirceu
Zé Dirceu
10 anos atrás

Já ouvi a expressão borboletas no estomago relacionada à ansiedade e paixão.
Sendo assim, faz sentido em relação à ansiedade que o neófito deveria estar sentindo.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Zé Dirceu
10 anos atrás

(Putz, tem tv na papuda). Borboletas mortas?

Douglas
Douglas
10 anos atrás

Será que os motores Renault vão ser o king kong do ano?

Tailorjr
Tailorjr
10 anos atrás

A Williams teve seu auge com os bicos bem baixos, quem sabe a volta desse elemento pode surpreender.

Oi?
Oi?
10 anos atrás

A McLaren, no inicio da temporada, certamente tirará algum proveito do inovador sistema de suspensão traseira – que levará algum tempo para ser copiado pelas demais equipes. A Williams foi a equipe que mais impressionou até o momento. Massa definitivamente acertou ao não ter fechado com a Lotus, que, junto às escuderias que levam o motor Renault, poderá consistir na grande decepção de 2014. A Red Bull possui orçamento para reverter o quadro a partir da segunda metade do campeonato, quando, talvez, já será tarde demais. Aposto em uma briga ferrenha entre Button, Alonso, Hamilton e Raikkonen, com uma ligeira vantagem para o primeiro caso não venha a sofrer com problemas de confiabilidade de seu equipamento.

Oi?
Oi?
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Gomov, o Massa assinou contrato de primeiro ou segundo piloto?

Paulo Pinto
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Oiov, você vai descobrir no primeiro GP em que as duas Williams estiverem “disputando” posição.

Thiago Giordano
Thiago Giordano
10 anos atrás

É esôfago o que completa a viagem até o estômago, e não traquéia….fosse traquéia seria borboletas nos pulmões!

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Voluntária ou involuntariamente? Poderiam, em tese, porque ninguém sabe se elas estavam ou estão vivas ou mortas.
Abs.

Jota Patrício
Jota Patrício
10 anos atrás

Flávio,
Você é demais! Massa quando lê seus post vai dizer: “Continua escrevendo besteira, mais é sensacional”

Johnegilles
Johnegilles
10 anos atrás

O Ferrari F fiat 147 andou e o comentário do Alonso enrolou. Talvez voltaremos a ter uma época em que os carros de F 1 voltem a quebrar.

Marcell
Marcell
10 anos atrás

Como já disseram em outro post, o carro pipa deu mais voltas que os RBR’s…
êh! !Que começo hein…? A quem diga que Adrian Newey está a perder o restante da juba com essas ”unidades de força”

MARCELO IVO MELO VANDERLINDE
MARCELO IVO MELO VANDERLINDE
10 anos atrás

Ótimo texto!

Felipe Saraiva
Felipe Saraiva
10 anos atrás

PQP, essa parte do Damerun foi foda!

Ricardo Gandolpho
Ricardo Gandolpho
10 anos atrás

Só deu Mercedes PUs (Power Units, na intimidade) hoje!