MENU

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014 - 12:58Nas asas

NAS ASAS

Não é fácil fazer o último voo… A carreta foi retida no interior do Paraná, mas segue viagem hoje. Qual nave da Vasp é essa? Aquele histórico? Aquele não era PP-SMA? A foto é de Tiago Terada do portal A Rede.

vaspnaestrada

37 comentários

  1. Luiz Mazzoni disse:

    Ja voei muito neste aviao quando era comissario!!!! Pecado!

  2. Honeymud disse:

    Que péssimo texto, esse da reportagem sobre a apreensão.

  3. Clayton Araujo disse:

    Daria um belo carro-pipa hahahahaha! Tem vários desses aqui no Aeroporto de Salvador.

  4. Lio disse:

    Mandei um ai para o Flavio que estava indo a Leilão por esses dias e custa $17 mil mas estava montado e esta longe teria que gastar com desmontagem e transporte disse que o flavio com tantos contatos poderia comprar $17 mil dai desmontar seria mais facil e transportar tudo na faixa problema seria aonde por…Eu tentava …

  5. Rafael disse:

    Cara, eu estava num posto ontem perto de Ponta Grossa PR, quase tirei uma foto, era a própria !!

  6. jonathan hart disse:

    so compro se vier com 2 aeromoças suecas dentro e 12 garrafas de logan 12 anos!!!!

  7. Leandro Castro disse:

    O PP-SMA (Papa Papa – Sierra Mike Alfa) está morrendo em Confins.
    É o 737-200 foi o primeiro 737 “brasileiro”.

    E, já que falam do Modelo, os 737-200 do Governo Brasileiro, VC96, são os menos voados do Mundo.

    • Roberto Costa disse:

      Estão abandonados, um em Cumbica e o outro em Anápolis embora tenha surgido a notícia que seriam levados um para o Musal – Museu da Aeronautica e outro para o da TAM.

      • Thiago Sabino disse:

        Lenda total de que um está em Anápolis.

        Um foi pro MUSAL, na Base Aérea dos Afonsos, o FAB2115
        E o outro está na Base Aérea de São Paulo, o FAB2116.

        São muito pouco voados. Pena que são inviáveis economicamente.

        Comprados em 1976 diretamente da Boeing, vieram pra substituir os vetustos BAe 1-11 (conhecidos como One-Eleven) VC-92.

        Os motores eram impecavelmente polidos, dava pra usá-los como espelho.

        Pena que essas máquinas que a gente gosta tanto, cada vez mais ficam difíceis de vê-las voando.

      • Rids disse:

        Tirei uma fotinhas do Sucatinha que está na BASP em 2012 (FAB2116), que na época tinha condições de voo, segundo comando do Esquadrão Carajá (que voam os Bandeiras que resgatam órgãos para transplante em SP). Publiquei na época aqui:
        http://sobreixos.blogspot.com.br/2012/10/sabado-na-basp.html

        Visitei o Musal em janeiro de 2013 e o outro está no tempo, pois os hangares estão lotados. Estavam, na época, cogitando construir uma mera cobertura que protegeria tanto ele quanto o protótipo dos E-Jets. Mas parece que isso não foi pra frente.

        Nessa semana o Musal recebeu um F2000 (Mirage), que se aposentou em dezembro p.p.

  8. Ricardo Bigliazzi disse:

    Interessante a pagina, até com um pequeno relatorio de um voo do avião de São Paulo para Goiania.

    Com direito até a um banner da UNIP (nem sei se existe mais… deve ser tudo Anhanguera hoje).

    http://www.airfleets.net/ficheapp/plane-b737-20778.htm

    Esse mundo maravilhoso da internet me surpreende a cada dia.

    Imperador.
    “que tem saudade dos voos de Airbus da Vasp de Porto Alegre para São Paulo às sextas feiras… por volta das 15 ou 16 horas… era chegar mais cedo no Aeroporto e pedir as primeiras filas… você ia sentado na classe executiva do Airbus 300… bons voos… bons tempos.”

  9. Guilherme disse:

    Em Araraquara um cmte aposentado da VASP comprou um 737 que estava em CGA botou na careta trouxe para cá, reformou…e colocou o bicho..lindão no quintal do sítio.

    amazing

    Guilherme

  10. Rids disse:

    Esse, o Mike-Hotel (MH), foi arrematado pelo Sr. Elloy Biasuz, dono da Helisul de Curitiba, provavelmente seu destino final. Esse mesmo Senhor comprou mais dois outros B73 da Vasp (MZ e MR) que estão em SP (VCP e GRU). Dizem que fez isso para empatar a coleção de outros endinheirados.

  11. renann disse:

    Flávio, boa tarde.

    Para qual endereço posso te enviar uma foto? Acho que se encaixa em alguma categoria do blog.

    Abçs,
    Renann

  12. Diego Antelo disse:

    Essa realmente é outra. A histórica, como já disseram aqui, é a SMA, que foi, por algum tempo, a aeronave com mais horas de voo na história.
    O legal desse desmanche é descobrir que tem gente interessada em preservar algum tipo de história, e gastando dinheiro com isso. Sem achar que é coisa velha, e que tem mais é que cortar esse ferro velho mesmo, pra dar lugar a cafonices “modernas”…

  13. Luiz Reis disse:

    Você tem razão, Flávio. O avião histórico é o PP-SMA, que foi o primeiro Boeing 737-200 a operar na América Latina, permanecendo por 35 anos em serviço ininterrupto na VASP.
    Era um dos mais antigos em operação no mundo (e com um dos maiores número de horas de vôo/ciclos também), quando a VASP faliu.
    Foi comprado por R$ 92 mil por um empresário de Minas Gerais, que, disse que pretende restaurá-lo e colocá-lo em exposição para o público. Vamos ver …
    Esse da foto é outro da massa falida (também leiloado em outubro).

  14. Eduardo Garcia disse:

    O SMA está no aeroporto de Confins (Belo Horizonte)

  15. Carlos Cwb disse:

    Esse Boeing vai pruma coleção de aviões antigos, de um empresário muito amigo meu, sobre quem não estou autorizado a declinar o nome. Mas vai ficar novinho, como os outros aviões da coleção.

  16. Santos disse:

    O SMA foi comprado e levado para Minas Gerais. Este foi retirado de Congonhas.

  17. ALEX B. disse:

    Noossa! Não deixa de ser triste ver um pedaço de historia indo pro saco! Mas tinham de fazer espaço no aeroporto…

  18. andre soeiro disse:

    Airframe Details
    Construction Number (MSN) 20778
    Line Number 325
    Aircraft Type Boeing 737-2A1
    First Flight 10-08-1973
    Age 40.4 Years
    Airframe Status Stored

    • Nelson Barreiros Neto disse:

      Grande notícia meu amigo. Já mergulhei muito aí no seu estado, e espero que eles afundem a uma profundidade não muito grande pra poder servir de ponto de mergulho também.

      Gera muita grana. Saudade de Recife e do grande Gaba da Aquáticos!!

      Abraço

  19. Cláudio Jr disse:

    Voltando de minha viagem do interior do paraná para Floripa passei por ele estacionado em um posto de gasolina.

  20. Rodrigo disse:

    Desculpe, esse era um com a matrícula M (Mike) – SMH … mas é a mesma história, esses eram mais novos na frota.

  21. Rodrigo disse:

    Esse não é o histórico, você está certo, aquele era o PP-SMA. É um do mesmo modelo (Boeing 737-200) e pela matrícula é da frota mais “nova”, todos com o J de “Juliet” na matrícula são mais atuais do que os SMA, SMB, SMC e por aí vai … trabalhei na VASP entre 98 e 2000, já peguei a fase ruim da empresa, atraso de salários … mas mesmo assim deu dó de ver eles cortando as aeronaves que estavam no pátio da manutenção em Congonhas para vender no peso … que desperdício de material, ferramental e equipamentos de manutenção (que valiam muito mais que as aeronaves em sim …) e os funcionários estão até hoje esperando receber as dívidas trabalhistas do Sr. Canhedo …

    Também estou curioso com a história por trás deste transporte … alguém comprou uma aeronave ainda “inteira” que estava para em algum aeroporto deste Brasil (são muitas, eu vi várias em Brasília, Manaus, Recife, Guarulhos, etc…) além daquela que foi para o interior de SP, comprada por um piloto que queria montar um Buffet, se não me engano … esta estava inteira, com acabamentos do interior, poltronas, cabine com instrumentos, completo !

    Vamos tentar descobrir …

    Um abraço, parabéns pela cobertura do Schumi, estamos torcendo por ele !

    • Diego Antelo disse:

      Rodrigo, tinham penhorado o bem mais preciso do Canhedo, que era a fazenda em Goiás. Ainda assim os empregados ainda não receberam ?
      Pergunto porque lido com esse assunto e, em 2008, os empregados já estavam entrando na “fila” para o pagamento.

      • Rodrigo disse:

        Diego, pelo que vi em algumas fotos, essa era só mais uma das fazendas, e uma meio abandonada pelo estado dos equipamentos nas fotos, e o valor total das terras mais equipamentos e gado não chegava nem perto do total da dívida … acho que não foi suficiente para pagar à todos, infelizmente… com certeza as famosas fazendas de criação de gado da família Canhedo não entraram nesses penhoramentos.

        Mas não tenho mais notícias atualizadas sobre o assunto, só vimos mais recentemente essas aeronaves sendo cortadas em Congonhas e duas sendo compradas em leilões e posteriormente transportadas ainda inteiras para serem restauradas.

        Boa notícia a desse PP-SMH sendo comprado pelo empresário do Paraná, uma parte da história será mantida, ainda que provavelmente para fins particulares, mas mantida… Conheço a Helisul, o Sr. Elloy é um entusiasta da aviação, possui um helicóptero Bell 47 restaurado em Curitiba (o primeiro que ele teve em sua empresa de táxi aéreo).

    • Fabiano Archer disse:

      Não posso afirmar com certeza, mas vi no final de dezembro umas dessas aeronaves ao lado do aeroporto de Brasília, desmontada e pronta para viagem. Agora no começo de janeiro já não estava mais lá. Não deu para ver o prefixo, mas pela coincidência acredito que seja essa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>