O ESQUELETO DA BARRA

TORREhSÃO PAULO (como pode?) – Aí o Ricardo Divila manda uma pequena nota sobre a famosa Torre H, talvez o esqueleto mais espantoso do Brasil, e resolvi ler alguma coisa sobre o assunto, que sempre me intrigou.

Incrível, mesmo. Picaretagens são comuns no Brasil, mas eu diria que nos anos 60 e 70 elas eram absolutamente escancaradas e seus mentores não tinham o mais remoto traço de qualquer coisa parecida com escrúpulo.

O conjunto de 75 torres projetadas por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer para ocupar a Barra no final dos anos 60 acabou virando um pesadelo para quem comprou apartamentos do dono do empreendimento, Múcio Athayde — este, no caso, o picareta-mor.

Pode-se ler a história toda aqui. Neste outro site está mais legal, com ótimas fotos e ilustrações, além de maquetes, mas em inglês. E tem mais coisa aqui. De qualquer forma, o que não falta é informação na rede sobre os três únicos prédios que foram erguidos — dois deles estão ocupados normalmente por seus moradores.

Mas eu quero mais. Temos algum filhote de Athaydeville aqui? Alguém que comprou e não levou? E vocês, que moram na Barra… Como convivem com esse monstrengo? Algum blogueiro mora em um apartamento-pizza numa das torres que foram concluídas?

Tenho enorme curiosidade por esses temas. E os apartamentos, pelo que vi nas plantas, devem ser bem legais. Alguém sabe de algum site com fotos internas?

Vamos lá, trabalhem por mim e procurem, porque estou descansando para a corrida de amanhã!

Subscribe
Notify of
guest

95 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Barros Barreto
Fabio Barros Barreto
4 anos atrás

Quanta besteira falta de ética de profissionais e difamações ! – Niemeyer é sem comentário, um dos maiores do mundo – não tem nada a ver com o Mucio Athayde, esse era um camarada super impulsivo, tinha muito dinheiro e conhecimentos – um cranio para essa questão de comercio e empreendimentos em geral…mas teve deslizes, e ninguém traz estrela na testa quando vai contratar os serviços profissionais de alguém,muito canalha ficou rico na sua sombra, não atirem a primeira pedra

Luiz
Luiz
9 anos atrás

Flavio Gomes se vc quiser uma boa história ai vai uma ! Meu falecido pai comprou uma cobertura na mão desse pilantra e agora após seu falecimento tudo que ele me deixou de herença foram as escrituras assim como a planta do apartamento documentos de 1971 e que estão guardados em perfeito estado, moro em brasília mas em breve estarei no rio para revirar esse fantasma do passado e lutar por um direito que meu pai passou uma vida inteira sem receber! Se quiser mais informações pode me contatar via email tenho inclusive reportagens antiguissimas falando sobre o mineiro do chapel mais pilantra que o Brasil já viu !

fatima Gomes
fatima Gomes
10 anos atrás

minha mãe, já falecida, usou muito pouco o apartamento da torre G, ela e alguns amigos na época, inconformados por ter comprado o imóvel e não receber, devido as várias dívidas do Sr Múcio Atayde, resolveram entrar com uma ação conjunta para tomar posse do imóvel.
O juiz na época deu parecer favorável e todos invadiram o prédio para tomar posse do seu apartamento, me lembro que foi uma atitude ousada na época, mas extremamente eficaz.
O imóvel da minha mãe é no 20 andar, e tivemos que subir por muitas vezes a pé, pois nem os elevadores estavam instalados.
Hoje, passados mais de 15 anos, o prédio está muito bonito, bem estruturado e com uma localização ótima, e por ser redondo e todo de vidro, de todas as janelas temos uma visão linda da praia da Barra,magnífica.

Leduard
Leduard
10 anos atrás

Quando vejo as críticas a Niemeyer só me passa pela cabeça que o pessoal não entendeu nada de sua obra. Êle foi um gênio, muito acima de seus críticos, entre os quais arquitetos que jamais terão a sua importância.

Reynaldo
Reynaldo
Reply to  Leduard
10 anos atrás

O conjunto da obra é coisa de gênio. Mas como em qualquer referência, existem altos e baixos. Esse edifício piroca não é um bom projeto, já existiam melhores modelos dentro do conceito da ocupação rarefeita do terreno

alan
alan
10 anos atrás

A picaretagem tem um passado glorioso e, pior ainda, um futuro promissor no Brasil, infelizmente!!!!!!

Márcio Haddad
Márcio Haddad
10 anos atrás

A hora que ví a torre, pensei no Hotel Nacional que fica em São Conrado. Que é o absurdo MOR de ter sido fechado.

História interessantíssima, tomara que seja habitado um dia.

Gustavo
Gustavo
10 anos atrás

Fui advogado deste Múcio Atayde em um processo aqui em Goiânia, porque ele não havia vendido o terreno onde ficava uma antena da Rádio que ele havia vendido. Sai do processo porque outros assumiram.
E advoguei também para uma rádio que ele detinha a licença, mas não administrava porque certamente não queria pagar as obrigações decorrentes, já que o valor maior de Tv e Rádio, são as licenças que são permitidas pela Câmara Federal e União.
Ele é bem excêntrico, detinha propriedade e licenças de TV’s em Brasília e Goiânia antigamente, mas vendeu todas.
Segundo as histórias que escutei, pois só tive com o mesmo por uma vez, ele era o deputado do chapéu, porque tinha uma fábrica de chapéus e distribuia os mesmos em troca de votos.
Essa área onde foram construídos os prédios, provavelmente fora em troca pelo elevado/ponte que liga sobre o mar, dois bairros do Rio de Janeiro, que ele construiu e “permutou” com o município, ou Estado, não sei.
Não sei se ele está vivo, mas alguns anos atrás, me informaram que ele estava com perda de memória.

Tohmé
Tohmé
10 anos atrás

Um culto ao mau gosto. mais uma obra horrível daquele arquiteto escroto

Reynaldo
Reynaldo
Reply to  Tohmé
10 anos atrás

Arquiteto é igual mormaço. Parece que não, mas queima.

Mateus
Mateus
Reply to  Tohmé
9 anos atrás

é legal ver esse tipo de coisa pra ver que mt gente mal informada gosta de opinar para aparecer…
estude a fundo as obras de oscar niemeyer, ignorante!

Reynaldo
Reynaldo
10 anos atrás

Edifícios piroca. A volumetria e concepção das unidades de habitação de Le Corbusier são bem mais interessantes

César
César
10 anos atrás

Esse prédio é a Torre de Pisa brasileira!
Um elefante branco no meio da cidade.

Tom Le Mesurier
10 anos atrás

Olá Flavio,

Obrigado pelo link ao meu site (EatRio)! É uma historia muito interessante né? Também muito triste. Se você quiser ver fotos dos apartamentos da Torre Charles de Gaulle (o edifício que foi concluido), pode vê-las aqui: http://goo.gl/GIipoR. Eles parecem um pouco estranho e as formas das salas não são muito conveniente para mobiliário. Pode ver fotos dos apartamentos da Torre H aqui: http://paraisoocupado.com/?p=386. Assustador hein? Abraço,

Tom

Fernando
Fernando
10 anos atrás

O Niemeyer era um artista. Um comunista que enriqueceu produzindo obras muita caras construídas com dinheiro público em governos militares e de direita, um cara genial…….

Luiz
Luiz
Reply to  Fernando
10 anos atrás

Fernando, tenho que concordar que o Niemeyer conseguiu o que somente g^nios conseguem. Daí a dizer que ele era comunista é outra estória. Ele se dizia comunista, porém, um arquiteto que andava de mercedes, ganhava rios de dinheiro em cima de projetos caríssimos, sem o menor comprometimento com o custo da obra, mesmo sendo paga com dinheiro público e sem o menor comprometimento com o impacto ambiental de cada obra, não pode ser dito comunista. O memorial da américa latina é um exemplo, um deserto de concreto tão amplo que parece um microondas a céu aberto. Pode-se dizer que ele fazia coisas inéditas, belas formas orgânicas, porém, ser um bom projeto envolve muito mais do que simplesmente forma.
Diga-se, o dito cujo ganhou muita comissão de obras superfaturadas para governos país afora, assim, é fácil se dizer comunista!

Abs.

Fernando
Fernando
Reply to  Luiz
10 anos atrás

Luiz,
quando disse que ele era genial não foi pelos seus desenhos, foi justamente pelo motivo que voce falou. O cara se dizia comunista, gastou os tubos de dinheiro público com obras caríssimas. Ele foi o típico comunista, dizia uma coisa e fazia outra, pregava a igualdade social e tomava Chateau Petrus! Genial ser comunista com a conta bancária do outros não?
abraço

Fernando
Fernando
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Prezado Flávio,
Eu li inúmeras vezes os comentários e juro que não consegui entender o porquê do teor da sua resposta. Acredito que a motivação tenha sido sobre a minha consideração sobre o comunismo, ou mesmo pela brincadeira do Chateau Petrus, mas honestamente não sei. Não estou panfletando, apenas não concordo com a atitude do Sr. Niemeyer e expus a razão disso, não sou de direita, esquerda, centro, alto, baixo, dentro ou fora; acho apenas que é desnecessário a construção de monumentos grandiosos e estádios caríssimos enquanto morre gente sem atendimento em hospital, não é uma questão de lado politico e sim de sociedade. Mas o blog é seu não é Flávio, então um grande abraço.

Reynaldo
Reynaldo
Reply to  Fernando
10 anos atrás

Relâmpago nele, Fernando

Venax
Venax
10 anos atrás

Este Múcio Athayde andou por Brasília tentando a política. Comprou um jornal de andava com uma caminhão de som distribuindo chapéus para a população, mas teve suas pretensões encerradas pela justiça eleitoral por abuso de poder econômico. Queria ser o 1º governador nomeado por Tancredo Neves.
Quanto as obras de Niemeyer são geniais na parte estética sem duvida, mas algumas deixam a desejar na praticidade e uso diário. Não sou eu quem diz isso mas sim as pessoas que frequentam os palácios aqui em Brasília e outras obras também. Uma cozinha sem janelas para o exterior desta torre mostram isso.

Edvaldo
Edvaldo
Reply to  Venax
10 anos atrás

O problema nesse caso é na configuração dos apartamentos mesmo. 13 por andar é demais da conta. Se banheiro e cozinha tivessem janelas o grande chamariz do prédio, que é a vista, só poderia ser vista por eles.

Por intermédio dos links que o Gomes colocou, cheguei a plana de outra das torres que não foi concluída cujos andares comportariam apenas 2 apartamentos.

Nem precisa dizer que é outra história, algo muito mais funcional e interessante.

Gabriel Gago
Gabriel Gago
10 anos atrás

Olá Flávio

Moro na Barra, perto da Torre Abraham Lincoln, mais conhecida com torre H.

Nem mesmo aqui as pessoas sabem muito sobre o assunto, a menos que pesquisem. Eu tive essa curiosidade a algum tempo, esse empreendimento foi contruído pela Desenvolvimento Engenharia, do picareta Múcio Athayde, em projeto encomendando ao Oscar Niemeyer, mas que fazia parte de um muito maior, chamado Projeto Piloto da Barra, de autoria do Lúcio Costa, que imaginou 72 prédios iguais a este, em ilhas de cinco prédios cada, todos com vista para o mar a fim de evitar que as empreiteras construíssem prédios maiores na orla e impedissem a visão do litoral.
Acontece que mesmo àquela época, onde o Rio de Janeiro acabara de deixar de ser a capital e a Barra era uma grande praia, já a maioria dos terrenos tinham donos e aquele plano piloto nunca vingou. O projeto era mesmo utópico.
Acontece que estas duas torres saíram do papel na marra. A torre Charles de Gaule foi completada , mas em 72 as obras da Torre Abraham Lincoln foram interrompidas, num grande escândalo que envolveu a empreiteira, acusada de usar materiais de baixa qualidade. A torre é mesmo mal construída, existe uma inclinação que impediria que esta fosse habitada, e para piorar, numa manobra legal, a construtora jpa havia passado a posse do bem para seus compradores, que mesmo antes de morar no local já pagavam imposto sobre ele. A obra parou e por oito anos viveu de brigas na justiça, até que em 1980 o Athayde anunciou que iria completá-la, vendendo ainda mais apartamentos! ( completando os 250 que hoje te donos)
Isto nunca aconteceu, o prédio foi abandonado e em 2004 foi invadido por moradores de uma comunidade carente próxima. Os adquirentes dos apartamentos entraram com ações na justiça de forma a proteger seu “bem”, e em pouco tempo os invasores foram expulsos.
Ironicamente isso desencadeou um processo legal que permitiu à Desenvolvimento Engenharia decretar falência, terminando assim sua responsabilidade legal de entregar o que estas 250 famílias compraram.
Já estive na Torre Charles de Gaule, os apartamentos são mesmo ridículos. Pequenos (todos de 39m²) e mal projetados. A cozinha é maior que o banheiro, logo na entrada, e este passa a ventilação para o quarto que por sua vez é junto com a sala os únicos cômodos com janelas. Ou seja; lugar pequeno, mal ventilado, exposto a um sol de rachar do RIo o dia inteiro. Quem mora lá acha um inferno, mas um apartamento custa 300mil, que é menos da metade do que um ap. padrão por aqui.
Ou seja, sempre tem gente comprando e alugando ap. lá, inclusive muitas garotas de programa. Não me perguntem como sei disso ;D

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  Gabriel Gago
10 anos atrás

Olha, não vou questionar a maior parte do que você diz, porque não conheço mais a respeito. Mas qual é o problema com a cozinha ser maior que o banheiro? Acho que pra maioria isso é o certo, já que cozinhar exige mais espaço do que tudo que se faz no banheiro. Quanto às janelas, essa é uma limitação dos pequenos apartamentos (sim, porque a ideia de um apartamento de um quarto é ser pequeno, não é mesmo?); todos aqueles onde eu já morei, aliás, eram iguais . Quanto à questão da exposição ao sol, acho que tem mais a ver com o condomínio estar incompleto do que com o projeto; a presença dos outros prédios planejados certamente diminuiria o problema.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
10 anos atrás

Não aguardar pela boa vontade dos urbanistas. É necessário que os fatores políticos, econômicos e burocráticos estejam em sinergia, senão o resultado é esse.

André
André
10 anos atrás

Esse país enquanto não se assumir pobre, atrasado, tropical, plebeu…aqui não tem preto rico branco e tal . São todos descendentes de fundidos, foragidos…Uma reformulação na nossa sociedade passa por isso. Desculpa se ofendi alguém!

Flavio Chinini
Flavio Chinini
Reply to  André
10 anos atrás

Perfeito, principalmente no que diz respeito a assumirmos ser um país pobre.

Sergio Miami
Sergio Miami
10 anos atrás

Amigos, aparentemente o Hotel Gloria vai, infelizmente, para o mesmo caminho. Hoje eh soh uma fachada com um buraco enorme no meio.. outra do seu X … passei por ai muitas vezes e e sempre fiquei intrigado sempre imaginei como seria morar em um edificio redondo.. verdade que SP tem alguns residenciais assim perto ali do clube Pinheiros.. mas estes sao muito maiores e com toda a cara de pombal, caracteristica marcante do Sr Oscar… eita predio feio… em tempo leva o Copan junto

Andre Decourt
10 anos atrás
Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
10 anos atrás

Aqui em Goiânia tem uma torre redonda, que pra completar o visual foi pintada de verde quando nova. Fica no centro da cidade, logo ao lado da marginal Botafogo, sendo bem visível. O povo não perdoou: ganhou o apelido de “pinto do Hulk”rapidinho, kkkkkk.
Hoje o pessoal pintou o prédio de outra cor, certamente tentando fugir do estigma do apelido.
Em termos arquitetônicos, já ouvi muitas pessoas comentarem que o apartamento é meio complicado quanto à questão arquitetônica, em especial no encaixe da mobília.
Toda cidade tem suas obras excêntricas, acho eu.

Diego Antelo
Diego Antelo
10 anos atrás

Quem mora lá diz que é horroroso. Que a ventilação de banheiros e cozinha saem todas no corredor, ou seja, o cheiro desses ambientes é constante no local.
Outra história conta que, como é desvalorizado, é endereço de garotas de programa, o que não é lá muito provado.
Fato é que esse prédio foi um golpe violento em muita gente, que viu o sonho de uma vida virar esqueleto. Exposto pra todo mundo ver.
Inacreditável é que mesmo as obras da Encol tiveram rumo. Mas esse filho feio ninguém quer, numa área valorizadíssima.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
10 anos atrás

Que excentricidade! Que não seja implodido, permanecendo como um monumento à insensatez! Conheço pouco o Rio de Janeiro, mas em 1980 estive com amigos no condomínio Barramares, que tinha uma pista de skate onde fomos andar. Me parece que foi o condomínio pioneiro naqueleas bandas então desérticas (e lindas) da Barra. Essa torre louca fica perto? Quem pode falar algo do condomínio Barramares?

Hugo Chaves
Hugo Chaves
10 anos atrás

E é mais uma coisa zicada na conta do número 13.

Vitor Tikami
Vitor Tikami
10 anos atrás

Tem um filme com Pedro Cardoso, Miguel Falabela e Fernanda Montenegro (tem mais, o elenco é uma constelação) cujo início parece ser baseado na história desse empreendimento. Se chama Redentor.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Vitor Tikami
10 anos atrás

Ótimo filme!

Adebisi
Adebisi
10 anos atrás

Pelo que vi da planta, seria mais uma daquelas Cabeças de Porco monstrengas que surgiram no Rio na decada de 50 e 60, tal qual o Edificio Rajah e aquele que o tunel acustico passa por baixo dele.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Pode parecer estranho… mas para mim um prédio que tem os andares na forma redonda já nasceu errado… “por fora bela viola, por dentro pão bolorento”. A meu ver o projeto não é funcional, somado a um picareta… encontro um verdadeiro mico.

Obs.: Aqui em São Bernardo a explosão imobiliária foi gigantesca… a Cidade toda fala sobre quem é o verdadeiro nome do empreendedor desses milagres… acredito que se perguntarmos para Ele… Ele vai dizer que não sabe de nada…por aqui dizem que a picaretagem foi bem feita.

Anderson
Anderson
Reply to  Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Esperar algo funcional que se originou de traços de Lúcio Costa e Niemeyer é ser otimista demais…

Norson Botrel
10 anos atrás

Daí eu falo que Niemeymer e Costa não era isso tudo, já me atiram pedras.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
Reply to  Norson Botrel
10 anos atrás

O arquiteto tem seus méritos, óbvio, mas obras como o Memorial da América Latina, aqui em São Paulo, me fazem pensar na discutível genialidade de Niemeyer…

César
César
Reply to  Eduardo Britto
10 anos atrás

Niemeyer teve seus méritos como designer, não como arquiteto.
Não que eu me considere um arquiteto melhor do que ele, longe disso, mas nessa profissão devemos nos preocupar com o conforto das pessoas, com a racionalidade dos espaços, coisa praticamente ausente nas obras de Oscar, a não ser no Itamaraty, que é a única obra dele entre as muitas que conheço, que é feliz nesses aspectos.
Já Lúcio Costa foi diferente, o sujeito foi um visionário, em fins da década de 50 quando ter carro no Brasil era uma coisa para poucos, muito poucos, ele projeta um eixo rodoviário com 7 pistas. Perguntaram: para que quantidade de carros utilizar? Ele projetou edifícios residenciais com 2 vagas de garagem por apartamento! Em plenos anos 60! Riram da cara dele. Qual é a família que vai ter dois carros?

Sandro
Sandro
Reply to  Norson Botrel
10 anos atrás

Sempre achei isso também, só não falei antes porque iriam me crucificar. Niemeyer foi um Gênio sem Noção.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Norson Botrel
10 anos atrás

Niemeyer era um ótimo arquiteto! Ícone da arquitetura mundial! (merecidamente na minha humilde opinião!)
Mas era amigo do rei, no caso Juscelino Kubitschek, então prefeito de Belo Horizonte quando esse construiu a Pampulha com aquele ícone da arquitetura brasileira, a igreja as margens da lagoa.
Quando este prefeito transformou-se em presidente da república e resolveu construir a nova capital, quem ganhou o concurso destes projetos? Lúcio Costa desenhou a cidade, Niemeyer os Edifícios. Conheço um professor de arquitetura que diz: “Não entro no mérito da arquitetura de Brasília, mas depois de sua inauguração, há de se considerar que a capital do Brasil deixou de ser Buenos Aires”.
Mas, isso não tira o mérito desse arquiteto, reverenciado em todo o mundo, mas que também já fez suas cagadas, o hotel do Clube dos 500 em Guaratinguetá está aí para provar.

José Angelo
José Angelo
10 anos atrás

“Picaretagens são comuns no Brasil, mas eu diria que nos anos 60 e 70 elas eram absolutamente escancaradas e seus mentores não tinham o mais remoto traço de qualquer coisa parecida com escrúpulo.”

Quase me distraí e achei que estivesse falando das obras da Copa…

Andersom Calder
Andersom Calder
Reply to  José Angelo
10 anos atrás

Mas ae é a companheirada…

igor
igor
Reply to  José Angelo
10 anos atrás

E copa é só a ponta do icebreg!

Banana Joe
Banana Joe
Reply to  José Angelo
10 anos atrás

Complementando o texto: “nos anos 60,70,80,90,2000,2010 elas eram e são absolutamente escancaradas”

adilson
adilson
10 anos atrás

moro em jpa, perto de onde era o autódromo, essa torre dizem não foi concluída pq é torta quem já entrou diz q se colocar uma bola qualquer dos lados de qualquer comodo ela rola pro canto contrario. se prestar atenção de longe em relação a outra nota uma certa inclinação.

Paulo F.
Paulo F.
10 anos atrás

Conheci um consultor que foi atestar a integridade estrutural do citado empreendimento. Isto no final dos 1980, inicio dos 1990.
Mais inacreditável é que os aptºs em questão eram duros de vender pois fugiam da proposta nouveau riche que reina na Barra.
E antes de entrar na reta final da decadência que culminaria com o pedido de concordata e depois falência a Encol possuía um terreno na Barra que, segundo consultores, caso fosse vendido pagaria boa parte das pendências à época. Não transigiram, esperaram a sobrevalorização, esta não veio e o resto da história da construtora é conhecida, para o bem ou para o mal, por alguns milhares de brasileiros que ficaram com “O” mico.

lelo guimarães
lelo guimarães
10 anos atrás

Alguns compradores da torre inacabada moram em seus apartamentos – que eles mesmos finalizaram – sem a menor infraestrutura.

Sandro Alenski
Sandro Alenski
10 anos atrás

Flávio estive no Rio agora no começo de janeiro e vi o edifício do hotel intercontinental (é isso)? na praia de São Conrado e fiquei de cara. Já q vc gosta do assunto vamos procurar saber mais sobre o destino daquilo, a quem pertence? Como pode aquele abandono!!!

Diego Antelo
Diego Antelo
Reply to  Sandro Alenski
10 anos atrás

O hotel em questão era o Nacional. Aliás, nos tempos de Fórmula 1 no Rio, pilotos se hospedavam ali.
É inacreditável ver aquilo tudo fechado…

eduardo costa
eduardo costa
Reply to  Diego Antelo
10 anos atrás
Andrei
Andrei
10 anos atrás

Anos 60 e 70, tá bom! Quer dizer que o Brasil se moralizou desde então? Eis a tal da memória seletiva.

igor
igor
Reply to  Andrei
10 anos atrás

Conveniêêêêência!

richard piva
richard piva
Reply to  igor
10 anos atrás

defendendo ditadura militar?? nem mais vergonha vocës tem? direitada racista

Agra
Agra
10 anos atrás

Sobre o filme: “Os artistas produziram um filme baseado em um roteiro encontrado no acervo abandonado da Desenvolvimento Engenharia. O roteiro foi escrito para um comercial que seria exibido na exposição mundial de 1972. Porém, a exposição mundial, nunca foi realizada, e o filme nunca foi produzido. O roteiro narra a história de quatro personagens que se conhecem no showroom da empreteira por volta do ano de 1971.”

vitão
vitão
10 anos atrás

O sr. Atahyde tem algumas peculariedades, uma delas é pagar um advogado bem caro para evitar o pagamento do imposto derenda, que no douto entender dele , é ilegal. Tem cara que chama desgraça .

alan
alan
10 anos atrás

De americano so a pretensao, pois trata-se de projeto brasileirosssimo!!!!!!

Hoje em dia a picaretagem e muito/muito/muito maior sem a menor sombra de duvidas, basta uma ligeira olhada nas obras de infraestrutura e preparativos da copa…….. e agora mjuito menos temse o menor cuidado com escrupulo, honestidade, responsabilidade, legalidade, competencia, entre outros……, nao nos deixemos enganar!!!! esse exemplo das torres e um caso a parte, foi uma pretensao….., alias acho todas as obras de nyemeyer pretensiosas e de gosto duvidoso……… sao artificiais e fantasmagoricas!

igor
igor
Reply to  alan
10 anos atrás

Venha aqui a BH e veja a pampulha, o edifício JK e a cidade administrativa. O cara é gênio da arquitetura. Quanto a politicagem não sei dizer, mas ele se declarava de esquerda abertamente, ai a picaretagem ….

alan
alan
Reply to  igor
10 anos atrás

Obrigado, mas NAO !!!!!

Edvaldo
Edvaldo
Reply to  igor
10 anos atrás

A Cidade Administrativa seria muito interessante se tivesse sido erguida na mesma época do edifício JK, que aliás, o próprio Niemeyer não se gabava muito, dizem que tinha vergonha dele.

Estilo ultrapassado e cansado.

Agra
Agra
10 anos atrás

Documentário de meia hora, com imagens internas: http://www.osterholtuitentuis.nl/paraiso-ocupado/film

Eduardo_SC
Eduardo_SC
Reply to  Agra
10 anos atrás

Podiam ter feito um documentário de verdade ao em vez de toda aquela desfaçatez. Atuam mal pra baralho.

José Roberto
José Roberto
10 anos atrás

Picaretagens são comuns no Brasil, desde que os portugueses mandaram seus picaretas para “colonizar” o “Brazil”! Cada dia que passa a picaretagem se torna escancaradas e seus mentores continuam sem demonstrar o menor traço de qualquer coisa parecida com escrúpulo.
E para piorar a situação, cada dia que passa a população se conforma mais e mais com tanta baderna! O “gigante” acordou, levantou, deu uma mijada e voltou a dormir em “berço esplêndido”…

José Brabham
José Brabham
10 anos atrás

Não moraria jamais em um “apertamento” destes. Como já foi dito acima, não há janelas na cozinha e banheiro, além de que uma visita para ir “aliviar-se” tem que entrar quarto do casal adentro… muito ruim. Fico pensando que a publicidade parece ser dirigida a famílias com filhos “dê a seu filho direito de ser criança”! Como? Só se existirem plantas com unidades de dois ou mais quartos (e banheiros)…

petrafan
petrafan
10 anos atrás

morava no Rio quando o Athaydeville foi lançado.

com muita pompa e estardalhaço, pos sinal. propaganda todo dia na TV e em tudo quanto era lugar.

e essa torre, na época em que saíamos do Méier ou da Tijuca para ir à praia na Barra, ficava espetada no meio do nada.

aliás, naquela época, passando o Joá, o centrinho da Barra e o La Mole em direção ao Recreio, não havia nada a não ser essa torre, o supermercado Freeway, o Clube Canaveral, Carrefour/Barrashopping e os grandes condomínios (Nova Ipanema, etc.). de resto, era um deserto só.

pra lá do Barrashopping, então, aí é que não tinha nada mesmo.

mas citei essa Barra desértica de então apenas para enfatizar que essa torre ficava totalmente visível, no meio do nada, uma excrescência, quase que algo que caiu do céu e ficou espetado no chão.

Alexandre Lannes
Alexandre Lannes
Reply to  petrafan
10 anos atrás

Sou dessa época da Barra. Fui morar lá em 76. Minha mãe, tias e avós, já eram de lá antes. Foram quase “desbravadores”. Vi a Barra nascer, não gosto do que se tornou e etc.
Mas fico pasmo com a velocidade que isso aconteceu. “da noite pro dia” virou um bairro cobiçado. Outro dia… ninguém queria ir para esse lugar pq “era longe”. Continua longe… mas nego quer.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
10 anos atrás

Quando estava para me casar, em 1974, me ofereceram um apartamento nessa torre até hoje inacabada.
Só tinha vantagens:
“O preço está quase de graça”; “vai ficar pronto em poucos meses”; “ultramoderno, diferente de tudo que está por aí…”
Que furada, heim?

Nelson
Nelson
10 anos atrás

Ainda bem que as torres não foram erguidas, não quero nem imaginar 75 DROGAS estragando a Barra, que já não é lá grande coisa. Morar num negócio destes, só pombo. Fora os monumentos , só fez de útil a fabrica da Duchen, o resto totalmente sem condições de uso.

Luciano
Luciano
10 anos atrás

Tem uns prédios “redondo” na rua Artur Ramos em SP, perto da Faria Lima. Será que seguiam a mesma proposta? Hoje tem consultórios medicos.

César
César
Reply to  Luciano
10 anos atrás

Tem vários prédios redondos do fim dos anos 60 e início dos 70 no mundo todo.
Foi uma espécie de “moda” dentro do modernismo tardio.

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
10 anos atrás

Minhas lembranças mais antigas da Barra de Tijuca datam de 1974: meu pai dirigindo o Corcel amarelo recém-comprado (até hoje conosco!) e, na paisagem, apenas dunas, dunas e mais dunas cobertas por vegetação rasteira, típica de restinga;
Aí, no meio daquela imensidão de nada, surgiam os esqueletos dessas torres. Pareciam-me moderníssimas, quase siderais. Na minha imaginação de criança eu pensava: “aí são as boites, onde os adultos vêm dançar à noite”. E fantasiava os andares feericamente iluminados, cheios de gente a dançar…

conde
conde
Reply to  Jason Vôngoli
10 anos atrás

No final vc estava certo . Muita gente acabou dançando mesmo Jason . Abraço e bom domingo .

Banana Joe
Banana Joe
Reply to  Jason Vôngoli
10 anos atrás

É a metáfora mais certeira que ja vi: festa dos empreiteiros e os clientes dançando conforme a música…

Marcos Staskoviak
Marcos Staskoviak
10 anos atrás
Valente
Valente
10 anos atrás

Aproveitando o tema, lembrei de outro ícone (pelo menos para mim) do Rio de Janeiro, o Hotel Nacional. Teve seus dias de glória, quebrou, fechou, foi vendido e dizem que estará pronto para a Copa do Mundo. Alguém sabe a quantas anda?http://www.lugaresesquecidos.com.br/2012/12/hotel-nacional-o-hotel-esquecidos-de.html

Andersom Calder
Andersom Calder
10 anos atrás

60~70?
Picaretagem começou em 1500 e se agravou em 1808…e assim estamos até os dias de hoje.

artur melo
10 anos atrás

O Mucio Athayde era o XBatista da epoca.Velha historia, só para espertos

Renan Santos
Renan Santos
10 anos atrás

Mais uma das aberrações arquitetônicas do Sr. Niemeyer

robertão
robertão
10 anos atrás

Pega o filme “O Redentor” do Claudio Torres. Livremente inspirado no assunto

JT
JT
10 anos atrás

Esse projeto é medonho, por isso não foi para frente. Mas, analisando friamente, o Brasil continua construindo edifícios medonhos e conjuntos de casas populares ultrapassadas há pelo menos 50 anos – o filme “Cidade de Deus” é exemplar neste aspecto.

A lamentar que muitas cidades atualmente estão recebendo “Cidades de Deus” com casas minúsculas, sem escolas, praças e locais de convivência, salvo ruas estreitas. Verdadeiras bombas sociais de efeito retardado.Tudo financiado por governos estaduais e federais. Uma vergonha.