RB10

SÃO PAULO (segura ele)Eis o RB10. Eis o carro a ser batido em 2014, depois de quatro títulos seguidos. De todos que apareceram até agora, é o que tem o bico menos bizarro. Como se Newey dissesse: faço meu carro e quando terminar acrescento o que precisa para seguir o regulamento — para quem está estranhando esses bicos esquisitos, é que a FIA determinou que eles sejam mais baixos neste ano para evitar problemas em batidas em “T”, na perpendicular; bicos altos poderiam dividir um piloto ao meio.

O RB10 foi apresentado agora há pouco em Jerez, onde hoje começam os testes de pré-temporada. Perguntado sobre o novo projeto, Adrian Newey foi bastante sucinto nas explicações. “Em time que está ganhando não se mexe. Dei uma otimizada nos fluxos de ar, apenas, não precisou mexer em muita coisa”.

Vettel terá Ricciardo como novo companheiro de equipe. Que os outros tentem derrotá-lo. Será a tônica da estação.

rb10a

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcio
Marcio
10 anos atrás

Estou processando Newey por copiar o bico dos meus carrinhos de rolimã. Idéia antiga foi introduzida.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
10 anos atrás

Quem queria ver o campeão de novo, taí. Parabéns antecipadamente, Newey. Se quiseres fazer brasileiro chorar vá à uma favela, opsss… comunidade, pega um menino ou menina negra e ponhas para guiar seu carro em 2014. Ele ou ela vai ser campeão e brasileiro vai implorar a um argentino para beatificá-lo.
Abs.

Luciano
Luciano
10 anos atrás

A pintura do bico foi muito bem sacada! Manteve a impressão de um bico elevado. Acho que até o meio do campeonato outros usaram da mesma estratégia. Belo carro.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

Será que Newey, com exceção dos bicos, dá apenas uma lixada geral no carro?

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

Em termos de aerodinamica o bico da Caterham é o mais inteligente , vejam e confiram.

Paul Lenguinho
Paul Lenguinho
10 anos atrás

Pelo visto, os números continuarão ilegíveis… Pra que então mudaram as regras, se ninguém vai enxergar?

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

Pelo andar das coisas : Ferrari Mercedes e Red Bull vão brigar pelo campeonato .
O mesmo dos de sempre. com Vettel campeão .

Eduardo
Eduardo
10 anos atrás

Esse bico mais baixo não seria para evitar que o carro decole caso bata no pneu de tras de outro carro? Se nao me engano isso ja aconteceu com o Webber.
O bico do ano passado que tinha uma altura para evitar grandes estragos nessas batidas em T.

Gastão
Gastão
10 anos atrás

Já ganhou. Falemos do campeonato de 2015….

Neto
Neto
10 anos atrás

…ÔÔÔÔÔÔO…O campeão voltou!!!!

Rafael Apache
Rafael Apache
10 anos atrás

Bicos altos poderiam dividir um piloto ao meio, mas trespassá-los com essas “lanças fálicas” não vai ter problema né…rsrsrsrsrs

Pedro Paiva
Pedro Paiva
10 anos atrás

Achei legal a ideia de cada piloto ter seu número, mas a FIA deveria ter determinado um tamanho e local padrão para todas as equipes. Assim como está não dá pra ver da arquibancada e nem da televisão. Espero que eles notem e corrijam isso.

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Esse Newey é de outro mundo. Combinado com a fome de vencer de Vettel, vão fazer muita gente comer poeira.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
10 anos atrás

Para completar a bizarrice, o bico, visto de frente, tem um papo de pelicano.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

Belo carro, o mais bonito até agora. Newey fez uma porrada de buraco nesse carro pra alimentar o difusor, mas ficou lindo. O motor Renault é muito compacto, incrível como ficou fluida a traseira. A Ferrari parece uma senhora gostosa de meia idade, a RBR uma ninfeta, rs!

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Ferrari parece uma senhora gostosa de meia idade?
Ta mais para nona acima do peso.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Elogiando o carro do penta, Vicellez?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Acredito, Vicellez, que por volta do sexto campeonato, o Herdeiro estará mais aclimatado na categoria.
No oitavo título, quando ele superar Top Seven, poderemos dizer que falta pouco para estar pronto.
Na décima conquista, certamente, será um piloto completo.

Haja feijão.

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
10 anos atrás

Apesar do bico, tem as linhas bem coerentes. Já nasce com vantagem: Adrian Newey é o “pai da criança” e isso já garante alguns bons milésimos.

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Enquanto o fundo do carro não for totalmente plano, esse história de ‘otimizada nos fluxos de ar’ vai longe, a aerodinâmica ainda conta muito na Formula Um.

Newey deve ter se concentrado em outras partes do carro, como a refrigeração, e a Ferrari que já ficou pelo caminho logo no primeiro treino?

Gus
Gus
10 anos atrás

Carro bonito, e provavelmente… vencedor.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
10 anos atrás

Interessante a ideia de evitar acidentes mais graves em acidentes em “T”. Mas não sei não. Uma vez que o material é forte, essas pontas que andam fazendo por aí podem perfurar as carcaças dos carros com mais facilidade. Não sei não…

A.Vandelay
A.Vandelay
Reply to  Thiago Azevedo
10 anos atrás

O bico desse Red Bull, então… Basta o carro vir com a frente um dedinho fora do chão. Certeza que ano que vem os F1 vêm com parachoque de borracha.

Renan
Renan
Reply to  Thiago Azevedo
10 anos atrás

Na verdade a questão dos acidentes em T foram a razão dos bicos degrau de uns 2 anos atras!! esse novo rebaixamento é para que o carro não decole quando acertar o pneu traseiro de alguém!
e o material do bico é bem mais frágil que da célula de sobrevivência! só observar o acidente do Hamilton!

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
10 anos atrás

Acho o carro da Red Bull lindo…bacaníssimo…tomara que Vettel consiga o penta em homenagem ao Schumi.

Welington Leal
Welington Leal
10 anos atrás

A Mercedes fez o carro menos estranho, seguindo a linha da Ferrari, mas com linhas mais harmoniosas.

E o uso do preto na ponta, assim como na Force India, mostra a procura de disfarçar esse fico horrivel.

A Toro Rosso nem pintou de dourada a ponta para isso chocar menos.

E vc não tem nenhum informante em Milton Keys?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

O pessoal da Ferrari deve estar coçando a cabeça… o cara vai lá e faz o simples… fica a torcida para que a Red Bull novamente destroce o resto.

Imperador

paulo costa
paulo costa
Reply to  Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Nossa, alguém torce pela Red Bull?

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  paulo costa
10 anos atrás

Eu torço , desde 2009.
2008 Torcia para a Toro Rosso.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  paulo costa
10 anos atrás

Claro que sim, e voce nao sabe da pior… tem gente que torce para o Alonso… vulgo Eu nao sabia…

Alexandre
Alexandre
10 anos atrás

Que saco essa pintura sempre igual da Red Bull, que falta de criatividade….

Ander
Ander
Reply to  Alexandre
10 anos atrás

Eu tbm não gosto dessa pintura, mas neste carro ficou bacana, aliás como ficou esse carro

Anchor
Anchor
Reply to  Ander
10 anos atrás

Acho sempre bonito, sempre tem alguns pequenos detalhes diferentes olhando com atenção. Vai se tornar uma pintura clássica como o vermelho da Ferrari, a Lotus preta e dourada, a Mclaren Marlboro, Willians branca, azul e amarela. Podiam permitir os carros com cores diferentes um do outro. Como a BAR tentou no início.