SE BEM QUE… | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
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terça-feira, 28 de janeiro de 2014 - 15:55F-1, One comment

SE BEM QUE…

…a Ferrari 312 T5 de 1980 também tinha lá um jeitinho de carro-rodo. Vai ver foi aí que a Caterham se inspirou.

312t4

49 comentários

  1. Emerson disse:

    Não sei porquê tanta histeria que li em todos os comentários de lançamento desses carros. Na minha opinião ficaram bem mais bonitos que os do ano passado e, finalmente, temos carros diferentes uns dos outros, mostrando que não existiu conspiração dos engenheiros. Parem de chorar e vejam como é bonito o novo, pois.

  2. Ademilde Fonseca disse:

    Esse é o bico PÁ DE LIXO!

  3. Sandro disse:

    Perai….entendi a piada, mas em 1980 não tinha “Photoshop”, era tudo no lápis e papel, hoje vc projeta um carro sem precisar ter uma borracha ao lado, só precisa de um ponto de energia. Será que esses caras que projetam os carros não tinham uma segunda opção? Porque do jeito que estão ninguém comprará miniaturas dos carros 2014.

  4. Fernando Carvalho disse:

    e tinha tambem o March 711, de 1971….

  5. Maurício disse:

    Pena que não tem o GIles… mas tem o KOBA MITO!!! O que é quase a mesma coisa!

  6. Rodrigo Brayner disse:

    Flávio, várias das soluções que os projetistas encontraram neste ano remetem aos anos 70 e 80… essa Ferrari da foto, a Toleman que ficou anos com o mesmo chassis até 84, alguns desses carros lembram tb as partes dianteiras dos carros do fim dos anos 80 com o bico bem baixo e a frente quase no chão…aquele nariz quebrado do FW14B e que virou tendência… um pouco do B191 da Benetton (Modelo Tubarão), enfim. eu confesso que gostei, tá interessante saber o que os caras encontraram para essa peça que virou de fundamental importancia…

  7. kiko disse:

    Podem até ser feios, os carros deste ano, mas pelo menos são diferentes entre si.
    Nada de mesmice.

  8. Thales Toledo disse:

    Falando em carro rodo, o patrocínio ali no cantinho é “feRODO” HA!

  9. Ricardo Bigliazzi disse:

    Se nao me engano foi por causa desse bico que o Enzo Ferrari disse que carro bonito eh o que vencee corrida.

    Imperador

  10. Ashpool disse:

    1980, uma das piores temporadas da história da Ferrari.
    Começou bem a Caterham …

  11. sandro disse:

    Acabei de ligar para um amigo que serve cafezinho na Catherman e ele me confidenciou que viu o Koba sugerindo em uma das suas primeiras visitas a fábrica que o carro fosse feito assim pois ele tinha visto esse carro durante o ano passado inteiro na ferrari.

  12. sandro disse:

    E o Domenicalle nem para ir no estoque ver o carros que tinha lá

  13. Delano Braga Santos disse:

    Oi Flávio Gomes,

    Na verdade esse carro era a evolução do modelo Ferrari 015 3.0 F-12 de 1979. Era feio mas faturou o título construtores e também de pilotos com Jody Scheckter e o vice campeonato com Gilles Vileneuve.

  14. Rafael Lucas disse:

    Quando vi a foto do CT05 lembrei dessa Ferrari aí na hora.

  15. Felipe Souza disse:

    É pensar que as preocupações no final do ano passado eram sobre o barulho dos V6 turbo. O barulho do motor agora é o de menos perto dos bicos bizarros.

  16. José Brabham disse:

    Uma das Ferraris mais feias esteticamente falando, mas como já disseram aqui, se vence corridas, fica bonita…

  17. Eduardo disse:

    Olhando para a posição do volante, onde fica o pé do piloto nesse carro? Que meda!

  18. Caipira disse:

    FAMILIA 312T
    3 Litros (3000 CC) (3)
    12 cilindros (12)
    Cambio transversal (T)
    ……312T

    cartilha pros newcomers

  19. Paulo Pinto disse:

    Um dos maiores (senão o maior) fiascos da Ferrari.

    • allan disse:

      Não diria fiasco, mas sim fim-de-festa. O projeto durou muito! E olha que de tradicional não tinha NADA! Era um pesado boxer 12 cilindros, extremamente largo, que foi vencedor com câmbio longitudinal (B3), transversal (T), sem tomada de ar superior (T2), com minissaia (T3), com efeito-solo (T4). Enquanto isso quem venceu tanto no mesmo período, e ainda mais com o mesmo projeto?

    • jonas brows disse:

      Amigo, agora tenho certeza que vc não entende nada de F1 mesmo!

      • Paulo Pinto disse:

        Não estou falando de projeto e sim, de modelo.

        O modelo apresentado no post (312 T5), somou 8 magros pontos no mundial de 1980. Seis pontos com Gilles (14º) e dois com Jody (19º).

        A Ferrari ficou em 10º lugar nos construtores, a pior colocação em toda a sua existência na F-1. A equipe conseguiu a “façanha” de ficar atrás da Copersucar (que já se chamava Fittipaldi).

        Reforço o que disse nos parênteses: é o maior fiasco da Ferrari.

  20. Victor de Andrade disse:

    Eu levantei essa lebre no orkut (sim, ainda uso orkut) e facebook usando essa mesma foto! E os carros 312T4 e 312T5 são muito parecidos e os bicos idênticos!

  21. Caipira disse:

    o Comendatore dizia (repito)
    CARRO BONITO E CARRO QUE VENCE CORRIDAS
    Scheckter, o “barbeirao”, o “grosso” da F1 vindo da Africa foi CAMPEAO com esse carro “feio”.
    Alo Alo Realengo, AqueleAbraco.

  22. Luc Monteiro disse:

    E tínhamos o Williams “prestobarba”, acho que de Montoya e Pizzonia.

  23. RL disse:

    Nem se compara a beleza desses carros de antigamente com esses atuais…. os desse ano então…. um mais feio que o outro, menos feio só a Sauber….. Eu duvido que esse bicos tão feios melhorem tanto assim a eficiência aerodinâmica dos carros…. não é possível….

  24. JP disse:

    Seria bonito, não fosse a frente.

  25. Carrinho feio pra raio essa Ferrari aí hein? Ao menos tinha piloto

  26. Clayton Moura disse:

    Olha, moçada… Essa tal de “linha-rodo-chupeta-tubarão-martelo-com-fluxos-otimizados” deve ter sido inaugurada com as Ferrari 312-B3 do Mauro Forghieri (1974?)… Época em que corriam Lauda e Rega!!! Os carros eram beeeemmmm mais bonitos!!!

    Segue o link:
    http://www.f1fanatic.co.uk/wp-content/uploads/2012/06/ferr-312b3-good-2012-31.jpg

    P.S.:
    1 – Sugiro que os aerodinamicistas (arghhhh) da F1 ouçam uma bossa-nova do Vínicius (“as feias que me desculpem…”). Beleza é fundamental!!!
    2 – Tô velho, pacas!!!

  27. allan disse:

    Só a idéia permaneceu. A Ferrari espanca em elegância, já que a forma pouco importava para que os fluxos fossem otimizados.

    • jonas brows disse:

      Os fluxos de ar do projeto de 1979 foram muito otimizados, justamente para garantir o efeito solo, pela forma do bico e assoalho, permitidos na época. Essa piadinha de otimização e sei lá o quê, é de quem não entende o mínimo da F1!

  28. TUTA disse:

    Flaviola, numa boa que a primeira coisa que pensei quando vi esses narizes: dá pra dar um toquinho no cara da frente sem quebrar a asa. UEBA!

  29. egberto disse:

    Um monte de patrocinadores com suas marcas discretas no “coquepiti”, dá até parta ver o numero do carro. Show.

  30. Leandro disse:

    Posso estar errado, mas acho que as equipes ainda vão fazer muitas modificações nos próximos meses, estas soluções malucas não duram meia temporada…

    De qualquer forma, este regulamento resgatou um pouco do que havia sido perdido nos anos 70 e 80, quando cada carro possuía a sua identidade. Pelo menos, não há aquela mesmice dos últimos anos, com todos os carros praticamente iguais.

    As expectativas para este ano são muito boas, com motores Turbo e carros muito diferentes. Espero que não seja mais um passeio da Red Bull e de Vettel.

    • Ilmar disse:

      Eu prefiro 1000 vezes a mesmice de entre 1985 e 2008, do que esses monstrengos de 2009 pra cá, ainda bem que deixei de ver a Fórmula 1 no final de 2010, deveria tê-lo feito no final de 2008. Pra mim, fórmula 1 só no YouTube.

  31. Cristiano disse:

    Flávio, essa da foto é a 312T5, de 1980… abs!

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