BAD NEWS

SÃO PAULO (triste demais) – As análises de Gary Hartstein, delegado-médico da FIA de 2005 a 2012, sucessor de Sid Watkins, são muito preocupantes. É quase inacreditável o que está acontecendo com Schumacher.

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

A sorte que sempre acompanhou o campeão nas suas estrepolias, foi vencida pela estatística.
A Roleta do Risco, cedo ou tarde, iria parar o vermelho sete.

Infelizmente.

Fernando
Fernando
10 anos atrás

Ate agora e tudo especulacao. A imprensa gosta de publicar sempre o “pior dos cenarios” porque vende mais, tem mais repercussao. Acho que nos temos que ter muita paciencia e aguardar o que vai ocorrer.

Luís Carlos Gonçalves de Oliveira
Luís Carlos Gonçalves de Oliveira
10 anos atrás

Os que se dizem admiradores do Schumy devem respeitar a dor da família Schumacher. Não encham o saco e deixem o cara morrer sossegado. Apesar de ser uma figura pública a famiíia do alemão não deve explicações a quem quer que seja. Cuidem de suas vidinhas medíocres, você são anonimos que desejam aparecer no enterro de uma celebridade.

Rafael
Rafael
Reply to  Luís Carlos Gonçalves de Oliveira
10 anos atrás

Claro que não tem obrigação.

Não tem ngm querendo aparecer em enterro. Eu pelo menos não estou pretendendo ir a Europa tão cedo.

Os fas do cara, os verdadeiros, estão torcendo de coração pela recuperação.

Não acho que a familia tem obrigação de nada, como disse no começo, mas eu queria muito saber mais detalhes. Não mudaria nada…mas como fã queria saber.

Posso?

Amaral
Amaral
10 anos atrás

Nessas situações, todo mundo sai do armário: Os ateus, os céticos, os defensores da eutanásia, os religiosos…
Eu acredito que o que tem se feito é o certo, por mais angustiante que seja. Só falar o que for realmente relevante sobre o estado dele.
Imagina, todo santo dia alguém ir pra frente do hospital e falar “ah, o estado dele não mudou”, no outro dia “ah, ele deu uma piscadinha”, no outro dia “ah, hoje ele não piscou”… Pra mim, muito mais angustiante pros fâs, amigos e familiares. É que somos impacientes e imediatistas demais. Depois dessa senhora pancada que ele sofreu, queríamos que ele já estivesse saído do hospital, dirigindo o próprio carro e acenando pros paparazzi… Não dá.
Pelo jeito, a coisa foi grave, muito grave. E em questões de cérebro podemos opinar, concluir, com propriedade e coerência, como esse médico fez, mas não se tem como dar 100% de certeza. Nem quem está com ele lá pode dar certeza absoluta, por isso esse silêncio todo. Ele pode morrer amanhã, pode passar vinte anos em estado vegetativo, como pode passar um ano assim e depois acordar normal, pode acordar e ficar cheio de sequelas… Uma loteria.
Não, não sou médico. Mas já passei por uma situação assim na família. Por isso afirmo sem medo de errar, é uma loteria.
Quem é fâ deveria acalmar o coração, e torcer, rezar, enfim, o que quiser, desde que seja positivamente, por ele. Quem não é fâ, devia pelo menos respeitar a dor dele e da família, e não falar besteira.
Ah, desligar os aparelhos, na minha humilde e particular opinião, não é eutanásia, é assassinato. Sem direito a defesa da vítima. Deveria não ser amparado por lei, mas classificado como homicídio qualificado. Mas ninguém precisa concordar, claro.

Rafael
Rafael
10 anos atrás

Quem são vocês pra dizerem se é melhor ele morrer ou não?
Schumacher é um cara familia, generoso, tenho certeza que daria toda a fortuna só para poder ter a chance de ver os filhos novamente e a mulher.
E nada faria os filhos mais felizes do que poderem ter os olhos do pai nos seus novamente.

Que Schumi consiga ser feliz novamente, independente de como acordar.

Daniel Cabron
Daniel Cabron
10 anos atrás

Não tenho pena de Michael, viveu como poucos, eu posso chegar aos 90 anos e provavelmente não terei vivido um décimo do que esse cara viveu. Espero só que não esteja em sofrimento.

Antonio
Antonio
10 anos atrás

Ficar do jeito que está é o maior sofrimento pra todo mundo.
É melhor morrer com dignidade.

Ivan
Ivan
Reply to  Antonio
10 anos atrás

É triste, mas é uma verdade

Eduardo
Eduardo
10 anos atrás

Lembro-me do Carsughi, quando perguntado sobre o acidente: “se puder viver como antes, espero muito que ele se recupere rápido. Se ficar em estado vegetativo, espero, sinceramente, que ele morra”.
Fiquei espantado com a declaração, mas pensando no que Schumacher viveu, nos dias de glória em alta velocidade, de fato, um campeão merecia um destino melhor.
Mas quem somos nós para duvidar dos desígnios, não?
Força ao campeão!

Sylvio
Sylvio
10 anos atrás

Morto ou não é apenas uma questão de retórica.
Na minha opinião seria melhor ter morrido na hora do acidente. Uma pessoa ativa, acostumada a viver sempre com doses altas de atrenalina, me melhor que morra… peço desculpas as religiosos, etc. Mas acho que “viver” dessa forma é lamentável.
Com os avanços da medicina, ele pode ficar numa cama até seus 80 anos, já imaginaram isso? Eu não acho que isso seja vida.
Enfim.

Rafael
Rafael
10 anos atrás

Nunca confiei no Bild, sempre o vi como jornal sensacionalista.
Não é agora que vou acreditar (não quero acreditar).

#KeepFightingMichael

Gus
Gus
10 anos atrás

Ele ajudou e inspirou tanta gente; não merece isso…mas o destino as vezes prega cada peça!

Vamos aguardar e torcer!

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
10 anos atrás

Sim, e você acha que o Massa ia dizer: “É, realmente a família está decidindo se desliga ou não a ventilação mecânica.” Ou “é infelizmente, meu brother virou uma samambaia.”

Bruno
Bruno
10 anos atrás

#KeepFightingMichael
na boa, inacreditável..

Valente
Valente
10 anos atrás

Gary Hartstein foi o médico que atendeu e cuidou do Luciano Burti quando ele teve o acidente de F1 em Spa, em 2001. Na ocasião, Dr. Hartstein, além da função na Formula 1, já tinha longa carreira profissional no Centre Hospitalier Universtaire de Liège, hospital “oficial” da Formula 1 durante o GP da Bélgica.
Burti teve concussão cerebral leve e também teve o coma induzido como procedimento no tratamento.

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
Reply to  Valente
10 anos atrás

É. Porém os detalhes fazem a diferença. Pelo que venho acompanhando, o Bild deu que ele estaria com uma infecção respiratória adquirida em meio hospitalar (penumonia nosocomial). Microorganismos que se desenvolvem nos hospitais e que por ventura infectam alguém são muito mais nocivos do que aqueles que causam infecção respiratória adquirida fora dos hospitais (pneumonia comunitária). Muitas vezes nem antibióticos de ultima geração dão conta de erradicá-los. Mesmo que o jornal citado esteja errado, um pcte tanto tempo assim, sedado (em coma induzido) e, quando se resolve reduzir a sedação, o pcte tem pouca ou nenhuma resposta, a coisa tá feia, muito feia. Meu Deus, quanta vírgula…

Luis Felipe
Luis Felipe
10 anos atrás

Michael Schumacher está morto. Tecnicamente falando é isso. O ex-piloto alemão não reagiu a nenhuma iniciativa, desde que o nivel de sedação começou a ser reduzido pela equipe médica. É justamente o silêncio desta mesma equipe que diz, e muito, sobre o que de fato ocorre com Schumacher. Tive um caso muito parecido na família de um amigo. E acho que a comparação é pertinente. Silêncio significa prognóstico ruim, ou “reservado” no jargão médico. E o prognóstico de Schumacher é isso, reservado. Quanto mais tempo decorre após a diminuição do coma induzido sem reação pior é. Infelizmente é o caso. A pancada na cabeça de Michael foi feia, apesar de todos os comunicados que afirmam o alemão ter estado em baixa velocidade e coisa e tal. É foda. E muito triste um grand finale assim para o maior vencedor, disparado, da F1 em todos os tempos. Michael Schumacher não merecia este destino. E isso é tudo o que pode ser dito.

Dú
10 anos atrás

Apallic Syndrome.

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
Reply to 
10 anos atrás

Bem isso.

Flávio Seno
Flávio Seno
10 anos atrás

” é o ‘Bild’ quem tem trazido informações em primeira-mão de sua equipe de automobilismo tanto nas pistas quanto no caso de Schumacher.” Não dá pra levar a sério…

Alex
Alex
10 anos atrás

Infelizmente, por tudo que está acontecendo e, sobretudo, pelo silêncio de sua assessoria, temos de nos acostumar com a idéia: as chances de que o pior aconteça parecem grandes.

Thiago Giordano
Thiago Giordano
10 anos atrás

Ausência completa de resposta à dor sem sedativos é péssimo sinal com certeza. Chama-se essa situação de DECEREBRACAO. Indica que a escala de coma de Glasgow dele é de 3, pontuação mais baixa possível.(outros parâmetros são resposta ocular e verbal, que pelas notícias não existe, somando-se esses 3 parâmetros, melhor resposta verbal, ocular e dolorosa obtem-se a escala de glasgow). Péssimo prognóstico infelizmente!

APM
APM
10 anos atrás

Sofrendo bem mais que o Senna sofreu…

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
Reply to  APM
10 anos atrás

Tava demorando…

Daniel Chagas
Daniel Chagas
10 anos atrás

Acho lamentável a assessoria (família) não ter a percepção de quem é Michael Schumacher. Só pode ser isso para poder explicar essa falta de bom senso de não atualizar o estado de Schumy. Entendo a dor e a aflição da família, mas tem que ter respeito aos seus fãs em todo o planeta, e isso a família do ex-piloto não está tendo. Aí acontece esse disse me disse, cada um fala uma coisa e não se sabe em quem acreditar, enfim, fica um mistério totalmente desnecessário. Então gente, devagar com o andor! O jeito é esperar no que vai dar e torcer para o Schumacher sair dessa da melhor forma possível…

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Não conheço as leis na França, mas acredito que, enquanto existir atividade cerebral ninguém pode desligar os aparelhos. Temos que ser realistas, infelizmente Schumacher parece estar mesmo em estado vegetativo. Fica o alerta, acidentes acontecem muitas vezes por descuido dentro ou fora de casa, no trabalho ou lazer.

Continue lutando Schumacher!

Rafael Rego
Rafael Rego
10 anos atrás

É impressionante o silencio da assessoria de imprensa.

Eu entendo a familia, mas Schumacher é um ídolo global. Seus fãs mereciam saber alguma coisa.

Daniela Rio
Daniela Rio
Reply to  Rafael Rego
10 anos atrás

Eu concordo sobre isso. Esse silêncio só aumenta as especulações. É preciso mais respeito aos admiradores do Schummi.

Victor
Victor
Reply to  Daniela Rio
10 anos atrás

Seria bem mais fácil, até para evitar o desgaste dos rumores, algum posicionamento por parte deles.

Gabriel
Gabriel
10 anos atrás

Flavio,
Eu li os comentários diretamente da fonte e acho válido ressaltar que ele destaca os lados positivos e negativos, assim como dá uma explicação detalhada de cada um deles. Enquanto que a matéria produzida pelo Grandepremio.com, apenas destaca o lado negativo da análise dele. Eu não sou jornalista, mas creio que deve-se mostrar os dois lados e isto não foi feito.
Sugiro uma atualização na matéria até porque o artigo do Dr. Gary é bastante explicativo e acho que isto é bom para informar ao público de como funcionam os procedimentos.
http://formerf1doc.wordpress.com/2014/02/11/what-should-we-be-thinking-now/
Abs

Paula Ferraz
Paula Ferraz
10 anos atrás

Sou fã do Schumacher desde 1995, quando eu tinha 13 anos. Desde aí, nunca mais parei de ver F1, aprendi a gostar, com ou sem ele nas pistas. Claro que com ele tinha muito mais graça. Por causa do Schumi, aprendi um pouco sobre essa categoria fantástica do automobilismo. Desde o dia 26/03/1995 – GP do Brasil, acompanho sua carreira e tudo o que ele faz. Virei fã, em todo o sentido da palavra. Ver meu ídolo da vida toda assim é tão triste, tão dolorido. Sempre achei o Schumi tão forte. Sabe quando você acha que tudo pode acontecer com todo mundo, menos com tal pessoa? Eu pensava assim. Mesmo depois da perna quebrada, em 1999, aliás, achei que uma perna quebrada seria o máximo do que poderia acontecer a ele em termos de acidentes… Ele caiu de moto alguns anos depois, e aí voltou pra F1! Sabe como é? O cara é imbatível pra mim, até nisso! Aí uma queda aparentemente boba, um acidente sem sentido como esse acontece, e o deixa assim. É tão frustrante, tão horrível, tão… Quando eu paro e penso que é ele, Michael Schumacher, que está em coma, quando eu penso que é dele que estão falando, especulando sobre estado vegetativo, isso e aquilo, nossa, isso é tão surreal… É doloroso pra quem é fã, mas não posso nem imaginar como deve estar sendo doloroso para a família. Só torço e rezo todos os dias pra que ele volte logo, e volte bem.

Glauber
Glauber
10 anos atrás

Gente, não necessariamente ele está “morto”. Vou falar de uma experiência familiar.
Minha avó sofreu um acidente em casa há 8 anos, bateu a cabeça de uma queda de aproximadamente 2 metros de altura.
Não lembro ao certo quanto tempo ficou no coma induzido, creio que aproximadamente 10 dias. Depois disto o médico disse à família “estamos só esperando ela acordar”. Não demorou muito para ela não precisar mais de aparelhos. A lesão no cérebro foi grande.
Já fazem 8 anos, como disse, e ela está em estado vegetativo, apenas abre e fecha os olhos, por vezes esboça alguma reação, e algumas palavras bem baixinho, quase não dá pra ouvir.
Obviamente a circunstância do Schumacher foi diferente (idade e preparo físico do acidentado, velocidade da pancada no chão, objeto que atingiu e outros fatores). Aparentemente as lesões foram diferentes também. Mas cada caso é um caso, obviamente também.
Desligar os aparelhos não significa necessariamente que ele virá a óbito. Não significa também que ele vá ficar assim até o final da vida, enfim, o que vai acontecer é um mistério. O homem conhece melhor a lua do que o cérebro humano.
Não estou dizendo aqui que ele vá ficar deste jeito, nem médico eu sou, apenas contei uma experiência que vivemos em família.
Não sabemos o que vai acontecer, só nos resta torcer e desejar que esta situação do alemão seja revertida.

Sergio Miami
Sergio Miami
10 anos atrás

Amigos, esperem um pouco, a snoticias nao sao boas claro, mas pode ser que ele fique anos nesse estado ou tempo suficiente para que cerebro possa se recompor de alguma forma, sao muitos os casos assimmda pessoa acordar muito depois ou infelizmente nao acordar ateh que venha a falecer por algum motivo. A Daniela tem razao acima.. claro que queremos noticias mas a familia e os madicos tem o direito de nao dar..um abraco

Thais
Thais
10 anos atrás

Não consigo acreditar nisso ainda! :~

Fred Dantas
Fred Dantas
10 anos atrás

Se for confirmado este quadro restará à família e aos médicos a dura decisão de resolver se e quando desligar as máquinas.

Flavio.
Você que prima pelo correto uso da língua portuguesa, talvez valha alertar à redação do Grande Prêmio que o correto é “tachado de sensacionalista” e não “taxado de sensacionalista”.

Jr.
Jr.
10 anos atrás

Flavio, eu acho que Schumacher está “tecnicamente morto”, só ainda não desligaram os aparelhos.

É muito triste ver um ser humano daquele sofrendo daquele jeito. Triste demais.

Daniela Rio
Daniela Rio
10 anos atrás

Flavio, eu não acredito em nada nessas especulações. Ele está se baseando no Bild. Prefiro acreditar no Felipe que foi visita-lo e disse que há esperança que ele se recupere. Até bem pouco tempo atrás o Bild estava noticiando que ele já estava morto e a família estava discutindo herança. Vamos aguardar e torcer pelo melhor.