EM BRASÍLIA…

SÃO PAULO (…19 horas) – O grande Rodrigo Mattar lembrou que há exatas quatro décadas aconteceu a única corrida de F-1 da história de Brasília, organizada para puxar o saco do sanguinário general Médici.

Não tenho muito mais a dizer sobre a prova além do que o Mattar conta com precisão. Acrescento apenas o pequeno vídeo que traz, no final, a imagem mais marcante para mim do evento: os três primeiros colocados subindo à tribuna para receber seus troféus do presidente-torturador. Emerson venceu, com McLaren. O GP não contou pontos para o Mundial.

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Evans Far
Evans Far
10 anos atrás

Eu estava lá, mas , para falar a verdade, não lembro de porra nenhuma

Andersom Calder
Andersom Calder
10 anos atrás

Morreu pobre…

Ricardo Soares
Ricardo Soares
10 anos atrás

Ninguém reparou no fato do grande Tércio de Lima (gostava dele), ter narrado que o 6º colocado era o “Hans von Stuck” !!! Não, era o Hans-Joachim Stuck, o “von” foi o pai dele e que correu aqui, no circuito da Gávea, em 1937, com um “Auto-Union” !!! Quanto à época; foi o ápice do período de torturas no Brasil… , só para lembrar ! Abraços!

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
Reply to  Ricardo Soares
10 anos atrás

É que Hans-Joachim Stuck é filho do Barão Von Stuck.

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
10 anos atrás

Flávio, respeito a sua opinião política, apesar de não concordar com o comunismo. Infelizmente essa prova foi feita com finalidades políticas pouco nobres, mas o que mais vale para nós foi o registro histórico do show da F1 em Brasília, que tem um dos melhores autódromos do mundo na minha opinião, em termos de traçado. Infelizmente a estrutura não condiz com essa qualidade, por culpa da administração pública que nunca deu o valor merecido à esta praça esportiva tão importante. Até o asfalto é o mesmo da inauguração!

nelson
nelson
10 anos atrás

Uma coisa eu concordo mesmo : Tortura sob qualquer regime é totalmente repugnante.

Thiago Sabino
10 anos atrás

Só uma constatação, nenhum julgamento (que fica a cargo de cada um…)

– Nosso automobilismo ganhou maior crescimento justamente no fim dos anos 60.
– Nos anos 70, apesar das trapalhadas de cancelamento de corridas, corridas à álcool (etanol é coisa de viado), e coisa e tal, tivemos o auge do automobilismo nacional – vide Divisões, F-Ford, F-vê/Super Vê , Stock, e por aí vai…
– Vivíamos o total auspício de formação de pilotos em todas categorias (monopostos / turismo / etc).
– Constantemente os pilotos seguiam pra Europa, e no mínimo batiam na trave…
– Autódromos eram construidos ( e não destruidos)….
– As montadoras faziam sua parte (apesar de greves e outras bossas)
– Nos anos 80, ainda vivíamos esse climax. 5 campeonatos do mundo de 1980 a 1990…
– E curiosamente, nos anos 90 e tal…. declínio..
– Hoje, fundo do poço (só a Estoque, nenhuma categoria de monopostos, autódromos virando valhacouto de gente que não vale nada, e arcabouço de aves de rapina que fazem o que querem…) , cujo assoalho possui uma escotilha, e o fundo não é esse…será pior.

Analisem a linha do tempo, e o desenvolvimento do nosso automobilismo.

Fica a cargo de cada um fazer o julgamento. Eu tenho o meu.

Abraço.

Fernando
Fernando
10 anos atrás

Pronto Flávio!
Discordamos sobre os comunistas mas concordamos sobre a tirania absurda do regime militar!

Jesus Baccaro
Jesus Baccaro
10 anos atrás

Assim como o ditador, a corrida não valia nada!

carlos
carlos
10 anos atrás

Alguém pode informar para qual e mail mando fotos de dkw para o Flavio?
abs

jovino
10 anos atrás

Flávio, eu estive presente nos três dias que movimentaram bastante Brasília. Para complementar as suas informações, algumas informações que você não conhece ainda e que foram publicadas num post que fiz no Mocambo Blog (http://blogdojovino.blogspot.com.br/2012/10/gp-de-formula-1-de-brasilia-na.html). E ainda teve a lenda da passagem da laranja, que, em determinado momento da corrida, quando Reutemann liderava à frente do Émerson, um espectador teria arremessado uma laranja no carro dele, atingindo-o de raspão, na lateral. O impacto teria causado um furo na carenagem que provocaria a quebra e o consequente abandono na volta seguinte, pois parecia que ele ganharia com facilidade pela frente que ele já havia aberto de quase uma reta para o Emerson.

O correio brasiliense, incumbiu um jornalista de fazer um grupo de sensibilização ao governo local para que investisse na prova como forma de inaugurar o autódromo.

O Ramon Von Buggenhout, secretário geral da CBA, espertamente, fez sua parte. Numa das medidas, batizou tudo do autódromo com nome dos cartolas da FIA, retas, curvas, boxes, tinham nomes que duraram apenas uma prova.
Um determinado piloto que não me lembro agora, alugou um carro e circulava por Brasília e sua referência para voltar ao autódromo era a torre de TV.
Enfim, estas são algumas histórias, lendas e folclores envolvendo a única prova de formula 1 na cidade. Abs. Jovino

Ricardo
Ricardo
Reply to  jovino
10 anos atrás

Jovino, Brasília parecia ser tão diferente nessa época. Tenho curiosidade de saber como era. Era mais desértica, mas ao mesmo tempo parece que tinha uma mística legal.

jovino
Reply to  Ricardo
10 anos atrás

Sim, era mais desertica, mas muito melhor para se viver do que hoje. A concentração dos lugares onde íamos divertir juntavam mais as pessoas e as largas avenidas era totalmente livre para nós que gostávamos de dar umas aceleradas. Os bares geralmente se concentravam na asa sul e no lago sul, principalmente, no Gilbertinho, onde o pessoal que gostavam de carros e tomar umas. No início dos anos 70 não tínhamos a cultura que temos hoje aqui, mas éramos mais livres e viviamos muito melhor do que hoje por conta da especulação imobiliária que fez com que a cidade crescesse muito nas periferias de Brasília. O Plano piloto ainda é um bom lugar para se viver (asa norte, asa sul, lagos norte e sul, setores sudoeste e noroeste, além do cruzeiro), mas fora lá nas satélites é uma outra arquitetura como as das cidades brasileiras de um modo geral. Mas ainda é bom lugar para se viver.

Henrique
Henrique
10 anos atrás

1974, ápice da ditadura e repressão politica, época lastimável. capitalizavam tudo que podiam para tornar o regime de exceção deglutível. Ainda era garoto e nada entendia do que se passava. Me divertia o “circo” de conquistas, umas arranjadas e outras, como essa, sérias e verdadeiras.

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
10 anos atrás

Pena que tenham poucas cenas de pista. O circuito de Brasília era muito interessante!

Pdr Rms
Pdr Rms
10 anos atrás

Foi nessa corrida que aconteceu a famosa história do Piquet lavando as rodas do carro do Reutemann?

alfredo zamborlini junior
alfredo zamborlini junior
Reply to  Pdr Rms
10 anos atrás

isso mesmo.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

Corridinha pra general ver, tempos ruins ……………

Nilton Marcelino
Nilton Marcelino
10 anos atrás

O Rato era muito bem quisto nesta época pela torcida, porém, depois da equipe Fittipaldi, começaram a fazer piadas com ele, ridículo.
Seria legal se o pessoal que pôde acompanhar a carreira do Emerson, contasse pra gente como era vê-lo guiar no auge da carreira!

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
10 anos atrás

Gente, não é o Galvão que narrou essa prova???????? Ah tá, no canto do VT tem o logo da TV Cultura. Se fosse na Globo, independente do ano, visto que o narrador pop star transcende o tempo, seria o próprio à comentar o tamanho das costeletas dos pilotos da época.

Sandro Macedo
Sandro Macedo
10 anos atrás

Que vergonha…

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
10 anos atrás

Mesmo com a vitória se destaca a insatisfação do Emerson com o regime militar..esquisito né?!

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
10 anos atrás

Tércio de Lima. Foi da Globo também e depois da Bandeirantes.

Silvio
Silvio
10 anos atrás

Flávio. Gostaria que você nutrisse esta mesma raiva pelos sanguinários comunistas e outros ditadores (Fidel, Lenin, Maó, etc). Com todo o respeito.

Cacá
Cacá
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

É o Silvio Santos.

Maóeeeee.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Ué…é o Maó Mé kkkkkkkkkkkkkkkkk.

JONAS
JONAS
10 anos atrás

Os esportes sempre foram usados como propaganda ufanista pelos governos, de Medici a Lula/Dilma. Pão e circo.

roberto carlos
roberto carlos
10 anos atrás

O narradoir é o falecido Tercio de Lima que nesse ano trabalhava na tv tupi , ele tambem narrou o primeiro gp brasil em 1972 ao lado de jose geraldo pela tv globo .

https://www.youtube.com/watch?v=AJ9VIdyfV2s

Quanto ao presidente torturador , pode ter sido uma epoca ruim em alguns aspectos mas eu gostaria muito de ver de volta a ordem nesse pais principalmnte quando ligo a minha televisão e hj so um militar no comando faria isso pois a caderva ( democratica ) que esta no poder não mais o fará.

Celso Guimarães
Celso Guimarães
10 anos atrás

Bons tempos !
Nosso país brilhava no automobilismo.

Paulo Emilio
Paulo Emilio
10 anos atrás

Marcante na minha opinião é a preguiça, o desinteresse em divulgar na íntegra as imagens destas provas da primeira metade dos anos 70, seja pela TV Globo ou TV Cultura, ou seja lá quem as possua, neste nosso eterno país de chuteiras !

Marcos
10 anos atrás

Flavio,

eu tinha 8 anos e lembro ter visto esta corrida pela TV. Na epoca o brasileiro medio nao sabia de tortura e todo mundo estava contente com o milagre brasileiro e todas as obras de infra estrutura que os milicos estavam fazendo pelo Brasil afora. A gente cantava “este e’ um pais que vai pra frente” na escola e achava que tudo estava numa boa.
Um fato interessante que lembro e’ que houve uns engraçadinhos que jogavam laranjas nos carros de cima daquelas passarelas que passam sobre a pista. A policia teve que bloquear as passarelas durante a corrida para evitar uma tragedia…

José Brabham
José Brabham
10 anos atrás

Tenho a leve impressão de ter assistido essa prova na TV.

Jefe Rodolfo Pereira da Silva
Jefe Rodolfo Pereira da Silva
10 anos atrás

Eu estava lá. Uma bela lembrança. Nunca mais desgrudei do esporte. Posso dizer que tenho mais tempo de F1 do que o Galvão Bueno.

Caca
Caca
10 anos atrás

O narrador é o Tércio de Lima.

Eu e mais meio mundo daríamos um dedo por esse GP completo, transmissão da Globo (ou Tupi, que tb passou).

Se vier junto ao GP Brasil 1975 (Globo), há quem dê um braço inteiro.

roberto carlos
roberto carlos
Reply to  Caca
10 anos atrás

as duas transmitiram ao vivo a tupi a cores e a globo em preto e branco

Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

Eu estava entrando na adolescência quando irrompeu o golpe de 64. Sei perfeitamente quem foi Médici e concordo com tuas palavras. Mas, quando chamei Stalin de Grande Genocida (citarei apenas o Massacre de Katyn), num post sobre o hino russo, você deletou meu comentário.

Quando chamei Churchill de genocida (em outro post), devido à sua aprovação nos reides aéreos criminosos sobre as cidades alemãs, você postou meu comentário.

Na sua visão (pelo que entendi), os tiranos capitalistas são, no mínimo, diferentes dos tiranos socialistas.

Leia, pense e delete (o comentário).

jonas brows
jonas brows
10 anos atrás

Quanto a corrida, uma correção ao Mattar: Várias corridas extra campeonatos eram realizadas todos os anos, desde 1950. Se não me engano, apenas em 74 não houve nenhuma. A última foi sediada em Brands Hatch 1983.

Quanto à política: São tempos que levarão apenas 4 anos para voltar. Quem viver, verá!

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
Reply to  jonas brows
10 anos atrás

Em 1974 houve o Race of Champions em Brands Hatch, sob chuva. Vitória de Jacky Ickx. Claro que sei que houve várias corridas extracampeonato até 1983, meu caro. Abraços!

Yuri Nehy
Yuri Nehy
10 anos atrás

quem é esse narrador?

William Gimenes
William Gimenes
Reply to  Yuri Nehy
10 anos atrás

Tércio de Lima, não?