INTERESSANTE | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014 - 19:35F-1

INTERESSANTE

simonasauberSÃO PAULO (que venha) – O anúncio da Sauber hoje, de que Simona de Silvestro foi contratada como “piloto afiliada” (o que será isso?), é muito interessante. Porque o texto divulgado pela equipe diz claramente que a intenção é que ela assuma um carro titular no ano que vem. Isso mesmo, em 2015.

Sutil e Gutierros que se cocem. Mas é curioso notar que o texto não especifica em qual equipe Simona pode correr. Ela vai participar de testes e treinos em simulador para obter a superlicença. Como “afiliada”, talvez possa ser colocada em outro time. Sei lá.

Só sei que Simona é boa no que faz, deu um calor em Tony Kanaan no ano passado e seria ótimo, lindo mesmo, ver uma mulher correr na F-1. Chega de homem feio e chato!

E querem um palpite, sem nenhuma base concreta? Acho que a moça vai parar na Marussia.

42 comentários

  1. Daniel disse:

    Não vai dá em nada. Como sempre vem gente com esse papo de não ser machista, de apoiar mulher na F1, se tivesse muitas mulheres na formula 1, com certeza vai cair muito o nível. Sou realista, não dá para comparar homem com mulher em corrida, principalmente de F1.

  2. Hugo Borges disse:

    Ela é muito boa em circuitos mistos, isso é o que importa. Vai gerar um marketing danado essa guria como titular da F1. Bernie vai ajudar, assim como, ajudou o Massa. É questão de imagem! Vender a F1 para o público feminino.

    A Sauber passa por dificuldades também. A garota custa pouca e o retorno em publicidade pode ser grande. Além do mais, acho que ela está acima dos pagantes e brações que entraram na F1 nos últimos anos. Gutierros que se culde.

  3. vinicius vidal disse:

    Queria ver ela na Williams dando toco no Massa kkkkkkkk !!!!

  4. Glauber disse:

    Finalmente uma que é boa de volante. Não é só conversa fiada como aquela Danica Patrick. Tomara que Simona consiga uma vaga para 2015. Tomara que na própria Sauber que ultimamente não tem errado a mão nos carros.

  5. Antonio Mietto disse:

    Juro que, olhando os olhos dela na foto, li “Bradesco” no patrocínio do boné… Hahahahahahaha!!! :O) #tosco!

  6. Eduardo Schmidt disse:

    Ela pilota bem, mas sinceramente, acho que não vai dar em nada.

  7. Cleverson disse:

    Já provou que entende do riscado. Merece uma chance na Fórmula Um. E é mais simpática (e acessível) que a Danika Patrick…!

  8. Ulisses disse:

    Torçamos!!!!
    Que ela pisa, não há dúvida!

  9. Nikolas Spagnol disse:

    Vamos torcer para que tenha melhor sorte do que a Maria de Villota…

  10. Batista Lara disse:

    Grandona, a moça, hein?

  11. Celio Ferreira disse:

    Cada bração que ela tem !!!!!!!!!! F1 ta mesmo precisando de um rosto feminino,
    desde já tem a minha torcida.

  12. Palpiteiro disse:

    Das mulheres que vi correndo (Giovanna Amati, Lyn St. James, Katherine Legge, Susie Wolff, Danica Patrick, Bia Figueiredo e ela), pra mim Simona é a mais preparada pra correr na F-1 ou em qualquer coisa que se mova. (Embora Danica tenha vencido uma corrida na Indy.)

    • Ulisses disse:

      Palpiteiro, eu vi a Lella Lombardi em interlagos em 1976 (acho). Pilotava um March branco. Na época ela me impressionou muito, foi a primeira vez que fui em um GP! Eu era garoto, achava que ela ia passar devagar, mas passava correndo “pacas”! … rsrsrsrssss.
      Na verdade, ela ficou lá para trás! MAs foi inesquecível ver aquela mulher feito uma louca se emaranhando entre todos, sem bater em ninguém! … rsrsrsss …. coisa mais machista!

  13. Alexandre Soucha disse:

    Gosto muito dessa menina, desde a primeira vez que a vi correr mostrou a que veio, alem de ser muito talentosa, apaixonada por velocidade é uma pessoa muito simpatica e atenciosa com os fans e com a imprensa, nunca me esqueço da matéria que ela gravou pro panico onde ela participou de uma corrida de carros saidos de um ferro velho juntamente com o Tony, Helio e Bia Figueredo,boa sorte Simona!!!

  14. patrick disse:

    Danica correu da raia uma vez!! vai correr de novo é fraca!!!!!!!!!

  15. Anderson Pereira disse:

    Não levava fé na Danica mas a Simona…
    Essa ai é guerreira.
    Tomara que consiga um dos cockpits da Sauber em 2015.

  16. Matheus disse:

    Excelente notícia.

    PS: que uniformezinho bizarro esse da Sauber – é como se o Bradesco tivesse aberto um posto de gasolina

  17. Eduardo Kusma disse:

    Se tem uma piloto atualmente com chances de fazer bonito na F1 é a Simona, torço pra que de certo!!!

  18. Dyego disse:

    Na minha opinião, tem muito mais “braço” que a Danica. Seria legal vê-la na F1!

  19. Murilo Camano disse:

    Queria ela na Sauber mesmo…. tem que andar onde possa, pelo menos, buscar pontos

  20. Mauricio Camargo disse:

    Concordo, chega de homem feio e chato!!! Poderia vir mais mulheres, seria muito legal ver estes caras tomando um cacete delas….

  21. Mário Sérgio disse:

    Adorei a iniciativa. Mas pediria aos envolvidos, se for possível, muito cuidado com os testes e cuide muito bem da menina.

  22. Marcelo disse:

    Não vejo problemas, Lella Lombardi disputou a temida F-1 do anos 70 correndo 12 provas da temporada 75, pontuando até no GP da Espanha. Onde foi parar o sexo frágil?

    Michèle Mouton fez muito sucesso entre 74 e 86 no Campeonato Mundial de Rali, pilotando até insanos carros do Grupo B. Mouton foi a primeira e até hoje única mulher a vencer uma etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC), em Sanremo em 1981. Em 1982 após um disputado campeonato ela terminou o ano na segunda posição do WRC, vencendo as etapas de Portugal, Brasil e Acrópole pilotando um Audi Quattro. Em 1985 ela foi a primeira mulher a vencer a subida de Pike’s Peak, famosa corrida realizada nos EUA. No ano de 1986 com o fim do Grupo B (FIA) ela abandonou a carreira no Rali, entretanto foi figura chave na organização do evento Race of Champions, em homenagem a Henri Toivonen. Em 1975 ela também participou das 24 Horas de Le Mans em uma equipe feminina. Michèle Mouton certamente é a mulher que obteve o maior sucesso no rali e uma das mais famosas e bem sucedidas mulheres no automobilismo mundial.

    No aspecto físico, se uma mulher aguenta disputar 805 km de Indy 500(várias mulheres disputaram essa prova), corrida de Formula Um não seria nenhum drama! Formula Um sempre foi muito cruel no aspecto de cobrança de resultados, mas isso só é possível em carro bom, quanto melhor for, mais o piloto será cobrado…

    Lembro da americana Lyn St. James nos anos 90, disputou a 500 milhas entre 1992 e 2000(já tinha 53 anos), largando até em 5º lugar em 1994.

    No final o que prevalece é o talento diferenciado em um equipamento decente. Simona mostrou ser uma boa piloto, se o carro ajudar na F-1…

    Com “carroça” ninguém faz milagres, observe abaixo Giovanna Amati e Damon Hill na Brabham na temporada 1992.

    Primeiro ano, Simona pode correr em uma “nanica” como a Caterham ou Marussia. Bernie é uma raposa velha, ele esta visando o marketing, mas se quiser que uma mulher de “retorno”, tem que ajudar Simona a ter um carro como Sauber ou Force Índia.

    Espero que ela consiga sua estreia já pela Sauber em 2015, seria o máximo ver ela disputando posições no meio do pelotão(segura mais essa Galvão, uma mulher pressionando Felipe Massa). O “calor” que Gomes se referiu foi em uma ótima sequência de seis provas chegando a frente do companheiro Tony Kanaan:

    GP de Toronto(corrida 2); Simona 14º (Kanaan 24º)
    GP Mid-Ohio; Simona 11º (Kanaan 24º)
    GP Sonoma; Simona 9º (Kanaan 13º)
    GP Baltimore; Simona 5º (Kanaan 15º)
    GP Houston(corrida 1); Simona 2º (Kanaan 21º)
    GP Houston(corrida 2). Simona 10º (Kanaan 24º)

    No total, Simona chegou a frente de Kanaan em nove oportunidades em 2013, nada mal. Kanaan levou na boa(e fez muito bem, ponto pra ele), ainda elogiou o desempenho da companheira. Nunca vi uma mulher disputar prova de Formula 1, lembro da Giovanna Amati na temporada 1992 quando tentou se classificar para as três primeiras corridas (incluindo o Brasil). Não conseguindo ela foi substituída por Damon Hill, que também não conseguiu classificar o carro nas corridas seguintes. Na época um jornalista da Globo perguntou ao Senna, o que ele achava de mulher correndo na Formula Um, o brasileiro disparou:

    “Mulher no volante perigo constante”.

    Pegou mal, quando o piloto desembarcou no Brasil, as brasileiras foram direto tirar satisfação, Senna não teve outra saída, teve que se desculpar em canal aberto. Acho que o Senna nunca ouviu falar em Michèle Mouton. Nada era mais insano que dominar aqueles carros do Grupo B nos anos 80…

    • Rômulo disse:

      obviamente que num “pool” de milhares de mulheres alguma vai ser acima da média né colega. é uma pura questão de estatística. achar que mulheres vão comecar a pipocar no automobilismo ja é utopia. nem que não houvesse preconceito e se colocasse uma norma de 50% de mulheres por corrida, pode ter certeza que, EM MÉDIA, o desempenho seria abaixo do masculino. não adianta tentar dar uma de feminista em relação à biologia ( não que você tenha sido).

  23. Paulo Franco disse:

    Boa notícia!
    Torcia por ela na Indy.
    Pilotava muito bem nos mistos.
    Mas, na F1 acho que dificilmente passa do 10, 11 lugar.
    Espero estar errado.

  24. Sanzio disse:

    Não tem um cara da Indy candidato a uma vaga de equipe? Então… Eu acho que é aí mesmo que ela vai…

  25. Ron disse:

    Simona se garante.
    Se tiver uma mulher para conseguir uma vaga e ficar, é ela.

  26. Fabio M. disse:

    A Simona é a melhor piloto mulher disparado na minha opinião. Pra correr na F1 vai ter q perder uns quilinhos, mas de boa…

    • Claudio Mourão disse:

      O grande problema é este. Ela é bonita, está em ótima forma para uma pessoa “comum”, mas para a F1 precisaria emagrecer um pouco e aumentar muito sua força física. Ela é a melhor pilota em circuitos mistos que eu já vi. Não deve em nada para alguns corredores da F1 atual. O meu palpite é que ela corre se a aquipe do Hass sair do papel.

  27. FAB1000 disse:

    Com duas novas equipes pro ano que vem, sendo uma estadunidense, pode ser que ela consiga uma boca na F1. De todas as meninas que vi nos últimos 10 anos no automobilismo, ela parece ser a melhor pilota em carros de fórmula. E apesar de gostar muito da Bia e saber que ela anda bem em ovais, a suíça parece bem melhor preparada nos mistos. Talvez tenha mais força física, não sei…

    Ela não é prima do Buemi?

  28. Melhor opção do que os Valsecchi e Leimer da vida. E certamente há a mão do Bernie nisso, sendo assim, certamente ela será titular.
    A menina já provou, pelo menos na Indy, com carros pesados e sem auxílios, que tem braço e é inteligente, além de rápida. Muito ao contrário da Srta. Mimimi, Danica Patrick. Espero não estar errado, mas se for bem preparada e tiver um bom carro nas mãos, poderá ser a primeira mulher bem-sucedida na F1. Já tem minha torcida.

  29. Wallace disse:

    Gostei, ela é melhor que a nanika……. e já provou isto. Parabéns a Sauber, botava ela no lugar do Gutierros…..

  30. Daniel Ramos disse:

    Legal demais, ela na verdade é a segunda mulher na F1, mas é a única que têm chances de ir para um carro titular em 2015. Quem sabe que com a entrada da Simona, abra uma porta para as mulheres na F1, já que a Susie Wolff nunca conseguiu entrar num carro titular e teste muito pouco, o que é uma pena.

  31. Rômulo disse:

    cara, por mais q eu ache q exista sim machismo em certas modalidades do esporte, não se pode negar que não é a toa que mulheres não chegam à F1.
    É uma questão biológica que se falada em mesa de bar, automaticamente dá briga pq vc eh taxado de machista na hora. A capacidade de concentração, força física e afins difere bastante de homem pra mulher. Se não fosse assim, não haveria a necessidade de separar masculino e feminino nas modalidades olimpicas. Somente o hipismo não é assim ( que por sinal eu pratico).
    Consigo ver uma mulher correndo de F1 e talvez ate batendo alguns pilotos menos talentosos. Uma mulher ganhando o campeonato contra caras tipo hamilton, alonso e companhia? So sorry, mas nunca verão. Mas vai saber, posso quebar a cara no futuro.

  32. Slater Hammerhead disse:

    Essa pilota mesmo! Gostaria de ver ela na F1!

  33. Calzado disse:

    Legal demais!, já temos para quem torcer.

  34. Fernando Carvalho disse:

    Poderia ser afiliada no #69 …..

  35. Rildo disse:

    Segundo Tony a mulher é rápida e domina os palavões brasileiros rsrs, deve haver algum vídeo comprovando isso por aí…
    Lembremos também que provavelmente ano que vem tem novas equipes, incluindo “possivelmente” uma americana que já apontaram Danica como candidata.
    hum

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>