JACQUES IS BACQUES
SÃO PAULO (OK, foi horrível, mas se vocês lerem como se deve, é ótima) – Villeneuve disputa as 500 Milhas de Indianápolis deste ano. Só isso. Detalhes no blog de Victor Martins.
SÃO PAULO (OK, foi horrível, mas se vocês lerem como se deve, é ótima) – Villeneuve disputa as 500 Milhas de Indianápolis deste ano. Só isso. Detalhes no blog de Victor Martins.
O filho de Gilles, apesar de fanfarrão, merece respeito: campeão na F-1, Indy e vencedor das 500 milhas.
Previsão: Não vai vencer, talvez até nem termine a corrida. E vai ser um mimimi de tudo, desde o primeiro treino até o fim da sua participação na corrida.
Chato pra cacete.
E, além da chatice, tem a perda natural dos reflexos/capacidade de pilotagem com a idade e falta de prática. É uma participação boa de mídia mas que representa riscos à integridade física dele e dos demais pilotos.
Jacques Villeneuve foi o piloto para o qual eu torci, e muito, nos seus primeiros anos na F1, há quase 20 anos. O tempo voa. Parece que foi ontem. Sensacional e inesquecível a disputa que travou com Michael Schumacher em Jerez em 1997, quando Villeneuve, Schumacher e Frentzen marcaram exatamente o mesmo tempo na classificação. Fato único na história da F1. Foi campeão quando teve carro e quase foi também no ano de estreia, em 1996, quando perdeu para seu companheiro de equipe, Damon Hill. Depois daquele longínquo 1997, a Williams degringolou e nunca mais ganhou título nenhum. Uma corrida aqui e acolá, mas título que bom nada. Que fase, como diria aquele narrador. Villeneuve em 1999 embarcou no projeto que o seu empresário, Craig Pollock, montou para ele pilotar na novíssima BAR, que, na verdade, era nada mais nada menos que a Tyrell comprada por uma multinacional do tabaco, a BAT, British American Tobacco. Virou, a depauperada e decadente Tyrell, BAR, ou British American Racing. Argh. Nome horrível para uma equipe de F1. Mas o velho Villeneuve, aquele da Indy e do começo na F1, não estava mais lá. Quem estava era uma sombra daquilo que ele foi. Alguém mais ligados em lançar diatribes contra Deus-e-o-diabo na mídia do que em pilotar, em vencer, em brigar pelo topo. Daí chegou Jenson Button na equipe e Villeneuve, irritado com a surra que levava do inglês na pista, se mandou. Ainda conseguiu uma vaguina na Sauber, que depois BMW, até ser rifado, no meio da temporada de 2006, por um certo Robert Kubica, que barbarizava nos treinos livres de sexta. Agora Villeneuve pode matar um pouco da saudade dos tempos em que era bom de braço, como esse na foto aí de cima. Será legal ver Jacques pilotando na Indy novamente. Welcome bacques, Jacques.
Meu caro Marcelo,
Você duvida que Clark não pudesse ser campeão por outra equipe que não a Lotus ou com outro projetista que não Chapman? Francamente. . . Se Graham Hill, que foi campeão com Chapman, foi campeão pela BRM antes de o ser Colin Chapman. . . Clark vencia com QUALQUER TIPO de carro, sua partida prematura o impediu de mostrar toda a sua grandiosidade. Venceu até as 500 Milhas de Indianápolis, surpreendendo o domínio americano, inclusive com a sua pilotagem. Suas fotos vencendo até com simples Cortinas em 3 rodas eram figurinhas fáceis em todos os jornais da época. Por esse seu raciocínio, contraditoriamente pode-se inferir que Vettel só vence por causa de Newey, o que está longe de ser verdade e do que você mesmo pretende dizer. Não sei qual a sua idade, talvez você seja jovem, e, por isso, não tenha vivenciado a Era de domínio de Jim Clark; mas, se você não seguiu a trajetória do Escocês Voador em seu próprio tempo, recomendo-lhe a leitura do livro A História de Jim Clark, escrito por Bill Gavin, lançado quase ao final da década de 60, para conhecê-lo melhor. Talvez ainda seja possível encontrar em sebos uma edição dele em Português traduzida pelo tricampeão brasileiro de Turismo Classe C Pedro Victor de Lamare.
E, por favor, não se esqueça que o próprio Jacques Villeneuve fez isso que você disse, saiu do carro da Indy e gritou “consegui ser campeão da F 1 também!”. Mas, sim, concordo que a F 1 é e sempre foi em todos os aspectos o zênite do automobilismo mundial, é claro, claríssimo.
Desde molequinho (leia-se “a long long long time ago”) eu ouço falar que “a Indy é esporte de quarentão”. Monsieur Jacques Joseph Charles Villeneuve, nascido em Saint-Jean-sur-Richelieu aos 9 de abril de 1971, terá 43 anos em 25/05/2014! :O)
Nem sombra do pai. Único mérito desse piloto foi ter sido campeão da Indy e ter ganho a 500 milhas. Em 1997 na Formula 1 até o Nakagima seria campeão com o Willians FW19, e ainda quase perdeu para o Schumy (com suas mania de jogar o carro em cima )
Correu bem esse ano e mais dois na fórmula 1, quando pegou a Williams nos tempos áureos. Depois, especializou-se em falar mal de tudo e de todos. Passou a piloto errante e correu de tudo um pouco, chegando a voltar à Fórmula 1 e, até onde me lembro, somente teve resultados pífios em tudo que andou. Vê-se agora no direito de dizer que Vettel e Alonso só se destacam porque o grid da Fórmula 1 é ruim. E ele, depois do título, em que turma estava? Não ganhou mais nada…Só serve a metralhar palavras, se classificar prás 500 milhas desse ano já vai tá bom demais.
Fui fã do Jacques até 2000.
Ele era simplesmente sensacional, mesmo nos pífios tempos da Williams e BAR.
Mas ele é daquele tipo de pessoa que depois que conquista algo, tem a sensação de missão cumprida e deixa tudo de lado. Uma pena, pois se não fosse assim, acho que teria pelo menos mais um título da F1.
abraço
Ah, e nessa época a Indy era sensacional.
Hoje, é uma bela porcaria. Não entendo como eles conseguem ferrar tudo ano após ano.
O “Villa” está em todas, ou quer estar…é rallycross, é stock nacional, é indy, é aquelas competições no gelo (Andros se não me engano), é corrida de Tuque tuque no desvio Rizzo…etc, pô – tudo bem que ele é piloto e busca adrenalina e afins, mas não é hora de encarar seriamente uma competição ao invés de brilharetes oriundos da fama de campeão? (que já faz bastanteeeee tempo…).
Participações especiais o cazzo, tem que escolher e encarar uma temprada como profissional!
o cara comemora a vitória bebendo leite!?? O que é isso ai?
Chegou de Marte…
kkkkkkkkkkkkkk…. muito bom
Fórmula Indy, aquele esporte onde já competiram Abdul-Jabbar e Kirmayr, né? :O) #badminton! #êlará!
Ótimo e cáustico comentário Flávio, se fosse a foto do Emerson em na Indy 500 em 93 a pergunta seria: o cara comemora a vitória bebendo suco de laranja!??
PS: creio que o Renatorockshow sentiu falta de uma champanhe.
Hahahahahaha
Hahahahahahahaha
Foi justamente por causa das crise de intolerância à lactose que ele parou de frequentar podiums.
ahhaahha
Renato, já assistiu alguma “Indy 500” na vida?
Amigo, por uma tradição, a comemoração do campeão da Indy 500 é com leite, e não com champagne!!
Queria o que? Suco de laranja?? Oh wait…rs.
O Emerson fez isso!
kkkk, nunca assisti “Indy 500” na vida, nem imaginava que tivesse essa tradição. Bom saber.
Renatorockshow, só por curiosidade: Qual é o seu (piloto) ídolo na F1?
Quem você acha “o maior de todos os tempos”?
Só curiosidade…
Jacques… não foi esse cara que indiretamente disse que pilotos campeões de F1 como Button, Räikkönen e Hamilton são medíocres? Imagino que um piloto como ele, mesmo que a muito aposentado, pode ser um dos favoritos ao título num campeonato que, ao meu ver, não tem talentos do nível Alonso ou do Vettel.
Amigo, esse rapaz desaprendeu a guiar depois que aprendeu a falar mal de tudo e todos. Ou foi o contrário? O fato, na minha opinião, é que quando foi campeão, tanto na Indy quanto na F1, dispôs de equipamentos muito melhores – não só melhores, que os outros. Quando precisou mostrar o braço e levantar uma equipe menor, não foi capaz, sucumbiu. Foi um bom piloto, nada mais que isso. E na boa, ele apanharia feio numa disputa com Hamilton, menos meio do Button, mas apanharia. Devia ele ficar de boca fechada vez em quando…
Só pra constar, o que eu disse foi em tom de ironia
Baita piloto entre 94 na Indy e 97 na Formula Um(mas teve vida fácil ao pegar tudo pronto na Williams, queria ver pegar um time em baixa e disputar títulos como fez Schumacher em 97/98. Quando a Williams se arrastou em 98, Villeneuve pulou fora), depois Jacques tentou fazer como Fittipaldi, montou uma equipe e quebrou a cara(tá vendo como é complicado).
Dizem que Jacques estava de olho na grana que iria receber ao montar a BAR. Vamos ser coerentes, pilotar e administrar um time de F-1, sem chance, é muita coisa pra resolver.
Podia ser possível nos anos 60 e 70, mas depois…piloto já tem sua responsabilidade ao volante, e em alguns casos(bem raro na F-1), ainda contribui para organizar um time e desenvolver equipamento. Dos que foram várias vezes campeões, só vi acontecer com Lauda, Piquet, Prost, Schumacher, Alonso e Vettel…
“Ahh, mas o Vettel só foi campeão graças ao Newey”.
Oras, veja a carreira de Jim Clark, só correu pela Lotus, ele chegaria ao bicampeonato sem Chapman? Todos campeões dependeram de grandes projetista ou equipe afiada…Senna por exemplo, pegou tudo mastigado na Mclaren, só sentou e pilotou, assim é meio caminho andado até os recordes e títulos…
Villeneuve e principalmente Montoya vão apanhar que nem gente grande na Indy pra pegar o ritmo dos pilotos de ponta. Barrichello ainda na ativa(monoposto na F-1), apanhou muito na KV em 2012, imaginem Villeneuve e Montoya longe da categoria a anos. É mais uma tentativa desesperadora da Indy de chamar atenção…
Se pelo menos a Bandeirantes tomasse vergonha na cara safada e passasse todas provas(na íntegra, que fosse vt na madrugada). Não coloco minha mão no fogo nessa emissora de quinta categoria. Formula Indy somente pela internet no link abaixo.
http://gofirstrow.eu/sport/motosport.html
A narração é em inglês, mas pelo menos não preciso ouvir as bobagens do Téo José e comentaristas tentando colocar de todas as formas a Indy na frente da Formula Um.
A Indy é tão fantástica que até os americanos ignoram, no Brasil, a Band sequer passa as corridas. Formula Indy é apenas um quebra galho enquanto F-1 esta na estrada…
Na Formula Indy um piloto jamais vai poder sair do carro e gritar:
“Eu tive a capacidade, sou campeão mundial da Formula Um”
Mansell podia dizer isso. Foi o único campeão da Indy e F1 no mesmo ano. Antes que venham encher o saco, quando na Indy , Mansell já era o campeão, enquanto na F1 não havia ainda decido qual seria o dono do nº 1 no ano seguinte.
No mesmo ano ?
1992 F1.
1993 F Indy.
REPOSICIONANDO MEU COMENTÁRIO:
Meu caro Marcelo,
Você duvida que Clark não pudesse ser campeão por outra equipe que não a Lotus ou com outro projetista que não Chapman? Francamente. . . Se Graham Hill, que foi campeão com Chapman, foi campeão pela BRM ANTES de o ser COM Colin Chapman. . . Clark vencia com QUALQUER TIPO de carro, sua partida prematura o impediu de mostrar toda a sua grandiosidade. Venceu até as 500 Milhas de Indianápolis, surpreendendo o domínio americano, inclusive com a sua pilotagem. Suas fotos vencendo até com simples Cortinas em 3 rodas eram figurinhas fáceis em todos os jornais da época. Por esse seu raciocínio, contraditoriamente pode-se inferir que Vettel só vence por causa de Newey, o que está longe de ser verdade e do que você mesmo pretende dizer. Não sei qual a sua idade, talvez você seja jovem, e, por isso, não tenha vivenciado a Era de domínio de Jim Clark; mas, se você não seguiu a trajetória do Escocês Voador em seu próprio tempo, recomendo-lhe a leitura do livro A História de Jim Clark, escrito por Bill Gavin, lançado quase ao final da década de 60, para conhecê-lo melhor. Talvez ainda seja possível encontrar em sebos uma edição dele em Português traduzida pelo tricampeão brasileiro de Turismo Classe C Pedro Victor de Lamare.
E, por favor, não se esqueça que o próprio Jacques Villeneuve fez isso que você disse, saiu do carro da Indy e gritou “consegui ser campeão da F 1 também!”. Mas, sim, concordo que a F 1 é e sempre foi em todos os aspectos o zênite do automobilismo mundial, é claro, claríssimo.
Clark morreu antes. Era o maior talento de sua época, ganharia corridas em qualquer equipe boa, guiava todo tipo de carro. Veja quem foi Clark correndo de f junior e pare de falar merda. Senna tinha um bom carro, mas teve que bater um tricampeão chamado de professor, anos antes ganhara uma corrida com o Mercedes 190 Cosworth, na chuva, barbarizando o mundo da f1. Senna morreu antes, com um pouco mais de tempo, teria feito a williams vencedora. Barrichello fez belas temporadas com a Stewart, garantindo seu lugar na Ferrari. A dupla que fez com Shumacher foi a mais vitoriosa da Ferrari, quiçá da f1. Seu talento carimbou seu lugar na Brawn, subestimar um cara que ficou 19 anos na f1 é sandice. Comparar KV com ganassi já é meio esquisito… Mas essa de na indy um cara não poderi gritar: Eu tive capacidade, Sou campeão de f1?? O mesmo se dá com quem foi campeão do wec, FIA GT, DTM, Superformula. Endoidou de vez?? Vettel também pegou tudo pronto, do zero ela está caminhando esse ano.
Coloque o Button nessa sua lista aí também, lol!
Gugelmin em 6º, aliás, por onde anda essa lenda?
Miami. Não é lá tão civilizado, mas anos luz a frente de Curitiba.