Tive a honra de entrevistar o grande Amaral Gurgel na época que ele estava todo animado com a montagem da sua filial no Ceará, ele falava com os olhos brilhando que iria fazer frente às multinacionais de então, que produziria carros populares e os venderia pela metade das “4 irmãs da anfávea” (VW-Ford-GM-Fiat) – depois deu no que deu, sem apoio do governo federal, o sonho morreu….por pouco poderia ter sido a nossa “TATA brasilieira” ou, como disse alguém aqui, a Embraer dos automóveis. Até hoje não o 4º mercado do mundo não tem um jeepinho a lá Gurgel ou a lá Candango da Vemag…..
Segundo as más línguas, devido a sua aparência um tanto quanto inusitada, ganhou o apelido de “Praga de Mãe”!!
alan
10 anos atrás
De tao feio e ate simpatico!
A gurgel poderia ter sido a grande montadora realmente brasilera, pois ate a korea tem duas: kia e hyunday, mas nao foi! acho que os carros gurgel eram muito fraquinhos……. e sem graca, me parece que o senhor gurgel redesenhava minimamente os carros da vw e lancava como seus……. a principio ate que podia ser assim, mas devia ter evoluido!
Alan, a Gurgel não fechou por incompetência ou produtos ruins. Ela estava, inclusive, abrindo uma nova unidade de produção no Ceará. Ela foi uma empresa fechada pelo governo brasileiro para atender a pressão das grandes montadoras, Fiat, principalmente. Tem livros, matérias e até mesmo documentário no youtube sobre o tema. Certos nomes apenas não são ditos por medo dos produtores, mas todo sabe. E se não bastasse, dois anos depois, ao invés de liberar crédito para a Gurgel Motores SA deram grana para a Volks voltar a fazer o Fusca. Pra mim um dos capítulos mais vergonhosos da história recente do Brasil.
Paulo Barros
10 anos atrás
Tá pronto para rebocar o ônibus, aposto!
Helio Herbert
10 anos atrás
Senhores é um Gurgel X-15 ano 82 mod. 83,o último fabricado pela Gurgel.Em 83 foi lançado um novo modelo,o G 800.
Que maravilha de carro!!!
Aqui em casa tem 4 Xaropinho ou x12 se preferirem, meu velho adora!!! E achamos um desse num pátio jogado logo estaremos em negociata para adquirir o bólido.
Robertom
10 anos atrás
E as estórias do último fim de semana em Interlagos ?
Dú
10 anos atrás
Feio nada, dar a partida e viajar. Exalta liberdade.
Roberto Fróes
10 anos atrás
Caraca, meu irmão é um cretino, mas teve um desses.
E eu, como síndico do prédio (Deus me livre, nunca mais!) tinha que aturar certas pessoas nas reuniões de condomínio. E uma vizinha detestava o Gurgel, parecia estar vendo o demônio quando o carro aparecia.
E ela reclamou, na reunião, que o carro não podia ficar na garagem por ser muito grande (Isso, realmente, consta dos regulamentos do prédio).
E eu disse que o carro era menor que o Voyage dela, que duvidou, e medimos e comprovamos.
Aí ela disse que era muito alto, e eu empurrei o “problema” para alguns vizinhos donos dessas tranqueiras de SUV’s. Se a reclamação dela – absurda – progredisse, 1/3 da garagem não seria mais usada.
Aí ela apelou, e disse que o carro era muito feio!
Ficou engraçado, pois começou o deboche, gente dizendo que o carro era lindo, e horroroso era o Voyage, e por aí a fora…
Não pude deixar passar!
O mais interessante dele era justamente essa cara estranha, tão feio que passava a ser bonito.
Mais interessante ainda era aquele com os vidros dianteiros de tamanhos diferentes, viva a assimetria!
Por falar em carro feio, a Renault chega a doer!
O tal de Logan então…
Era um whisky de um governante de merda, e passou a ser um carro com cara da mesma coisa! Cruz credo!
Cometeu um erro estratégico, incomodou alguns ao colocar no mercado um veículo popular.
Repetiu-se a história da Romi com o Isetta e da Puma com o Mini-Puma.
Por uma estranha coincidência, nos 3 casos, subitamente apareceram dificuldades de crédito e a seguir o fim do sonho.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Tive a honra de entrevistar o grande Amaral Gurgel na época que ele estava todo animado com a montagem da sua filial no Ceará, ele falava com os olhos brilhando que iria fazer frente às multinacionais de então, que produziria carros populares e os venderia pela metade das “4 irmãs da anfávea” (VW-Ford-GM-Fiat) – depois deu no que deu, sem apoio do governo federal, o sonho morreu….por pouco poderia ter sido a nossa “TATA brasilieira” ou, como disse alguém aqui, a Embraer dos automóveis. Até hoje não o 4º mercado do mundo não tem um jeepinho a lá Gurgel ou a lá Candango da Vemag…..
O Dr Gurgel tinha apoio dos militares.
Nada como fazer um carro com jeitão de tanque de guerra ou similares blindados.
Gosto. E gosto mais ainda da versão descapotada com parabrisas assimétricos.
http://www.collectioncar.com/files/1979-Gurgel-X15-318711345292620.JPG
Segundo as más línguas, devido a sua aparência um tanto quanto inusitada, ganhou o apelido de “Praga de Mãe”!!
De tao feio e ate simpatico!
A gurgel poderia ter sido a grande montadora realmente brasilera, pois ate a korea tem duas: kia e hyunday, mas nao foi! acho que os carros gurgel eram muito fraquinhos……. e sem graca, me parece que o senhor gurgel redesenhava minimamente os carros da vw e lancava como seus……. a principio ate que podia ser assim, mas devia ter evoluido!
Alan, a Gurgel não fechou por incompetência ou produtos ruins. Ela estava, inclusive, abrindo uma nova unidade de produção no Ceará. Ela foi uma empresa fechada pelo governo brasileiro para atender a pressão das grandes montadoras, Fiat, principalmente. Tem livros, matérias e até mesmo documentário no youtube sobre o tema. Certos nomes apenas não são ditos por medo dos produtores, mas todo sabe. E se não bastasse, dois anos depois, ao invés de liberar crédito para a Gurgel Motores SA deram grana para a Volks voltar a fazer o Fusca. Pra mim um dos capítulos mais vergonhosos da história recente do Brasil.
Tá pronto para rebocar o ônibus, aposto!
Senhores é um Gurgel X-15 ano 82 mod. 83,o último fabricado pela Gurgel.Em 83 foi lançado um novo modelo,o G 800.
O Motor Home da foto é um Mercedes com carroceria Incasel.
Vejam mais fotos dele e construção artesanal em :https://www.facebook.com/helioherbert.felisonijr/media_set?set=a.447662548587916.97106.100000325247973&type=3 .
Quase igual a um dos meus dois…
Quase um Hummer. Lindão!
Ééé… umas!
Parece um tanque , bom para ir pescar!!!!!!!!!
Gostei mais do Caio Aritana ali.
Acho todos os Gurgel lindos. De verdade. Agora, Flavio, dë uma olhada nessa Kombi-Lego… Eu não conhecia, achei sensacional. http://www.gizmopod.com/gallery/6721/top-15-lego-sets-of-all-time/70560
Que maravilha de carro!!!
Aqui em casa tem 4 Xaropinho ou x12 se preferirem, meu velho adora!!! E achamos um desse num pátio jogado logo estaremos em negociata para adquirir o bólido.
E as estórias do último fim de semana em Interlagos ?
Feio nada, dar a partida e viajar. Exalta liberdade.
Caraca, meu irmão é um cretino, mas teve um desses.
E eu, como síndico do prédio (Deus me livre, nunca mais!) tinha que aturar certas pessoas nas reuniões de condomínio. E uma vizinha detestava o Gurgel, parecia estar vendo o demônio quando o carro aparecia.
E ela reclamou, na reunião, que o carro não podia ficar na garagem por ser muito grande (Isso, realmente, consta dos regulamentos do prédio).
E eu disse que o carro era menor que o Voyage dela, que duvidou, e medimos e comprovamos.
Aí ela disse que era muito alto, e eu empurrei o “problema” para alguns vizinhos donos dessas tranqueiras de SUV’s. Se a reclamação dela – absurda – progredisse, 1/3 da garagem não seria mais usada.
Aí ela apelou, e disse que o carro era muito feio!
Ficou engraçado, pois começou o deboche, gente dizendo que o carro era lindo, e horroroso era o Voyage, e por aí a fora…
Não pude deixar passar!
Sua vizinha tava precisando de um marido.
O G15 não era feio! Mas tinha um irmão mais bonitinho, que era o GTA:
http://www.reumatismocarclub.com.br/fotos/Materia_10/3%20-%20Gurgel%20GTA%20do%20catálogo%20de%201979.jpg
Não me conformo com o fato de o Gurgel não ter decolado… Podia estar ombreando os grandes, como faz hoje a Embraer… :-(
O mais interessante dele era justamente essa cara estranha, tão feio que passava a ser bonito.
Mais interessante ainda era aquele com os vidros dianteiros de tamanhos diferentes, viva a assimetria!
Por falar em carro feio, a Renault chega a doer!
O tal de Logan então…
Era um whisky de um governante de merda, e passou a ser um carro com cara da mesma coisa! Cruz credo!
Cometeu um erro estratégico, incomodou alguns ao colocar no mercado um veículo popular.
Repetiu-se a história da Romi com o Isetta e da Puma com o Mini-Puma.
Por uma estranha coincidência, nos 3 casos, subitamente apareceram dificuldades de crédito e a seguir o fim do sonho.
sem dúvida,Robertom,foi uma put@ s@c@n@gem o que fizeram com o
engenheiro Gurgel.
Olá Flavio, o seu computador ainda está no horário de verão. Veja a hora da postagem.
Xiii!! Não é o computador e sim o servidor, pois ao enviar o comentário, foi registrado uma hora a mais.
Que problemão, heim…
Putz! E agora?!?!?!?!?!?