NAS ASAS

SÃO PAULO (caótico, hoje) – O comandante Ma2Tos mandou este vídeo e o texto que segue, reproduzido na íntegra porque hoje o dia está zicado e não estou com muito tempo. Mas é uma história fenomenal. Se houver alguma imprecisão, corrijam.

Esta história aconteceu no final da guerra do Vietnã.

O avião era um Boeing 727-100 da World Airways, enviado para a retirada de refugiados que estavam em Da Nang, até então uma cidade no Vietnã do Sul onde havia uma base militar norte-americana.

A bordo do avião, além da tripulação, estava o presidente da empresa, Edward J. Daly, dois jornalistas e um cameraman.

O embarque dos refugiados transcorria em ordem, com as tropas vietnamitas locais fazendo um cordão de isolamento em torno do 727. Porém, rumores de que tropas inimigas se aproximavam rapidamente da base começaram a se espalhar, e o que era um embarque relativamente organizado tornou-se uma grande confusão, com a multidão em pânico tentando embarcar.

Percebendo que a situação estava fugindo ao controle, Daly ordenou ao comandante Kenneth Healy para iniciar imediatamente os procedimentos para a decolagem.

O 727, por ter seus três motores na cauda, e em posição elevada, não oferece maiores riscos às pessoas nas proximidades. Assim que os motores foram acionados, a multidão entrou em pânico, receando ser deixada para trás. A confusão se instalou, com soldados empurrando mulheres e crianças que tentavam embarcar. Soldados abriram fogo atingindo a aeronave e uma granada foi lançada sob a asa, causando danos no trem de pouso e parte dos flaps. Ainda em velocidade reduzida, o avião se dirigiu à pista de decolagem enquanto refugiados e soldados lutavam entre si para subir no avião pela escada traseira, sendo ajudados e puxados pelos que já estavam a bordo.

De acordo com o comandante Healy, eles estavam com aproximadamente nove mil quilos acima do peso máximo de decolagem, o que é bastante. Havia provavelmente 360 pessoas dentro de um avião configurado para 105 passageiros! Na cabine, 268 pessoas, entre “passageiros” e tripulantes, se espremiam enquanto cerca de 80 a 90 pessoas viajavam no compartimento de carga, cujas portas permaneceram abertas durante todo o voo! Testemunhas disseram que durante a corrida e fase inicial de decolagem, pessoas foram caindo do avião, já que no desespero vários tentaram viajar no compartimento dos trens de pouso.

Não foi um voo fácil, pois vários problemas surgiram. A escada traseira do 727 permaneceu parcialmente estendida. Os trens de pouso principais não foram recolhidos, uma vez que havia danos causados pela explosão da granada. Além disso, recolhê-los significaria um risco àqueles que estavam espremidos no compartimento das rodas. Dois terços do flap interno da asa esquerda também estavam danificados devido à granada, e o avião não pôde ser pressurizado, sendo o voo realizado a 10.000 pés de altitude. Apesar do tremendo aumento no consumo, a tripulação finalmente pousou o 727 com segurança em Saigon, restando pouquíssimo combustível nos tanques.

Anos mais tarde o comandante Healy assumiu a vice-presidência da World Airways, sempre elogiando o Boeing 727 pela sua excelente performance, confiabilidade e resistência.

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcio Fidelis
10 anos atrás

Que legal!!! Flagrei uma Vyatka aos 23 segundos. Era uma espécie de Vespa russa.

Marcio Fidelis
Reply to  Marcio Fidelis
10 anos atrás

Esquece, brisei. Que agonia esse vôo.
(e era uma vespa ali)

José Brabham
José Brabham
10 anos atrás

O que mais chama a atenção é a estabilidade do vôo… baixa altitude, trens abaixados, portas do compartimento de cargas e escada traseira abertas! Haja “sujeira aerodinâmica”, sô!! E o Trijato em vôo estável.. solenemente. Saudades desse pássaro!

gera
gera
10 anos atrás

Que cagaço!

Jorge Diehl
Jorge Diehl
10 anos atrás

A aparente calma dos pilotos diante de uma situação tão adversa é algo que chama a atenção.

Alvaro
Alvaro
10 anos atrás

Legal a historia, mas me parece exagerada em algumas coisas, posso estar enganado claro, mas se tinha 360 pessoas a bordo, num avião configurado para apenas 105, então o sobrepeso era de quase 18T e não 9T como dito, será que aguentaria tudo isso. Esse 727 trimotor era realmente bonitos

alexandre lemes
10 anos atrás

Esta historia da um filme para ganhar o Oscar, um “Argo” do Vietinã. impressionante.

Eric Ohtake
Eric Ohtake
10 anos atrás

Que história! Acho que já vi isso em algum filme, só não lembro qual.

Paulo Emilio
Paulo Emilio
10 anos atrás

Verdadeiro inicio do declínio do império americano ! Take the money and run ! E não digam que a culpa foi só do Nixon , pois vários governos democratas também participaram da empreitada fracassada ! Mas o que me dá arrepios é pensar o que vai acontecer no futuro quando a China resolver ampliar os seus domínios! Se algo sair errado garanto que eles não vão sair correndo com o rabo entre as pernas !

luiz alberto onofri
10 anos atrás

sou fã de aviação em geral e “não tenho medo” de avião.
Fantástica história e perfomance do 727.
Lembrarei sempre que encarar um avião “moderninho”.
Ah!
Ia esquecendo. Adorei a surra que Uncle Sam levou no Vietnã!!!!!
Chuuuuuupa Rambo!

Fernando Vieira
Reply to  luiz alberto onofri
10 anos atrás

Se for encarar um 777 pode ficar tranquilo porque ele descende dessa linhagem. Em dois acidentes com Perda Total, apenas três vítimas fatais, sendo que uma saiu com vida da aeronave e morreu por ser atropelada pela ambulância do resgate.

Pinho - Bauru, SP
Pinho - Bauru, SP
10 anos atrás

Carácoles! Interessante isso.

Rodrigo Sampaio
10 anos atrás

Pessoas largando mulheres e filhos para trás, arriscando a vida voando no trem de pouso, atirando para conseguir lugar no avião… o que não se faz para fugir do comunismo!

ms
ms
10 anos atrás

Não há outro modo de testar até que ponto qualquer equipamento consegue resistir a situações limites a não ser expondo ele a situações críticas como essa…..aqui mesmo no blog lembro de ter lido a história de uma fortaleza voadora que mesmo estando em frangalhos depois de bombardeada pelos alemães ainda conseguiu chegar e pousar num aeroporto da inglaterra mas o mais incrível dessa história é que fez boa parte desse trajeto recebendo orientação e ajuda de um caça alemão!!!