PRO BAR, HEIN?

_79p1797-2SÃO PAULO (mundo doido) – Terminou o segundo de treino hoje no Bahrein e Vettel, apesar da ressaca, estava todo feliz com suas 59 voltas. Pediu a folha de tempos, foi ver a classificação, e quando percebeu que ficou atrás de Kobayashi, atirou-se numa cadeira de metal, que não aguentou o peso. Caiu de bunda no chão, meio desorientado, mas ainda conseguiu perceber atrás dos boxes o japonês conversando com Magnussen. Do diálogo, captou apenas uma frase do dinamarquês, algo como “tô indo pro bar, hein?”, certamente para comemorar o primeiro tempo do dia, e Koba-mito disse que ia também, afinal o melhor Renault da quinta-feira foi o dele. Da Caterham.

Em reunião pós-teste, Vettel e seus engenheiros da Red Bull concordaram. O importante hoje era andar, nem que o carro fosse puxado por um trator. Seu melhor tempo foi 5s430 pior que o do jovenzinho da McLaren. “Dá para classificar e brigar com a Marussia”, animou-se o coordenador de engenharia Andy Damerum, que por isso mesmo prometeu encontrar todos no bar “para tomar um mojito”, de acordo com um conhecido que me fez o relato dessa reunião.

Kevin Magnólia estava, como dizer?, extasiado com o primeiro lugar do dia. OK, foi uma volta com pneus supermacios, mas quem se importa? Pela manhã a McLaren teve lá seus problemas, diagnosticados como “de TI”. Como se sabe, tais dificuldades só são resolvidas pelo pessoal de TI depois do almoço, e assim foi. No total, 46 voltas. E uma demonstração clara de que a equipe não errou a mão pelo segundo ano seguido. Vai dar muito trabalho, a McLaren. E esse rapaz, pelo currículo e profissionalismo, parece ser o melhor dos três (bons) estreantes da temporada.

Como vai dar trabalho, obviamente, a Force India. Hülkenberg foi o segundo mais rápido de hoje, com 59 voltas e nada de especial a relatar, exceto que a equipe já passou da fase de garantir confiabilidade para se concentrar em experimentar pneus e testar traquitanas aerodinâmicas. Em comum com Magnussen, Hulk tinha a empurrá-lo uma unidade de força/motriz/potência Mercedes. Sobre esses motores, Koba-san não mediu muito as palavras, ele que usa unidade de força/motriz/potência igual à do meu Twingo: “São de 20 a 30 km/h mais rápidos que os nossos”.

Não vai ter briga, desse jeito. Os Renault, todos, estão lascados porque antes de trabalharem nos carros, suas equipes terão de resolver o problema dos motores junto com os franceses. Para lembrar, são quatro times abastecidos pelos gauleses: Red Bull, Toro Rosso, Caterham e Lotus — que, aliás, só oficializou hoje a parceria, provavelmente depois de ameaçar a montadora com telefonemas para o Procon. O time conseguiu completar 18 parcas voltas com Grosjean. Ao final do dia, poucas explicações e a constatação: “Eu queria ter andado mais”. Azar. Maldonado assume o carro amanhã.

O que a Lotus não andou, Ferrari e Williams andaram. Foram 97 voltas para Alonso e impressionantes 116 para Bottas. “O importante não é performance, mas sim acumular quilômetros [de vantagem nos postos Ipiranga]”, falou o espanhol, deixando em aberto que no caso de dar tudo errado, a Ferrari pode se inscrever para Le Mans, ou no Dakar. Fechou o dia em terceiro. Sapattos usou a cota de voltas que Massa não pôde dar ontem, depois de passar fome pelos problemas no sistema de alimentação. Que, na verdade, segundo o engenheiro Biela Nelson (conhecido também como Rod), não era propriamente uma zica alimentar, e sim algo ligado à fiação. Fios de ovos estragados?

Amanhã parece que Bottas dirige de novo, embora o time tenha informado, em seu release, que a data é 21 de janeiro. Groundhog day. A propósito, os caras da equipe poderiam acertar o nome do rapaz. É ValTTeri, não ValteRRi. O homem que escreve os textos deve ser alemão. Pelo Tweeter, porém, a Williams informou que Massa também vai andar, para compensar a indigestão de ontem.

Na Mercedes, Rosberguinho, depois de 85 voltas e uma simulação de corrida com duas paradas (não nos boxes; na pista, mesmo, mas a equipe disse que não foi nada sério), deu um “curtir” na página do carro no Facebook. “Já estou sabendo apertar os botões e tudo mais”, contou. Ótimo para ele. Paddy Lowe esqueceu a ampulheta no hotel e não fez nenhuma referência aos horários de trabalho. Amanhã, promete rigor.

A Marussia deu 17 voltas com Chilton, 14 delas até pifar a bomba de gasolina e três no fim da tarde, quando finalmente descobriram onde ficava a bomba de gasolina. Na Sauber, Gutierros conseguiu completar 55 voltas, mas um problema elétrico abreviou as atividades. E na Toro Rosso, Vergne andou bastante até que um misterioso “problema técnico” fez com que o time encerrasse os trabalhos mais cedo.

“Problema”, como se vê, foi a palavra mais usada por quase todo mundo no sexto dia de pré-temporada, metade dela — foram quatro em Jerez e dois no Bahrein. Os testes seguem até sábado, e depois, de quinta a domingo da semana que vem na mesma pista árabe. Pilotos e equipes vão perder metade do Carnaval. Raikkonen, o maior folião do grupo, ciente das dificuldades que todos terão até começar o campeonato, já deu um toque aos colegas: “Se não tiver desfile aqui vamos todos pro bar, hein?”.

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Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
10 anos atrás
Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Ernesto Longhi
10 anos atrás

Olha isso!
http://youtu.be/ogiKXG9SYQ8
Assim que deveriam ser as corridas, sem narração. Imagens com ótima resolução!
E o saudoso v8:
http://youtu.be/iMoH96pd2M0

J. Floriano
J. Floriano
10 anos atrás

”deixando em aberto que no caso de dar tudo errado, a Ferrari pode se inscrever para Le Mans” kkkkkkkkkkkkk

Nilton Marcelino
Nilton Marcelino
10 anos atrás

Por acaso alguém conseguiu encontrar o número desse carro?

Paulo Pinto
Reply to  Nilton Marcelino
10 anos atrás

Número 13. Está acima da cabeça do Maldonado.

Otavio
Otavio
10 anos atrás

Fabio vc viu esse video em 360 graus da mercedes???
http://www.mercedesamgf1.com/en/car/f1-w05-360-video/

show!!!!

xs1xs2
xs1xs2
10 anos atrás

aproveitando a foto da lotus, que tal essas? http://www.motonline.com.br/lotus-lanca-sua-primeira-motocicleta/

Júnior
Júnior
10 anos atrás

Claro que ainda falta 1 mês pro início da temporada e muita coisa ainda vai mudar, mas da pra perceber que quem tem motor mercedes está rindo a toa! A grande favorita este ano parece ser a Mercedes, com a mclaren brigando de perto. Acho que Williams vem bem e poderá fazer frente a Ferrari.
A redbull ta f…dida! Agora é que vamos saber quão bom, realmente, o Vetel é, e se ele tem preparo emocional para desenvolver um carro, que aparentemente não é bom.

Sanzio
10 anos atrás

Flavio, será que nosso amigo Gola não tem nenhum contato lá por Milton Keynes? Seria interessante ter alguém de dentro contando uns causos pra nós… :-D

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
10 anos atrás

É. Pelo visto o Newey errou feio no projeto desta vez! Vão ter que virar noites à procura de uma solução. E creio que eles vão chegar lá!
Mas isso é bom! Vamos ter disputas, mudanças ao longo do campeonato. Diversão à vista!

Gus
Gus
10 anos atrás

Será que a Renault errou tanto a mão assim? Impressionante…rs!

Glauco
Glauco
10 anos atrás

Flávio, mas ano passado o motor Mercedes também tinha a velocidade final bem alta, mas equipes que usavam ele, e todas as outras, perdiam de longe para as “soluções aerodinâmicas de otimização de fluxo de ar” da Red Bull !!

Alessandro Silva
Alessandro Silva
10 anos atrás

Flávio! Tu deverias escrever um livro só com este tipo de texto! Tuas tiradas são muito boas, divertidíssimas mesmo. Abraço.

Marcio
Marcio
10 anos atrás

Olha a cara de felicidade do Maldonado!

Luis Felipe
Luis Felipe
10 anos atrás

Rapaiz! Quer dizer então que, a julgar pelas declarações do mito Koba-san, quem tem motor Renault está f…ido? Vinte a trinta km/h é uma vida de diferença! Consigo até imaginar Adrian Newey, Tião Vettel, Christian Horner e o dono da fábrica das latinhas Didi Mateschitz enchendo a cara por aí, caindo pelas tabelas e achados encharcados em alguma valeta de Manama. “Estamos f..didos e mal pagos”, lamentam-se os taurinos. Pois é. A coisa só não é dramática, porque, confesso, é um tanto cômica. Nunca antes na história da F1 viu-se uma quizomba tão grande no ordenamento das coisas. Claro que em 2009 a Brawn foi algo inédito e único, mas agora com essas regras malucas de 2014 quem perdeu completamente o prumo foi a Renault, a grande Renault, a tetracampeã Renault e, ironia das ironias, a inventoras do motor turbo na F1, lá atrás, nos anos 70. Que coisa. Está sendo, este começo de temporada, o pior pesadelo de relações públicas para a marca francesa. Não me surpreenderia, pois, se a Renault abandonasse a categoria no final do ano.

Frank
Frank
Reply to  Luis Felipe
10 anos atrás
Silvio D. Rodrigues
Silvio D. Rodrigues
10 anos atrás

Sei não… Sebastião esse ano vai ver o que é comer poeira?

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Será que Mercedes, Ferrari, Mclaren e Williams fizeram simulação de consumo de combustível? Acho que nem isso os motores franceses puderam testar…

Daniel Ramos
Daniel Ramos
10 anos atrás

E o que mudou pra Jerez? Quase nada, Mercedes e Ferrari mandando bala, sem grandes surpresas, e a Renault melhorou ainda, mas continua sendo o motor 1.0 da F1 até agora e não 1.6, a não ser o Kobayashi, que sabe deus de onde ele tirou o 6º lugar, mas conseguiu.

E o que esperar na F1 em 2014? Olha se eu fosse apostar minhas fichas, acho que vai ficar assim:
Mclaren vs Mercedes-Benz, acho que essas duas vão brigar igual a dois cães ferozes, com Ferrari, Williams e talvez a Force Índia vindo logo atrás, vendo a briga de fora e tentando meter porrada nelas quando tiverem oportunidade.

Já os motores Renault, acredito que a RBR pode se recuperar, a não ser que o Newey tenha errado alguma coisa no projeto do carro mais bonito da F1 em 2014, mas que parece que algo saiu um tanto quanto errado.

A Sauber, ninguém viu e ninguém sabe como vai se comportar, pode surpreender, mas não sei não, capaz de ficar junto com a Marrusia e Caterham lá atrás.

Lotus? Vai ter briga entre os pilotos, eu apostaria, e a coisa vai ficar louca dentro da equipe.

Mas como treino é treino, tudo pode mudar.

Zé tros
Zé tros
Reply to  Daniel Ramos
10 anos atrás

E tomara que a Mercedes tenha diminuído seu apetite por pneus. Aí sim, ela será uma das grandes forças do campeonato junto com a McLaren. Pelo menos por esses testes de pré-temporada.

Antonio
10 anos atrás

“depois de ameaçar a montadora com telefonemas para o Procon.” KKKKKKKKKKKKK
“Se não tiver desfile aqui vamos todos pro bar, hein?” Ano cheio de quebras ser vai? Interessante diria Yoda?

Ricardo
Ricardo
10 anos atrás

Flavio sensacional os seus textos, estou rindo ate agora, continue assim.

EUDES
EUDES
10 anos atrás

Bem disseram que os F1 esse ano iriam andar pouco mais rápidos que a GP2 e vemos que hj, apenas no segundo dia do segundo treino e mudando tudo neguinho já virou 1:34:9. Uns vão dizer que foram com pneus super macios, mas comparando com a melhor volta da corrida do ano passado que foi 1:36:9, dá uma bela mostra como a turma da F1 desenvolve rapidamente as coisas. Tudo bem que a pole foi em 1:32:3, só que o Bahein foi a quarta corrida da temporada de 2013 e agora estamos no início do segundo treino. Então acho que não vamos ver carros lentos, talvez em alguns momentos, mas no geral todo mundo vai querer acumular pontos. Um pontinho, como deve ter muitas quebras vai fazer falta.

Paulo Pinto
10 anos atrás

Quer dizer que o Mito ficou atrás do japa lambão? O mundo vai acabar…

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

Cá pra nós, a Red bull parece aquele cachorro que caiu do caminhão de mudança:
Perdidinhos da silva . Mudaram tudo na F1 para combater a Red bull, mas não
era para tanto , mas vamos ver o mago projetista e o menino prodígio diante
do inverso do ano passado .

guilherme
guilherme
10 anos atrás

Às vezes fico imaginando você escrevendo uma coluna pra “grande imprensa” e ficando muitíssimo puto por ter que seguir um modelo formal, redondinho, no máximo descontraído, mas nunca repleto de asneiras sem sentido.

Bestas eles que não sabem se divertir enquanto trabalham.

lfc
lfc
Reply to  guilherme
10 anos atrás

Mas são asneiras COM sentido.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

Esse bico fura bolo e pai de todos é engraçado. Se o carro da Lotus for tudo isso que estão falando, será o carro a ser batido. Se tivesse motor Mercedes, já podia entregar o caneco… Uma coisa que não vi ninguém comentando é que teremos mais acidentes nas primeiras voltas, principalmente nas largadas. Culpa do alto torque dos motores, fim dos cobertores de aquecimento dos pneus, fim do difusor soprado, marchas fixas e menos modulação nos freios. Será que os carros largarão em segunda, terceira, sei lá, até quarta???

charles
charles
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Fim dos cobertores só em 2015.

Zé tros
Zé tros
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Lotus o carro a ser batido!?. Acho que tem, pelo menos, uns 4 carros a serem batidos antes dos carros da Lotus.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Zé tros
10 anos atrás

É que, segundo Lopez, eles não tiveram muita perda de carga aerodinâmica, parece que os dados de túnel de vento mostraram ser um super carro.
http://www.auto-motor-und-sport.de/formel-1/lotus-startet-mit-software-problemen-wir-haben-ein-superauto-8064819.html
São soluções estranhas, mas a ideia do bico é inteligente, o escapamento levemente descentralizado também.

Catanho
Catanho
10 anos atrás

Flavio, está sua analise bem humora é demais, demais, estou rindo até agora.
Mas já parei, pois vou para o bar também.
Continue assim, abraços.
Catanho

Fábio Menegutti
Fábio Menegutti
10 anos atrás

Aposta boa será em quantos carros terminarão cada prova deste ano. Sem “problemas técnicos”.

Leonardo Lago
10 anos atrás

Aposto que até sábado essa piada do “bar, hein?” vai ficar hilária…