TRUCK & GT

timthumbSÃO PAULO (a conferir) – Está rolando uma treta forte no automobilismo brasileiro. A GT Pro Brasil, categoria dos supercarros que nasceu como GT3 anos atrás, iria fazer parte dos eventos da Fórmula Truck. O acordo tinha sido fechado no fim de janeiro.

Não vai mais, e o campeonato que nem nasceu corre o risco de morrer. O piloto Marçal Melo passou a informação agora há pouco pelo Facebook. Estamos apurando. Mas quem souber de algo já pode ir contando aqui.

A notícia, de qualquer forma, é muito ruim. Seria legal oferecer ao grande público da Truck corridas de carros muito legais. Agregaria valor, como se diz.

ATUALIZANDO…

O pessoal da GT Pro Brasil divulgou agora há pouco um comunicado explicando o que aconteceu. Reproduzo na íntegra:

Nota à Imprensa sobre o cancelamento do acordo entre a GTPRO Brasil e a F-Truck

SÃO PAULO (13.fevereiro.2014)

Caros colegas,

O anúncio do cancelamento do acordo entre as categorias GTPRO Brasil e F-Truck, que previa a realização de provas conjuntas em seis das oito etapas da F-Truck, certamente foi surpresa para toda a mídia e público.

Em função disso, e alimentadas pelo vago comunicado emitido pela F-Truck, inúmeras teorias são tecidas nas redes sociais e mídias especializadas a respeito dos motivos da dissociação entre as partes. Assim, fazem-se necessários alguns esclarecimentos a respeito da decisão da F-Truck e também sobre o citado comunicado.

Antes, pontuamos cronologicamente os fatos. Vale lembrar que todo esse trabalho começou pela iniciativa de um grupo de pilotos e profissionais da área automobilística, imediatamente após a etapa da Argentina do extinto Campeonato Sudamericano de Turismo, realizado em outubro do ano passado, quando a antiga empresa promotora abriu mão de suas funções junto à categoria.

20/01/2014 – Acordo foi firmado entre as partes, após diversas reuniões para discussão de aspectos comerciais e operacionais;

24/01/2014 – Parceria é informada oficialmente através de comunicado da assessoria de imprensa da F-Truck;

05/02/2014 – Reunião com pilotos da categoria para apresentação do projeto 2014, com alto grau de aprovação. Participaram pilotos como Marcelo Hahn, Duda Oliveira, Fabio Ebrahim, Sergio Laganá, Adolpho Rossi e outros importantes nomes que atuam na categoria de Gran Turismo Brasileira;

06/02/2014 – Reunião com pilotos e preparadores da região Sul do país, realizada em Porto Alegre, com igual aceitação por parte dos pilotos. Foram pré-confirmados 20 carros no grid para a primeira etapa, que seria realizada em São Paulo no mês de maio;

10/02/2014 – Rumores indicavam problemas na parceria, e nos três dias que se seguiram os organizadores da GTPRO Brasil tentaram insistentemente entender os fatos, pois eles não estavam sendo colocados claramente e em nenhum momento foram postos em discussão;

13/02/2014 – Foi comunicado o encerramento da parceria, através de nota da F-Truck. O comunicado traz a seguinte frase: “Por conta das diferenças de perfil entre as duas categorias e da impossibilidade de alinhamento comercial entre os patrocinadores dos dois campeonatos, não foi possível chegar a um acordo para a temporada de 2014”.

Pois bem, a organização da GTPRO Brasil tem a informar que, sobre o primeiro ponto apresentado, e como foi dito no primeiro item pontuado acima, houve diversas reuniões para discussão de aspectos operacionais envolvendo a realização das provas, o que resultou no acordo. É inadmissível que todo esse esforço tenha sido em vão, e tudo o que foi conversado seja descartado de forma tão displicente, e unilateral.

O segundo ponto é ainda mais intrigante, já que a GTPRO Brasil sequer tem patrocinadores firmados. A categoria funcionaria em um revolucionário sistema de “planilha aberta”, modelo onde os pilotos sabem exatamente quais são as receitas e custos do projeto, e alguns deles adquiririam cotas para custeio das atividades. Ou seja, a categoria funcionaria como uma espécie de cooperativa. Portanto, está claro que não há divergências entre patrocinadores.

Falando agora sobre a realidade dos fatos, é sabido que a F-Truck tem como uma de suas principais patrocinadoras, uma marca de cervejas pertencente a um grupo que já foi patrocinador da GT Brasil, há anos atrás. É sabido também que o relacionamento entre o grupo e a antiga empresa promotora não terminou bem, e que há rusgas dessa passagem até os dias de hoje.

Tal situação, alimentada por um grupo de ex-pilotos que deixou a categoria após a saída da empresa patrocinadora, resultou em pressões sobre a organização da F-Truck para que a parceria fosse desfeita.

A equipe organizadora da GTPRO Brasil, formada pelos pilotos Marçal Melo e Alex Fabiano, e também pelos profissionais Johnny Weisz e Ricardo Fávaro, lamenta imensamente que fatores pessoais tenham impossibilitado uma das iniciativas mais ousadas e importantes do automobilismo brasileiro nos últimos anos.

O desserviço prestado ao esporte com essa atitude recai diretamente sobre toda a comunidade automobilística, desde os organizadores até os mecânicos e outros prestadores de serviços que tiram do esporte seu sustento. E, claro, sobre os fãs da categoria, que já esperavam ansiosamente por seu renascimento.

Informamos, ainda, que os organizadores da categoria ainda buscam alternativas para a realização do campeonato em 2014.

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Snowmeow
9 anos atrás

Havia dito, anos atrás, que a dupla “Copa do Mundo” e “Olimpíadas” significariam anos negros pela frente para o esporte a motor brasileiro…
Foi em Outubro de 2009, que eu dei o meu pitaco, que pode ser lido aqui:
http://blogpossante.blogspot.com.br/2009/10/anos-negros-para-o-automobilismo.html

Rodrigo Ribeiro
Rodrigo Ribeiro
10 anos atrás

Tudo isso está muito estranho.
Como o Marcal disse no comunicado foi um piloto que foi até a Cervejaria azedar o esquema deles. Claro que não foi o Pedro Queirolo pois ele depois que o Cleber Faria saiu nem seria recebido lá.
Que piloto teria interesse em ir lá? Quem seria recebido na cervejaria?
Alguém muito influente.
Certo?

Robertom
Robertom
Reply to  Rodrigo Ribeiro
10 anos atrás

A. H. ?

Rafael Zennini
Rafael Zennini
10 anos atrás

Ah, fala logo que é o Pedro Queirolo e ponto final.

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Uma pena!
A GT só tem uma saída, menos ego, e mais profissionalismo. Tem a chance de ser um baita campeonato!

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
10 anos atrás

Não bebo mais itaipava

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Amigo Flavio,
Pelo que li e entendi, ridícula a “imposição” da Cervejaria.
Sabemos que automobilismo e patrocinio andam juntos. Mas “jogar contra” fica difícil.
Infelizmente é mais um reflexo da administração de “pinteiro” que temos…
Abraços,
Marcelo

charles
charles
10 anos atrás

A F-Truck é a categoria brasileira que deu certo, e, portanto, achou prudente não compartilhar, nem manter qualquer ligação com uma categoria que muda de nome todos os anos (GT PRO, GT3,), que vive na instabilidade e na iminência de não completar o grid.

Muller
Muller
Reply to  charles
10 anos atrás

Então que não deixassem vir a público as notícias sobre fechamento de acordos. Dizia não logo no início e pronto.

Robertom
Robertom
10 anos atrás

Picuinha…
que provavelmente acaba com a GT, que estava na UTI e tinha a oportunidade de renascer.
O mais inacreditável é a cascata ” Por conta das diferenças de perfil entre as duas categorias e da impossibilidade de alinhamento comercial entre os patrocinadores “

vitão
vitão
10 anos atrás

alinhamento comercial significa birra, ego, pretensão, etc

Lucas Martin
Lucas Martin
10 anos atrás

Est la vie em Brésil!

Luciano Balarotti
Luciano Balarotti
10 anos atrás

Flávio,

A organização da F-Truck divulgou nota hoje confirmando que o acordo foi desfeito e será reavaliado para ano que vem:

Anunciada no final de janeiro, a parceria firmada pela Fórmula Truck com a GT Pro Brasil, que previa a realização de eventos conjuntos, foi cancelada para este ano. A decisão foi comunicada pela presidente da F-Truck, Neusa Navarro, durante reunião com Johnny Weisz, representante da GT Pro Brasil, na sede da Truck em Santos (SP). Por conta das diferenças de perfil entre as duas categorias e da impossibilidade de alinhamento comercial entre os patrocinadores dos dois campeonatos, não foi possível chegar a um acordo para a temporada de 2014.

“Isso impossibilitou que a parceria seguisse. Não será possível que a efetivemos neste ano, quem sabe em um futuro próximo. Preferimos não causar nenhum tipo de problema a nenhuma das duas categorias e a seus patrocinadores neste momento”, declarou Neusa Navarro.

A 19ª temporada do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck terá início no dia 16 de março, na pista pernambucana de Caruaru. A competição será composta por dez etapas, quatro das quais contando pontos também pela classificação da quinta edição do Campeonato Sul-Americano.

Márcio Haddad
Márcio Haddad
10 anos atrás

Infelizmente lí isso hoje pelo Facebook do Djalma.
Agregaria muito mais que apenas valor ao camarote…