DICA DO DIA

SÃO PAULO (tem doido pra tudo) – O Cacá Vita mandou a dica, e não sei direito para que serve, mas não deixa de ser curioso. Afinal, os fãs de F-1 são, por assim dizer, peculiares. Trata-se de uma relação de todas as corridas da categoria que a TV Globo, por alguma razão, deixou de transmitir. “Numa contagem iniciada no Grande Prêmio da Argentina de 1972 e atualizada até o Grande Prêmio do Brasil de 2013, houve 689 provas e a Rede Globo exibiu integralmente 614”, informa a página da Wikipedia.

Há alguns detalhes realmente interessantes. O GP da Alemanha de 1975, por exemplo, “realizado às 10h (14h locais) de 3 de agosto em Nürburgring, foi preterido para a exibição de ‘Concertos para a Juventude’ e do “Programa Silvio Santos'”.

“Concertos para a Juventude” era supimpa.

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Muller
Muller
10 anos atrás

Interessante foi Portugal 89, auge da disputa Senna/Prost na McLaren e… o horário político da campanha eleitoral para presidente (Collor, Lula, Ulysses, Aureliano Chaves…) entra bem na hora. Numa tarde! De domingo!

Se o Brasil é estranho hoje, naquela época era bem mais…

Mauricio
Mauricio
10 anos atrás

O GP de Detroit de 1982 também não foi transmitido pela Globo, que passou apenas alguns flashes da corrida.

Fernando Amaral
Fernando Amaral
10 anos atrás

legal demais essa lista, tudo q eu queria! sério, vou poder conferir os GPs da década de 70 que lembro de não ter visto na TV, mas de ter acompanhado por transmissão de rádio.

GPs no Nurburgring, por exemplo, lembro de ter visto somente o de 73 ; tambem em 73, GP da França em Paul Ricard, corrida em que Emerson foi tentar ultrapassar Sheckter ( q liderava, era seu primeiro ano de F1) , bateram e os dois tiveram q abandonar a prova (vitoria da outra Lotus, com Pererson) – essa só pelo rádio.

Rodrigo
Rodrigo
10 anos atrás

A Globo já fez muitas sacanagens com o telespectador. Ela comprava os direitos dos eventos esportivos, só para que outras emissoras não pudessem transmitir, mas ela própria não mostrava, para passar sua excelente programação normal, como o “padrão Globo de qualidade”. Nos anos 80 ela comprava os direitos do GP Brasil de motocross e não os transmitia ao vivo. A Motogp também era assim, ela só mostrava a corrida em Goiânia e depois compactos no Esporte Espetacular, que ia ao ar no domingo a noite. Nos anos 2000 ela fez o mesmo, só transmitia se o Alex Barros estivesse na pole ou em uma boa posição de largada. Com o fracasso das Yamahas que Alex pilotou em 2003 as transmissões da Motogp foram por água abaixo.

John Player
John Player
10 anos atrás

Uma vez no passado, na década de 70, deixando de transmitir uma corrida para exibir “Concertos para a Juventude”.

Atualmente, em época do ‘funk carioca ostentação’, já deixou de transmitir para passar jogo do Corintians.

O mundo está acabando mesmo.

Ainda bem que não tem corrida no horário do BBB.

Cristiano
Cristiano
10 anos atrás

Quando começou a se falar em TV digital e o escambau tinha a promessa de TV aberta com multicanais, tanto que os canais digitais agora tem a numeração x.1, o que abriria espaço para transmitir a F1 e outro evento sensacional como amistoso da seleção contra o Azerbaijão e ainda o Faustão no mesmo horário, bem como Caldeirão ou Xuxa no mesmo horário da classificação da F1. Mas pelo visto isso nunca vai funcionar…

Roberto Martinez
Roberto Martinez
10 anos atrás

Lembro bem que na década de 70, não sei qual motivo, mas a Globo não transmitia dois GPs em especial…O GP da Alemanha (nunca assisti uma prova em Nurburgring antiga ao vivo (acidente do Lauda eu acompanhei pela rádio) e o GP da África do Sul …Outros GPs, eventualmente eram cortados …e esse “Concertos para Juventude” era odiado por mim …justamente por isso….

Nikolas Spagnol de Oliveira
Nikolas Spagnol de Oliveira
Reply to  Roberto Martinez
10 anos atrás

O que acontecia até a década de 70 e 80 era que a geração de imagens ficava a cargo das emissoras locais de TV. E na África do Sul, o governo demorou muito a liberar concessões para emissoras de TV (decerto para não ter o trabalho de ficar censurando conteúdo anti-apartheid). Com isso, simplesmente não haviam equipes de TV em Kyalami para fazer a geração de imagens e mandar via cabo ou satélite pros outros países. Já em Nurburgring, o problema era o alto custo para transmitir a prova, cobrindo toda a extensão de mais de 22 quilômetros do “Inferno Verde”. Algumas corridas na Inglaterra também não foram transmitidas por conta de restrições da BBC sobre alguns patrocínios nos carros (cigarros, bebidas, camisinhas, etc.).

José Brabham
José Brabham
10 anos atrás

Dureza foi não transmitir para passarem “Amaral Netto, o repórter” rsrsrs

Eudes
Eudes
Reply to  José Brabham
10 anos atrás

Como faz falta o velho Amaral!

Danilo
10 anos atrás

A maioria das provas não transmitidas foram as dos EUA, por conta do horário “bater” com o horário do futebol.

Raiva do futebol !

Marcos Bassi
Marcos Bassi
10 anos atrás

me lembro até hoje de prestar atenção e me interessar por música clássica…numa destas manhãs. Eu tinha uns 6 anos. O grande Leonard Bernstein quase dançando ao som do Bolero de Ravel…aquilo me fascinou…eram outras manhãs..outra épocas…

Nikolas Spagnol de Oliveira
Nikolas Spagnol de Oliveira
10 anos atrás

A organização das provas nas décadas de 70 e até início dos 80 costumava demorar muito para arrumar as coisas depois de um acidente grave, o que dificultava a vida das emissoras de TV. Com as interrupções causadas pelas bandeiras vermelhas, a corrida podia demorar 3, 4 horas para acabar, e às vezes chegavam a ser interrompidas por falta de luz natural – como em Monza, em 1978, depois do acidente na largada que matou Ronnie Peterson. Mas é interessante notar também que, no auge das carreiras de Piquet e Senna – entre 1981 e 1994 – quase todas as corridas eram transmitidas na íntegra. Dos anos 2000 pra cá, é nítida a diminuição da importância da F1 na programação da Globo, o que explica as corridas interrompidas ou simplesmente não transmitidas por conflitos com o futebol ou outros eventos.

Epaminondas
Epaminondas
10 anos atrás

Eu adorava o desenho Dinamite, o Bionicão (Falcão Azul)!

Concertos para a juventude era assaz supimpa mesmo!

Melhor que cortar a transmissão pra exibir missa ou jogo chinfrim do brasileirão!

Alex
Alex
10 anos atrás

Podemos ver que boa parte das corridas não exibidas foram realizadas na parte da tarde em nosso horário local. Uma possível exibição da Indy seria trágica na Globo por conta disso…

Aliandro Miranda
10 anos atrás

E é bom lembrar que nesta época Silvio Santos alugava horários na Globo, o que poderia justificar uma preferência comercial da emissora.

Marcelo Melo
Marcelo Melo
10 anos atrás

Bastante curioso…

Michel
Michel
10 anos atrás

Ué, houve um tempo que a F1 era transmitida pela Band e o Galvão era da Band!
Pra quem não sabe nem sempre a Globo mostrou a F1

Epaminondas
Epaminondas
Reply to  Michel
10 anos atrás

Exato. Em 1980.

Diogo
Diogo
Reply to  Epaminondas
10 anos atrás

Em 1979, a Globo estava insatisfeita com a audiência da F1 devido a decadência da Copersucar e a saída do Emmerson Fittipaldi. Aí repassou a transmissão para a Bandeirantes. Só que em 1980 surgiu (como candidato ao título) um tal de Nelson Piquet e ela pegou a transmissão de volta.

Luciano
Luciano
10 anos atrás

De 689 mostraram ao vivo 614. Isto é muito tempo de f1. O Globo sem duvidas é responsável pelo sucesso da f1 no Brasil. Sei que eles tem muitos defeitos. Tentam empurra guela a baixo algumas verdades, mas isto é muito pouco para quem dedicou tantas horas na sua programação. Fizeram um aposta e deu certo.

Paulo Franco
Paulo Franco
Reply to  Luciano
10 anos atrás

Tem toda a razão!
Neste caso, temos sorte de termos a Globo.
Mas, só nesse caso!

John Player
John Player
Reply to  Luciano
10 anos atrás

Não se engane, a Globo não fez “pelo esporte”, nem pelo telespectador, não fez benevolência ou favor nenhum.

Lucrou muito todo este tempo, tenha certeza.

Ainda mais com tantos anos de “exclusividade” na transmissão. O que não é tão bom assim para quem assiste F1.

Luciano
Luciano
Reply to  John Player
10 anos atrás

Entendo. A globo não é santa e nem deve ser. É uma empresa tem contas e obrigações a cumprir. Ganha dinheiro não é crime. O que foi ruim para a f1 ter este “monte” de transmissões?

Michel Matos
Michel Matos
10 anos atrás

Tinha vontade de comprar as corridas da época do Nelson Piquet e Senna (até 1994). Mas com boa qualidade, boa definição. Se alguém souber como (ou quem), ficaria grato!

Boca
Boca
Reply to  Michel Matos
10 anos atrás

Comprei as temporadas de 1987 e 2007. Nesse exato momento estou assistindo a 12a etapa de 1987. Galvão já era como é hoje (vê outra corrida, discute com Reginaldo e puxa o saco de Senna)

Em breve novas aquisições.

[email protected]
O nome do cara é Elton.

luiz caco
luiz caco
10 anos atrás

Uma duvida! Pois acompanho a f1 desde a sua primeira transmissão em vt
pela rede Record o GP da Espanha 1972. O GP da França 1973 em Paul
Ricard onde Emerson e Jody Scheckter se estranharam numa disputa pelo
terceiro lugar também não foi transmitida ????

Fernando Amaral
Fernando Amaral
Reply to  luiz caco
10 anos atrás

Luiz, essa eu me lembro de ter acompanhado pelo rádio – estava muito curioso pra ver a cara daquela pista e fiquei a ver navios ao invés.
e lembro do Barão Fittipaldi descendo o sarrafo ( verbal) no Sheckter, por causa da batida q eliminou filho dele da corrida, junto com o sulafricano – ah, acho que a disputa entre os dois era pela liderança da corrida.
abraço

Fernando Amaral
Fernando Amaral
Reply to  Fernando Amaral
10 anos atrás

interessante, Paul Ricard-73 não está na lista das corridas não televisionadas.
minha memória me diz que não passou na TV, absolutamente, aquela corrida

Carlos Alberto Alves de Carvalho
Carlos Alberto Alves de Carvalho
Reply to  luiz caco
10 anos atrás

Segundo matéria do Reginaldo Leme a exibição da prova francesa de 1973 foi comprada pela Globo (canal 5 de São Paulo) para todo o Brasil por 30 mil francos e começaria às 11h de Brasília. Foi, portanto, transmitida.

Carlos Alberto Alves de Carvalho
Carlos Alberto Alves de Carvalho
Reply to  luiz caco
10 anos atrás

Ver comentário abaixo, por gentileza. Espero que isto ajude.

alan
alan
10 anos atrás

A Globo em si nao e boa nem ruim, e so mais uma empresa de entertimento…….com um jornalismo com altos e baixos, eu mesmo nao gosto da globo, acho ela muito hipocrita, o problema e que os concorrentes sao uma piada, entao fica facil pra ela….. agora o pior de tudo e que EM NENHUM OUTRO LUGAR DO MUNDO E DA HISTORIA UM POVO SE DEIXOU ALIENAR TANTO QUANTO OS BRASILEIROS SE DEIXARAM ALIENAR PELA VENUS PLATINADA (harg!!!! que coisa chinfrim), infelismente esta e uma das mazelas nacionais, o brasilero vive quenem barata tonta, tem medo mas nao sabe realmente o que lhe aflinge, apela pra tudo que e santo e acredita num monte de bobagens e faiz de conta,,, mas nao aceita a Verdade….. vive tentando levaqr vantagem e dar um jeitinho, mas ta sempre ficando pra tras……

Fernando Melo
Fernando Melo
10 anos atrás

Super batuta.

Carlos E. Miguez
Carlos E. Miguez
10 anos atrás

Acredito que está totalmente falha esta relação: Lembro, perfeitamente, de ter ficado acordado, naquela madrugada, para assistir o GP do Japão de 1976 em Fuji . Estava chovendo “TORRENCIALMENTE” e Niki Lauda não largou, ou largou e depois de 01 ou 02 voltas depois parou. Depois deste erro na listagem não continuei à ler o restante.

Caca
Caca
Reply to  Carlos E. Miguez
10 anos atrás

Carlos, vc está certo, a Globo exibiu o GP ao vivo na madrugada de sábado para domingo, a partir da 01h30 da manhã. No domingo, exibiu um compacto às 10h00.

Mas pega leve, a listagem é bem bacana e tem peculiaridades que poucos sabiam, como o fato da BBC não transmitir os GPs da Inglaterra de 1975 e 1977, bem como ninguém fazer o GP da África do Sul de 1973 pq não existia emissora de TV nenhuma no país à época!

José Brabham
José Brabham
Reply to  Carlos E. Miguez
10 anos atrás

Mas a lista diz que a Globo passou a prova ao vivo. Então não há erro algum.

The Aviator
The Aviator
Reply to  José Brabham
10 anos atrás

Não sei se foi essa correção, ou não, mas a página foi atualizada hoje 07/03, é só conferir no rodapé.

De qualquer forma a lista é muito interessante e é a Wikipedia gente, todo mundo pode contribuir e colaborar ou postar correções.

Cacá
Cacá
Reply to  The Aviator
10 anos atrás

Eu atualizei no Wikipedia.

Carlos Alberto Alves de Carvalho
Carlos Alberto Alves de Carvalho
Reply to  Cacá
10 anos atrás

Uma vez que a prova foi efetivamente transmitida tomei a liberdade de suprimi-la da relação, mas ao mesmo tempo fiz novos acréscimos.

Antonio Mietto
Antonio Mietto
10 anos atrás

Concertos para a Juventude era supima. E era do tempo em que não era boco-moco falar supimpa! Hahahahahaha! :O) #ouch! #failfeio!

Antonio Mietto
Antonio Mietto
Reply to  Antonio Mietto
10 anos atrás

Por falar em boco-moco, veja o vídeo e repare no jipe que aparece aos 15 segundos… :O) http://www.youtube.com/watch?v=W1HtSbib3lQ

Carlos Durra
Carlos Durra
10 anos atrás

Toda vez que falam no Silvio Santos lembro disso…. É velho mas, toda vez que assisto, gargalho bastante… http://www.youtube.com/watch?v=7Nkvvo4RvGw

Antonio Mietto
Antonio Mietto
Reply to  Carlos Durra
10 anos atrás

Carlos Durra, esse singular episódio deu origem a este outro, de uma seriedade hecatômbica… Abraço!! :O)
http://www.youtube.com/watch?v=3F49CDA08Jw

John McClane
John McClane
10 anos atrás

Antigamente, acontecia de um GP ter acidentes que atrasavam muito a prova – e a programação de quem a transmitia. Por exemplo: os GP´s do Canadá de 82, o da Inglaterra de 86, e os da Áustria e do México de 87. Eles seguiam com a programação e iam mostrando flashes. E olha que no México em 87 o campeonato estava pra ser decidido, mas mesmo assim cortaram e passaram o Fantástico.

Fernando Amaral
Fernando Amaral
Reply to  John McClane
10 anos atrás

Eu tambem tentei ver essa corrida, mas tudo que recordo é a imagem parada de uma curva, a chuva torrencial e uma forte neblina cobrindo as laterais da pista; tinha 14 anos de idade, era acostumado a dormir cedo, acabei apagando no sofá antes da largada ( meu pai, fiel companheiro de corridas pela TV, nao quis nem saber, ignorou o GP e foi dormir ) e perdi toda a ação daquela prova decisiva.

Lembro que os adiamentos sucessivos da largada atrasaram a corrida em mais de hora e meia!

Fernando Amaral
Fernando Amaral
Reply to  Fernando Amaral
10 anos atrás

Ops, entrou errado (“wrong pipe!”); esse comment é lá pro comentário do Carlos sobre Fuji-76.

Fernando Amaral
Fernando Amaral
Reply to  John McClane
10 anos atrás

esta certo, lembro q no caso do GP da Inglaterra de 86 tinham q esperar o retorno do helicóptero médico, q tinha levado Laffite para o hospital, para haver relargada.