ESSES JAPONESES…

SÃO PAULO (são únicos) – O Marco Graviola vai a Le Mans neste ano e anda caçando vídeos no VocêTubo. Mandou este aqui, do único carro de uma equipe japonesa a vencer as 24 Horas, em 1991, com o trio Herbert/Gachot/Weidler. É o Mazda 787B, sobre o qual, espero, nosso amigo Ricardo Divila compareça para falar mais sobre ele. Em 2011, quando a vitória completou 20 anos, a Mazda restaurou o carro. Como digo sempre, isso é se preocupar com a memória de uma marca.

Ah, o Filipe mandou aí nos comentários o resultado da restauração. Tem de ver. Mas aumenta o som.

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Flavio Chinini
Flavio Chinini
10 anos atrás

Johnny Herbert é uma figura…

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
10 anos atrás

Eu tive a felicidade de tirar uma foto ao lado dele no Museu de Le Mans ano passado durante a prova.
comment image

Israel Cesar Ribeiro
Israel Cesar Ribeiro
10 anos atrás

Som de enlouquecer, um dos mais bonitos que já escutei.

Danilo Candido
Danilo Candido
10 anos atrás

(Aumentem o volume) Aqui temos uma noção do que grita o Wankel do 787B:

https://www.youtube.com/watch?v=sxXtpMngivM

Ricardo
Ricardo
10 anos atrás

Esse motorzão Wankel é o som.

Eder
Eder
10 anos atrás

nada a ver dizer que mataram o WEC. o endurance esta voltando aos tempos dourados. e este Mazda foi uma das maiores zebras da historia.

Filipe
Filipe
10 anos atrás

Por uma Fórmula 1 com wankels:

https://www.youtube.com/watch?v=sxXtpMngivM

Junior Ribeiro
Junior Ribeiro
10 anos atrás

Por que um motor como esse, que até campeão foi, não tem resposta comercial?

Deni Williams
10 anos atrás

Esse 787B berra bonito viu!
Bicho bruto.

Valmir Passos
Valmir Passos
10 anos atrás

Simplesmente espetacular. O carro, a pista e o ronco sensacional desse motor. Concordo, mataram o WEC também, quase não se houve o ronco desses carros mais. Uma pena.

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Tive o prazer de dirigir aí em 2012, enquanto montavam os alambrados pra corrida que ia acontecer dali umas semanas. De chorar…

sandro alenski
sandro alenski
10 anos atrás

Tenho esta Mazda, a Sauber C11 em plastimodelismo da Tamiya, sempre fui apaixonado pelos carros de Le Mans, a Jaguar Silk Cut de 88 era linda. Não fazem mais carros de corrida como antigamente, basta olhar pro Corollão como diz o FG!!

joao roberto
joao roberto
10 anos atrás

Em tempos de chororo por causa do som este motorzão wankel tem um som lindo, não? E o que dizer? como classificá-lo em relação a cilindros?

Robertom
Robertom
Reply to  joao roberto
10 anos atrás

É um Wankel de 4 rotores.

Canibal
Canibal
Reply to  Robertom
10 anos atrás

4 rotores e três velas por rotor… Chega a mais de 900 cv.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

Uma pena que o wankel foi descontinuado, um dos meus carros de infância era o rx8, 1.3 litros com 230 vc. A lenta desse carro é uma ode e como sobe o giro rápido! Mataram a WEC também!

Filipe
Filipe
10 anos atrás

Ah sim, esqueci! Flavio, eles restauraram pra fazer isso aqui ó:

https://www.youtube.com/watch?v=az39eqLIbyU

Abs.

Filipe
Filipe
10 anos atrás

O detalhe é que ganhou porque correu fora do regulamento, com 200 kg a menos, porque ninguém botava fé no Wankel e pela “consultoria” do Ickx no episódio.

Quem sabe, se tivesse sido respeitado o regulamento, Raul Boesel poderia ter sido o primeiro, e único até aqui, brasileiro a vencer a geral das 24 Horas de 91. Ele chegou em segundo, de Jaguar.

Luiz Seiji
Luiz Seiji
Reply to  Filipe
10 anos atrás

Estranho,se realmente estava fora do “regulamento”porque será que não foi desclassificado então,cara pálida ???
Cada coisa q aparece…

Filipe
Filipe
Reply to  Luiz Seiji
10 anos atrás

O 787B competia na mesma classe do Sauber Mercedes, do Jaguar XJR9 e do Peugeot 905, mas mesmo assim, deram permissão para correr 200 quilos mais leve.

A Mazda corria em Le Mans já fazia 20 anos. Com a entrada dos motores de 3,5 litros (que efetivamente mataria o grupo C em 92), o Wankel estaria banido no ano seguinte, então a japonesada foi com tudo para tentar ganhar, porque eles sabiam que não estariam no grid no ano seguinte.

Na época, os carros de fábrica eram obrigados a colocar um lastro de 200 quilos para correr Le Mans.

Como o 787 ou quebrava ou terminava bem pra lá do péssimo lugar nas outras provas, a Mazda pediu dispensa de usar o lastro, dizendo que não era competitiva. Com alguma “consultoria” do Ickx, ele era consultor da Mazda nesse último ano, FIA e ACO permitiram, desde que os outros fabricantes do grupo C na época (Peugeot, Jaguar e Mercedes) não se opusessem.

Ninguém se opôs e, no fim das contas, a Mazda correu efetivamente com um carro fora do regulamento técnico da prova. Como a Mercedes quebrou e a Jaguar teve problemas com consumo (assim como nesse ano, na época era limitada a quantidade de gasolina que você podia consumir por volta. Pra compensar o lastro, a Jaguar aumentou a potência do motor, e consequentemente o consumo, e perdeu a corrida na estratégia).

O 787B é um carro especial porque venceu a maior corrida do mundo com um motor bem exótico. É o único japonês e tudo mais, mas do ponto de vista esportivo, a vitória é discutível sim. Muita gente diz que se não fosse o prestígio do Ickx em Le Mans e na FIA, o arrego de 200 kg nunca teria sido aprovado.

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
Reply to  Filipe
10 anos atrás

valeu a informação

Filipe
Filipe
Reply to  Luiz Seiji
10 anos atrás

Eu tô com preguiça de olhar no anuário, mas tenho quase certeza que, tirando Le Mans, o melhor resultado desse carro em 91 foi um sexto lugar. Por mais que berrasse tão bonito, quando tinha que andar em condições iguais, ele simplesmente não era páreo para o Jaguar e o Peugeot.

Cada índio que aparece…

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
Reply to  Filipe
10 anos atrás

sim, 6º lugar. Já tinha pesquisado sobre ele no Wikipédia.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

Caraca , puta motorzão, muito legal o filme.

Allracing
Allracing
10 anos atrás

787B é uma lenda realmente, e com certeza o Divila pode contar mais sobre o carro, mas o que quase ninguém lembra é que um dos poucos pilotos que tiveram a sorte de pilotar o monstro com motores rotativos foi Maurizio Sala… As histórias do Sala sobre esta época deveriam virar um livro!