FOTO DO DIA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 3 de março de 2014 - 11:14Foto do dia

FOTO DO DIA

markolemans71Helmut Marko em Le Mans, 1971. Ele deve estar com saudades desse carro…

24 comentários

  1. Esse 917 foi o recordista de distância percorrida nas 24h de Lemans até os Peugeot quebrarem esse recorde em 2009! Mesmo levando em consideração as mudanças na pista, é um feito e tanto! Helmut e Lennep desceram o cacete nesse 917 com esclusiva estrutura tubular feita em Magnésio em 1971, quando nem pneus slick ainda eram uitlizados em Lemans…

    Feito importante e pouco conhecido.

    Abraços.

  2. SANTOS disse:

    Cara… Como alguém pode sonhar acordado com esse carro a mais de 30 anos?! Esse é a minha relação de amor e ódio, com o 917! Na minha modesta opinião… o carro mais espetacular de todos os tempos! O carro que foi banido, por ser ousado e perigoso demais! … isso soa como poesia para meus ouvidos!

    Poderia ficar um dia inteiro, apenas escutando o som desse motor a 7mil rpm, na entrada da reta de Le Mans!

    Alguns sonhos são eternos!

    • Zé Maria disse:

      Tem um pessoal nos USA que faz réplicas do GT40, 917 e da Lola T70.
      Procura o site da “Racing Car Replicas”, coisa de louco!
      Em tempo, esse seu vídeo é de um verdadeiro 917, não uma réplica, ok!
      Abraço.
      Zé Maria

  3. frank disse:

    nao sei se copiei certo, mas este video no voce tubo mostra um 917 pela primeira vez sendo ligado.
    espero que funcione, ;é longo mas lindo !!!
    http://www.youtube.com/watch?v=tU0r99fyD0U

  4. Matuck disse:

    Ele deve estar querendo uma turbina igual à do Porsche para resfriar o motor Renault.

  5. Paulo Fonseca disse:

    Prezado Gomes & Flávio,

    Porche maravilhoso ,com rendimento fantástico em pista.

  6. Edgard disse:

    Será que a Williams vem assim?

  7. Vitão disse:

    Lindo ! li uma entrevista do adminstrador do museu da Porsche que este carro infelizmente não pode mais ser usado porque o chassi e de tubos de magnesio soldados, e apresenta microfissuras, e com o torque do motor ele pode se desmanchar. Uma pena .

    • Zé Maria disse:

      Vitão, sei que você sabe, mas. . .
      Esses chassis eram feitos de tubos ocos (óbvio. . .) e dispunham de uma espécie de manômetro e eram calibrados (pressurizados) a um valor “x” de psi.
      Daí o piloto ia para a pista mas os mecas sempre checavam a pressão nas paradas de boxe, se tivesse baixado, trinca na certa, fim de corrida, ou treino!
      Abraço.
      Zé Maria
      PS: em tempo, foi o carro de corrida mais fantástico da história!!
      Demolidor da concorrência!!

      • Vitão disse:

        Zé, 2 chassis forma feitos em tubos de magnésio, um foi destruído em um teste de pista. O restatnte é este carro mesmo, esta no museu. Os outros são de tubos de aço como você descreveu. O manômetro está lá, aparece na foto da entrevista, mas o problema é que os tubos não mantem mais a pressão, e não dá para reparar o chassi, então ele fica só para exposição. Outros 917 ainda andam e fazem exibições.

  8. Mauricio MV. disse:

    Sem dúvida um dos carros de corrida mais fantásticos de todos os tempos.

  9. Luiz disse:

    Este Porsche 917 foi um dos maiores ganhadores de Le Mans. Doze cilindros boxer (dois 6 cilindros acoplados). Esta ventoinha horizontal tinha muito trabalho para refrigerar todo este motor. Em 1971 foi feito o filme Le Mans com Steve McQueen, que também corria com um 917 com o patrocínio da Gulf, este do Helmut Marko tem o patrocínio da possível patrocinadora da Willians este ano.

    • Vitão disse:

      Com o detalhe que em uma entrevista, o Brian Redman disse que o problema do lift do 917 era exatamente a turbina, que soprava tanto ar para baixo que criava um colchão de ar embaixo, e com as traseiras longas, o carro virava um hovercraft (palavras dele). Com os testes que a equipe do John Wyer fez , e por acidente ( mesmo, vide blog do Mestre Joca !) decobriu-se que cortando a traseira facilitava a saída do ar para a traseira do carro e acabava com a instabilidade direcional do carro. A partir daí ele virou um monstro nas pistas .

  10. Robertom disse:

    Muita saudade…
    Não é a toa que o Porsche 917 foi considerado o melhor carro de corrida de todos os tempos.

  11. Márcio Montechese disse:

    Tenho esse carro que ganhou em Le Mans em 1971 na escala 1:18. Fantástico!

  12. Celso disse:

    Até eu…………………

  13. Eltontoptec disse:

    Vai ficar linda a Williams, com essa pintura da Martini. Força e sorte para Bottinas e Massa.

  14. Carlos Cortes disse:

    E essa pintura vai estar em um outro carro que pelo menos no inicio da temporada vai andar bem a frente deles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>