Li alguns poucos comentários e digo: Seria uma boa, economizaria bastante, menos danos às estradas pelo peso das cegonhas carregadas. Porém, como alguns afirmaram, rodoviários pagavam moleques para tacar pedras nos automóveis, havia furto de rodas e outros equipamentos!
Pelo nível de cultura e delitos aqui no Brasil, seria inviável tal prática!
Mas outros produtos, como peças p.ex. que fossem transportados em contêineres seria bacana!
Como é dificil ler as postagens destes internautas novos ou mal informados, que não sabem como era o Brasil no transporte ferroviário.
SIM as fábricas utilizavam o transporte ferroviario neste País, não havia o vandalismo que há hoje, e os automoveis e caminhões transportados não sofriam danos como pedradas e pixação no caminho.
Tem uns sabe-tudos (ou sabetudos ou…) aqui que dá vontade de afagar o cerebro deles com uma lista telefonica da cidade de São Paulo.
Credo!!!!!!!!!!!
Vi uma composicao assim transportando Peugeots 206 no principado de Liechtenstein em 2006 . Pela direcao do trem, vinha da Austria.
Ricardo Luís
10 anos atrás
Sou brasileiro, gosto do meu país, é tranquilo, não temos pressões de extremistas políticos ou religiosos, tensões de conflitos armados e disputas territoriais. Atualmente jamais pensaria em deixar o país para ser humilhado e chamado de “latino subdesenvolvido” em outro lugar. Mas, infelizmente, somos preguiçosos e gostamos de tudo que é mais fácil, de soluções mais rápida$ e mais instantânea$. Sou fluminense de nascença, mas desde os 12 anos moro em Minas, e assim me considero mais mineiro que nunca. Lembro sempre que grande parte dos políticos e historiadores consideram JK um dos grandes nomes políticos do país, mas ele foi o cara que afundou o sistema de transporte brasileiro. Para construir Brasília, ele pediu apoio da GM e da Ford para que os EUA financiassem não só a capital, mas também uma malha rodoviária para que o planalto central fosse acessível. Em troca, ele daria incentivos para a indústria automobilística e de quebra, acabaria minando os transportes ferroviário e hidroviário. Por um lado, ajudou muito aquela região a desenvolver, mas a que custo? Lembro-me bem de um documentário que assisti sobre o sistema de transporte hidroviário americano. Ainda no século XIX, eles criaram um sistema de canais e diques com milhares de quilômetros, só para transportar através de navios a produção industrial da região do grandes lagos para o litoral leste (Chicago, Nova York e Boston). Não gosto de americano, mas quando eles querem algo, eles fazem mesmo! Nós brasileiros, somos uma triste vergonha para nós mesmos!
Eduardo Britto
10 anos atrás
Foto (ou montagem) carregada de ironia: um trem carregando às costas, qual escorpiões, carros – símbolos básicos do rodoviarismo que destruiu o sistema ferroviário…
Marcos
10 anos atrás
Esse tipo de transporte é muito mais barato q rodoviário, mas segundo amigos que trabalham na Fiat, parou de ser feito porque aconteciam muitos roubos ao carros. (roubo de rodas, bancos, som, etc etc)
patrick
10 anos atrás
eu já vi foto ta internet de belina e corcel em vagões cegonhas sim acho que peguei a foto aqui no site do flavio gomes sim não creio ser montagem essa carga ai é leve o atrito do trem com os trilhos é minimo uma locomotiva transporta muito peso em relação aos seu horse power de força se for comparar com um caminhão devido ao baixo atrito dos rodeiros do trem com a via permanente leia a linha!
bigude
10 anos atrás
Reza a lenda que os transportadores rodoviários pagavam moleques para tacar pedra nos veículos, danificando-os.
Xibiuzinho do Sul na Augusta
10 anos atrás
Nos Estados Unidos, a BNSF transporta aviões para a Boeing.
Já houve uma foto desse tipo postada aqui. Eram com Belina, ou Corcel, e chamava a atenção porque os carros tinham cores…não achei o link, mas já teve.
À época, comentaram sobre o assunto. O vandalismo era tamanho, que as seguradores não toparam mais entrar nessa empreitada, que dirá as montadoras. Houve um comentário de um morador de Barra Mansa que admitiu que “Era o trem apontar, que a pedra cantava”.
Aqui neste link, há uma referência a um esforço dos funcionários da RFFSA, já nos seus últimos suspiros, de voltar com o serviço, remodelado, para a fábrica da Mercedes em Juiz de Fora (aliás, que fim levou ?): http://almanaquedarffsa.blogspot.com.br/2010/01/rffsa-volume-vi-capitulo-24.html
Aqui no Brasil nunca se fez, ainda mais onde o lobby com as montadoras é tão forte.
O dia que o transporte de carros for feito assim, provavelmente meus netos serão idosos.
Abraços.
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás
A Sada, Tegma, Brazul, Transzero e as outras Transportadoras nunca deixariam.
Mauricio Alves
10 anos atrás
A última vez que isso foi tentado, foi nos anos 90, pela GM em sua unidade de São Caetano do Sul, que já tinha uma antiga doca para embarque ferroviário, remanescente de velhas épocas.
A iniciativa durou algum tempo, até que, segundo inquérito policial, membros do sindicato dos transportadores (cegonheiros) começaram a sabotar os trilhos, provocando descarrilhamentos e e vandalizando a carga.
Num país do tamanho do Brasil é inadmissível que a nossa produção industrial e agrícola fique refém de criminosos!!
André Candreva
10 anos atrás
Flávio,
isso não se faz mais no país (147 e transporte de autos pela via férrea), mas essa imagem aí eu cansei de ver na minha infância…
sempre morei em frente à estação ferroviária de minha cidade e esses trens carregados de Fiats 147 passavam quase que diariamente – esse aí é o Ramal do Paraopeba – linha que liga Belo Horizonte até Congonhas que se conecta com a linha Centro da extinta RFFSA – de Conselheiro Lafaiete até o Rio de Janeiro, cujo destino final desses carros aí era o porto…
no início passavam sem proteção (tela) mas depois os carros começaram a serem danificados e aí colocaram a tela.
o transporte ferroviário de autos durou poucos anos… no início da década de 1980 foi substituído pelo transporte rodoviário…
Voce esta enganado, essa foto foi montada (observe bem a foto, o tamanho da locomotiva e incompativel com o comboio……) e esta logistica nunca existiu no Brasil.
essa logística existiu sim no Brasil e por vários anos.
eu VI esses carros passarem em frente à janela da minha casa no final da década de 1970.
também VI carros vindo de São Bernardo do Campo em direção a Belo Horizonte – Jeep, Corcel, Rural, Fusca, etc..
quanto ao tamanho da composição tracionada por apenas uma locomotiva não vou questionar pois não me recordo exatamente quantos eram os vagões-cegonha que passam na minha cidade.
agora, o tipo de vagão usado é exatamente esse aí da foto pois foram várias as vezes que o trem parava na linha auxiliar aqui da minha cidade aguardando cruzamento com outro trem de carga.
Vanderlei Silva
10 anos atrás
Se este sistema de transporte de carros novos funcionasse aqui no Brasil tiraria das rodovias centenas de motoristas cegonheiros irresponsáveis. Aqui em Minas Gerais já perdi a conta de quantas vezes tive que frear de forma brusca ou dar passagem desesperadamente pra um retardado que não tem o mínimo de noção do tamanho e peso do veículo que conduz.
Paulo Maffi
10 anos atrás
Creio que se for julgar pela locomotiva, GM (EMD) SD-40, com seu motor V16, 2 TEMPOS TURBO, que gera 3300 HP, não seria difícil para que ela puxasse uma composição deste tamanho só com FIATs 147, com cerca de 900 kg cada! Pois com 8 carros em cada vagão (que pesam vazios algo em torno de 30 a 40 ton.) quase não acrescentariam ao preso desta composição em sua tara! Um vagão devidamente carregado com minério, soja ou celulose poderia chegar a um peso bruto total de 200 tons – somente UM vagão. Sendo assim, uma composição com um outro tipo de carga, mais densa, e deste tamanho, com certeza precisaria de pelo menos mais 4 locomotivas iguais a essa da foto!
PS: Não sei se realmente a foto é verídica, montagem ou foi montada para um comercial (para demonstrar uma possível situação real), mas garanto que essa locomotiva da foto – que TAMBÉM SOLTA FUMACINHA AZUL – poderia, tranquilamente, dar conta desse recado!
provavelmente não nessa época não existia enlace locotrol maquina da cauda comandada pela maquina da cabeça via enlace via rádio. E como o outro companheiro falou essa carga muito leve para essa locomotiva se eu não estiver enganado essa maquina é uma macosa e procede a informação de ser motor 2 tempos diesel EMd; eletric motive divison da gm que foi vendida para carterpillar sou maquinista da MRS. Se tiver algum amigo maquinista saudações
As EMD SD70ACE que a ALL usa hoje em dia praticamente nem soltam fumaça, a despeito de serem dois tempos….
alan
10 anos atrás
Essa fota e uma MONTAGEM PARA UM COMERCIAL DA FIAT 147, VEJAM A LOCOMOTIVA DA RFFSA SOBREPOSTA AOS VAGOES DE TRANSPORTE DE CARROS…… NAO COMBINAM!!!! E ESTES VAGOES NAO SAO NEM NUNCA FORAM PADRAO BRASIL, A PAISAGEM E A FERROVIA TAMBEM NAO SAO DO TIPO QUE SE ENCONTAR NO BRASIL, E ESTE VOLUME DE CARROS TRANSPORTADOS NAO CONDIZ COM A PRODUCAOINICIAL DE FIAT, ISSO IRIA DE MG PRA ONDE??????. ALEM DO MAIS QUE UMA UNICA LOCOMOTIVA NAO TRACIONA UMA COMPOSICAO TAO GRANDE. ESSA MONTAGEM FOI FEITA ANTIGAMENTE E OS LEITORES NAO ERAM TAO CRITICOS, MAS HOJE ISSO NAO PASSA!!!!
A maior prova de que isso é montagem, é o fato de não haver frabricante louco o suficiente de transportar veículos desta maneira sem proteção alguma, arriscando ocorrer danos de pedras ou outros artifícios arremessados por acéfalos que poderiam danificar quase todo o lote.
Trabalho como cegonheiro numa empresa de transporte de automóveis chamada Tegma. Fazem muitos anos que não há transporte ferroviário de carros no Brasil. Adoro fórmula 1 e acompanho seu blog diariamente.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Li alguns poucos comentários e digo: Seria uma boa, economizaria bastante, menos danos às estradas pelo peso das cegonhas carregadas. Porém, como alguns afirmaram, rodoviários pagavam moleques para tacar pedras nos automóveis, havia furto de rodas e outros equipamentos!
Pelo nível de cultura e delitos aqui no Brasil, seria inviável tal prática!
Mas outros produtos, como peças p.ex. que fossem transportados em contêineres seria bacana!
http://flaviogomes.warmup.com.br/wp-content/uploads/2012/09/corcelnotrem.jpg
o FG já havia postado sobre transporte de autos por trens!!!!!!
faltou para alguns letrados pesquisar!
https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQgVN118N2rWnujIBSLFu7PrUXAXtwd3YyNWCeau1bRZhM7FlxN
Como é dificil ler as postagens destes internautas novos ou mal informados, que não sabem como era o Brasil no transporte ferroviário.
SIM as fábricas utilizavam o transporte ferroviario neste País, não havia o vandalismo que há hoje, e os automoveis e caminhões transportados não sofriam danos como pedradas e pixação no caminho.
Tem uns sabe-tudos (ou sabetudos ou…) aqui que dá vontade de afagar o cerebro deles com uma lista telefonica da cidade de São Paulo.
Credo!!!!!!!!!!!
Páreo duro. https://www.facebook.com/centrostoricofiat/photos/a.464286237001520.1073741847.406508939445917/580888415341301/?type=1&relevant_count=1
Vi uma composicao assim transportando Peugeots 206 no principado de Liechtenstein em 2006 . Pela direcao do trem, vinha da Austria.
Sou brasileiro, gosto do meu país, é tranquilo, não temos pressões de extremistas políticos ou religiosos, tensões de conflitos armados e disputas territoriais. Atualmente jamais pensaria em deixar o país para ser humilhado e chamado de “latino subdesenvolvido” em outro lugar. Mas, infelizmente, somos preguiçosos e gostamos de tudo que é mais fácil, de soluções mais rápida$ e mais instantânea$. Sou fluminense de nascença, mas desde os 12 anos moro em Minas, e assim me considero mais mineiro que nunca. Lembro sempre que grande parte dos políticos e historiadores consideram JK um dos grandes nomes políticos do país, mas ele foi o cara que afundou o sistema de transporte brasileiro. Para construir Brasília, ele pediu apoio da GM e da Ford para que os EUA financiassem não só a capital, mas também uma malha rodoviária para que o planalto central fosse acessível. Em troca, ele daria incentivos para a indústria automobilística e de quebra, acabaria minando os transportes ferroviário e hidroviário. Por um lado, ajudou muito aquela região a desenvolver, mas a que custo? Lembro-me bem de um documentário que assisti sobre o sistema de transporte hidroviário americano. Ainda no século XIX, eles criaram um sistema de canais e diques com milhares de quilômetros, só para transportar através de navios a produção industrial da região do grandes lagos para o litoral leste (Chicago, Nova York e Boston). Não gosto de americano, mas quando eles querem algo, eles fazem mesmo! Nós brasileiros, somos uma triste vergonha para nós mesmos!
Foto (ou montagem) carregada de ironia: um trem carregando às costas, qual escorpiões, carros – símbolos básicos do rodoviarismo que destruiu o sistema ferroviário…
Esse tipo de transporte é muito mais barato q rodoviário, mas segundo amigos que trabalham na Fiat, parou de ser feito porque aconteciam muitos roubos ao carros. (roubo de rodas, bancos, som, etc etc)
eu já vi foto ta internet de belina e corcel em vagões cegonhas sim acho que peguei a foto aqui no site do flavio gomes sim não creio ser montagem essa carga ai é leve o atrito do trem com os trilhos é minimo uma locomotiva transporta muito peso em relação aos seu horse power de força se for comparar com um caminhão devido ao baixo atrito dos rodeiros do trem com a via permanente leia a linha!
Reza a lenda que os transportadores rodoviários pagavam moleques para tacar pedra nos veículos, danificando-os.
Nos Estados Unidos, a BNSF transporta aviões para a Boeing.
http://2.bp.blogspot.com/-ku0EnZP0UAA/T8kAXowM4KI/AAAAAAAADEo/CGEYT3kLw-c/s1600/Toston%252C%2BMontana.jpg
http://paineairport.com/images/kpae8040.jpg
http://extras.mnginteractive.com/live/media/site36/2013/0510/20130510__denver-planes-tweet~p1.jpg
http://www.universalflooring.com/graphics/gallery/project_boeing_train_photo_0.png
http://www.northeast.railfan.net/images/bnsf800200.jpg
http://people.ucalgary.ca/~keay/plane2.jpg
E sim, alguns países e algumas fábricas usam o trem para transportar carros.
http://farm7.staticflickr.com/6053/6257236588_8fff25cbb6_o.jpg
Já houve uma foto desse tipo postada aqui. Eram com Belina, ou Corcel, e chamava a atenção porque os carros tinham cores…não achei o link, mas já teve.
À época, comentaram sobre o assunto. O vandalismo era tamanho, que as seguradores não toparam mais entrar nessa empreitada, que dirá as montadoras. Houve um comentário de um morador de Barra Mansa que admitiu que “Era o trem apontar, que a pedra cantava”.
Aqui neste link, há uma referência a um esforço dos funcionários da RFFSA, já nos seus últimos suspiros, de voltar com o serviço, remodelado, para a fábrica da Mercedes em Juiz de Fora (aliás, que fim levou ?):
http://almanaquedarffsa.blogspot.com.br/2010/01/rffsa-volume-vi-capitulo-24.html
Que tal esta? Abraços. http://seculosartigosdeinteresse.blogspot.com.br/2013/10/o-exotico-transporte-ferroviario-do.html
A foto pode ter sido “melhorada”, mas existiram sim comboios de Betim que seguiam para o porto no Rio de Janeiro, no início dos anos 1980.
Mas certamente nao nesses moldes.
Aqui no Brasil nunca se fez, ainda mais onde o lobby com as montadoras é tão forte.
O dia que o transporte de carros for feito assim, provavelmente meus netos serão idosos.
Abraços.
A Sada, Tegma, Brazul, Transzero e as outras Transportadoras nunca deixariam.
A última vez que isso foi tentado, foi nos anos 90, pela GM em sua unidade de São Caetano do Sul, que já tinha uma antiga doca para embarque ferroviário, remanescente de velhas épocas.
A iniciativa durou algum tempo, até que, segundo inquérito policial, membros do sindicato dos transportadores (cegonheiros) começaram a sabotar os trilhos, provocando descarrilhamentos e e vandalizando a carga.
Num país do tamanho do Brasil é inadmissível que a nossa produção industrial e agrícola fique refém de criminosos!!
Flávio,
isso não se faz mais no país (147 e transporte de autos pela via férrea), mas essa imagem aí eu cansei de ver na minha infância…
sempre morei em frente à estação ferroviária de minha cidade e esses trens carregados de Fiats 147 passavam quase que diariamente – esse aí é o Ramal do Paraopeba – linha que liga Belo Horizonte até Congonhas que se conecta com a linha Centro da extinta RFFSA – de Conselheiro Lafaiete até o Rio de Janeiro, cujo destino final desses carros aí era o porto…
no início passavam sem proteção (tela) mas depois os carros começaram a serem danificados e aí colocaram a tela.
o transporte ferroviário de autos durou poucos anos… no início da década de 1980 foi substituído pelo transporte rodoviário…
Voce esta enganado, essa foto foi montada (observe bem a foto, o tamanho da locomotiva e incompativel com o comboio……) e esta logistica nunca existiu no Brasil.
Alan,
essa logística existiu sim no Brasil e por vários anos.
eu VI esses carros passarem em frente à janela da minha casa no final da década de 1970.
também VI carros vindo de São Bernardo do Campo em direção a Belo Horizonte – Jeep, Corcel, Rural, Fusca, etc..
quanto ao tamanho da composição tracionada por apenas uma locomotiva não vou questionar pois não me recordo exatamente quantos eram os vagões-cegonha que passam na minha cidade.
agora, o tipo de vagão usado é exatamente esse aí da foto pois foram várias as vezes que o trem parava na linha auxiliar aqui da minha cidade aguardando cruzamento com outro trem de carga.
Se este sistema de transporte de carros novos funcionasse aqui no Brasil tiraria das rodovias centenas de motoristas cegonheiros irresponsáveis. Aqui em Minas Gerais já perdi a conta de quantas vezes tive que frear de forma brusca ou dar passagem desesperadamente pra um retardado que não tem o mínimo de noção do tamanho e peso do veículo que conduz.
Creio que se for julgar pela locomotiva, GM (EMD) SD-40, com seu motor V16, 2 TEMPOS TURBO, que gera 3300 HP, não seria difícil para que ela puxasse uma composição deste tamanho só com FIATs 147, com cerca de 900 kg cada! Pois com 8 carros em cada vagão (que pesam vazios algo em torno de 30 a 40 ton.) quase não acrescentariam ao preso desta composição em sua tara! Um vagão devidamente carregado com minério, soja ou celulose poderia chegar a um peso bruto total de 200 tons – somente UM vagão. Sendo assim, uma composição com um outro tipo de carga, mais densa, e deste tamanho, com certeza precisaria de pelo menos mais 4 locomotivas iguais a essa da foto!
PS: Não sei se realmente a foto é verídica, montagem ou foi montada para um comercial (para demonstrar uma possível situação real), mas garanto que essa locomotiva da foto – que TAMBÉM SOLTA FUMACINHA AZUL – poderia, tranquilamente, dar conta desse recado!
Sou leigo, mas não pode ter uma locomotiva empurrando no final da composição? Só uma dúvida…
Hoje em dia sim, mas com a tecnologia da época, não haveria como passar “informação” para a locomotiva do fundo, como acelerar, frear…
provavelmente não nessa época não existia enlace locotrol maquina da cauda comandada pela maquina da cabeça via enlace via rádio. E como o outro companheiro falou essa carga muito leve para essa locomotiva se eu não estiver enganado essa maquina é uma macosa e procede a informação de ser motor 2 tempos diesel EMd; eletric motive divison da gm que foi vendida para carterpillar sou maquinista da MRS. Se tiver algum amigo maquinista saudações
Sim, claro! É Perfeitamente possível. E isso é muito comum em lugares onde há ‘rampas’ (desníveis) muito grandes (caso de Minas, por exemplo).
quando voce diz 8 varros por vagao ja da pra parar de ler seu comentario.
Só duas pergunta alan…você sabe mesmo onde é que começa e onde termina cada vagão da foto? Se sim, você sabe contar até 8?
*perguntas
As EMD SD70ACE que a ALL usa hoje em dia praticamente nem soltam fumaça, a despeito de serem dois tempos….
Essa fota e uma MONTAGEM PARA UM COMERCIAL DA FIAT 147, VEJAM A LOCOMOTIVA DA RFFSA SOBREPOSTA AOS VAGOES DE TRANSPORTE DE CARROS…… NAO COMBINAM!!!! E ESTES VAGOES NAO SAO NEM NUNCA FORAM PADRAO BRASIL, A PAISAGEM E A FERROVIA TAMBEM NAO SAO DO TIPO QUE SE ENCONTAR NO BRASIL, E ESTE VOLUME DE CARROS TRANSPORTADOS NAO CONDIZ COM A PRODUCAOINICIAL DE FIAT, ISSO IRIA DE MG PRA ONDE??????. ALEM DO MAIS QUE UMA UNICA LOCOMOTIVA NAO TRACIONA UMA COMPOSICAO TAO GRANDE. ESSA MONTAGEM FOI FEITA ANTIGAMENTE E OS LEITORES NAO ERAM TAO CRITICOS, MAS HOJE ISSO NAO PASSA!!!!
Uia.
A maior prova de que isso é montagem, é o fato de não haver frabricante louco o suficiente de transportar veículos desta maneira sem proteção alguma, arriscando ocorrer danos de pedras ou outros artifícios arremessados por acéfalos que poderiam danificar quase todo o lote.
Então carros transportados em cegonhas não tem esse mesmo risco?
Em uma composição dessas, já estariam todos pichados e grafitados. Sei disso pelos vagões da Vale que vem de MG para Vitória com minério.
Mas era transportado assim mesmo, completamente descoberto. Isso existiu. Ainda há alguns vagões desses abandonados por aí.
Flavio, este teu ” uia ” foi de espanto e admiracao, nao e mesmo…..
A internet trouxe muita chatice.
eu também acho… pra ser feliz não é melhor só acreditar e não questionar? Confia que é melhor…
O Photoshop da época era bom demais
Acho que nunca se fez …
Trabalho como cegonheiro numa empresa de transporte de automóveis chamada Tegma. Fazem muitos anos que não há transporte ferroviário de carros no Brasil. Adoro fórmula 1 e acompanho seu blog diariamente.
Nem uma coisa nem ouTREM.
era pra rir?
“Isso se faz, ainda, no Brasil?” Não. Nem uma coisa (Fiat 147) nem outra (trem de carga desse tamanhão lotado de carro).
Creio que não. O vandalismo não deixaria.