LONG WAY HOME (3)

SÃO PAULO (agora começa) – E hoje Goiabinha viu o sol pela primeira vez em quase dois anos. Quis o destino que fosse numa Terça-feira Gorda, dia de alegrias, pois não?

Dia escolhido a dedo, diga-se. Cidade vazia, manhã de sol com nuvens, tempo agradável, zero de trânsito para percorrer alguns bons quilômetros até a morada do Twingo. Zero de estresse, porque eu tinha horário na TV. Então, cedinho lá fomos, eu e nosso líder Luis Finotti, o pai, eu no carro, ele na plataforma.

Desta vez não precisei de nenhum mapa para chegar. Quando faço um caminho uma vez, aqui ou em Cabul, não esqueço. Em meia hora estávamos na casa de Sol para levar adiante nosso ambicioso plano.

No sol, o Twingo da Sol está ainda mais bonito. OK, tem uma coisinha ou outra para fazer. OK, essa porta do passageiro talvez eu troque, mas não tem nada, nada que não seja possível fazer nesse carro que por três anos foi meu e por 17 foi da Sol. E que carrega em suas entranhas todas as histórias dela e minhas, muito mais dela, claro — 17 anos é uma vida inteira.

Notei uma certa tristeza no sorriso da Sol na despedida, mas isso passa. Já está prometida uma noitada de arromba quando Goiabinha ficar pronto, e o seu Luis já se escalou para ir junto. E quem trabalhar no carro daqui para a frente, idem. Incluindo o novo amigo Christian, presidente do Clube do Twingo, que está ajudando pacas.

Algumas coisinhas já foram compradas, como tampa do porta-malas, vidro traseiro (o carrinho foi atropelado por um ciclista doido), faróis e lanternas traseiras. A forração do banco do motorista está meio prejudicada, mas já temos fontes para arranjar uma nova. Atrás, os bancos estão impecáveis. É só lavar, assim como o carpete. Mecânica, só vendo. Mas é um carro simples de fazer, encontra-se tudo. Não teremos grandes dificuldades.

Agora vamos fazer um cronograma para que ele fique pronto em menos de dois meses, porque quero usar a data mágica de 26 de abril (vejam no manual) para a reestreia. Primeiro passo, verificar motor, suspensões, freios e parte elétrica. Segunda fase, rodas, pneus, funilaria e pintura. Terceira, tapeçaria e acabamentos. Quarta, sair andando por aí.

Aí embaixo estão algumas fotos do resgate de hoje. Incluindo os IPVAs de 1994, 1995 e 1996, cujas guias eu mesmo preenchi. Minha letra, 20 anos atrás! E a menina guardou tudo esse tempo todo… Como se vê, Goiabinha está de pé, muito de pé, porque foi criado com carinho e zelo pela Sol. Sendo assim, não podemos decepcioná-la.

E não iremos.

Para quem não está entendendo nada, e sempre tem quem acabou de chegar de Saturno, o início da história de Goiabinha, o Twingo da Sol, está aqui.

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
MARIO FIELDS
MARIO FIELDS
10 anos atrás

Com certeza esse primeiro IPVA foi pago em URVs….

Alex
Alex
10 anos atrás

Olá Flavio parabéns pelo reencontro, eu tenho um Twingo e sei bem o que esse carrinho significa pra quem tem… aliás trouxe da Europa pro meu aquele teto de lona panorâmico original – você deve ter visto vários por lá – e instalei por aqui, ficou uma beleza!!!! por favor me interessei pela questão do restauro do banco dianteiro, o do meu está gasto também por conta do atrito com o cinto, você se importaria em passar o contato da sua fonte? meu email está no cadastro. Agradeço desde já e grande Abraço !

Alex
Alex
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

o meu é Twingo é 99 , e o tecido é aquele cinza com pinceladas amarelas e azuis… Abco

rogerio de carvalho
rogerio de carvalho
10 anos atrás

Flavio, tenho um carro que as polainas (o carro tem polaina então vc já viu que não é novo!!!) são de plastico e estão assim meio manchadas como os para-choques do Twingo.
Se vc conseguir dar jeito nisso me passa a receita por favor.
Desde já te agradeço.

Henrique Vieira
10 anos atrás

E porque nós, humildes leitores, não podemos participar da festa de reestreia? Posso fazer fotos bem bacanas… (de presente, é claro!)

Carlos
Carlos
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Realmente, foi uma resposta muito boa (sem sarcasmo…).

N I P O - L U S O
N I P O - L U S O
10 anos atrás

Agora só falta o GOL LS… Parabéns pelo Reencontro e Recompra do Seu Antigo Twingo… Os DKVs e o GERD Não Terão CIÚMES com a Volta do Amigo Mais Antigo???

Czar
Czar
10 anos atrás

Ô sujeito sortudo!

Achou o carro e conheceu a Sol. Que sorte!

Ah! Já falei que é sortudo pra caramba?

Pelamor…

Fábio
10 anos atrás

Aí, Flavio Gomes… blz? Lembro de vc toda vez q assisto Overhaulin, na Discovery.

Vc curte? Manda o Goiabinha lá, ele vai virar uma bela goiabada.

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
Reply to  Fábio
10 anos atrás

Tsc Tsc…

Maurício Filho
Maurício Filho
10 anos atrás

Hauahauaha, parabéns Flávio pelo resgate do carro, mas eu sabia que ao acessar os comentários eu iria encontrar a galera falando a Sol huahauaahau.
Sim, o Goiabinha ficou em boas mãos – com todo respeito, Sol !
Abração!

Emil - JDO
10 anos atrás

Putz! O Flavio deu uma pegada segura na Sol… Menino besta, esse! Hehehehe

José San Pedro
Reply to  Emil - JDO
10 anos atrás

ehhh…pegou de jeito mesmo!

Andersom Calder
Andersom Calder
10 anos atrás

Que curvas.

Alberto
Alberto
10 anos atrás

Você pode ficar até em pé dentro do carro.
E a Sol é muito simpática.
Parabéns pelo reencontro com o amigo.

Pdr Rms
Pdr Rms
10 anos atrás

A Sol está de parabéns mesmo (e não me refiro apenas ao cuidado dela com o Goiabinha).

Filipe Augustus
Filipe Augustus
10 anos atrás

Flavio, essas rodas, foram você que colocou quando ele era seu, ou é autoria da Sol?

Filipe Augustus
Filipe Augustus
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Até que ficaram legais, pois são modificações da mesma época do carro =D

Lucas Martin
Lucas Martin
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Meu primo tinha um gol em 1998 com essas rodas, ele se achava o máximo, pq todo mundo tinha as rodas de três tiras, mas só ele tinha as três tiras trançadas!! kkk boa lembrança.

Renato
Renato
10 anos atrás

E essa apertada na cintura da morena?

Ed
Ed
10 anos atrás

Não sei por quê leio essas tua histórias.. . Agora estou eu aqui. Obcecado com a idéia de reencontrar meu primeiro carro, um Chevette SL 1983.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
10 anos atrás

Após uma profunda análise de uma mente perturbada, brilhante e modesta, descobri que essa história de amassado na traseira, pelo ciclista, não é de todo verdade. Vou explicar e sigam o meu raciocínio.
1- A imagem IMG_3280 é a que o Camarada Gomov, mais feliz que pinto-no-lixo, comprime, de forma consistente e progressiva, o corpo da Sol contra a traseira do Goiabinha ( reparem que o braço direito, dela, não tem apoio e o cheio de dedos Gomov , com o pé esquerdo, hidraulicamente, ajuda na pressão )
2- A imagem IMG_3297 é a que mostra a traseira amassada com realce ao contorno do amassado, acima do nome.do carro ( reparem e existe um hiato entre a primeira e a segunda foto, aqui relacionadas, de 17 fotogramas…)
3- e por último a IMG_3301, que está fora da ordem dos fatos, aparece o Gomov, mais sorridente ainda e equilibrado na plataforma com metade do pé….Rapaz…..

Luciano M
Reply to  RENE FERNANDES
10 anos atrás

EXCELENTE !!! Que imaginação hem ? rsrsrs…

Rodrigo
Rodrigo
10 anos atrás

Caramba, um pequenino Twingo encheu a prancha do caminhãozinho.. Cabe um Landau ali em cima??? rsrsrss

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
10 anos atrás

Adoro essas histórias, são épicas. Determinadas pessoas tem esses estranhos , felizes e complexos eventos na vida. Você mesmo já falou que o inusitado é comum, em sua vida. Eu tenho o mesmo prazer de ser vítima(?) / protagonista de vários em minha vida. Partllhe a jornada!

Eugenio Chiti
10 anos atrás

Sugestões:
1) Não troque essa tampa traseira amassada. Foi ela que você e a Sol abriram e fecharam tantas vezes. Um bom martelinho de ouro deve deixá-la pelo menos 90% boa. Mantendo original aquela pintura que vocês lavaram e que você encerou algumas vezes (será que a Sol também encerou?). Aquela pintura cor de goiabinha, que foi feita na França especialmente pra você. O mesmo vale para aquele amassado no paralamas e demais partes da lataria.
2) Não troque os parachoques, nem os pinte. Esses parachoques (assim como os faróis e a tal tampa) estão há vinte anos no lugar, pra quê mexer neles? Há um novo produto da Wurth que restaura plásticos e pelo que sei parece ser muito bom. Mesmo que não fique lindo, ainda será aquele parachoques que vocês lavaram, aquele parachoques que você encostou num outro carro numa manobra qualquer (Não, a Sol nunca encostou em carro nenhum, certo?). O traseiro deve ter a marca da batida da bicicleta, que mudou pra sempre a história do Goiabinha… Sim, eu sei, aquelas lanterninhas dianteiras Carello também ficam meio desbotadas com o tempo. Pois é, mas o carro tem o mesmo tempo que elas, então pra quê deixá-lo com cara de zero? Trocando peças, a gente troca também a história de um carro.

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
Reply to  Eugenio Chiti
10 anos atrás

Boa, Eugenio. Disse tudo!
Nada de pintar o Goiaba desnecessariamente.
Martelinho de ouro e cera Würth nele.
Como dizia um amigo, “o que é original, não se desoriginaliza”…

Cleuber
Cleuber
10 anos atrás

E essa mãozinha ai na cintura kkkk mas parabéns viu Flávio.
Abraço e ahhh seu blog é otimo!!

João Sarto
João Sarto
10 anos atrás

Queria que fosse o Twingo da minha mulher, já perdi as contas das vezes que tentei me desfazer dele, mas ela sempre diz que acha ele simpático.

Conde
Conde
10 anos atrás

Programasso para uma terça de carnaval . Estava em SP para levar minhas filhas ao teatro . O dia estava agradável mesmo . é um renascimento para o Monsieur Goiaba . E viva a Sol .

Romeo Nogueira
Romeo Nogueira
10 anos atrás

Legal! Vai ter que ter uns “Long Way Home” da oficina, antes da reestreia! Tem que sair, também, um álbum com toda a frota! Creio que a galera, como eu, quer conhecer…

Eitcha
Eitcha
10 anos atrás

Putz… Ainda era Banespa! E aquela moeda no ipva-94 era o Cruzeiro Real (CR$) ou ainda era o Cruzeiro (Cr$) do Collor? A URV já estava vigorando naquele mês?

20 anos… tô ficando velho…

Pelicioni
Pelicioni
10 anos atrás

Bom mesmo foi o aperto na Sol.

Ed
Ed
Reply to  Pelicioni
10 anos atrás

Na minha terra o nome disso é acôxo

carlos lima
carlos lima
10 anos atrás

Flavio, caro escriba, sois um homem feliz porque sabes compartilhar tua história, tua vida. Teu leitor, comovido, agradece.

Bravo!!!

Daniel Cabron
Daniel Cabron
10 anos atrás

Esse negócio de pegar amor por carro é meio doido! Eu tenho um amor por um gol 1000 quadrado 95\96 tá precisando de uns reparos mas tá andando pra todo canto, gastei na garagem talvez mais do que ele possa valer mas não poderia deixá-lo ao relento porque chegou um irmão mais novo. Como ele iria se sentir?! Tive que derrubar parede e tudo mas ele tá lá, ao lado do caçula da família. E sei que não se pode ter preferências por filhos porém meu coração bate mais forte pelo primogênito.

cleber
cleber
10 anos atrás

Tá decidido: quando eu tiver minha editora ou quando for editor de uma, quero um livro seu com as histórias de seus carros

Nasser
Nasser
10 anos atrás

A ex-dona roubou a cena.

Romeu Nardini
Romeu Nardini
10 anos atrás

Mais uma etapa do resgate do Goiabinha. Agora vamos acompanhar o passo a passo até o final de Abril, quando ele será reintroduzido na sociedade.
Com a ajuda do Finottão, vai ser fácil recuperar o que está estragado.

Dudu Patton
Dudu Patton
10 anos atrás

Muito bom!!!

Luiz Fernando Niquet
10 anos atrás

Flávio chegou junto na Sol, hein… só na pegada! hehehe

Junior Ribeiro
Junior Ribeiro
10 anos atrás

26 de abril, dia do meu aniversário!! Não muda nada, mas ta registrado!

Batista Lara
Batista Lara
Reply to  Junior Ribeiro
10 anos atrás

Dia do meu também!

Cedujor
Cedujor
10 anos atrás

Bem mais legal que esse tal de Up!, que achei bem carinho…

Patrick
Patrick
10 anos atrás

Fugindo um pouco do assunto, aliás muito, você sabe por onde anda o inigulável Edgar de Melo Filho?
https://www.youtube.com/watch?v=IA-IxVcqFxM

Pedro
Pedro
Reply to  Patrick
10 anos atrás

Deve estar fantasiado de Napoleão em algum manicômio. Esse louco sabe tudo sobre automobilismo. E ainda nos diverte.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Patrick
10 anos atrás

É …

Maurício Filho
Maurício Filho
Reply to  Patrick
10 anos atrás

Participa de um programa semanal no site Autoracing chamado Loucos por automobilismo.

Aqui você pode acessar e ouvir os programas passados. Eles retornaram a gravar agora, após os treinos da F1.

http://www.autoracing.com.br/corrida/podcast-loucos/

Maurício Filho
Maurício Filho
Reply to  Maurício Filho
10 anos atrás

Retornaram não. Retornarão.
Desculpe.

Czar
Czar
Reply to  Maurício Filho
10 anos atrás

Boa!

Sempre vejo corridas de tudo quanto é jeito e gosto de todas.

Mas nunca – nem passando perto – me diverti tanto como nos anos 90 com as transmissões do BTCC pelo Edgar que, é óbvio, fazia a narração e os comentários.

O campeonato é (e sempre foi) um dos melhores do planeta e as tiradas do veterano esclareciam tudo a respeito de tudo além de provocar gargalhadas sem fim.

Grande figura!

André
André
10 anos atrás

R$480 de IPVA em 95? Caro hein?

Legal a história, estou curioso para ver como vai ficar depois.

solange fonseca
solange fonseca
10 anos atrás

Nossa parece que já faz um tempão e não apenas algumas horas ! Relato breve mas totalmente fiel ao dia de hoje e vc Flavio Gomes tem razão … quando o Goiabinha ” viu” a luz do sol ficou ainda mais lindo e parecia sorrir .O resgate podia ter sido uma choradeira de minha parte mas se tornou até divertido com as brincadeiras e alto astral do Luis Finott ( diz que adorei conhecê-lo !) e formamos uma equipe na hora de tirar o bichinho da garagem ao comando dele ,não sei porque mas ele me lembrou o Mário Bros sem o modelito rsss. Despedida não é fácil , fiquei um pouco tristinha sim mas ao mesmo tempo feliz pelo destino dele e também por ter conhecido você que é um maluco por carros adorável .Obrigada pelo carinho dedicado a mim e ao meu …ops quer dizer SEU Goiabinha … melhor dizendo NOSSO porque sempre sentirei que ainda é um pouquinho meu também,ele tirou férias de mim rsss .Muito sucesso na reforma e ficarei ansiosa no aguardo de revê-lo .Forte abraço ! :-*

Luciano M
Reply to  solange fonseca
10 anos atrás

Cara Solange, uma belíssima história de amor com o Goiabinha, emocionante ! Sou assim também. Tenho uma Brasilia 1977 que meu pai comprou em 1979 e depois passou para mim. Se você achar interessante, dá uma olhada no meu blog, onde estou escrevendo a história dela em capítulos ! http://novidades-dotiolulu.blogspot.com.br Tem que olhar desde as postagens mais antigas… =) Abraço !

Mario Buzian
Mario Buzian
10 anos atrás

Camarada,

Achei muito interessante o detalhe da numeração de chassi, de centena extremamente baixa para o primeiro ano de fabricação !
Esse Twingo ainda vai render MUITO !!!
Merece todo o carinho e capricho do mundo, FG !
Parabéns a ti pelo resgate e à Sol por mantê-lo vivo por 17 anos !!!
Saudades do verdinho 1994 que foi da minha irmã (carinhosamente apelidado de “sapinho”)…

Jeff
Jeff
10 anos atrás

Com o devido respeito, a Sol poderia participar de um “Cars & Girls”, não acha? E com vosso Twingo.

Sanzio
Sanzio
Reply to  Jeff
10 anos atrás

Concordo plenamente!

Pedro
Pedro
Reply to  Jeff
10 anos atrás

Ela merecia um abraço caliente. Com o mesmo devido respeito.

Roberto Borges
Roberto Borges
Reply to  Jeff
10 anos atrás

Concordo, também com o maior respeito!

cedujor
cedujor
Reply to  Roberto Borges
10 anos atrás

Ela é bonita e simpática!

Ulisses
Ulisses
Reply to  Jeff
10 anos atrás

Boa idéia!
Viva a Sol!!!!!!!

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Jeff
10 anos atrás

Quanta carência hein, amigos?

Com todo o respeito! rs

gnloch
gnloch
10 anos atrás

Já que o grandepremio tem parceria com o flatout, este twingo poderia fazer parte da série project cars. Ou quem sabe o golzinho chaleira…

Marcos Alvarenga
Marcos Alvarenga
10 anos atrás

Essas rodas não são originais, não?

Fu você quem colocou?

Pinho - Bauru, SP
Pinho - Bauru, SP
10 anos atrás

SENSACIONAL Flávio, nada menos do que isso… parabéns pelo “resgate”!

Abraços.