MEU CASCO | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 13 de março de 2014 - 10:07Gomes

MEU CASCO

SÃO PAULO (agora quero ver…) – Muito bem. O post de ontem sobre os horríveis capacetes da F-1 2014 rendeu. E como se nota lendo os comentários, a maioria concorda: estão feios, padronizados, poluídos, descaracterizados. Parecem vitrine de loja de capacete de motoboy na Barão de Limeira.

Então, é hora de a blogaiada bronzeada mostrar seu valor. Vamos fazer mais um concurso de design de capacetes aqui. Para mim, claro. A pintura atual, que vocês veem aí em cima, já está com seis anos. Foi criada pelo Thiago Amorim em 2008, quando troquei o #96 pelo Meianov.

Um breve histórico. Meu primeiro capacete, criado e pintado pelo Sid Mosca, era prata e verde, com um filete vermelho separando as duas cores. O verde, que ocupava a parte de trás, vinha contornando a lateral até formar um “V” na frente, numa distante referência ao “V” de Vemag.

Depois que o #96 foi pintado com as cores e grafismos do Carcará, em 2006, fiz um concurso aqui e ganhou um capacete branco lindo, com referências explícitas ao carro de recorde da Vemag. Foi quando conheci o Thiago, talentosíssimo designer e pintor de capacetes do Rio, que modernizou a primeira versão, aplicando nele detalhes do Carcará e reforçando o vermelho. O atual é uma versão daquele, só que com azul e vermelho predominantes, as cores da bandeira russa.

Ocorre que neste ano terei de trocar de capacete, por causa da data de validade, e vou aproveitar para mudar a pintura. O Thiago vai me apresentar três versões e outras seis serão escolhidas entre as sugestões que vocês mandarem para meu e-mail flaviogomes@warmup.com.br. Farei uma seleção inicial e colocarei os seis melhores aqui para votação. Os autores desses seis vão ganhar anuários “AutoMotor Esporte”, do Reginaldo Leme. Daí vão sair três finalistas dos blogueiros. Então, na fase final da eleição, os seis serão votados por vocês — três sugestões do Thiago, mais os três finalistas dos blogueiros.

A escolha final será minha, claro. Mas, normalmente, vocês sabem, respeito a voz do povo. Foi assim nas outras promoções, tanto para capacete, quanto para macacão e pintura do DKW e do Lada. De qualquer maneira, é preciso ficar claro que minha decisão não será necessariamente a mesma da blogaiada. Afinal de contas, é minha cabeça que está a prêmio…

Podem criar à vontade. Usem os elementos que quiserem: cores da URSS ou da Rússia, por exemplo; o numeral #69 como está no carro; o verde-prata-vermelho do original; as cores do Meianov, vermelho e branco, com seus grafismos; releituras de capacetes clássicos; referências a antigos pilotos cujo estilo se assemelha ao meu (Gilles Villeneuve, Bernd Rosemeyer, Jim Clark e Sebastian Vettel, para citar alguns); qualquer coisa, enfim.

Hoje é dia 13. Receberei sugestões até o dia 31 de março. Mandem arquivos não muito pesados, com vista lateral, frontal e traseira. Se possível, os três desenhos no mesmo arquivo para facilitar a publicação. Caprichem!

20 comentários

  1. José Eduardo disse:

    as cores da Martini …vc só tem falado disso….aproveita e fecha logo um patrocínio…marca das antigas de tradição…apoiando um piloto digamos “saudosista”… Se vc bebe feche o Pag. Em bebida…se não sorteia pra nós. Fala aí é ou não uma idéia o meianov….com piloto Da Martini ….OK não é uma vodka russa mas fazer o que…ainda vale…vc ainda repete a foto do Moco….kkkk

  2. Kleber disse:

    Uh é “capamug”!!!!!

  3. Zé Dirceu disse:

    Morri de rir na parte em que afirma que o estilo de Gilles Villeneuve e outros são semelhantes ao seu..kkk

    Abraços e boa sorte.

  4. Rafael Banzales disse:

    O Flávio, o próximo manda pinta de azul e amarelo. Porque nessas cores da nova república soviética não fica muito bem falado nos dias de hoje. Hahahahhaha

  5. Renato Soares disse:

    Minha sugestão é uma homenagem a Lusa , com as cores , brasão , etç e tal.
    No entanto , o mais belo de todos é de Alberto Ascari.

  6. Carlos Albuquerque disse:

    A primeira associação ao seu estilo que me ocorreu foi a do Mário Fofoca de Fusca dourado! Rsrsrs…

  7. José Brabham disse:

    Mandarei uma sugestão com base no casco de Rubens Barrichello… acho que tem tudo a ver.

  8. charles disse:

    Sorteie seu “casco”, já que está vencido, o que acha?

  9. Jeff Marin disse:

    Flavio

    Toda pintura melhora com um Simpson Bandit

    Já que vai comprar um novo que seja um old style

    Abre um post sobre a escolha de seu novo casco pra ver o que o pessoal acha da idéia…

  10. Marcos Alvarenga disse:

    Você não apagou a pintura do Sid. Mosca, né?

  11. Gustavo Oliveira disse:

    Sempre achei o seu estilo de pilotagem mais influenciado por caras como Hiro Matsushita, Giovanni Lavaggi e outros cobras…

  12. Celso Renato de BH disse:

    Gomes informe o modelo e marca do capacete para melhor avaliação do conceito gráfico.

  13. Rodrigo Sampaio disse:

    O capacete de Nelson Piquet em 1986/87 é mais bonito da história! Faz uma versão dele em vermelho e verde! Abraços,

  14. Julio Lima disse:

    Não posso ajudar com o desenho porque não sei fazer nem casinha com chaminé saindo fumaça.

    Mas deixo uma sugestão: use cores sólidas e desenhos simples. Capacetes como os de Prost, Piquet, Mansell, Hill, Alboreto eram legais exatamente por causa disso.

    Até uma criança com uma caixa de canetinha hidrocor poderia reproduzí-los. Vai tentar fazer o mesmo com os capacetes de hoje…

    • Ulisses disse:

      Concordo Julio.
      Alguns capacetes mais “limpos” que os atuais, que me lembrei de imediato, exatamente em razão do que disse:

      Nick Lauda
      Francois Cevert
      Jackie Stewart (clássico!)
      Emerson Fittipaldi (outro clássico!)
      Wilson Fittipaldi (lindo desenho do Sid!)
      José Carlos Pace
      Andretti (ícone!)
      Hunt
      Piquet (verdadeira logomarca!)
      Schumacher (quase lenda!)
      Ronie Peterson
      Barrichelo
      Senna (“classicasso”!)
      Jacky Ickx
      Chris Amon (simples e inesquecível!)
      Patrese
      Gugelmin ………

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>