MENU

domingo, 16 de março de 2014 - 20:51Automobilismo brasileiro, Caminhões

MORTE EM SC

SÃO PAULO – Edson Beber, 46 anos, morreu numa prova de arrancada de caminhões no litoral de Santa Catarina. As provas, ao que parece, são bem tradicionais em Balneário Arroio do Silva. E são disputadas na areia da praia.

Eu não conhecia, e nunca soube que existiam competições de arrancada para caminhões. Não sei se são supervisionadas por alguma entidade oficial. O que também não quer dizer muito, porque as entidades oficiais no Brasil não fiscalizam nada e de nada entendem.

Ao ver o vídeo no link do “Diário Catarinense”, achei bem perigoso, pela proximidade do público. Mas pode ser uma falsa impressão. O que não é falsa impressão é que o cara dentro do caminhão estava sem capacete, de boné e camiseta. É só congelar a imagem aos 3 segundos.

Uma várzea. Como é que alguém permite um troço desses, não sei. Como é que alguém que tem alguma experiência em competições automobilísticas disputa uma prova desse jeito, também não sei.

43 comentários

  1. MARCELO BORGHESI disse:

    AMIGO FLAVIO GOMES, TEM DE MORRER, INFELIZMENTE TEM DE MORRER, ASSIM QUE FUNCIONA, AGORA COM A TRAGÉDIA ANNCIADA, COMO EM MUITOS OUTROS OS ÓRGÃO REGULADORES ETC, TOMARÃO AS DEVIDAS RPOVIDÊNCIAS PARA QUE NAO SE REPITA ISSO, ASSIM QUE FUNCIONA EM NOSSO PAÍS, SEM CINTO DE SEGURANÇA, SEM CAPACETE, SEM MACACÃO, SEM SANTO ANTONIO E SEM SISTEMA DE LANÇAMENTO DA CABINE EM CASO DE ACINDENTES. ISSO ACONTECEU EM CASCAVEL, EU ESTAVA LÁ, QUANDO O AURÉLIO MIGUEL COM SEU MAIS INTIMO AMIGO RESOLVEU FUNDAR A FORMULA TRUCK, O QUE ACONTECEU, O CAMINHÃO CAPOTOU NO BACIÃO, E ELE MORREU ESMAGADO COMO ESTE, ISSO AFUNDOU OS PLANOS DE AURÉLIO POR ALGUNS ANOS, MAS SERVIU DE LIÇÃO PARA QUE ELE FUNDASSE UMA CATEGORIA SÓLIDA EM NOSSO AUTOMIBILISMO

  2. Joao Colatrello disse:

    Sr Perna Quebrada, Antes de postar qualquer opinião seria bom pesquisar um pouco para não passar por ignorante. A pista que futuramente poderá ser construída em São Carlos não tem nada a ver com este lamentável acidente, será uma pista própria para a modalidade arrancada como hoje ocorre na cidade de Piracicaba no ECPA, pista homologada supervisionada pela Fasp e CBA com regulamentos,vistoria e toda segurança.

  3. perna quebrada disse:

    Parando a imagem entre 3 e 4 segundos da pra perceber que o cara estava sem cinto de segurança.

    Essas arrancadas são uma praga. A ameba tucana que foi eleita prefeito de São Carlos disse que vai construir uma “pista de arrancada” por aqui. Se prepare pra mais notícias como essa.

  4. Densi disse:

    Era exigido apenas cinto e sapato fechado… olha essas declarações.

    http://osoldiario.clicrbs.com.br/sc/noticia/2014/03/se-for-olhar-o-risco-nao-se-faz-inclusive-futebol-diz-o-presidente-da-confederacao-de-automobilismo-de-sc-4448727.html

    Já assisti essa prova ao vivo, anos atrás… sempre pensei que se o cara se perdesse e fosse pra cima do povo.

  5. Roberto Antonio disse:

    Flavio, te fiz uma pergunta sobre o cara da Hornet e aqui está a resposta. Vídeo publicado em 9 de março p.p. http://www.youtube.com/watch?v=MIfHRMvsLgE
    Pergunto, em qual avenida de São Paulo pode se andar a 120 km/h, que é a marcação do velocímetro logo no início do vídeo?

  6. Roberto Antonio disse:

    Flavio, não tem a ver com o post, mas aquele idiota da Hornet que circulava em São Paulo e provocou um acidente fatal, continua com suas “aventuras”? Afinal, que fim levou?

  7. Roberto Antonio disse:

    Só complementando a notícia,embora não tenha importância alguma, onde você leu 38 anos? O diário menciona 46 anos.

  8. Ulisses disse:

    É, não conheço, nem sabia que existia essa “bagaça” no Brasil. Mas, pelo vídeo, a situação geral da “paisagem” é um tanto quanto estranha. Além do que, o caminhão vinha num “cacete” danado! E pelo jeito que ele ficou após parar, talvez nem tivesse santantônio, ou um dimensionando incorretamente.
    A impressão geral é de que se trata de um evento bastante amador!

  9. Luciano Marino disse:

    Há muitos anos atrás passava férias com a minha família nessa mesma praia em Santa Catarina e presenciei algumas dessas arrancadas. Ou seja, não é de hoje que elas “animam” o público colocando vidas em risco. Lembro ainda de baterias com Fuscas e outras com tratores. Tratores!!

  10. Fabio Zolli disse:

    Em algumas fotos aparece até bandeiras e faixas da PETROBRAS; será patrocínio???

  11. Jaison Corrêa disse:

    Prova “acompanhada” e regrada pela FAUESC.

    Link para o regulamento técnico:
    https://docs.google.com/file/d/0B24Oa9gphX_uNmlyNFIyeER6S3c/edit

  12. Thiago Azevedo disse:

    Gomov, ele estava muito solto. Ou estava sem cinto de segurança ou estava com aquele cinto de veículo de rua, inapropriado para corridas.

  13. Renato disse:

    E no mês passado teve arrancadas de moto por lá também:

    http://www.arroiodosilva.sc.gov.br/conteudo/?item=1294&fa=1&cd=22645

    “Há mais merda entre o céu e a Terra do que supõe a nossa vã filosofia”

  14. Tiago Oliveira disse:

    Uma corrida bem idiota. Apenas pelo risco de contaminacao da praia por vazamento de combustivel ou diesel ja seria motivo o suficiente pra proibir essa Varzea Sobre Rodas, sem sequer mencionar o risco ao publico. Isso é tao irresponsavel quanto racha de playboy e manos em avenidas da periferia. E deve ter gente ganhando muito dinheiro com essa bagaca.

  15. Dennis Lacerda disse:

    Lamento pelo piloto, por seus familiares e por seus amigos. Mas arrancada não é automobilismo. Muito menos arrancada de caminhões. Na praia então…

    • Ricardo Sarmento disse:

      Amigo, me permita discordar de você. Arrancada é sim automobilismo, basta ver o quanto a categoria é respeitada nos EUA, onde afinal, foi lá que ela foi criada. E até mesmo no Brasil, com toda a desorganização que infelizmente ainda impera por aqui, a categoria é bem desenvolvida, basta ver as provas que são disputadas pelo Brasil inteiro, principalmente em Curitiba.

      Mas esta arrancada de caminhões é UM CRIME, participar disso é um SUICÍDIO, essa prova passa longe do que é a arrancada, porque:

      Colocar caminhões para participar desse tipo de prova é no mínimo insanidade. Esses devem ser caminhões utilizados anteriormente na Fórmula Truck, mas mesmo assim não foram projetados para esse fim.

      Realizar uma disputa como essa em uma praia é algo absurdo. Tudo bem que só fica ao redor assistindo quem realmente quer, mas uma pessoa com o mínimo de responsabilidade e que RESPEITA A PRÓPRIA VIDA não entra num caminhão para disputar uma arrancada na areia da praia.

      Se um caminhão desse quebra o motor, tem um vazamento de combustível, imaginem a sujeira que isso vai causar na areia?

  16. Rogerio disse:

    Entrem no site da prefeitura

  17. Paulo "McCoy" Lava disse:

    Pelo fato de que a CBA, inexplicavelmente demonstra ‘zero’ preocupação com fatos e datas de assuntos envolvimento o Automobilismo, segue minha contribuição para o debate: Data de 1986 a primeira ocasião na qual este evento foi disputado. Mais precisamente, no dia 15 de Fevereiro, ocasião na qual um publico calculado em mais de 22 mil pessoas, aplaudiu o vencedor Luís Leopoldo Pavanato (SC). O piloto do Scania L110/S foi o melhor concorrente entre os 49 inscritos.
    Kind regards,

    Paulo Lava
    Jornalista & Pesquisador de Automobilismo

  18. Joca disse:

    É impressão ou o piloto foi projetado da cabine, há um ponto branco ao lado do caminhão, mesma cor da sua camiseta.

  19. Fábio disse:

    Diz um amigo meu que quando um idiota se lasca, não há o que se lamentar: é apenas a seleção natural em ação. Já pensou como a humanidade seria medíocre se os idiotas prosperassem?

  20. Slater Hammerhead disse:

    Não é só nessa cidade que isso acontece, existe outra cidade do interior chamada Lages (onde nasci) onde também tem. Pode ser que exista em algumas outras também (já não moro mais em SC).

  21. Robertom disse:

    Pilotos, Caminhões e Pista totalmente fora de qualquer norma de segurança.
    Macacão, Capacete e HANS são acessórios ?
    Banco de Competição, Cintos 4 ou 5 pontos, Gaiola de Segurança do Habitáculo também ?
    Da Pista de Arrancada feita na praia com motoniveladora e montinhos de 30 ou 40 cm como barreiras laterais (com o público ao lado) nem consigo escrever.
    Não existe dúvida que a pergunta sobre a tragédia não era se ia acontecer, mas quando ia acontecer.
    P.S. Escreva sobre a Classic de sábado…

  22. Leandro disse:

    Flávio: o evento existe a 24 anos, e por muita sorte até hoje nunca houve um acidente.
    Os “pilotos” são na maioria amadores, caminhoneiros mesmo que durante a semana estão na “boléia”.
    Ultimamente é que estavam entrando caminhões mais preparados e pilotos que disputam em autódromos no Rio Grande do Sul. Teve um ano que teve alguns pilotos da F-Truck, mas esses não apareceram mais.
    O acidente de hoje foi com um caminhão preparado, na categoria “Protótipos”, mas durante todo o final de semana disputam vários tipos de caminhões.
    O piloto que morreu já foi campeão várias vezes em outros anos, e segundo relatos o acidente foi depois da linha de chegada onde ele tentou fazer uma manobra de comemoração pelo título e errou feio.

  23. Rafael Rodrigues disse:

    Mother of god!

    Tivesse desviado para a direita, dezenas seriam lambidos.

    As pessoas estão cada vez mais irresponsáveis.

  24. Ernesto Longhi disse:

    Bah, tava passando aqui pra te deixar um link disso também. Loucura isso. Parece os primórdios da NASCAR (muito embora ela não tenha evoluído lá, muita coisa. Adoro trollar a NASCAR). Estupefato!

  25. Alessandro Silva disse:

    Eu passava os verões em uma praia a uns 40 km de lá e lembro dos comerciais no fim da temporada de verão chamando o povo para ir ao evento. Isso tem mais de vinte anos e lembro também que naquela época eu já tinha a mesma opinião que tenho hoje, de que caminhões são feitos para transportar carga e não para corrida. E mais pelo vídeo tenho a impressão de que o “piloto” além de tudo está sem cinto. Retalhações em: 5, 4, 3, 2…

  26. diego disse:

    Pelo que as reportagens falam o evento era “supervisionado” pela federação catarinense de autombilismo…

  27. Joca disse:

    Pelo que sei o ‘arrancadão’ não é organizado por nenhuma entidade automobilistica. Até alguns anos atrás eram utilzidos somente caminhões comuns, hoje há caminhões preparados para esta finalidade. Quanto a segurança é a cargo de seus ‘pilotos’.
    Quanto ao publico é aquilo que está na imagem saiu do trilho feito na áreia atinge o publico.

  28. Alexandre de Souza disse:

    Flavio, não é impressão. Os caminhões passam rente ao público. Não sei como as autoridades liberam. Moro em Criciúma e temos casa de veraneio em Bal. Arroio do Silva. Por questões de segurança, não vejo este evento. Por sorte, o caminhão não atingiu o público. Na verdade, demorou muito para acontecer algo grave.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>