O RONCO
SÃO PAULO (também acho) – Depois de Bernie Ecclestone (e de milhões de fãs), foi a vez de o tetracampeão Sebastian Vettel falar o que acha do novo ronco dos motores da F-1: “Uma merda”.
Já discutimos bastante isso aqui, e acho que a maioria concorda com o alemão. Há os ecochatos que defendem a economia de combustível, menos barulho, a modernidade, a tecnologia. Mas há os que simplesmente gostam de corridas e compreendem que elas são um universo à parte e não têm, necessariamente, de seguir cartilhas que regem outras atividades.
Estou entre eles. Prefiro o barulho, a fumaça e a emoção. Quem quer silêncio, limpeza e economia, que procure outra coisa. Tipo uma UTI.
A solução: basta contratar o carinha aí do vídeo para animar o ambiente:
https://www.youtube.com/watch?v=m40ZAfJb4f8
Olha o melhor ronco da F1 2014
https://www.youtube.com/watch?v=vyOxTkAg-XY
O ronco do liquidificador CITILUX 1960 de minha saudosa mãe é bem melhor que o ronco destes F1 atruais. Que pena assim como no Brasil de um modo geral ninguém consulta o povo para saber o que ele quer.
Nelson Pasini
Quem já viu e ouviu os V12 e V10 subindo a Junção e rasgando a reta sabe que o melhor da F-1 ficou pra trás !
FG,
A música se chama: “Final dos Treinos Livres 1 em Interlagos”
http://www.youtube.com/watch?v=jlmJTYTZ-nQ
A UTI foi ótima !!! O miado está um lixo. Volto a dizer que experiências deveriam ficar com os protótipos, a F1 deveria continuar a dar lugar às disputas entre os melhores pilotos com carros com muita potência e menos pendurucalhos eletrônicos, onde até estreantes com o carro mais acertado consegue andar melhor que os melhores.
Nunca li tantos comentários grosseiros por aqui, principalmente as respostas mal-educadas, desnecessariamente mal-educadas. O que esta acontecendo com as pessoas?
Voltando ao ronco. O som dos motores turbo dos anos 80, (V6, L4), era diferente do som destes motores de 2014? E se era, qual a razão da diferença? Digo isso porque ainda não escutei “ao vivo” o som destes novos motores.
acho que se retirassem a restrição do fluxo de combustível os motores girariam mais e fariam mais barulho, mas esses motores não foram projetados para isso, se liberarem vira uma festa de quebra de motores e corrida de desenvolvimento gastando muito, a solução real seria eliminar o turbo eu acho.
eu prefiro a formula atual do que os motores anteriores, por que F1 deveria ser assim, desenvolvendo algo novo, não mantendo quase exatamente o mesmo por 7/8 anos como fizeram….
sei que o DFV durou muito, mas sofreu bem mais desenvolvimento e não era o único motor,
Eu lembro de ter usado cartas de baralho presas com pregador de roupas no quadro da bicicleta pra fazer barulho de DKW nos raios da roda em movimento. Tudo pela emoção.
Eu usava tampinha de pote de sorvete nos raios e no guidão um pregador de roupa imitava a alavanca usada nos ônibus para abrir as portas.
Quem tá reclamando de quem assiste a F1 e sente a falta do som mais alto dos motores, que nos favoreçam com sua ausência neste blog e na F1 e VÁ ASSISTIR A FORMULA E!!
Vão TNC!!!
Ainda estamos na VÉSPERA DA SEGUNDA CORRIDA DO CAMPEONATO e já tem RECALCADO comemorando a ausência de Alonso e Vettel no pódio!!
De onde vem tanto ódio?
É incrível. Só deve acontecer no Brasil, “terra de um povo tão amigável, hospitaleiro, alegre e feliz” (???).
Gente que assiste uma corrida inteira torcendo CONTRA este ou aquele piloto.
Esse país não tem mais jeito. Povo medíocre.
Concordo, infelizmente.
Na austrália comemoraram como se fosse gol quando o Vettel ficou fora do Q2. A Austrália também não tem jeito? É medíocre?
F1 é um esporte, tem torcida! Não é eleição ao premio nobel….
Voltem para as cavernas da onde não deveriam ter saído!
mimimimimi, velharada chorando os velhos tempos…
Tem quem gosta de Black Sabbath ou Led Zeppelin e tem quem “curte” One Direction e Paramore…
Vai entender, né?
Mas a maioria aqui gosta de “SERTANEJOS”, afff Maria !!!
Você fala como se não tivesse banda merda nos anos 60 e 70, e como se tudo hoje fosse um lixo… daqui a pouco vem alguém te dizer que led zepellin é um lixo e que bom mesmo é Beethoven. E aí?
Não to dizendo que não curto um ronco do passado, mas esse som novo é muito maneiro, futurista, e te deixa escutar mais o trabalho do piloto, o pneu cantando…
Bom é curtir o que se tem de melhor em cada geração, sem ficar preso irracionalmente ao passado.
Isso aí, ninguém cozinha com fogão a lenha e panela de ferro mais, apesar da comida ficar mais gostosa…
Rodrigo, temos de aproveitar o melhor de cada época, e com certeza o que a F1 está virando não é exatamente o melhor desses nossos tempos, não é?
A situação é muito simples:
1- Vettel reclama do novo motor porque passou 4 anos andando na frente e agora anda atrás, se é que anda;
2- Rosberg e Button elogiam a mudança porque andavam atrás e agora andam lá na frente;
3- E o Alonso não fala porra nenhuma pois atrás estava e atrás ficou. Já já se aposenta.
Parabéns por escrever tanta besteira em tão poucos itens.
É isso aí!
Mas que o ronco está feio e xôxo, não há a menor dúvida!
E isso parece ser opinião unânime lá no “circo”.
Gardenal.
Pois que coloquem um apito no escapamento já que é para fazer barulho. Aliás, já não existiu uma coisa dessas por aí (por aí o cacete, lá no final dos anos 90) que inclusive foi proibido?
Existiu sim. Era uma borboleta
Que comentário ridículo o do Botão! Putz!
“Afirmamos que a magnificência do mundo enriqueceu-se de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com o seu capot ornado com grossos tubos semelhantes a serpentes de sopro explosivo… um automóvel que ruge e parece correr sobre a metralha é mais belo do que a Vitória de Samotrácia.”Manifesto Futurista, Fillipo Marinetti.
Viva os V 8 e V 10 e os 12 boxer, aspirados! Aqueles que OUVI desde 1973, quando assisti o meu primeiro GP Brasil…..
Grazie mille.
Como acabar com a categoria que já foi a maior no automobilismo mundial?
Estão quase conseguindo…
Em tudo que é bom sempre tem um neguim pra avacalhar.
Agora é a F1 que perdeu o charme que era o ronco dos
motores rasgando o retão, como dizia GB.
Deveriam criar uma nova F1 lado B, porque essa já
tá engessada.
Merda é o carro 2014 da RB.
Lendo uma entrevista o Jenson Button(que tem motor Mercedes) disse que a F-1 virou uma GP-2, trabalhei na F-1 c/ os V-12 / V-10 e alguns V-8, aquilo era uma Sonfonia maravilhosa, nada se compara ao barulho de hoje, são ridículos tá mais p/ Velozes e Furiosos que p/ F-1!!! Tbém vi 02comparativos um em Jerez e outro em Melbourne dos carros 2013 e 2014 passando nas retas, tirando o som que NÃO empolga nem arrepia ninguém de emoção, os carros de 2014 parecem Autoramas c/ motor “Estrelinha”, que porcaria!!!O Button tá c/ a razão mesmo, parece GP-2 e não F-1 cuja finalidade é o TOP em tecnologia p/ posteriormente vir aos carros de rua, farão as equipes e fábricas gastarem absurdamente mais pois os motores basicamente são os de 1980(era turbo), somente o ERS me parece algo mais sofisticado em relação ao KERS!!Não gostei, achei os carros bem xôxos, sendo assim não irei ao GP Brasil!!
Se o problema é o ronco, basta adaptar uma vuvuzela no escapamento!
Quem quer silencio vai pra UTI? A coisa que o meu pai mais reclamou quando foi para a UTI foi do barulho…. Silêncio é na roça, mesmo!
O zumbido parece o mosquito-da-dengue? Parece. Os bicos estão horrorosos? Sim horripilantes! Más eu-não-paro-de-ver-a-F1! Ainda vamos nos acostumar com isto!
F-1 é como rock&roll !! sonzeira !! quem gosta de musiquinha é bossa nova ! e motorzinho de dentista !!
Se tivesse ganhando estaria dizendo que é o melhor som que já ouviu. É um baita de um chorão.
Só não entendi o ecochato, se um sujeito está querendo corridas mais equilibradas, com mais influência dos pilotos nos resultados, mais variáveis como o câmbio de relações fixas, o controle de fluxo, limite de combustível, etc., só porque o ronco diminui ele é ecochato?!?!
Muita coisa foi pensada e feita na correria esse ano, muita mudança e poucos testes, o ronco é o menor dos problemas, na realidade um problema de marketing, basta ver quem reclama: promotores de corridas, empresários, donos de equipe retardatárias, o Bernie, quem está com o carro ruim como o Vettel, sei lá quem mais.
Estes motores poderiam roncar muito mais sem poluir mais, a coisa toda foi é mal pensada. Jogar energia fora em carro de corrida, em qualquer carro, é apenas burrice, sistemas de recuperação de energia eficientes podem fazer uma carro ser muito mais rápido e veloz, são corridas lembra? E o e-tron? E agora a Toyota, todos estão errados? O que isso tem a ver com ser ecochato? Chato é quem gosta do “marketing” do barulho em vez de corridas.
Eu também prefiro o ronco dos motores antigos , particularmente dos Cosworth dos anos 70, deveriam voltar então? Claro que não, o mundo anda prá frente, a tecnologia, apenas como exemplo pedante, permite a existência deste espaço, enfim, gostar do passado eu também gosto, mas viver por lá não é prá mim não.
Sem falar que Bernie voltou atrás, disse que na pista o som não é muito ruim, mas tem que melhorar pra tv. Ele não havia viajado pra Austrália. Devem mudar a posição do microfone em breve, atualmente ele fica acima da cabeça do piloto. Vettel que se especializou em repetir o que Bernie diz, será que vai voltar atrás?
Meu Fusca 76 1300L, com o escapamento (kadron) do Puma, sem silencioso, fazia uma barulho mais bonito.
Uma merda não, pera aí Fettel.
1.000.000 de merdas. Ridídulo.
Isso aí não é F1…Fosse eu dono de um destes circuitos aí processava por quebra de contrato.
Como não sou, resta-me ficar na turma do xororô.
Como motociclista eu achei esse ronco bacana…..
Campeão que se preze tem de se posicionar. Fez bem o tetracampeão.
O Vettel expressou numa palavra o que 90% dos espectadores de F1 pensa sobre “o ruído” do motor da F1 neste ano.
De resto, assino embaixo as seguintes palavras de FG: “Prefiro o barulho, a fumaça e a emoção. Quem quer silêncio, limpeza e economia, que procure outra coisa. Tipo uma UTI.”
Sem mais.
Bernie falou, Vettel repetiu. Ele, Vettel, não se manifestou em Singapura/2013 quando todos os espectadores reclamaram que a rbr tinha um carro dois segundos mais rápido que o resto e a f1 estava monótona, já que era corrida de um carro só.
Quem quer barulho, que compre uma britadeira…
F1, antes de ser um esporte, é um laboratório de tecnologia.
Não interessa o barulho que faz, interessa se é rápido. Aliás, meio na contramão da opinião de muitos, acho lindo um carro desses passar que nem raio na reta e sem quase ser ouvido, um verdadeiro caça stealth de 4 rodas! E ainda por cima não enche o saco da vizinhança dos autódromos, que não é constituída na sua maioria por entusiastas de F1.
Já estive em Interlagos, achava o barulho até bonitinho, mas gosto mesmo é de velocidade e tecnologia. Saber que os carros estão correndo quase o mesmo tanto e gastando menos combustível é muito legal.
Gosto muito de F1, mas nos últimos anos tem sido meio chata, com esta babaquice de corte de custos e estas asas móveis e outras apelações para tentar dar emoção.
F1 legal era na década de 80, onde o cara escolhia se queria V8, V10 ou V12 no carro. Os carros, por serem diferentes, tinham vantagens ou desvantagens uns em relação aos outros dependendo dos circuitos. Onde os projetistas tinham liberdade para introduzir inovações nos carros, como câmbio no volante, suspensão ativa. Naquela época, a F1 era mais significativa em termos de desenvolver tecnologias que acabavam nos carros. Aí, era não apenas gasto, mas investimento, pois muita coisa podia ser aplicada e ainda por cima dava ganho de imagem, por associar determinadas empresas a um alto grau de desenvolvimento tecnológico.
Para mim, o regulamento deveria ser:
– limita dimensões, formato e peso (para que os carros possam ser compatíveis, em termos de segurança);
– exige que as peças durem um determinado tempo, porque a busca da confiabilidade é palavra de ordem na atualidade;
– libera geral a motorização, mas limita a quantidade de combustível a 100Kg por corrida, seja com V12, V10, V8, V6 turbinado, Wankel, 4 em linha ciclo atkinson híbrido, etc.
Falou.
Quem quer um laboratório, vira químico. Usando o mesmo argumento imbecil que você usou.
Controle seu linguajar, rapaz.
Ao assistir a moto GP nesse fim de semana, fiquei com ciúme do ronco das maquinas…
Somos 2, aquilo que é esporte! Enquanto a F1 anda ladeira a baixo, a moto gp tem crescido cada ano mais, inclusive no brasil. O que acontece é que la tem pessoas que entendem o que estão fazendo e amam o esporte, já na f1 parece que estão querendo terminar com ela de uma vez.
Ontem comecei assistir o treino livre, já eram 11 e 30 da noite, um silencio, dava para ouvir os pneus dos carros cantando quando freiam. Ninguém ia pra pista, tudo muito burocrático, pensei comigo, vou é dormir que ganho mais, e desliguei a tv.
Nem que ama a f1 como eu tem saco, é de dar sono. Na moto gp é pauleira, correria, sem nhénhénhé e frescura. Um esporte emocionante de verdade, não é a toa que a f1 está sem audiência, e esse ano vão conseguir acabar ainda mais com os indices.
Sinceramente, não vou perder sono essa madrugada. Uma pena acabarem com um esporte que tanto amo, mas é agoniante os carros acelerarem e não sair som nenhum. Dessa vez o Flavio tem razao, f**-se os politicamente corretos, quero a verdadeira f1 de volta.
Para mim o problema não é nem o barulho. Particularmente prefiro motores menos barulhentos. O problema é que a F1 tá 8s mais lenta que em 2004. Isso sim é lamentável.
Ronco bacana era o dos motores do fim dos anos 70 e 80, que roncavam baixo, pois não passavam dos 10-12 mil RPM.
Falou tudo Flávio, sem nada a acrescentar!
Concordo com o alemão! Eu lembro dos tempos de WTCC aqui em Curitiba. O mesmo barulho sem graça. Perde todo o sentido de ir ao autódromo. Lembro que o pessoal vibrava mais nas corridas preliminares quando existia o falecido brasileiro de marcas com aqueles gol bola e quadrado rasgando na reta a pouco mais de 160 faziam mais estrondo que as BMW e SEAT motores TDI. Lembro em 2009 quando a lada veio com seu motorzinho a gasolina e a galera começou a torcer para os bólidos soviéticos devido ao barulho.
Não se trata de ser ecochato, mas de ser a favor de avanço tecnológico. Neste campo a F1 2014 está dando um banho. F1 não é só barulho e velocidade, é também inovação e tecnologia. Continuo achando que é muito barulho por nada. … e Vettel está reclamando porque está perdendo. Veja se Rosberg reclama de barulho?
Acho que existe um erro conceitual. Formula 1 ERA elétrica. Agora é acústica.
Me desculpem, mas essa história de implicar com barulho de motor é pra aqueles negos coxinha, que vão em autódromo e nem sabem o nome dos pilotos. Quem gosta mesmo de automobilismo gosta até dos F-E, que não fazem barulho.
O barulho da F1 ficou quase igual o da Indy. E por lá ninguém reclama….
Acho que você deve ser ciclista, só gosta do vento nos cabelos !!!
Mais um para engrossar o coro de que o barulho é uma merda e tem que mexer no motor.
Primeiro Bernie, depois o Montezemolo (sei lá como se escreve…) e agora a Red Bull.
Se cuida Mercedes…
O comentário é piegas, mas não critiquem muito ok ?
Na primeira prova de F1 realizada em SP como teste, minha namorada tinha uma prima surda.
No momento da largada, que os giros foram ao máximo ela começou a chorar. Depois da largada ela explicou que, pela primeira vez, tinha sentido a vibração do som em seu ouvido.
A expressão de comoção e felicidade dela ainda é inesquecível
Se é falta de barulho coloca isto. Funcionava muito. A vó ficava louca.
Fazíamos com latinhas de massa de tomate Elefante.
http://www.youtube.com/watch?v=eslbbk_3FuU
Ah!!! Se eu soubesse disso quando era guri. :)
Flávio, quem gostou desse “novo” ronco, nunca ouviu um DKW na troca de marchas…
Boa Flávio, perfeito!
Eu tenho 33 anos. Em 92 fui ver ao vivo pela primeira vez a F-1. Eu e minha família ficamos na época no setor E, no final da Curva do Sol antes da reta oposta. Eu tinha 11 anos. Senti o que o Vettel sentiu…. Na época tinha o warmup. Começava às 08:30h. Quando foi 08:20, o pessoal ficou de pé na arquibancada. E a gente já escutava os “rom-rom” ensudercedor dos boxes. Já ali me arrepiei todo. E aí, pontualmente às 08:30h, o narrador do circuito gritou “Boxes abertos, os carros vão para a pista!”
PQP!! Eu lembro a ordem: Schumacher, Mansell, Brundle, duas Minardis, uma Dallara… todos os 26 carros de uma vez. E o Senna saiu lá no meio, já entrando na reta oposta tirando de uma Larrousse. O último carro a sair foi o Alex Caffi, da Footwork. Para você ver como a nossa memória se atrela às emoções do momento.
Que coisa sensacional! Que barulho incrível, indescritível, ensurdecedor! Agora escrevendo me arrepio inteiro! Que emoção! Que barulho FDP, que coisa maravilhosa foi aquilo! Como disse o Vettel, o chão tremia. E detalhe: nossa arquibancada não ficava tão perto da pista assim.
Meu amigos, minhas pernas tremiam! E eu não conseguia parar! Olhei para minha tia com cara de “QUE PORRA É ESTA??”, mas com um sorriso imenso no rosto! Depois que passou o warmup, eu falei: “Foi a coisa mais sensacional e incrível que já presenciei!”.
Demorou uma hora para baixar minha adrenalina.
Honda e Ferrari V-12… Renault V-10… E vários outros: Yamaha da Minardi, o motor da Footwork, Dallara… todos berravam de forma incrível. Não dá para explicar. Só que já foi ao vivo sabe
Aí depois fui muitos outros anos, setor A, setor G… e aquela emoção de sempre.
Para quem já ouviu os de 92, e o Honda da Jordan de 98 (que – sério – fazia tremer meu tórax quando passava na reta)… o Mercedes de 2000 e 2001… fora claro os Ferrari… dentre muitos outros claro… Aí ouve estas porcarias de hoje e chora. Ou melhor, dorme.
Parabéns… teu comentário bate com a minha experiência vendo F1 pela primeira vez no autódromo, alguns anos depois. Os mongolóides nunca entenderão.
Apoiado 100%
Eu trocaria toda essa borracha que é jogada fora durante um ano inteiro pela F1, por bólidos que fossem barulhentos musicais!!!
Abraço!
Adoro a tecnologia, realmente acho fascinante essas coisas de recuperação de energia, porém, que elas fossem instaladas em motores de grande litragem, como os antigos, aumentando ainda mais a potência. Já iria ajudar a indústria automobilística e iria continuar com o belo ronco dos antigos motores, além de muito mais torque e velocidade.
Acho que daria para achar uma solução.
Vettel só está dizendo isso porque a Red Bull está lá pra trás. Vê se Hamilton ou Nico estão reclamando…
É só alguém perguntar diretamente sobre o RONCO do motor!!
Não tem nada a ver a opinião “só porque a equipe está ‘lá atrás'”.
A Classificação no campeonato não tem nada a ver com uma opinião sobre o RONCO do motor!!
“Lá atrás” (!!!) Só foi disputada uma corrida até o momento e temos de ler uma coisa dessas!!
A educação do Brasil é uma porcaria mesmo. E faz tempo.
Concordo e assino embaixo. E aquela máscara (me engana que eu gosto) de bom mocinho será a primeira a cair se o Newey ou a FIA não der um jeito logo.
Abs.
(Quanto ao ronco, também gosto dos mais estridentes)
Gente, se a coisa não mudar, daqui a 30 anos não haverá nem oxigênio para a combustão.
O que faz da F1 um mundo à parte Flávio? Pelo contrário, ela serve justamente para trazer essa tecnologia para os carros de rua.
Barulho é perda de energia e agora esses caras não podem desperdiça-lá…
Se não gostaram não assistam é simples…
Mais um enganado pela histeria carbônica!
O que ele diz de mundo a parte, é que 20 carros poupando energia, irão salvar o mundo aonde ?
Para mim é a mesma coisa que falar para os atletas comerem menos para sobrar mais comida no mundo.
Não entendo porque esse tipo de cara lê um blog de automobilismo, sinceramente.
O cara NÃO GOSTA da “coisa”.
Dá a impressão que é aquele tipo de gente que não transa porque vai transpirar ou amassar o lençol…
Não consigo enxergar o pq de uma competição de carros ficar responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias.
Deixe de ser bobo, rapaz! Vai pra UTI, ou jogar xadrez, ou golfe, ou tênis com tapa ouvido…
Melhor seria mandar logo para outro lugar, mas tudo bem.
O ecochato aí tem ideia de quanto o nosso país polui o mundo com os “peidos” do maior rebanho de gado do mundo? Vai mandar exterminar os bovinos e virar vegetariano?
Não dá pra controlar as emissões da bunda da vaca, mas dá pra fazer os carros menos poluentes.
Gente, se a coisa não mudar, daqui a 30 anos não haverá nem oxigênio para a combustão.
O que faz da F1 um mundo à parte Flávio? Pelo contrário, ela serve justamente para trazer essa tecnologia para os carros de rua.
Barulho é perda de energia e fumaça é combustão incompleta e esses caras não perdem tempo..
Não entendo porque esse tipo de cara lê um blog de automobilismo, sinceramente.
O cara NÃO GOSTA da “coisa”.
Dá a impressão que é aquele tipo de gente que não transa porque vai transpirar ou amassar o lençol…