SE PANGS (2)

capmalaysia2SÃO PAULO (sábado, outono, delícia) – Quando o Todo Poderoso recebeu de seus roteiristas a sinopse da história de Noé e sua arca, a primeira coisa que pensou foi: onde vamos rodar o vídeo para o HolyTube? Foi quando um de seus arcanjos, o mais viajado deles, um ex-mochileiro com experiência pelos lados da Tailândia, Cambodja e Sudeste Asiático, inclusive com passagens pouco angelicais por Bangcoc, sugeriu: grava lá na Malásia, em Kuala Lumpur. Onde tem aqueles prédios altos?, perguntou o Supremo. Lá mesmo, respondeu a purificada criatura. Mas precisa ser de tarde, que é a hora que chove.

Este diálogo ocorreu há cerca de 5 mil anos, e desde então sabe-se que na capital malaia chove todos os dias, santos ou não, ali pelo fim da tarde. Consta que Bernie Ecclestone estava presente quando o Infalível conversou com seu emissor alado, na condição de dono da produtora encarregada de fazer o vídeo e, de quebra, sócio do construtor da arca. Mas, pelo jeito, não registrou a informação pluviométrica.

E por isso já tem alguns anos que Bernie marca treinos e corrida na Malásia para aquela que ficou conhecida como a Hora de Noé.

Claro que choveu na classificação agora há pouco, que deu ao Comandante Amilton sua segunda pole no ano, 33ª na carreira, fazendo o inglês ultrapassar Nigel Mansell e empatar com Jim Clark e Alain Prost nas estatísticas. Lewis é, agora, o quarto maior poleman da história, atrás apenas de Schumacher, Senna e Vettel.

polelhmal14O mercêdico é bom de chuva. E a Mercedes segue na frente da concorrência. Só que Lewis tem zero ponto. Precisa desesperadamente somar o máximo que der enquanto os rivais não encostam de vez. Por rivais, entenda-se especificamente Red Bull. Vettel fez o segundo tempo, a apenas 0s055 da pole. OK, foi no molhado, o molhado embaralha as coisas, mas parece óbvio que os rubrotaurinos estão na trilha da reação, depois de uma pré-temporada desastrosa. Se pans, encostam nos prateados antes de a F-1 voltar à Europa. Para quem previa um tempo maior para entrar nos trilhos, e eu estou entre eles, é uma chifrada no meio das ideias. Não se deve subestimar essa turma tetracampeã mundial.

Mas ainda acho que não ganha o campeonato.

O dia em Kuala Lumpur começou como aquele de 5 mil anos atrás, quando a equipe liderada por Bernie chegou à cidade para gravar a história de Noé: quente e úmido. Na hora do terceiro treino livre, o tempo estava nublado. Com pista seca, a Mercedes fez 1-2 com Rosberguinho e Hamilton e enfiou 1s1 no terceiro colocado, Raikkonen. No fim da tarde, desabou o toró nosso de cada dia, um daqueles de salvar o Sistema Cantareira. Era tanta água que não teve jeito: a direção de prova foi adiando o início das práticas até que as condições da pista apresentassem um mínimo de segurança. O retardo foi de 50 minutos em relação ao horário original.

E os tempos que no seco giravam na casa de 1min40s subiram para algo em torno de 2min. Falando em tempos, vale registrar o recorde de Sepang: 1min32s582, de 2005, Alonso de Renault. Arredondando, os carros estão 8s mais lentos depois de nove anos. A F-1 gastou fortunas para ficar bem mais lenta. Curioso, isso. Para não dizer ridículo e estapafúrdio.

Pois que o Q1 começou, finalmente, e com pneus intermediários a turma foi para a água e poucos incidentes foram registrados, com destaque para a panca de Ericsson, que depois de bater ficou um bom tempo dentro do cockpit buscando sinal no celular da sua família para informar à equipe o que tinha acontecido. Sem créditos, porém, desceu do carro e voltou aos boxes para relatar pessoalmente que fez uma ligeira cagada e bateu. Faltavam 50s para o fim do treino e o resultado não foi muito abalado. Ficaram na primeira degola, pela ordem, Maldanado (que sugeriu à Lotus largar a pé amanhã), Futil, Branquinho, Koba-Mito, Chalton e Sonyericsson. Rosberg foi o mais rápido.

No Q2, a chuva piorou. Ou melhorou, dependendo do ponto de vista. Para a lavoura, melhorou. Para o vendedor de capas, melhorou. Para o Sistema Cantareira, melhorou. Mas para o vendedor de algodão-doce, piorou. Para o dono do carro conversível, piorou. Para a Williams, piorou.

É, a Williams. Como na Austrália, onde a chuva veio no Q2 e no Q3, a Williams apanhou da chuva. É simples explicar: experimentem colocar água num Martini. Fica aguado e ruim. Esse é o problema da Williams: incompatibilidade entre patrocinador e precipitações. Ou chove, ou anda. As duas coisas não dá. Bem que o time tentou alguma coisa, colocando pneus intermediários em Sapattos e Massacrado. Mas não rolou. Outros que tentaram o mesmo, como o falante Raikkonen, tiveram de voltar aos boxes para calçar os pneus de chuva forte, conhecidos como “Noés”.

O Q2 chegou a ser interrompido por uma barbeiragem de Alonso, que não viu o soviético Kvyat numa curva de baixa e bateu nele. Quebrou um braço da direção da Ferrari do espanhol, mas a equipe, muito rápida, conseguiu trocar e ele pôde voltar à classificação. Na retomada dos trabalhos, Hamilton cravou a melhor volta, dando sequência ao domínio da Mercedes. Limados: K-viado, Gutierros, Massacrado, Maria do Bairro, Sapattos e Grojã. Felipe, ao repórter Marcelo Coragem, da Globo, disse que “não é novidade que nosso carro nessa condição não rende”. Bottas ainda perdeu três posições por ter atrapalhado Ricciardo. Larga em 18°.

Classificados para o Q3, portanto, as duplas de Ferrari, McLaren, Red Bull e Mercedes, mais uma Force India, do Incrível Hulk, e uma Toro Rosso, de Verme.

O único que tentou algo diferente no Q3 foi Button, que andou com pneus intermediários. “Se pans dá certo”, falou pelo rádio. Não deu. Larga em décimo. A briga lá na frente ficou para Hamilton, Tião Alemão e Rosberguinho, que terminaram o treino nessa ordem. Vettel andou bem perto, mas Nico, não. A diferença para seu parceiro foi de 0s619. Alonso terminou em quarto, seguido por Ricardão, Tagarellen, Hulk, Magnólia, Verme e Bonitton.

gridmalaiof

Teremos chuva na corrida, claro, é algo determinado pelo Impoluto há 5 mil anos por conta de uma gravação importante para o HolyTube, e não há nenhum motivo para acreditar que será diferente amanhã. Hamilton e Vettel são excelentes na chuva. Alonso também. Se pans, vai ser uma prova muito interessante, porque a Hora do Noé pode vir depois da largada. Espero que seja assim, porque senão o GP vai começar sob safety-car, o que é uma chatice. Quando chove no meio de uma corrida, é sempre mais legal.

Se pans, Bernie estava certo ao escolher a Hora de Noé para essa prova, mesmo. É mais divertido.

Subscribe
Notify of
guest

100 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
9 anos atrás

Coisa estranha… Para e direção de prova a corrida só existe do Magnussen (8º) para trás! Já se está na 8ª volta e nada de mostrar nada lá na frente.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Ricciardo largou tão bem que tirou a possibilidade do Vettel lutar pelo 2º lugar com o Rosberg. Mas a Red Bull acaba de o colocar em seu lugar.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Felipe, Bottas is faster than you!?

Again?

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Essa corrida na Malásia já deixa claro a ordem de forças da F1 atual:

1- Mercedes continua sendo a equipe a ser batida. E ao que parece 4amilto4 e Rosberg decidirão o vencedor no treino classificatório.

2- A Red Bull já chegou e o piloto a tentar quebrar o domínio da Marcedes é o V5tt5l. Ri e se arde herdou o azar do Webber.

Bem depois…

3- A Ferrari do Alonso é o 5º carro do grid. E só. Qualquer lugar acima depende da incrível sorte já conhecida alonsiana. Agora o Kimi lutando sem conseguir ultrapassar uma Lotus? Francamente.

E…

Acabou o encanto de McLaren e Williams. Foi tudo fogo de palha. Até a Force Índia está na frente.

Haverá desclassificação? Nem se desconFIA…

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
9 anos atrás

Martini e agua é um vomito…..( São Pedro odeia Martini…) Ao fim dos treinos, consolidei o conceito. Para os biriteiros, é um pecado…..E a Lotus???? Tadinha…Vou tomar Red Label Red, na talagada. Pra não aguar o resto…. Martini, só se for Dry….

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
9 anos atrás

Massa é uma cara muito azarado, agora que o carro esta bem acertado para pista seca e varias forças ainda não se acharam, ele já tomou uma panca do mito japones e não para de chover.

eduardo
eduardo
9 anos atrás

A Ferrari melhorou enquanto a Willians e Mclarem perderao tereno,foi o que deu para ver ate agora,a Mercedes e soberana e nao deve ser ameacada tao rapido enquanto a Red Bull apenas confirma o que fez na Australia e na chuva o Vettel fez a diferenca

allan
9 anos atrás

Acho que a corrida vai ser interressante. So espero que não chova muito forte chuva forte demais faz a corrida fica chata ninguem se arrisca e fica o trenzinho rodando espero algum vagão descarrilha e fica na brita…

Quanto ao Massa na chuva São duas verdades 1º A williams claramente mascara um pouco a eficiência do seu carro deixa ele pronto pra voar na reta e esquece que eventualmente pode chover e no caso de sepang SEMPRE CHOVE! Estrategia já ficou claro que não é o forte da equipe afinal quando todo mundo vai de pneu pra chuva extrema o cara tem um carro que já não faz curva e arrisca com um pneu intermediário faltou inteligencia tanto pro engenheiros como pros pilotos..

2º É que o Massa nunca andou bem na chuva inclusive me lembro de um corrida que ele conseguiu rodar 4 vezes na ferrari uma coisa ridícula e ate constrangedora…. Então não duvido que ele fique logo pela primeira curva novamente…

Eltontoptec
Eltontoptec
9 anos atrás

Olha, eu espero que chova mesmo amanhã, porque se a corrida for no seco, a vitória é da Mercedes. Seria legal uma corrida com chuva, pra dar uma chance pra rapa e pra ter alguma emoção.

Denis
Denis
9 anos atrás

FG, o novato Kevin Leite-De-Magnésium não pareceu ficar muito a vontade enquanto esteve misturado à água… deve ter diluído um pouco. Não acha?

André Paulo
André Paulo
9 anos atrás

Carro híbrido é só uma ponte para o elétrico. A FIA confia este projeto a categoria mais charmosa do automobilismo.

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
9 anos atrás

Alguém aqui ainda acredita no Massa?

Celio Ferreira
Celio Ferreira
Reply to  Mauricio Camargo
9 anos atrás

Massa na chuva é igual ao Prost que rodava até em volta de apresentação.

Luiz Alberto
Luiz Alberto
Reply to  Celio Ferreira
9 anos atrás

Só que Proust foi campeão e Felipe et ne le soront jamais

Kronenbourg
Kronenbourg
Reply to  Luiz Alberto
9 anos atrás

Excelente piloto o Marcel Proust!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Mauricio Camargo
9 anos atrás

Massa… corrida… só se for Suvinil.

Leandro
Leandro
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

huahuahuahuahuauhauh

Ferrarista
Ferrarista
9 anos atrás

Mais que merda Massa, mais que merda hein… Só é chuver que derrete todo igual açúcar e não tem desculpa do carro não render na chuva pq na época da Ferrari era sempre a mesma coisa quando caía uma chuvinha. Portanto o problema não é o carro e sim o Massinha que entra em pânico quando vê uma aguinha na pista.

Deni Williams
Reply to  Ferrarista
9 anos atrás

Botta ficou 2 posições atrás.

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  Deni Williams
9 anos atrás

O sapato não conta pq é novato.

Luiz Alberto
Luiz Alberto
Reply to  Ferrarista
9 anos atrás

Tem toda razão e vc não pinta de bobão !

João Daniel
João Daniel
9 anos atrás

Nos últimos quatro anos tenho ouvido que o Vettel era um piloto médio com um supercarro; neste ano, que agora que o carro está uma merda, ele ia desaparecer. Só que na chuva quase fez a pole. Ainda acham que ele é ruim? Dá-lhe Vettel.

Ricardo
Ricardo
Reply to  João Daniel
9 anos atrás

O Vettel é de fato um grande piloto. Ninguém vira Tetracampeão se não for muito bom. Mas o carro desse ano não é uma merda não. O carro na verdade deve ter o melhor chassi deste ano. O que está atrasando eles um pouco é a parte híbrida da unidade motriz da Renault. Assim que resolverem isso vão provavelmente encostar ou superar a Mercedes.

Paulo Mendes
Paulo Mendes
9 anos atrás

Video redbull sobre a difrenca dos carros 2013/24
https://www.youtube.com/watch?v=hFHmYFlbFn8#t=119

Valdemir Silva Braga
Valdemir Silva Braga
9 anos atrás

O Massa está zicado mesmo. Neste ano que ele tem um carro veloz, um motorzão Mercedes, até agora não está tendo sorte. Ele tem que contratar urgentemente um pai de santo, fazer um acordo com São Pedro porque diz que o carro não é bom na chuva ou aprender judô, karatê ou kung-fu para se defender do “Koba sem freios”, que na largada parece uma jamanta descendo a serra na banguela.

Fernando Passos
9 anos atrás

Pós treino que ninguém viu, mas aconteceram.

Claire Williams mandou um fax hoje para Charlotte, para a sede da Nascar, pedindo a inscrição de seus dois carros na categoria americana. “Pelo menos lá não correm com chuva e, se pans, a gente ganha alguma coisa”, disse ela ao repórter da Sky Sports.

Largar com Safety Car seria uma boa para Koba-Mito. “Se pans, assim, consigo fazer a primeira curva sem falhar meu freio”, tuitou o japonês.

“Não vou reclamar da fechada do Alonso em mim. Brigar contra a Ferrari é fria. Se pans, corro lá um dia!”, disse o filho de Putin, Kvyat.

“Como ficaria entre 8° e 10° mesmo, meti pneus intermediários no Q3 para deixar um jogo novinho de pneus biscoito para a corrida amanhã. Se pans, tem “chuva extrema” e mi si dou bem.” Button disse ao garçom no jantar.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 anos atrás

Se a corrida for no seco com aquelas retonas o Massa vai tampar a boca dos
gozadores de plantão ……

Alessandro Neri
Alessandro Neri
9 anos atrás

Flavio o mais importante vc disse no início. Fortunas gastas no desenvolvimento dos carros da categoria ” Rainha” do automobilismo, para os carros ficarem bem mais lentos…. Que absurdo! Concordo inteiramente com vc. Onde estamos? F1 mais lenta a cada ano? Qdo fiquei apaixonado pela categoria, o legal era observar como os carros se tornavam mais rápidos s cada temporada, mesmo com os esforços da FIA para deixa-los mais lentos e ” seguros”. Por essas e outras que a F1 já não provoca o mesmo fascinio e atração de outras épocas.

José Guilhermo
José Guilhermo
9 anos atrás

Bom treino gostei do ressurgimento da red bull para quem dava como acabados tá bom demais mas acho que a mercedes ainda está muito na frente em condições normais de corrida quanto ao Massa, nada demais o Massa é isso ai, piloto mediano na chuva nunca foi bom e no seco nos seus melhores dias é rápido em treino mas em ritmo de corrida deixa muito a desejar, ou seja somente um bom piloto hoje coadjuvante na formula 1.

carlos lima
carlos lima
9 anos atrás

Flavio, escriba insuperável. Parabéns, pelo ótimo texto. Bravo!!!

Leonardo
Leonardo
9 anos atrás

Fazer os carros ficarem mais lentos é a obsessão da FIA desde sempre… se o desenvolvimento dos carros fosse livre desde a década de 90, com o advento da suspensão ativa etc, os tempos hoje seriam uns 15 segundos mais rápidos, no mínimo.

Maurício MV.
Maurício MV.
9 anos atrás

Button também é bom de chuva.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
9 anos atrás

Entra ano e sai ano e os engenheiros Pangas da Ferrari não sabem fazer um carro. Ou seria seu pilotinho marqueteiro que não sabe trabalhar em equipe?

E a Red Bull chegou! E dessa vez com Ve44el.

E Adrian que na corrida passada estava “analisando” os erros do carro da Ferrada antes da largada, enviou pelo Twiter uma foto da Red Bull para os engenheiros da Ferrada aprenderem como fazer um bom carro:

“See Pangas”…

FINLANDÊS VOADOR
FINLANDÊS VOADOR
9 anos atrás

A culpa é da PEÇA ATRÁS DO VOLANTE !!! Não funciona de jeito nenhum !!! E olha que já trocaram ela de equipe por três vezes e nada. Quando trocarem essa peça o problema será resolvido.

Mathias Aguiar
Mathias Aguiar
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Toda moderação deveria fazer isso, mas tem um pessoal com ideia fixa que se repetindo e trocando os nicks, vai colar, vai achar que o mundo pensará como ele.

Francês
Francês
9 anos atrás

Chuva? É Vettel. Já viram aquele vídeo dele com 4 anos de idade pilotando um Kart na chuva? Parece um capacete com pernas , e o moleque já fazia curva dando cavalo de pau.
NInguém tá falando do Vettel que bom. Existem 2 Formula 1. A que estamos vendo e a outra que a Globo mostra pra você, onde não existe Vettel e RBR, e onde o Massa vai ser campeão esse ano..

Joao paulo
Joao paulo
9 anos atrás

#POOORRAFLAVIOGOMES!!
Oia voce fu%#$$#$# o trabalho editorial do blog po
cade a foto do fim de post
assim vira bagunça
Belo post, a explicacao do noe foi otima

abraços

ms
ms
9 anos atrás

a Red Bull voltooouuuu !!!…a Red Bull voltooouuuu !!!…a Red Bull voltooouuuu !!!..ôôôô!!.e alguém ainda duvidava que isso aconteceria????

Daniela_Rio
Daniela_Rio
9 anos atrás

Fernando Alonso hein…Parabéns !! Tá melhorando, já deixou de ser um piloto de quinta !! kkk

Raniero
Raniero
9 anos atrás

Conclusoes:
Hamilton 2 x 0 Rosberg
Alonso 2 x 0 Raikkonnen
Massa 2 x 0 Bottas
Pelo jeito teremos q esperar a próxima corrida p saber o real potencial da Williams e de Massa, pois permanece a incerteza se eh o carro ou o piloto o real problema, uma vez q a chuva soh tem atrapalhado essa avaliacao.
Tb teremos q esperar a proxima corrida p saber se a RBR rendeu bem por causa da chuva e do fluxometro, ou por méritos proprios.
Hulk em setimo com Force India mostrou q estão jogando fora o valor de um dos melhores pilotos dessa geracao. Perez, coitado, nao tem vez.
Qual foi a da Mclaren em usar pneus intermediarios no Q3? Nao viram a Williams no Q2? Isso soh pode ser desespero.

LINCOLN FALCAO
LINCOLN FALCAO
9 anos atrás

minha nossa senhora!!!!!!!!!! esse felipe massa tinha que abanonar a F1, por uma jaqeuta de couro e um amber vision e virar motorista da cometa… PQP!!!!!!!!!!! camarada mais sem graça e ruim de roda !!!!!!!!

Luiz Alberto
Luiz Alberto
Reply to  LINCOLN FALCAO
9 anos atrás

Não concordo com vc,ruim de roda ele não é,simplesmente é um bom piloto e nada mais que isso e como ele a maioria do grid também é. E isto ele próprio deixou claro quando afinou para Alonso lá no Gp da China e posteriormente naquele em que deu o primeiro lugar ao seu companheiro de equipe,pois se ele se julgasse a nível de ser campeão mundial ,jamais cederia a posição e não venha com essa de contrato pois isto não existe e também não serviu para garantir-lhe o emprego na Rossa como esta patente neste ano.Dificilmente teremos outros Emerson,Piquet pai ou Senna ,a Itália que tem a Ferrari(a mais tradicional equipe de F1) não tem um Farina ou Ascari desde os anos 50 que dirá o Brasil que trucida seus autódromos e automobilismo doméstico com corridinhas meia boca de carros toscos,Já fomos abençoados com os três grandes.É justo que a Alemanha tenha suas equipes e piloto campeões,pois é o país que mais desenvolvimento trouxe ao automóvel em geral,haja visto que os três tipos principais de motores são de inventores alemães; OTTO,DIESEL e WANKEL e as montadoras de maior prestigio também são alemãs;MERCEDES,AUDI , BMW e PORSCHE(destes nomes algum lhe soa familiar na atual F1 ?).

Pedro Barrio
Pedro Barrio
9 anos atrás

Em relação a Willians, alguém tem ideia de como poderia um carro perder tanto rendimento na chuva? Trata-se de uma questão aerodinâmica, dos pneus, ou oq?

Marcos Foz
Marcos Foz
Reply to  Pedro Barrio
9 anos atrás

A maior velocidade no fim de reta. Esta sem downforce. Não vai andar bem na chuva mesmo. Não faz curva.

Pedro Barrio
Pedro Barrio
Reply to  Marcos Foz
9 anos atrás

Porra, mas não é só aumentar a asa?

FINLANDÊS VOADOR
FINLANDÊS VOADOR
9 anos atrás

Fim de semana com F1 é sempre instrutivo, pois aprendemos algo de novo com as desculpas do Massa relativas aos fracassos no treino e na corrida.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  FINLANDÊS VOADOR
9 anos atrás

Se ele foi mais rápido que o companheiro, como isso pode ser desculpa? É um fato, a Williams sofre na chuva.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
Reply to  FINLANDÊS VOADOR
9 anos atrás

O carro de Massa é o mais rapido de reta, portanto pouca pressão
aerodinamica, só que com chuva, sem isso deu no que deu.

Pedro Barrio
Pedro Barrio
Reply to  Celio Ferreira
9 anos atrás

Repito, não é só aumentar a asa?

fullhouse
fullhouse
9 anos atrás

Se o motor Renault não pipocar Vettel leva mais Um caneco. RB já chegou!

Pablo
Pablo
Reply to  fullhouse
9 anos atrás

Concordo. E chegaram mais rápido do que imaginava.
No seco a diferença pra Mercedes deve ser um pouco maior que aquilo, mas comparando com um mês e meio atrás… Esse tal de Newey é mesmo “o cara.”

Carlos
Carlos
Reply to  Pablo
9 anos atrás

Esse Newey!! Pqp! O Vettel é o cara e ainda ficam dando ao Adrian todas as glórias pelo feito do cara…Piloto bom é o Alonso, que entra ano e sai ano, tá sempre vice…acho que ele vai roubar o posto do Rubinho

David Oaks
David Oaks
Reply to  Carlos
9 anos atrás

Hehehe, poisé, cara. Não sabia que a fábrica da Renault repassou os seus motores apenas para o Newey consertar. Mas só pode ter sido ele, lógico. Ele entende de engenharia aerodinâmica, mecânica, fisiologia, psicologia, pilotagem, assessoria de imprensa, descascar melancia com canivete em movimentos rápidos sem sofrer com resistência do ar… O cara é muito bruto!

Aliás, poderíamos propor um abaixo-assinado pra mudar alguns nomes na F1: Red Newey Racing; Sebastian Newey. Que tal? Tenho certeza que muita gente daqui vai rubricar na hora!

Fabricio
Fabricio
9 anos atrás

Flávio , o Vettel vai ganhar o campeonato na ultima corrida pela pontuação dobra ! A RBR sempre foi melhor no segundo semestre , assim o campeonato para quem vencer a ultima corrida , fica como muitos anos atrás ,onde você pode descartar seu pior resultado ! Espero estar errado! Abs

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Fabricio
9 anos atrás

Exatamente. Falei isso e concordo plenamente. Tiro no pé dos Tifodes.

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
9 anos atrás

Bottas já foi punido por atrapalhar o Ricardo…aposto uma coca cola que Alonso que fez muito pior com Kvyat não leva nem puxão de orelhas.

FINLANDÊS VOADOR
FINLANDÊS VOADOR
Reply to  luiz carlos barbosa
9 anos atrás

Punição ridícula!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  luiz carlos barbosa
9 anos atrás

O regulamento é claro, Ricciardo estava em volta rápida. Alonso e Kvyat ainda iriam abrir a volta. Não existe punição por toque, e sim por atrapalhar a volta rápida do concorrente. O desconhecimento das regras brota pérolas no blog…

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  luiz carlos barbosa
9 anos atrás

Viceonso é o mau-caráterzinho protegido.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Já deveria ter ido pra caixa de spam faz tempo…

Rafael Chinini
Rafael Chinini
9 anos atrás

chuva forte assim não é bom pra lavoura. pra lavoura é boa chuva mais fraca e constante, que molha bem (não encharca) e não estraga.

Julio Cesar Gaudioso
Julio Cesar Gaudioso
9 anos atrás

E finalmente o Hamilton EMPATOU com Clark e Prost em número de poles . Desta vez pensei que iria dar o rei da pole dance da atualidade. Ficou em segundo.

John Player
John Player
9 anos atrás

Alguém já ouviu Alonso, Raikkonen, Vettel, Hamilton, Schumacher, Prost, Senna, Piquet ou qualquer outro piloto de F1, mesmo não sendo campeão de F1, ter o seguinte argumento:

“O nosso carro não rende na chuva” ?????

Serão os outros carros híbridos, subaquáticos? Ou os PILOTOS é que são diferentes?

Essa nem o Barrichello, Felipe Massa.

E dá-lhe Hamilton, Vettel, Nico Rosberg, Alonso e Hulkenberg!!

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  John Player
9 anos atrás

kkkkkkkkkkkkk

PSantos
PSantos
9 anos atrás

Lá vem o Vettel. De novo.

alan
alan
9 anos atrás

Ola FG, como eu falei, as coisas vao se restabelecendo, um grid bem compativel com o ano passsado…… amilton na pole nao e’ grande coisa , o Vettel ja cansou de dar pau nele, ja perdi as contas de quantas vezes o Vettel enfiou o cano no amilto. Meus prognosticos sao : Vettel, Rosberg, Alonso, Kymy, Amilto,But, MAg,Ric, Vyat, e massa (vou dar um creditozinho a ele…….) MAS OBVIAMENTE A CHUVA VAI BAGUNCAR TUDO, espero que comece seco, chova, seque, chova denovo e termine no seco!!!!!!, com dois safety car!!!!!! Este ano teremos Merc/RB/ Ferr/mclaren com 08/10 lugares e as outras duas vagas disputadas a unha e dentes por Incruvel Hulck, Toro rosa, Salber, E Wuillyanas……
Por enquanto e so pessoal, amanha conferimos. abracos e beijos pras gatinhas.

Marcelo
Marcelo
Reply to  alan
9 anos atrás

Viajou. Quero saber quando o Vettel deu pau no Hamilton, quando Hamilton largou na pole, com exceção do ano passado, onde a mercedes não tinha ritmo de corrida por causa da rápida degradação dos pneus. Se chover, Vettel tem alguma chance de brigar, mas caso seja no seco, vettel verá Hamilton E Rosberg Sumirem na frente.
Não se iluda, pois Vettel ganhou 4 títulos seguidos , tendo o melhor carro e a Red bull à sua volta e seu primeiro título quase perdeu para Webber e alonso, este com um carro bem inferior. Se eu fosse vc , não apostaria seu dinheiro no palpite que deu.

Carlos
Carlos
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

E ganhou de Toro Rosso e foi segundo hoje por causa do Adrian né!? Pqp

Marcelo
Marcelo
Reply to  Carlos
9 anos atrás

Ganhou uma corrida !!! Estou falando dos títulos conquistados. Você deve ler mais sobre F1, para não falas coisas desconexas. O chassi Red Bull é o melhor de todos. O problema esta na unidade de potencia Renaut, ou seja , O Newey tem grande parcela disso e, caso vc não se lembre, o Ricciardo foi o segundo no grid da Austrália. Assim como Vettel hoje. Quando a Red bull resolver os prolemas com a unidade de potência, voltará a ser o que foi nos últimos quatro anos.

David Oaks
David Oaks
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Primeiro, concordo com vc que um não dá pau no outro, assim, simplesmente. Hamilton dispensa comentários.

Só que voce se engana em dois elementos:
1- Em 2010, primeiro título do Vettel, ELE foi buscar o título (2012 idem). Os prognósticos estavam completamente a favor de Webber e Alonso. Depois dê uma olhada na tabela, se desejar.

2- O carro da Ferrari não era inferior. Inferior foi o carro (Renault) que o Alonso ficou ridiculamente preso o GP de Abu Dhabi inteiro. E não adianta culpar o traçado. O próprio Vettel já mostrou que dá pra ultrapassar.

=
Sem querer ser mal educado, mas já encheu esse papinho de “RedBull anda sozinha” e “Todos os carros do Alonso são inferiores”.

Pessoal tem que rever uns conceitos aí, hein.

Christian Gomes
Christian Gomes
9 anos atrás

As RBR estão melhores… SQN!

Bom lembrar que Christian Horner disse em entrevista que colocou aquela mesma rebimboca da parafuseta que mede o fluxo de combustível fora do padrão da FIA. Ele entrou com uma petição para não ser prejudicado após a corrida, mas não se iludam: a RBR ainda não está de volta. Mesmo que Vettel e Ricciardo consigam ótimos resultados, podem perder tudo por conta do sensor “proibido”.

Zew
Zew
Reply to  Christian Gomes
9 anos atrás

Eu até acho que ela melhorou, porém, não tanto como pode parecer. Essa segunda fila não condiz com a realidade da RBR. Basta ver os tempos no TL3 com pista seca, onde Rosberg meteu quase 1,4 s em Vettel e quase 1,7 s em Ricciardo.

Christian Gomes
Christian Gomes
Reply to  Zew
9 anos atrás

É verdade, Zew. Precisamos acompanhar o desenrolar disso durante a corrida e depois dela, principalmente, quando os carros de Vettel e Ricciardo forem para a inspeção.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Christian Gomes
9 anos atrás

O controle do fluxo de combustível imposto pela FIA é para provocar o desenvolvimento do uso do uso de energia elétrica nas unidades de força, motores híbridos, dos carros atuais.

Posso estar falando merda, mas acho que a RBR percebeu que a Renault não tem como melhorar de imediato sua ineficiência em relação ao uso de energia elétrica para impulsionar os seus carros. Por isso resolveu usar seu próprio fluxo de combustível para ajudar na força do motor.

Mas ficam as questões:

O combustível vai acabar antes do final?
Eles podem colocar mais do que o permitido e depois questionam a eficiência da peça de controle da FIA?
O motor aguenta até o fim?

Christian Gomes
Christian Gomes
Reply to  RCRG72
9 anos atrás

RCRG72, são ótimas perguntas, e acho que de alguma forma a RBR não está cumprindo o regulamento. São apenas especulações tiradas da punição dada a Ricciardo na Austrália, mas creio que tem algo errado. A RBR mal conseguia dar uma volta e de repente evoluiu? Estranho demais!

Seinfeld
Seinfeld
9 anos atrás

Lugarzinho de merda para se ter uma prova de F1.

E não é nada divertido acordar ás 5 da manhã para treino e no dia seguinte a corrida, ligar a tv e ficar no suspense se vai ter treino (e corrida) por causa da chuva.

Não foi nessa merda de lugar (falo do autódromo) que já teve até corrida mais curta por causa da chuva e do anoitecer?

Tanto mimimi, tanta frescura quando vai se fazer uma corrida no Brasil, é lá é essa “pegadinha” de suspense com o espectador.

Não enchem as arquibancadas. E as corridas são monótonas graças á pista. Ultrapassagens, só com a chuva. E com esse motores “imprevisíveis”, amanhã quando chegar na metade da corrida muita gente vai levantar o pé do acelerador com medo de quebrar. Loteria.

Dificilmente terá um “pega” no final da corrida.

Sou fã, adoro F1,mas corrida nesse circuito, de cada 5, 4 sai uma merda. Começando pelos treinos.

Corrida aí e na Coréia não faz sentido.

PS. Para desgosto (mais uma vez) dos detratores de Alonso e Vettel, estão na primeira e segunda fila.

Chupa!

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Seinfeld
9 anos atrás

V4tt4l por sinal na 1ª fila. Chupa Asonso!

Carlos
Carlos
9 anos atrás

Logo logo o Choronso e a sua equipe vão começar a choramingar pedindo alteração no regulamento pro ano que vem. Garanto q uma hora eles vão acertar..

Erica
Erica
9 anos atrás

“Os melhores comentários sobre os treinos da Malásia são os meus” (Twitter).
Sempre!

Jo LIma
Jo LIma
9 anos atrás

Sobre esse trecho do texto ” A F-1 gastou fortunas para ficar bem mais lenta” = às vezes me pergunto como seria hoje a f1 se ela tivesse adotado uma filosofia de nunca restringir os avanços que tornavam os carros mais rápidos – como, por exemplo, banir o efeito-solo do lotus campeão de 78. A que velocidade estariam esses carros hoje?

Pablo Vargas
Pablo Vargas
9 anos atrás

Hoje ficou provado que as Williams são um “Dry Martini”.

Luiz Alberto
Luiz Alberto
Reply to  Pablo Vargas
9 anos atrás

Não meu caro ;esta Williams é para a lei seca ,Sê chover ,não dirija!!!!

Luis
Luis
9 anos atrás

Problema será se chover demais. Arriscado nem acabar a prova.

Os caras não mudam o horário dessa merda.
Eu que não arriscarei, continuarei dormindo amanhã.

Raniero
Raniero
Reply to  Luis
9 anos atrás

Bom sono pra vc. Enquanto a todos nós viciados nesse esporte estaremos ansiosos pra q chegue a hora.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Raniero
9 anos atrás

Poxa, que tocante…

Anderson Pereira
Anderson Pereira
9 anos atrás

Se Vettel Amanhã mantiver um ritmo constante, brigando com as Mercedes, eu acredito fielmente que ele estará disputando o titulo ao final deste campeonato.

sandro
sandro
9 anos atrás

Acho que vou colocar o despertador para as 6 amanhã para não ter que ficar vendo os videos da globo explicando o que muda na temporada, ou a última vitória do massa…..
Já vi que me lasquei no eureka, botei massa em 2° e bo77as em 3°

Sam
Sam
Reply to  sandro
9 anos atrás

Nossa, estava quase colocando o Massa em 4°, aí lembrei que em Sepang sempre temos chuva e mudei o palpite, já que Massa nunca se deu muito bem com circuitos molhados.

Carlos Henrique
Carlos Henrique
9 anos atrás

É, o Magnussen está dando calor no Button…

Luiz Alberto
Luiz Alberto
Reply to  Carlos Henrique
9 anos atrás

Button é isso ai ,só os que tiveram uma ablação cerebral operada por dr.Gagalvão é que acham o Buniton um super piloto.
Button entra na lista de bons pilotos que conseguiram ser campeões mundiais ou por ter o melhor carro da época e um companheiro de equipe ou de nível relativamente menor ou medíocre ou por conjunções astrais muito favoráveis e nesta lista tem keke Rosberg,Damon Hill,Phil Hill,james Hunt,Alan Jones,Jody scheckter, más nunca foi um super ou muito menos um fora de série como nos quer fazer acreditar o mentiroso mor da rede plin plin(em assuntos de futebol e F1).
Gagalvão Globueno vivia dizendo que o atual pseudo repórter da emissora era bom de chuva ,um novo Ayrton e outras baboseiras do gênero ,o pseudo repórter no Gp da França de 1999 largou na pole e chegou atras de Frentzen(com Jordan Murgen,nenhuma nave extra terrestre) e Häkkinen.Pois é;agora a cruzada é tentar fazer acreditar que o futuro pseudo repórter da emissora(com aquela voz horrível e a língua presa ,………..) tenha a pecha de virtual campeão do próximo ano,como foi com o atual pseudo repórter por dezenove temporadas.

Robertom
Robertom
Reply to  Luiz Alberto
9 anos atrás

Damon Hill e Phil Hill realmente eram fracos, mas os demais citados não, eram pilotos rápidos e competitivos.
Rosberg era muito habilidoso, Hunt era corajoso, sempre disposto a arriscar tudo (depois de ser campeão perdeu o rumo por exagerar na bebida e na suruba), Jones era um batalhador incansável e Scheckter teve de conter sua animalidade para se tornar campeão.

Fábio Dartiveiderson
Fábio Dartiveiderson
Reply to  Luiz Alberto
9 anos atrás

Verdade..e como diria Barrichello em 87,42% das suas frases, com sua cara de chorão e sua bandeirinha pendurada no macacão “com certeza”..maldito “com certeza”..pqp!!!

Em relação ao Massa realmente tenho esperança que pode andar no pelotão da frente e quem sabe beliscar um título nesses anos que vai ficar na Williams, mas nas condições que o Luiz Alberto citou, estar no carro certo com um companheiro inferior no momento certo..porque em condições parecidas com Vettel, Alonso, Hamilton..e mais essa molecada de talento que vem chegando a rodo, vai ficar complicado, até porque é um dos mais velhos do grid e tá longe de ser um fora de série.

FINLANDÊS VOADOR
FINLANDÊS VOADOR
9 anos atrás

Nos anos Ferrari a desculpa eram os pneus que não aqueciam devidamente, vejo que na era Williams a desculpa será São Pedro…

Pedro Gomes
Pedro Gomes
Reply to  FINLANDÊS VOADOR
9 anos atrás

já vi que os haters já saíram do buraco

J Fernando
J Fernando
Reply to  FINLANDÊS VOADOR
9 anos atrás

Sua comparação não procede.
Se na Ferrari Alonso aquecia os pneus, na Willians OS DOIS PILOTOS não rendem na chuva.

Pablo Vargas
Pablo Vargas
Reply to  J Fernando
9 anos atrás

WILLIAMS . REPITA COMIGO. COM “M”. WILLIAMS.

Luiz Alberto
Luiz Alberto
Reply to  J Fernando
9 anos atrás

Caro J Fernando ,sê levar em conta que um tem mais de 100 GPs disputados e a maioria pela equipe mais tradicional da F1 e o outro somente 19,dá para perceber,sê não for desprovido de inteligência ,de quem seria a responsabilidade para colocar o carro em uma posição melhor no grid,Não se deixe levar pelas comparações globais ,pois quando o rei do besteirol não esta, entra um narrador que tem uma boa voz ,mas completa ignorância em automobilismo. E o Reginaldo Leme está acabando com sua credibilidade ,fazendo o jogo do chefe,pois se eu que não acompanho tão de perto a F1 como ele,sei que não se pode comparar em termo de experiência os dois pilotos da Williams,que dirá ele,só mesmo querendo distorcer uma verdade a mando de alguém interessado em mascarar maus resultados do afilhado.

Romanista Ferrarista
Reply to  J Fernando
9 anos atrás

… acho que a sua não procede.
Vc praticamente falou que Alonso é igual a Bottas.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  FINLANDÊS VOADOR
9 anos atrás

Essa coisa de chamar o outro de ‘hater’ é muito gay. Bichisse das brabas. Mas nada contra, pra deixar bem claro.