SUPERDIA

superhiperminiSÃO PAULO (well done, boy) – Saí de casa às cinco da madruga, e para sair de casa às cinco da madruga é preciso um bom motivo. Um supermotivo. Táxi chamado por um aplicativo do capeta, que é espetacular, metrozão até a estação Portuguesa-Tietê, um café e um donut de goiabada e o Cometão para Poços de Caldas saindo pontualmente às 6h.

Havia anos que eu não entrava num Cometão. Claro que não é mais aquele, os bancos não são mais vermelhos de couro, a pintura é feia, mas a qualidade me parece a mesma. Viagem tranquila, o ronronar do motorzão, o sono que vem, a parada em São João da Boa Vista para um café e um pão de queijo que ofereci ao motorista, mais um café para mim, três e cinquenta, esse Brasil que ainda existe e é tão gostoso.

E pontualmente às dez e quinze da matina o bichão estaciona na rodoviária ao lado do estádio da Caldense, e ainda faltavam 45 km até Santa Rita de Caldas, busão da Gardênia cata-coió, uma hora e meia pelo encantador Sul de Minas, até encontrar o novo amigo, Zé Adenauser, com quem tinha combinado ao meio-dia e meia no terminal aero-rodoviário da cidade de 9 mil habitantes onde nada acontece correndo. Meio-dia e meia o Gardênia encostou, meio-dia e meia o Zé estava lá.

Encontrei o rapazinho numa pequena garagem decorada com placas antigas, quadrinhos caprichados, ferramentas bem arrumadas, ao lado de um X-12 impecável. Muita conversa, uma voltinha no quarteirão e tudo resolvido. Zé, zeloso e cuidadoso, explicou tudo que havia para explicar, vimos ainda algumas fotos, falamos de outros modelos, demos uma olhada em algumas revistas, e como eu não queria viajar de noite, aquele abraço e vamos embora. Tínhamos, eu e o rapazinho, mais de 300 km pela frente. Chega?, perguntei um pouco envergonhado, porque é óbvio que a resposta seria “claro que chega!”, e claro que chegou.

Foram quatro horas de estrada, uns 20 minutos de chuva, se tanto, algumas paradas para uns retratos, outra para um lanche no Reduto do Café em Andradas, cruzamos uma turma de Harley e, no mais, paz total. Radinho ligado, o ronquinho do motor de dois cilindros e 800 cc de cilindrada cantando gostoso, pouco trânsito até a Anhanguera, onde a coisa é um pouquinho mais tensa porque tem carro demais por aí. Mesmo assim, o rapazinho contabilizou ultrapassagens sobre um Fiesta, um Etios e um Cruze, deu farol para um Siena e cumpriu sua missão a uma média de 90 km/h, com picos de 100 km/h sem reclamar de nada. Na metrópole, catou os meninos, foi ao supermercado e se incorporou ao bando.

É um bom garoto, e seremos felizes juntos.

Subscribe
Notify of
guest

109 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luc Monteiro
Luc Monteiro
8 anos atrás

Dú me indicou esse post agora, dele eu não lembrava. A tal cidade seria Passa-Quatro?

James
James
8 anos atrás

o X-12 tava a venda ? Sabe aonde está anunciado?

Henrique Vieira
10 anos atrás

Poderia o Sr. Gomes publicar uma foto com todos os exemplares da coleção? Sei de um Passatão, uns dois DKW, uma lambreta ajeitada, um tal russo e agora um brasileirinho chamado Gurgel. É isso mesmo? Creio que não… deve ter muito mais por aí. Mata nossa curiosidade.

Don Victor
Don Victor
10 anos atrás

Mais um?!?! Q bacana… sucesso na coleção!!

Acarloz
Acarloz
10 anos atrás

Parabéns !

Giovani Avila Blumenau SC
Giovani Avila Blumenau SC
10 anos atrás

Prezado
O calcanhar de aquiles do Mini é o virabrequim do motor Enertron, por isso é bom ter um reserva ou “construir ou montar ” um com elementos de aço forjado e usinar e soldar num torneiro.
Fica a dica de uma moto Zundapp com o motor do mini feito pelo “mestre” José Máximo Pereira Neto em Palhoça-SC.
http://www.gurgel800.com.br/adaptacoes/zundapp/

Kuka Lienert
Kuka Lienert
10 anos atrás

Poxa, mostra a coleção para a galera. Uma foto da família completa seria interessante.

carlos lima
carlos lima
10 anos atrás

Parabéns, pela nova aquisição e grato pelo texto, genial. Bravo!

Fabio Amparo
Fabio Amparo
10 anos atrás

Flavio

Todas essas histórias pedem a volta do Indiana Gomes hein?

Abraços.

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
10 anos atrás

Parabéns pela compra, beleza de carrinho!!!

Wellington
Wellington
10 anos atrás

Tenho um X-12 para te vender. Encara? Abraços,

Wellington
Wellington
Reply to  Wellington
10 anos atrás

Perdão! X-15!

Douglas Senko
Douglas Senko
10 anos atrás

Belo monumento da engenharia Gurgel. Desde sempre um especialista em idéias inviáveis e reinvenções da roda.

nelson
nelson
Reply to  Douglas Senko
10 anos atrás

é porque nunca teve um destes. Motorzinho de 2 cilindros e super resistente e com magneto. Muito bom.

Erick Santos
10 anos atrás

Gomes’ Garage tá a mil!!!

Parabéns por essa belezinha!!!

Gus
Gus
10 anos atrás

Parabéns pela aquisição! Queremos ver mais fotos do bichinho que é muito bonito.

Carlos Tavares - Campinas
Carlos Tavares - Campinas
10 anos atrás

Parabéns pela aquisição. Ao ler sua matéria, lembrei das minhas andanças por Poços de Caldas, quando trabalhei na rádio Cultura. Saia de casa aos domingos as 5 da manhã para pegar o Cometa das 6h30. Era muito legal.

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Pô Gomes, veio até minha cidade e nem pra me fazer uma visita rss, moro em Poços e já fiz muito esse caminho de Cometão, tanto pra ir como pra voltar, sobre a Caldense, o time está bem esse ano no mineiro, empatamos com o Cruzeiro em casa e perdemos no sufoco só de 1 x 0 pro Galo no Horto…e pensar que Caldas é mais antiga que Poços.

abçs…

Gustavo
Gustavo
10 anos atrás

Não acredito que você passou aqui em Andradas!

Jão
Jão
10 anos atrás

Torço para que vc adquira mais e mais carros para nos contar as histórias em seu blog.

jose carlos
jose carlos
10 anos atrás

boa sorte e bons momentos com o caixotinho mas avalie com seu mecanico e adicione molykote no oleo do motorzim de 2 cil que extendera a vida do bixim

Eric
Eric
10 anos atrás

Podia vir só até o Guaçu e eu te levava cacete!!! Abraço é parabéns pelo novo mimo

Antonio Seabra
Antonio Seabra
10 anos atrás

Parabéns,
Aguardo a inauguração do museu…

Abraço
Antonio

Márcio Haddad
Márcio Haddad
10 anos atrás

Parabéns pela compra, se cruzou o pessoal de Harley (da Tennesse Campinas) que fomos almoçar em Andradas. Cruzamos no meio do caminho!

jivan
jivan
10 anos atrás

Parabéns e boa sorte com este lindo brancão!

Paulo César_PCB
Paulo César_PCB
10 anos atrás

Quando e onde será a inauguração do Museu Flávio Gomes de veículos históricos ???

Rodrigo Borges
Reply to  Paulo César_PCB
10 anos atrás

Eu me peguei pensando a mesma coisa. Seu acervo precisa ser visitado.

Julio Previero
Julio Previero
10 anos atrás

Pô Flavio, se soubesse que ia passa na minha cidade ( São João da Boa Vista), tinha esperado vc na rodoviária prá mais uns pãos de queijo e uns cafés e muita conversa. Sou amigo do Raimundo que tem um candango lindo e disse que conhece você…Abraço !

José Eduardo S. Ramos
José Eduardo S. Ramos
10 anos atrás

Ops!

Tres busões ‘0km’ da Cometa juntos na Imigrantes, sentido SP com a

com a bela pintura antiga, eu vi!!!

Um abraço,

Zé Edu.

Luic Monteiro
10 anos atrás

Estacionou em cima da faixa de pedestres? Tsc, tsc.

Paulo Travaglini
Paulo Travaglini
10 anos atrás

Jay Leno começa a se preocupar.

alan
alan
10 anos atrás

Very nice!!!!
O Brasil tem coisas boas, mas os brasileros so valorizam o lixo…….. a gurgel poderia ter sido a unica montadora genuinamente brazuca, poderia……. mas nao foi!!!! na verdade os veiculos gurgel eram bem rusticos e basicos e de tao feios eram ate simpaticos, mas era um bom comeco, eram na verdade vw simplificados, mas na industria automobilistica nada se cria, tudo se copia (com excecao aos alemaes), que o digam os japaneses, coreanos, chineses, malaios, indianos, etc…….. oa japoneses comecaram copiando os americanos que tinham copiado os alemaes e os proprios japaneses acabaram sendo copiados pelos koreanos e chineses……. Quanto ao interior do Brasil: PARECE ME SER a unica coisa de BOM ainda no Brasil porque o resto ta tudo dominado!!!!!

ABRACOS FG , GO AHED !!!!

Japoneis
Japoneis
10 anos atrás

Parabéns Gomes!!! Vc bem que poderia fazer um post sobre seus carros com fotos de todos eles!
Abraço!

RL
RL
10 anos atrás

Mais uma belíssima história que a gente começa a ler e não consegue parar. Muita gente deve te encher com isso, mas é quase obrigatório escrever um livro…. seria legal demais. Parabéns pelo no integrante!

Roberto Ceconello
Roberto Ceconello
10 anos atrás

E ontem eu estava ao lado da sua casa em Sampa…
Um dia bato na porta, pra te dar um abraço e mostrar o Meteoro…
Só espero não ser recebido com um AK47 apontado na cabeça!
Parabéns pelo Gurgel, lindo história e lindo carro.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

Bela aquisição , o bichinho ta lindo de morre——–legal mesmo.

rcastro
rcastro
10 anos atrás

muito legal o texto,principalmente porque moro em Andradas e vislumbrei exatamente o que foi
descrito.
sorte com seu novo”filho”.

Luciano de Pinho
10 anos atrás

FG,
Parabéns, cara. Esse é um ótimo companheiro para o Gerd, tanto em tamanho quanto relativa similaridade motriz. E fazer uma viagem dessas é tudo de bom!
Agora… e a Vemaguet de Caieiras???
Abraço! LP

Fernando de Almeida
Fernando de Almeida
10 anos atrás

Meu, voce precisa para de comprar carros e escrever outro livro, cara!
Até quando vai nos fazer esperar?

No aguardo (do livro)

Ok, abs

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
10 anos atrás

Um dos únicos textos da internet que li duas vezes.

Roberto Borges
Roberto Borges
10 anos atrás

Parabéns Flávio!
Muita sorte e alegria com esse “baixinho”.
Vc. está inspirado este começo de ano, com o Goiabinha e esse BR.
A propósito, sei que não é da minha conta, mas bate uma enorme curiosidade em saber como faz para acomodar seus carros. Espaço é uma coisa rara em Sampa.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
10 anos atrás

Gomov,

Qual o consumo do carango? Deve ser recordista, econômico que só ele!

José
José
10 anos atrás

Cara, são quantos até agora? Lista pra gente….

Eduardo_SC
Eduardo_SC
10 anos atrás

Exemplar legítimo da indústria automobilística brasileira. Motor superquadrado com comando ativado por corrente, esse é feito pra girar.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
10 anos atrás

“… e de repente , lá vem você, com mais uma adoravél ” trapizonga ” , para trazer devaneios do que passou ou não ainda contemplado ”
Bom, como os “filhotes ” estão a se reproduzir , sugiro uma nova seção : Garage do Gomes
Assim, ainda que virtualmente , possamos ver e curtir a sua coleção de autos.

Marco
Marco
10 anos atrás

Dá hora Flávio, sou de Andradas, que bom saber que você conhece a cidade e a região, volte sempre, da próxima vez desça pela serra de Poços a Andradas, para você ver o visual … abraços cumpadi

Francisco Pimentel
Francisco Pimentel
10 anos atrás

Grande carrinho! aprendi a dirigir num BR-800 1991, mesmo motorzinho 2 cilindros! passamos bons momentos com ele e muitas viagens feitas. Linda aquisição!

Vilson
Vilson
10 anos atrás

Esse é aquele com a porta transparente?

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
Reply to  Vilson
10 anos atrás
Heraclito
Heraclito
10 anos atrás

deu uma saudade do meu, excelente carro. Parabéns

Sylvio Souza
Sylvio Souza
10 anos atrás

Parabéns Flávio pela aquisição. Que inveja. Manda fotos do teu ‘galpão’, a ‘la leno’. Vai manter esse original, ou vai dar uma fuçada?
Grande abraço.

Alex Tavares
Alex Tavares
10 anos atrás

Olá Flavio, tem alguma chance dessas historias de você indo atras de carros antigos ser copilados em um livro.

Alexandre - BH
Alexandre - BH
10 anos atrás

O meu também é branco, só que da coleção Carros Nacionais 2… Melhor que nada, né?

Rodrigo Deliberali
Rodrigo Deliberali
10 anos atrás

Porra Flávio!
Que inveja boa, lembro de um amigo meu, o Fanta, rapaz que falava “Whisky me livre” dava risada igual o pateta e tinha um gurgel, como esse seu! Eis que um dia, peguei uma carona, eu com meus 120 kgs e e quase 1,90 m. Na entrada foram duas caimbrãs pelo tamanho da criança, mas depois me aprumei, o carrinho cumpre seu papel muito bem e tua coleção deve estar linda. Parabéns pela aquisição!